Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DEBATE] Negacionismo Científico
#1
Exclamation 
(Tópico em constante desenvolvimento e sujeito a mudanças)

Discutam exemplos que vocês veem por aí, o porquê deles serem perigosos, que interesses eles defendem, etc. O tópico tá aberto para colaboração de todos que querem acrescentar ao tópico de maneira séria, comprometida e honesta.

Ciência não é o que você acha que ela é

Eu não estou aqui para advogar a infalibilidade da ciência, como se ela fosse uma coisa sagrada e imutável, quando na verdade é justamente o contrário disso. Ela é toda baseada em consensos temporários com base no que se há de conhecimento disponível, e pode mudar a qualquer momento. Na verdade ela só existe por causa de embates e pesquisas exaustivas de muitos milhões de pessoas ao redor do globo, uma rede colaborativa onde qualquer pode testar hipóteses e teorias, e que se passarem pelo crivo geral, podem vir a se solidificar como um consenso desses, até que alguém arrume alguma informação ou evidência faltante que colabore ainda mais, complemente algo faltante, ou até mesmo mostre que ela estava errada em partes ou no todo.

Mas é essa a beleza da coisa, ciência não é fonte de verdades inabaláveis, e sim uma inabalável busca pela verdade.

Só que com os progressos, há também as resistências. Assim como o politicamente incorreto e a própria Real, nem sempre a realidade se mostra a nós de maneira conveniente para nossas ideias e ideais. (É importante inclusive notar que muito da base do que forma a Real e Nessahan Alita se deve a vários estudos de psicologia evolutiva.) E assim como a religião e espiritualidade das pessoas, ainda mais as cristãs, vem sendo cada vez mais atacada, também o mesmo vem acontecendo com essa vertente (das muitas) do saber.

Começam os ataques infundados

Então a primeira coisa que acontece é que a ciência e os cientistas logo passam a ser atacados em suas pesquisas. Atacam "A Ciência" como se ela fosse uma coisa, como se ela tivesse alguma autoridade... Seria a mesma coisa que você não gostar do território do seu país e com isso culpar a Geografia... Culpam a disciplina, o estudo, pelo que efetivamente é fruto das ações das pessoas ou dos fatos observados no nosso mundo. Sei nem classificar o que é isso, gente, é muita falta do que fazer.

Se a ciência tem alguma autoridade, esta provém única e exclusivamente do consenso. De muitas pessoas que puderam testar e chegar em determinado resultado, verificar as fontes, a metodologia e os resultados. Tem todo um roteiro pra isso, contudo não convém trazer aqui e agora. Você é livre para tentar desafiar o consenso, a regra do jogo é simples e democrática, pessoas estão nessa luta, pesquisando e trabalhando o tempo todo, quem conseguir revolucionar a ciência vai levar um belo Nobel e 1 milhão pra casa. Já aconteceu antes e pode acontecer de novo, o mundo todo está ansioso para que você prove que algum consenso científico está errado e precisa ser revisado!

Os problemas morais

Ciência é conhecimento, evidente que esse conhecimento se não for devidamente cuidado, pode ser usado para o mal. É óbvio que pessoas que tem poder vão tentar usar isso para fins políticos. Mas isso é a finalidade que dão para a coisa, vai que sei lá, usam uma faca de cortar pão para cometer assassinatos. Não se pode culpar as facas de pão e tentar proibir elas, isso é lógica de anti-armamentista... O julgamento moral e penal tem que ser feito a nível individualizado sempre, por outras disciplinas do saber, tais como a Ética. Outro exemplo nada aver: Os mesmos compostos que usam pra fazer adubo para termos comida melhor, também podem ser usados pra fabricar bombas. Com medo das bombas devemos *parar totalmente* de pesquisar jeitos de trazer melhores alimentos à mesa?

Só que eu não precisaria fazer toda essa introdução se eu não visse que a situação está ficando preocupante rapidamente. A Real nasceu com o melhor da filosofia, da religião e da ciência para poder trazer a sanidade de volta ao debate público, lutando de vento e popa contra o marxismo cultural e ideologias de esquerda e o relativismo, mas junto com tanta gente diferente, também veio uma mistura de falácias e pseudo-ciência que podem ser potencialmente daninhas ou perigosas para o avanço da Real e nosso avanço intelectual, essas que são o objeto de estudo desse tópico.

