Postagens: 1,215
Tópicos: 0
Ingressou: Sep 2023
Reputações:
72
Óbvio que há? Óbvio? Não me parece que isso está tão óbvio assim, talvez eu nao tenha o entendimento dos senhores no fim.
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
Eclesiastes 1:9
Postagens: 937
Tópicos: 15
Ingressou: Mar 2023
Reputações:
211
Vamos usar termos do nosso grande Hielo para explicitar a questão. Por silogismos:
Igreja tem doutrina e dogmas
Pessoas não concordam com a igreja
Pessoas criam outra igreja
Igreja continua com sua doutrina e dogmas.
Se igreja tem doutrina e dogmas e pessoas não concordam com a igreja, então pessoas criam outra igreja e a igreja continua com sua doutrina e dogmas.
Logo, a igreja continua com sua doutrina e dogmas de sempre, mesmo que pessoas não concordem com a igreja
Torna-te quem tu és
Reputações:
72
Agora me parece óbvio, entao logo , igrejas católicas que não seguem dogmas e doutrinas da igreja apostólica romana são consideradas protestantes? Será que eles sabem disso?
Só achei óbvio uma palavra muito forte para esse situação...
Seguimos, vamos voltar para pecados.
Falando nisso , é pecado contrariar a igreja? Kakakakaamo amo vocês só tou sendo cínico relaxem.
Inclusive amo a igreja católica, dar um pulo na missa.
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
Postagens: 2,078
Tópicos: 44
Ingressou: Jun 2015
Reputações:
647
(14-08-2026, 01:32 PM)Luiz Escreveu: Agora me parece óbvio, entao logo , igrejas católicas que não seguem dogmas e doutrinas da igreja apostólica romana são consideradas protestantes? Será que eles sabem disso?
Falando nisso , é pecado contrariar a igreja? Kakakakaamo amo vocês só tou sendo cínico relaxem.
O problema de vocês é achar que o nome católica é denominação, é tipo um nome de registro, um CNPJ...
Igreja Católica é literalmente Hebreus 12:22-23.
The absence of virtue is claimed by despair
Reputações:
211
(14-08-2026, 01:32 PM)Luiz Escreveu: Agora me parece óbvio, entao logo , igrejas católicas que não seguem dogmas e doutrinas da igreja apostólica romana são consideradas protestantes? Será que eles sabem disso?
Olha, o próprio Cristo já abordou isso em João 15: "Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará".Usando o catecismo como base, estar fora da igreja católica seria pecado por ferir o 1 mandamento, mas é muito mais complexo. É que nem a questão do ateísmo, que muita das vezes é culpa dos próprios cristãos que não sabem defender sua fé. Então depende muito do contexto, porque a maioria das pessoas é ignorante. Logo, não chega a ser um pecado mortal. A própria igreja deixa essa questão meio em aberto, já que existem pessoas que nunca tiveram contato com a verdade, então não podem ser culpadas de algo que não sabem. Eu particularmente acredito que protestantes e ortodoxos serão salvos se seguiram a lei em seus corações, minha opiniao é claro, ainda não li o catecismo inteiro para chegar nessa parte.
O que o Awaken falou é real, católica é um adjetivo da igreja que significa literalmente universal. Perceba que engloba o mundo inteiro, então a igreja está no mundo inteiro e é a mesma em todos os lugares, pois se você ir numa missa no japão, ou no Brasil, vai ser a mesma liturgia, a mesma doutrina, a mesma igreja.
Torna-te quem tu és
Reputações:
72
(14-08-2026, 01:50 PM)Awaken Escreveu: (14-08-2026, 01:32 PM)Luiz Escreveu: Agora me parece óbvio, entao logo , igrejas católicas que não seguem dogmas e doutrinas da igreja apostólica romana são consideradas protestantes? Será que eles sabem disso?
O problema de vocês é achar que o nome católica é denominação, é tipo um nome de registro, um CNPJ...
Eu não acho nada, o povo que diz,mas faz sentido , se para vocês só existe uma igreja nao tem se tido adjetivar ela .
Postagens: 2,078
Tópicos: 44
Ingressou: Jun 2015
Reputações:
647
(14-08-2026, 05:06 PM)Luiz Escreveu: (14-08-2026, 01:50 PM)Awaken Escreveu: O problema de vocês é achar que o nome católica é denominação, é tipo um nome de registro, um CNPJ...
Eu não acho nada, o povo que diz,mas faz sentido , se para vocês só existe uma igreja nao tem se tido adjetivar ela . Então, cara... se o que "o povo diz" fosse verdade, a gente estaria fodido.
E tipo, "se pra vocês só existe uma igreja", não, não, você ainda não pegou não é que nossa visão doutrinal afirma que existe só uma Igreja porque os cabelos brancos sentaram lá e determinaram da cabeça deles que sim.
