Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A distância da realidade, da vida prática.
#1
Thumbs Up 
Um fenômeno que se percebe é a distanciação da realidade e da vida prática, onde a pessoa perde a referência daquilo que é real, dos passos práticos para a concretização de seus objetivos, substituindo-os por teorias ralas, moles e vagas.

É o processo de domesticação do homem chamado de "civilização". O homem perdeu o contato com a natureza, e vive de forma artificial, o homem das cavernas caçava, comia, trepava, tudo era real. Hoje vivemos o artificial, vivemos na caverna de Platão.

Quando as pessoas perdem o contato com a realidade elas não tem noção do objeto, só resta para elas as abstrações, conceitos vagos da realidade; por isso muitos tem problemas cognitivos, vivem em um mundo artificial de teorias escravizantes que não conseguem aplicar na prática, pois perderam a noção do real. E com isso perdem a capacidade de investigar se uma teoria é verdade ou não.

Antes de tudo existia a ideia que foi criptografada em forma de fonemas, então criou-se a escrita. Sem o conceito de ideia clara, que sempre se refere a um fato real, ou a uma experiência real; sem esse conceito de ideia, só se tem palavras que não significam nada, não passam de cacoetes mentais que não se conectam com o objeto real.

É por essas e outras que as pessoas não sabem nem usar as palavras. Um dia desses ouvi uma pessoa dizer: "Maconha não faz mal pois é natural". Obviamente essa pessoa não sabe o que significa a palavra "natural"

É natural do leão comer carne, é natural do hipopótamo ser gordo. o que é natural é natural de algo, alguém ou alguma categoria específica de literatura, artes, esportes etc.

Obviamente não é natural fumar maconha, pois não é natural fumar para nenhum animal, não se nasce fumando, o que é natural é comer e beber. Sem falar que a pessoa cai no erro de lógica de achar que tudo que é natural é bom, o que é errado. Com isso se percebe que o distanciamento da natureza, a domesticação; deixa as pessoas burras, elas perdem o contato com a realidade, não sabem nem o significado das palavras e com isso fica impossível conseguirem pensar ou se expressar.

Podemos pegar o exemplo de um juvena; que diz que toda mulher é puta e que não vai casar nunca e blábláblá. Mas você pergunta para o cara como ele chegou à essa conclusão e o cara diz que leu no fórum... Nunca namorou, nunca trepou, nunca nem sequer chegou em mulher; é um medroso, um paralisado por falta de ação.

É compreensível que um cara que já foi casado e que tomou chifres queira apenas marmitar; é compreensível que quando feridos nos acoamos. Mas acoar-se por causa de ideias? Você não viveu. Viva, fato é que a maioria vive com medo de estar vivo, e com isso tem uma vida emocional vegetativa, não existe movimento, não existe sensações, não existem alegrias. Não digo para sermos hedonistas e buscarmos o prazer em excessos de drogas, sexo e etc; mas entre a vida emocional e vegetativa, sem nenhum pingo de experiência e o hedonismo, existe um mundo para você conhecer, não tenha medo de viver.

Continua...
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
#2
A experiência é real. Algumas teorias são suposições sobre a realidade, outras prescrutam a realidade e através disso criam suas filosofias; umas caminham do abstrato para o real; como o feminismo, que inventa teorias e depois quer encaixar essas teorias na realidade. Outras teorias vão do real para o abstrato; como a filosofia da real, onde se pega a vivência e através dela se traça um caminho a seguir, um mapa para se guiar.

Mas de fato, nenhum de nós pode "zerar a vida" nenhuma teoria seria capaz de concatenar toda a realidade, como disse Schopenhauer:"por mais maciço e imenso que seja este mundo, sua existência depende, em qualquer momento, apenas de um fio único e delgadíssimo: a  consciência em que aparece" . Existe as coisas de fato objetivas, como o fato de que se você pular, voltará para o chão, se você não fizer nada com a sua vida, então estará a merce do azar.

E coisas subjetivas, estas são aquelas que não podemos provar, de fato dependemos do nosso cérebro e da nossa consciência, que pode se enganar. Por isso, devemos duvidar, por isso devemos experimentar a realidade. Existem exceções à regra, existe a sua própria interpretação da real; de fato nenhuma teoria, nem mesmo a real, são guias infalíveis para todas as situações da vida.

