Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Apocalipse - Estudo Completo
#1
Estudo completo de Apocalipse

[Image: apocalipse1.jpg]


Orientações:

Nível de profundidade do estudo: Avançado (Não recomendado para iniciantes)
Material necessário: Bíblia (Para confirmar cada passagem e contexto usados)
Material auxiliar: Caderno e caneta (para resumos e anotações dos pontos importantes e dúvidas)

Alguns realistas me pediram o material e enviei por MP algum tempo atrás, o qual enviei, mas decidi hoje criar um tópico e organizar o estudo de forma pública para quem quiser ler. Estou a disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre o material e qualquer dificuldade de interpretação. 

E mais uma vez deixo claro que a bíblia é infalível e é a autoridade suprema do cristão e deve se explicar por si mesmo. Tradições humanas e formalismos religiosos por mais antigos que sejam não tem nenhum valor se vão contra a autoridade da bíblia. Por isso, se quiser refutar o estudo desse tópico utilize passagens bíblicas para tal pois ele foi totalmente elaborado utilizando a mesma.

Pra começo de tudo, já vou refutar o principal argumento dos falastrões sobre Apocalipse não ser um livro feito para ser compreendido. Os católicos e alguns protestantes alegam que uma parte importante da Palavra, sobretudo aquela que apresenta verdades aplicáveis ao nosso tempo, não podia ser compreendida. Declaravam que Daniel e Apocalipse são mistérios incompreensíveis. E assim se esforçam por desestimular a investigação através do ensino que as profecias estão seladas.

Cristo, porém, chamou a atenção dos discípulos para as palavras do profeta Daniel: "Quem lê, entenda." Mateus 24:15. E o Apocalipse deve ser entendido. "Revelação de Jesus Cristo, que Deus Lhe deu, para mostrar aos Seus servos as coisas que em breve devem acontecer. ... Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo. "Apocalipse 1:1-3

Diz o profeta: "Bem-aventurado aquele que lê" (há os que não querem ler, a bênção não é para estes). "E os que ouvem" (há alguns, também, que se recusam a ouvir qualquer coisa relativa às profecias; a bênção não é para esta classe). "E guardam as coisas que nela estão escritas" (muitos se recusam a atender às advertências e instruções contidas no Apocalipse; nenhum desses pode pretender a bênção prometida). Todos os que ridicularizam os assuntos da profecia, zombando dos símbolos ali solenemente dados, todos os que se recusam a reformar a vida e preparar-se para a vinda do Filho do homem, não serão abençoados.

Em vista do testemunho da Inspiração, como ousam os homens ensinar que o Apocalipse é um mistério, fora do alcance da inteligência humana? É um mistério revelado, um livro aberto. O estudo do Apocalipse encaminha o espírito às profecias de Daniel, e ambos apresentam importantíssimas instruções, dadas por Deus ao homem, relativas a fatos a acontecerem no final da história deste mundo.

Foram reveladas a João cenas de profundo e palpitante interesse na experiência da igreja. Viu ele a posição, os perigos, os conflitos e o livramento final do povo de Deus. Ele registra as mensagens finais que devem amadurecer a seara da Terra, sejam os molhos para o celeiro celeste, ou os feixes para os fogos da destruição. Assuntos de vasta importância lhe foram desvendados, especialmente para a última igreja, a fim de que os que volvessem do erro para a verdade pudessem ser instruídos em relação aos perigos e conflitos que diante deles estariam. Ninguém necessita estar em trevas no que respeita àquilo que está para vir sobre a Terra.

Por que, pois, esta dilatada ignorância com respeito a uma parte importante das Sagradas Escrituras? Por que esta relutância geral em pesquisar-lhes os ensinos? É o resultado de um esforço estudado do príncipe das trevas para esconder dos homens o que revela os seus enganos. Por esta razão, Cristo, o Revelador, prevendo a luta que seria ferida contra o estudo do Apocalipse, pronunciou uma bênção sobre os que lessem, ouvissem e observassem as palavras da profecia.

O trecho acima foi retirado do livro "O Grande Conflito" página 342. O título original em inglês é "From Here to Forever" de Ellen G. White.