Negacionismo científico

De acordo com a Rational Wiki: (https://rationalwiki.org/wiki/Denialism)

Citação:Negacionismo é a recusa em aceitar teoria, lei, fato ou evidência bem estabelecida.

Em contextos científicos, o negacionista pode negar uma causa, um efeito, a associação entre os dois, a direção da relação de causa e efeito ou a identificação da relação de causa e efeito. Muitas vezes, os negacionistas praticam a minimização e usam o ceticismo equivocado para fornecer um verniz de pensamento científico.

Como já falei, é óbvio que a ciência não deve ser idolatrada, é necessário o ceticismo para que haja dúvidas (e essas dúvidas que são o motor da ciência) e que as coisas sejam sempre vistas com cuidado. A ciência NÃO É objeto de fé, portanto não é feita para ser acreditada ou desacreditada. Não se deve ter fé cega na ciência, justamente por que não é pra ter fé nenhuma nela, ela apenas precisa ser entendida e com base nisso que devemos usar nosso julgamento e moralidade para saber escolher entre o certo e o errado, campo que a ciência não se mete. Só que com ataque tão generalizada a todo o saber humano promovido por tantas fontes (ciência, religião, filosofia, etc.) que vemos hoje, que fica difícil de sentar e separar tudo pra explicar coisa por coisa. Vou tentar explicar o que está errado na forma de criticar a ciência e por que o negacionismo pode ser perigoso, pra começarmos a conversa.

A forma de criticar tá toda errada

Gente extremada ou ressabiada, as vezes podem por conta de um, condenar o todo (não muito diferente do juvena revoltado que diz que mulher nenhuma presta quando se ferrou com uma espertinha). E é isso que vejo acontecendo mais e mais. "Cientistas", termo no plural e de forma mais anônima e vaga o possível, são usadas para poder dar conotação negativa geralmente a um grupo de estudo de determinado assunto, quando na verdade não é assim que as coisas funcionam. A reclamação tem que ser bem feita e responsável, caso contrário demonstrará ignorância ou má fé do questionador, que demonstrará que está pouco interessa em entrar nos pormenores da questão. No fundo talvez saiba que se entrar nos detalhes, ele terá apenas que responsabilizar um grupo muito pequeno e em condições muito específicas.

"Os cientistas" disseram que o café faz mal? Então a reclamação tem endereço certo: foi cientista X, que fez a pesquisa Y, no ano Z, com metodologia W e chegou as conclusões que pode ser prejudicial à A, B e C, por motivos D, E e F. Nunca é uma coisa simples, mas as pessoas são rápidas em colocar tudo no mesmo bojo. A pesquisa não traz uma verdade inabalável, ela traz resultados circunstanciais à aquela situação. Café pode não fazer mal a um cara normal, mas pode fazer a um com problemas de sono, por exemplo. É preciso ter essa fineza no detalhe, saber interpretar. Títulos clickbait que mais desinformam do que o contrário é coisa pra jornalista tapado e site cheio de propaganda. É uma pena que muita gente só lê os títulos das reportagens (inclusive apoiadores de fé cega de tudo que veem, que são tão ignorantes quanto os negacionistas), e quando lê alguma coisa lê mal e logo começa a se gabar cheios de razão nas coisas "Tá vendo, não disse que café faz mal?", "os cientistas vivem dizendo e desdizendo as coisas, devem estar todos errados, não dá pra confiar na ciência" e vários outros exemplos esdrúxulos...

Por que isso é perigoso?

Só que vejo muitas críticas fúteis a alguns consensos científicos bem elementares. Coisas que já foram e continuam sendo estudadas há séculos até. Antes que falem algo, não é nem daqui que me refiro, mas sim de esquerdistas que se negam a ver o óbvio se isso não se enquadra nas suas narrativas. Claro que o ceticismo é importante. Contudo, como nem toda crítica é construtiva, nem todo ceticismo o é também. Há um ponto que duvidar só por duvidar causa mais problemas do que resolve. Querem um exemplo?