Você tem que saber aquilo que quer, e tem que lutar para alcançar os seus objetivos. Muitas vezes as teorias te prenderão e você terá que abrir mão delas para viver; do mesmo caso que um matrixiano em 99% dos casos está errado em idealizar a realidade, tendo os filmes como realidade; um realista revoltado estará errado em se proteger demais, tendo N.A como realidade.

Sei que o paragrafo anterior vai deixar vocês malucos, mas permita-me explicar; o que eu quero dizer é que não se usa a teoria como guia inquestionável; seguindo a teoria para depois ver a realidade. Se faz o oposto, se olha a realidade, a experiência e depois se vê a teoria, para ter uma ajuda no pensar; simplesmente pelo fato de existir exceções à regra, fora erros de interpretação.

Dentro do realismo existe o medo, existe defesas. Como disse Alexander Lowen em seu livro Bioenergética: "Cria-se a defesa. Quando a pessoa quer destruir a sua defesa (se abrir) surge o sentimento de vulnerabilidade. Esse sentimento pode trazer grande ansiedade, a pessoa então tenta retomar as suas defesas; passando a seguir por uma ansiedade grave. 

A verdade da vida é que todos somos vulneráveis, você pode morrer de diversas formas, a vida é frágil, você pode ser traído, seu filho pode ser um drogado, você pode ser ferido, traído, hostilizado; e mesmo que você siga a risca qualquer teoria que seja, ela não o fará invulnerável, pois todos somos vulneráveis; na vida não existe garantia, não existe e nunca existiu segurança. A vida é dinâmica e tudo muda; não há garantia de 100% em nada, o mundo não é estático, o mundo é dinâmico.

De fato todos somos vulneráveis, podemos viver com medo nos fechando em nosso próprio mundo solitário. Ou podemos nos abrir para o mundo e tentar viver bem, mesmo com todos os riscos e as decepções; é claro que não é para você ser imprudente, mas também não é para perder o contato com a realidade da vida, a vida é o que é, e o mundo ideal só existe dentro da sua cabeça.

Por isso o desapego, viva a vida com prazer, mas se desapegue de tudo e de todos, pois nada é eterno e nada te pertence, desapegar não é estar distante, mas é deixar ir e aceitar viver o bem enquanto ele dura.

Queremos muitas coisas, mas o que podemos fazer na realidade para alcançar? Faça agora alguma coisas no mundo real, só ação traz resultado. Veja suas habilidades e aquilo que pode fazer, os erros acontecerão e fazem parte da vida, mas isso é bom, é sinal que você não ficou parado esperando que as coisas caia do céu, só erra aquele que tenta; e dificilmente se acerta sem nunca ter errado.

Muitos sonham com a panicat virgem que nunca terão. Cabe a cada um saber o que pretende, aquilo que aceita e aquilo que não aceita, e o preço a se pagar. Cada um tem uma história.

Muitos devido a defesas. Parecem odiadores da vida, mantém seus desejos em um nível mínimo, com medo de viver. Preferem bater punheta à uma experiência real, passam anos do trabalho para casa e da casa para o trabalho, sacrificando o prazer de agora por um suposto poder que terão amanhã ao serem ricos. Querer ter dinheiro é bom, ambição é bom, mas perder o prazer pela vida é ruim. Ambição é querer concretizar, ganância é querer sempre mais, e ser escravo dos desejos.

Seu guia deve ser a realidade, sua ação deve ser na realidade, se você pode fazer então faça. Muitas teorias psicológicas deixaram você fraco, culpando seus pais, perdoem para viver bem e foque no presente. Então faça algo para mudar de fato seu estado emocional e com isso concretizar seus planos.

Vivam, existe um mundo lá fora, um mundo real; de sonhos, ilusões, desejos, frustrações, lágrimas, alegrias.
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
#3
Texto excelente, muito bom, em especial essa passagem:

"Por isso o desapego, viva a vida com prazer, mas se desapegue de tudo e de todos, pois nada é eterno e nada te pertence, desapegar não é estar distante, mas é deixar ir e aceitar viver o bem enquanto ele dura."

O individuo que teoriza muito entra em "depressão", da aquela sensação que o tempo esta passando muito rápido, sua vida esta acabando e você não fez nada que valesse a pena durante sua existência. Nada melhor para o homem do que viver o mundo como ele realmente é: uma selva, onde você precisa batalhar todo dia para sobreviver.
Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. (2 Timóteo 1:7) 
Responda-o
#4
Eu gostei da ideia de defender a AÇÃO, ao invés de se prender a teorias que nem são suas e deixar a vida real passar.