Agora, vamos ao estudo.
“A honra, a integridade e a verdade precisam ser guardadas, custe o que custar ao próprio eu.” Obreiros Evangélicos, pág. 447
Responda-o
#2
Links para o estudo


Disponibilização do material completo para Download: https://drive.google.com/file/d/10Qt21AJ...FRU5z/view
Link alternativo: https://issuu.com/webdsa/docs/revista-ap...6/12227530

Eu, pessoalmente, prefiro o material impresso acima porque está muito bem feito, mas para quem preferir segue os estudos acima em forma de videos divididos por capitulos:

APOCALIPSE 01 - Contagem Regressiva





APOCALIPSE 02 - As Sete Igrejas





APOCALIPSE 03 - O Trono de Deus





APOCALIPSE 04 - Os sete selos





APOCALIPSE 05 - 0s 144 mil selados





APOCALIPSE 06 - As sete trombetas



“A honra, a integridade e a verdade precisam ser guardadas, custe o que custar ao próprio eu.” Obreiros Evangélicos, pág. 447
Responda-o
#3
APOCALIPSE 07 - João e o livrinho





APOCALIPSE 08 - Duas Testemunhas de luto





APOCALIPSE 09 - A mulher e o dragão





APOCALIPSE 10 - A besta que sobe do mar





APOCALIPSE 11- A besta que sobe da Terra





APOCALIPSE 12 - Três anjos e suas mensagens



“A honra, a integridade e a verdade precisam ser guardadas, custe o que custar ao próprio eu.” Obreiros Evangélicos, pág. 447
Responda-o
#4
APOCALIPSE 13 - As últimas 7 pragas





APOCALIPSE 14 - A queda da grande meretriz





APOCALIPSE 15 - A Volta de Jesus





APOCALIPSE 16 - Um reinado de mil anos





APOCALIPSE 17 - A Nova Jerusalém





APOCALIPSE 18 - Novo Céu e Nova Terra



“A honra, a integridade e a verdade precisam ser guardadas, custe o que custar ao próprio eu.” Obreiros Evangélicos, pág. 447
Responda-o
#5
Que interessante torná-lo público, é essa a ideia do livro, por mim não há problemas. 

 No que se refere ao estudo, ainda estou nas '07 igrejas', portanto, não posso contribuir tanto e meu ritmo é lento, mas o que tenho pra dizer hoje é que fiquei inquieto por uns dias, pra ser bem sincero, estou inquieto há um bom tempo. 

 Eu anotei essas passagens que estão na introdução:

 "mostrar as coisas que em breve devem acontecer" (1:1)
"Pois o tempo está próximo..." (1:3)
"venho sem demora" (3:11)
"já não haverá demora" (10:6)
"Em um só dia sobrevirão os seus flagelos" (18:8)

 Eu ando inquieto pois percebo que o tempo está passando, mas o caminho é longo. Olha quantos comportamentos destrutivos nós temos dentro de si. Lassidão, promiscuidade, gula, luxúria, egoísmo..., pensa na procrastinação, nos vícios, pensa nas tentações do novo milênio..., está cada vez mais difícil de se manter na conduta de Deus, o Apocalipse não poderia ser lido em momento melhor. 

 É previsível, os próximos anos acentuarão os vossos defeitos (caso não haja mudanças), e eu creio (neste momento), que esse sentido de urgência está no fato de que somos poeira, e que se não tivermos urgência em mudar comportamentos destrutivos, o fim terá um sabor amargo. 

 Cada vez mais, percebo que meu caminho é longo, e ainda não me enxergo tendo uma vaga no paraíso. 

 Me corrijam se eu estiver errado, mas a fatídica passagem do Éden, em que a maçã é comida, não poderia ser tão atual. Nós, humanos, estamos a todo momento querendo provas de que somos tão grandiosos quanto Deus, é algo até cômico pois vejo pessoas que leem 2 ou 3 livros de Nietzsche, por exemplo, e já se sentem no direito cognitivo de menosprezarem a influência divina, em vossas vidas. Não julgo, mas feliz dos que acordam a tempo, esse sentido de urgência mora aí. 

 Outra passagem bastante atual é quando Jesus é tentado no deserto, e conseguiu suportar cada provação, estamos vivendo isso por analogia. Somos tentados a todo instante, até um simples toque no celular é capaz de provocar ansiedade, e nos direcionar imediatamente ao aparelho, para descobrir o que é (mesmo que saibamos que é algo irrelevante)... os exemplos beiram o infinito.

 Nos últimos meses eu ando questionando muitas coisas sobre minha vida, não é raro eu andar em círculos pensando nisso..., eu gostaria de trazer algo melhor elaborado, mas quis redigir um pouco sobre isso...

 Em breve retornarei para discutir as '07 igrejas'...
 

Responda-o
#6
Simplesmente genial esse estudo. Ainda não vi tudo, mas pelo que ja vi da pra perceber que o homem entende mesmo do que esta falando.

Grato por ter postado.
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  A Vida após a Morte - Estudo Completo Libertador 9 863 18-07-2020, 07:23 PM
Última Postagem: Dr. Lecter

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)