O presidente da África do Sul de 1999 a 2008, Thabo Mbeki, que criticou o consenso de que o HIV causava AIDS, e com isso negou tratamento a pacientes (que são uma porcentagem bem alta da população) e com isso estimam que ele pode ter sido responsável indireto por mais de 300.000 (isso mesmo, trezentas MIL mortes). Tem mais caroço nesse angu... O cara acreditava piamente que coisas como tomar uma ducha ou uma mistura de ervas podia curar/prevenir a contaminação pela doença. Bom, existem muitas fontes que falam sobre o caso, eis uma aqui: https://www.theguardian.com/world/2008/n...uth-africa

Eis o ponto, na cabeça de pessoas má intencionadas ou puramente ignorantes do assunto que estão tratando (tais como políticos, só pra citar um exemplo), o negacionismo pode causar estragos difíceis de reparar, botar a vida das pessoas em risco desnecessário. Só que negacionismo científico não só causam danos a populações ignorantes sobre o assunto, isso também afeta gente normal como você e eu, pois também dificulta o desenvolvimento intelectual das pessoas, espalha fake news contendo pseudociência e charlatanismo, atrasa o desenvolvimento das ciências como um todo e ainda faz as pessoas passarem vexame desnecessariamente.

Tem muito mais

Essa postagem aqui é só uma introdução. Tem várias vertentes centradas em algumas ideias principais que quero poder trazer depois pra conversa. Infelizmente nesse país fraquíssimo de ciências, é terra fértil para o negacionismo se desenvolver, da mesma forma como é fraca as nossas raízes civilizacionais, fica muito difícil desenvolver as artes, a filosofia, a religião, a linguagem e tudo o mais que possui valor civilizacional superior. Em outras oportunidades quero trazer mais sobre esses outros temas (sendo exemplos bem claro a onda de ateísmo militonto, o rapto da linguagem pela novilíngua, a destruição das artes de modo geral, etc.), mas esse aqui vai merecer um trabalho por agora.

Tem muito mais a ser falado sobre este tema ainda. Isso precisa ser conversado, e essa onda de ignorância, que é em muitos casos proposital, tem que ser parada a todo custo. Espero que seja do interesse de vocês e boas discussões.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o
#2
Cara, a verdade é que hoje em dia você encontra confirmação "científica" para qualquer merda que você queira acreditar. E aí?
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#3
(28-02-2020, 08:52 AM)Héracles Escreveu: Cara, a verdade é que hoje em dia você encontra confirmação "científica" para qualquer merda que você queira acreditar. E aí?

Aí que tá, as pessoas não sabem o que é ciência e diferenciar isso de qualquer argumentação barata ou tendenciosa. Aí chegamos nesse tipo de situação:

[Image: main-qimg-108d9599a5ef8b4ca8d06688458a7075-c]
(true = verdadeiro; truth = verdade)

Tanto que até usam de pseudociência e todo um vocabulário técnico para poder falar as maiores asneiras. Tipo aquela de "coach quântico" e várias outras besteiras que usam de um "verniz" de ciência para poder falar as burradas mais anticientíficas possíveis.

Muita gente quer se aproveitar do (pouco) prestígio que a ciência conquistou (a duras penas), mas a verdade é que, que nem falei em outro tópico, o povo não quer entender as coisas, quer uma verdade conveniente, viés de confirmação, etc.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o
#4
(28-02-2020, 09:00 AM)Wild Escreveu:
(28-02-2020, 08:52 AM)Héracles Escreveu: Cara, a verdade é que hoje em dia você encontra confirmação "científica" para qualquer merda que você queira acreditar. E aí?

Aí que tá, as pessoas não sabem o que é ciência e diferenciar isso de qualquer argumentação barata ou tendenciosa. Aí chegamos nesse tipo de situação:

[Image: main-qimg-108d9599a5ef8b4ca8d06688458a7075-c]
(true = verdadeiro; truth = verdade)

Tanto que até usam de pseudociência e todo um vocabulário técnico para poder falar as maiores asneiras. Tipo aquela de "coach quântico" e várias outras besteiras que usam de um "verniz" de ciência para poder falar as burradas mais anticientíficas possíveis.