Esse tópico do Libertador É errado fracassar? tem alguma relação com isso, falando de pessoas que deixam de tentar presas a ideias falsas.
Responda-o
#5
(20-05-2017, 12:50 AM)TheOak Escreveu: Eu gostei da ideia de defender a AÇÃO, ao invés de se prender a teorias que nem são suas e deixar a vida real passar.

Esse tópico do Libertador É errado fracassar? tem alguma relação com isso, falando de pessoas que deixam de tentar presas a ideias falsas.

Esse tópico do Libertador é foda, mostra como é a cultura do Bostil e como somos influenciados por crenças de merda...
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
#6
Um grande sacode para muitos, confrade. A realidade é a realidade; e nada há que seja igual a ela. Esse papo que cada um tem uma realidade diferente é besteira. Temos teorias diferentes; fazemos coisas diferentes (mas nem tanto), e estamos muitas vezes em situações diferentes mas a realidade é para todos. Realidade não é falação. Realidade é o cru da vida.
Responda-o
#7
Uma das melhores reflexões que vi neste reduto nos últimos dias, claro, sem menosprezar aos outros, que também apresentam trabalhos brilhantes. 

Meus cumprimentos, Machadation!


Responda-o
#8
(22-05-2017, 09:07 PM)Iblack Escreveu: Uma das melhores reflexões que vi neste reduto nos últimos dias, claro, sem menosprezar aos outros, que também apresentam trabalhos brilhantes. 

Meus cumprimentos, Machadation!

Valeu Iblack, faço o que posso para tentar devolver para este reduto tudo que com ele aprendi e aprendo.
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
#9
Up nesse tópico e que reflexão sensacional.
O homem que tenta ser bom o tempo todo está fadado à ruína entre os inúmeros outros que não são bons.
Responda-o
#10
Ótima reflexão, continue fazendo texto como esse. Mas não podemos desvalidar os tópicos da real, antes mesmo que estes chegassem no fórum foram fruto de uma experiência real. O grande problema é achar que certa teoria é aplicável em todos os casos e sair por ai generalizando sem mesmo ter posto em prática. Sobre casar e não casar, a Real mostra os riscos, mas cabe a você saber se vale ou não a pena arriscar. Mas de modo geral as teorias não se aplica a todos e não passam de palavras vagas confortantes que nunca são posta em prática.
Responda-o
#11
muito bom, machado.

eu disse esses dias por ai mais ou menos isso: "o ser humano está num rumo totalmente errado ao natural da espécie".

Cada dia mais realidade virtual, conceitos vagos sem nenhum embasamento prático, idiotas que acham que pq fizeram uniesquina sabem tudo sem nem ter vivenciado porra nenhuma...

a Real está aqui para te embasar pro caminho estreito, mas viver a vida real lá fora é contigo rapá
Responda-o
#12
Puta reflexão. Parabéns Machado, estava precisando de um texto desse. Fico sem querer chegar em ninguém pra não se arrepender.

Mas no final me arrependo de não ter tentado. É foda esse sentimento.
Responda-o
#13
ótimo texto e reflexão:

Gostei dessa parte
Seu guia deve ser a realidade, sua ação deve ser na realidade, se você pode fazer então faça. Muitas teorias psicológicas deixaram você fraco, culpando seus pais, perdoem para viver bem e foque no presente. Então faça algo para mudar de fato seu estado emocional e com isso concretizar seus planos.

Responda-o
#14
Gostei da reflexão
Responda-o
#15
Citação:Podemos pegar o exemplo de um juvena; que diz que toda mulher é puta e que não vai casar nunca e blábláblá. Mas você pergunta para o cara como ele chegou à essa conclusão e o cara diz que leu no fórum... Nunca namorou, nunca trepou, nunca nem sequer chegou em mulher; é um medroso, um paralisado por falta de ação.

Tempos depois o autor do tópico iria botar isso em prática em uma festa na favela...
Responda-o
#16
Citação: Por isso o desapego, viva a vida com prazer, mas se desapegue de tudo e de todos, pois nada é eterno e nada te pertence, desapegar não é estar distante, mas é deixar ir e aceitar viver o bem enquanto ele dura.

Está se apegando ao desapego.

Citação:Queremos muitas coisas, mas o que podemos fazer na realidade para alcançar? Faça agora alguma coisas no mundo real, só ação traz resultado.

Para o "desapegado", o que importa o resultado?
Para se ter resultado, tem que haver ação, realmente. Mas para ter  ação decisiva, tem que haver desejo.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)