É FATO: Jesus é categórico em colocar isso com pronome pessoal ao dizer que edificaria a Igreja sobre Pedro. Ele fala "MINHA IGREJA", e se a Igreja é de Cristo, logo NINGUÉM tem direito legal de pegar a palavra de Deus e dizer que tem com ela a verdade sobre Cristo, porque Cristo nunca autorizou isso.
Você pode argumentar que a Igreja reconhece igrejas particulares, mas essas são quanto aos ritos e administração, jamais em questão de verdade, tanto que essas Igrejas são católicas e diretamente associadas à Roma. Então, por exemplo, você tem um patriarcado, é uma região administrativa que por questões regionais, políticas ou culturais, que seja. Aquela Igreja tem sua administração de forma particular, ela nomeia, ela exclui, ela define ritos, mas tudo de acordo com a Santa Sé, o que é definido, crido e pregado não pode contradizer a Igreja Católica.
Dentre elas muitas Igrejas das chamadas "Ortodoxas" estão no meio.
The absence of virtue is claimed by despair
Reputações:
72
14-08-2026, 05:56 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 14-08-2026, 06:46 PM por Luiz.)
Citação:"Se a Igreja me disser para fazer algo contrário ao mandato que recebi de Deus, eu direi que Deus vem em primeiro lugar."
Joana D'ARC
Obs: Fui consertar os erros e respostei novamente, não é possível excluir postagens adm? @ Admin
Postagens: 351
Tópicos: 13
Ingressou: Jul 2018
15-08-2026, 12:32 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 15-08-2026, 12:34 PM por Admin.)
(14-08-2026, 05:56 PM)Luiz Escreveu: Citação:"Se a Igreja me disser para fazer algo contrário ao mandato que recebi de Deus, eu direi que Deus vem em primeiro lugar."
Joana D'ARC
Obs: Fui consertar os erros e respostei novamente, não é possível excluir postagens adm? @Admin
Neste caso, não é possível. O motivo é evitar a exclusão de histórico.
Se quiser excluir alguma mensagem, e a administração estiver de acordo com o pedido, um moderador fará o processo de remoção.
Responsável pela parte técnica. Assuntos divergentes a função de programação, serão indeferidos. Salvo em situações emergenciais que comprometam o fórum.
Para mais detalhes: Link.
Reputações:
211
(14-08-2026, 05:56 PM)Luiz Escreveu: Citação:"Se a Igreja me disser para fazer algo contrário ao mandato que recebi de Deus, eu direi que Deus vem em primeiro lugar."
Joana D'ARC
Obs: Fui consertar os erros e respostei novamente, não é possível excluir postagens adm? @Admin
Tu sabe que a joana é santa da igreja né? E que ela lutou uma guerra pela igreja? E que ela nunca disse essa frase ai kkkkkkk. A frase na qual provavelmente foi "inspirada" essa ai, seria essa: "Prefiro morrer a fazer algo que sei ser pecado ou contra a vontade de Deus."
Não dá para confiar em tudo que se vê na internet po...[url=https://www.instagram.com/p/DKRU3WkNhs2/][/url]
Torna-te quem tu és
Reputações:
72
15-08-2026, 06:04 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 15-08-2026, 06:08 PM por Luiz.)
(15-08-2026, 12:32 PM)Admin Escreveu: (14-08-2026, 05:56 PM)Luiz Escreveu: Joana D'ARC
Neste caso, não é possível. O motivo é evitar a exclusão de histórico.
Se quiser excluir alguma mensagem, e a administração estiver de acordo com o pedido, um moderador fará o processo de remoção.
Obrigado , eu editei para nao repetir mas agora sei a quem recorrer.
(15-08-2026, 02:06 PM)Wesley de Mileto Escreveu: (14-08-2026, 05:56 PM)Luiz Escreveu: Joana D'ARC
Tu sabe que a joana é santa da igreja né? E que ela lutou uma guerra pela igreja? E que ela nunca disse essa frase ai kkkkkkk. A frase na qual provavelmente foi "inspirada" essa ai, seria essa: "Prefiro morrer a fazer algo que sei ser pecado ou contra a vontade de Deus."
Não dá para confiar em tudo que se vê na internet po...[url=https://www.instagram.com/p/DKRU3WkNhs2/][/url]
A intenção foi essa Miletao, peguei uma santa que teve uma relação conturbada com a "igreja" e uma frase que supostamente foi creditada a ela, a intenção foi realmente isso. +1
Cada um acredita no que quer acreditar, eu estou nem ai, inclusive essa discussão de pecado está durando demais, logo esta todo mundo errado.
Flw.
|