Muita gente quer se aproveitar do (pouco) prestígio que a ciência conquistou (a duras penas), mas a verdade é que, que nem falei em outro tópico, o povo não quer entender as coisas, quer uma verdade conveniente, viés de confirmação, etc.

Exatamente. Uma mente autoritária (geralmente progressista, enviesada) não compreende o conceito de "aceitar o contraditório". Vomitam essa afirmação de maneira leviana.

A ciência está se perdendo pois os ditos "cientistas" estão se vendendo ou cegos pela ideologia, escolhendo um lado e manipulando a situação a seu favor. Um argumento pode e deve ser confrontado com dados e questionado, sempre.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#5
A moda agora é "pensar com a própria cabeça" mas seguindo o que um Youtuber sem estudo diz.
A ciência não é irrefutável e a história comprova isso, verdades absolutas caíram por terra (que não é plana Big Grin) e assim vai continuar sendo. No entanto,n vai ser o cara pálida com uma câmera e um teclado que vai refutar as "falsidades" que a ciência produz, quem quer refutar tem que demonstrar que está certo e SEMPRE exige MUITO mais estudo fazer isso, muito mais do que esse pessoal está disposto a estudar.

Coisas simples que podem ser compreendidas com o conhecimento de ensino médio e os caras já se perdem, COMO CARALHOS VÃO QUERER PROVAR ALGO??

Sobre os conspiracionistas anti vacina, esses devem ser ignorados até o ponto que comecem a prejudicar a saúde alheia, nesse ponto devem ser combatidos.
Será que ninguém lembra do idiotia líder dessa conspiração lá nos EUA que se fudeu com sarampo ? Kkkkkkk deve ter sido infectado pelo governo, né? HaGargalhadaha
Responda-o
#6
#negacionismo

#fakenews

#cpi da fake news

#censura

Esse ursinho é uma  JORNAZISTA.


Pinguins 


Confie na ciencia bostileira  comunista do seculo 19.

ativista+ sindicalismo+conselhos profissionais+ partidos+sindicatos+ agencia reguladoras+universidades acredite que eles trabalham para o bem do país e só falam verdades. Gargalhada  Vamos valorizar os cientistas 



O cientistas comunistas bostileiros nem dão a cara para bater.



O bostileiro usa material do mec  defasado e o ensino universitário da favela segue o mesmo caminho Big Grin 


O pesquisador Gilberto Orivaldo Chierice, conhecido por ter desenvolvido a fosfoetanolamina sintética, droga buscada por seus supostos efeitos contra o câncer, morreu aos 75 anos, nesta sexta-feira (19), em um hospital de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. ... A causa da morte não foi divulgada.

Destruíram a reputação do médico, mas lembre-se se for vacina não precisa de testes  Joinha 



Proibiram no Brasil  Big Grin  será que foi o lobbie da industria e da ciencia fodastica de 1º mundo?

https://fosfonline.com/products/fosfoeta...gJGH_D_BwE

O paciente que tem cancer pode comprar dos USA, classificaram como suplemento...
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#7
O primeiro caso que vou trazer depois é a controvérsia da fluoretação da água, ele dá para fazer uns paralelos legais. Já tenho as fontes aqui mas escrevo o texto depois. Por hora vamos às respostas:

(28-02-2020, 12:48 PM)Gorlami Escreveu: Exatamente. Uma mente autoritária (geralmente progressista, enviesada) não compreende o conceito de "aceitar o contraditório". Vomitam essa afirmação de maneira leviana.

