Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Concursos] [004]: Continue trabalhando mesmo que o progresso pareça lento.
#1
Olá Confrades, depois de um grande tempo de hibernação retomo a escrita de mais um tópico sobre concursos públicos, não vejo motivos para construir um diário ou um semanário sobre minha evolução nos estudos, os estudos se prosseguem durante dias, semanas, meses e anos, querem a realidade a realidade é essa, pelo menos para quem como eu teve que refazer toda estrutura básica de conhecimento se reerguendo intelectualmente depois de uma lavagem cerebral em uma graduação de humanas em uma universidade pública.


Indo direto ao ponto essas últimas 3 semanas tenho me deparado com uma situação que já passei com outras matérias e em outros momentos, não é novidade, no entanto com o passar dos anos me permite uma reflexão que pode trazer algum benefício para os confrades e essa situação é o progresso lento em matérias que estamos tendo contato pela primeira vez, acabei de finalizar o estudo de informática que foi bem rápido, e agora estou estudando auditoria e a coisa está bem lenta.

[Image: mude-devagar.jpg]


Mas o que é lento e o que é rápido? A questão não é focar na velocidade e sim na direção, se você é um excelente aluno de português vai fechar esse conteúdo com uma velocidade acima da média sem nenhum tipo de dificuldade, se você é formado em contabilidade não tera grandes dificuldades com esse conteúdo, se o seu ritmo por algum motivo é excepcional em alguma matéria sua tendência é que quando pegar um conteúdo que seja de uma área diferente da sua formação ou que tenha dificuldades, possa cometer o erro de achar que tem algo de errado com você ou que concursos não são para você.


[Image: lDJshJAJpZyEb5hXlcI4wkpLzfvwa6CTx80YtSum...kg74YBVaGw]


A metáfora mental que uso para isso é uma caminha ou corrida, você correr em velocidades diferentes dependendo do terreno que esteja caminhando, em um local plano sem acidentes você corre rápido, em uma descida corre mais rápido em uma subida ingrime a coisa vai bem lenta, você precisa parar várias vezes, toma o dobro de água e precisa ter paciência para chegar no alto, essa jornada dos concursos é assim, e nosso emocional pode oscilar de acordo com essas situações, e o motivo de eu escrever esse artigo é para alertar aos que navegam por esses mares sobre essa situação.


Nem sempre o céu será de brigadeiro e todos os fatores externos estarão favoráveis a você, a pergunta que eu deixo aqui para todos é, quando seu navio a vela passar por uma tempestade no meio do oceano você vai desistir? Um bom marinheiro não é feito em dias calmos ele é feito em dias de tempestade e dificuldade, ele sabe que uma viajem que poderia durar poucos dias pode durar semanas, no meio do caminho retornar ao ponto inicial da mais trabalho que ir até o fim e chegar no seu objetivo final, moral da história, não desistam porque temporariamente a barra esta pesada.

[Image: martin_luther_king_se_nao_puder_voar_cor...x3em56.jpg]



Outros tópicos sobre concursos:



[Concursos] [003]: Selecionando materiais de estudos, links e recomendações.
Assim, Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Responda-o
#2
Ótimo tópico.

Estou estudando para concurso, principalmente Língua Portuguesa

Eu deveria estar "otimizado" nos estudos, porém alguns fatores não resolvidos na minha mente vem me atrapalhando, consequentemente isso me faz cair na procrastinação.

Ultimamente vem sendo difícil manter uma rotina de estudos, mas peço a Deus forças para não desistir do meu objetivo.
Responda-o
#3
Ótimo tópico.


Foquem nas matérias básicas.
Responda-o
#4
(07-05-2020, 09:42 PM)ROGG Escreveu: Ótimo tópico.

Estou estudando para concurso, principalmente Língua Portuguesa

Eu deveria estar "otimizado" nos estudos, porém alguns fatores não resolvidos na minha mente vem me atrapalhando, consequentemente isso me faz cair na procrastinação.

Ultimamente vem sendo difícil manter uma rotina de estudos, mas peço a Deus forças para não desistir do meu objetivo.

Pegue seu material e vá marcando com um Xis ou marcando no índice, sumário tudo o que já estudou, tenha um marcador que indique a evolução, se for vídeo-aulas, pegue um papel escreva os números dos vídeos e vá marcando quando terminar de estudar aquele tópico, o importante é você ter um marcador de progresso para ir se animando, as vezes o progresso é lento em uma matéria muito complicada, então isso nos motiva a seguir em frente, não desista, se estiver muito desestimulado estudo dia sim, dia não, ou então se de metas muito reduzidas como ler poucas páginas e fazer poucos exercícios, fatie bem pequenininho isso e vá em passinho de formiga, mas em hipótese alguma desista ou pare totalmente, não de chance para o desanimo. 

Existe o feito e existe o perfeito, é melhor fazer com uma performance pífia do que esperar um surto de desempenho e nunca fazer nada, esse super desempenho de concurseiros avançados ocorre quando a o esgotamento do edital e o estudo esta em uma fase avançada de revisão e massificação de exercícios, existem exceções a regra, indivíduos que aprendem com facilidade qualquer conteúdo e tem um desempenho devastador, isso é 1% das pessoas, para o restante dos mortais, antes de bater as tais 8 horas por dia de de bunda na cadeira, seguiram dias e dias penosos lutando contra a própria ignorância e dificuldade em um monte de matéria básica, ao invés de desanimar saiba que se é difícil para você é para todos, e que se resolver fazer o trabalho duro estará a frente de 99% das pessoas que preferem estar na zona de conforto dormindo.
Assim, Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)