A ciência está se perdendo pois os ditos "cientistas" estão se vendendo ou cegos pela ideologia, escolhendo um lado e manipulando a situação a seu favor. Um argumento pode e deve ser confrontado com dados e questionado, sempre.
Exato, até por que no campo da ciência, não há espaço para muitas afirmações simples do tipo "faz bem" ou "faz mal". A ciência não é dogmática. As questões que a ciência trata podem ser muito complexas, por vezes tem muitas nuances e gradientes, mas muita gente só quer um guia prático do que fazer ou do que não fazer, não querem se dar o trabalho de encarar as questões com a seriedade e compromisso que estas exigem, até por que pensar nisso tudo dá trabalho e o resultado nem sempre é agradável par aquela pessoa.  Muitas vezes as questões tem que ser tratadas na base das concessões ou vantagens/desvantagens, como já citei o exemplo do café. Até por que cada pessoa é única e o efeito do café pode ser diferente pra cada um, e há centenas de variáveis envolvidas.

É importante sempre questionar, mas questionar de forma responsável. Lobbies de interesses ou pesquisas financiadas pela indústria ou certos movimentos sociais costumam ter um viés tendencioso, mas até mesmo sites de notícias tem informações passadas de maneira duvidosa, por isso que é importante saber pesar bem as coisas e filtrar as "meias verdades" de lá com outras pesquisas e resultados para poder formar uma "verdade" mais coerente e completa. Senso crítico é isso, não é apenas ficar rechaçando ou apoiando as coisas gratuitamente com argumentos escolhidos a dedo, omitindo todo o resto da discussão.

Eu diria que o X da questão nunca é no "Sim" ou "Não", mas estaria no "Como/Em quais condições" você pode usar o sim ou o não para responder as perguntas.

(28-02-2020, 04:44 PM)Viride Escreveu: A moda agora é "pensar com a própria cabeça" mas seguindo o que um Youtuber sem estudo diz.
A ciência não é irrefutável e a história comprova isso, verdades absolutas caíram por terra (que não é plana Big Grin) e assim vai continuar sendo. No entanto,n vai ser o cara pálida com uma câmera e um teclado que vai refutar as "falsidades" que a ciência produz, quem quer refutar tem que demonstrar que está certo e SEMPRE exige MUITO mais estudo fazer isso, muito mais do que esse pessoal está disposto a estudar.

Coisas simples que podem ser compreendidas com o conhecimento de ensino médio e os caras já se perdem, COMO CARALHOS VÃO QUERER PROVAR ALGO??

Sobre os conspiracionistas anti vacina, esses devem ser ignorados até o ponto que comecem a prejudicar a saúde alheia, nesse ponto devem ser combatidos.
Será que ninguém lembra do idiotia líder dessa conspiração lá nos EUA que se fudeu com sarampo ? Kkkkkkk deve ter sido infectado pelo governo, né? HaGargalhadaha
"Especialistas de Youtube" surgiram aos montes. Um cara que passou fodidamente 10, 20 ou 50 anos estudando uma merda acaba tendo "menos razão" do que um moleque espinhento com uma câmera de celular em mãos e a internet para disseminar a baboseira. A internet de fato é um dos vetores do negacionismo.

Gosto de dizer que a internet democratizou tudo, do conhecimento à idiotice. Invariavelmente algumas pessoas só vão perseguir a segunda afinal como diria certo pensador, a inteligência  é assim: quanto menos você tem, menos você sente falta dela. Por isso que eu disse que as pessoas cheias das certezas inabaláveis não são só idiotas, como também são perigosas. Prefiro é seguir o exemplo de Sócrates: nunca afirmar certeza de nada, mas sempre buscar mais conhecimento, e principalmente conhecer a extensão da própria ignorância/sabedoria.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o
#8
Parece que uma parte da ciência foi manipulada. Certas informações só a elite sabe.
Responda-o
#9
(03-03-2020, 06:42 PM)fernandobon04 Escreveu: Parece que uma parte da ciência foi manipulada. Certas informações só a elite sabe.

Não bem manipulada, mas digamos que há uma parte menos popular dela. De certo certas informações só uma elite sabe, mas não por que nasceram sabendo, mas sim por que essas informações os interessam e eles souberam onde buscar ou conseguir estas. Falta isso nas pessoas.

Se há coisas “secretas”, deve haver, em algum laboratório que faça experimentos antiéticos talvez. Se a informação é benéfica pra humanidade, isso vai a público cedo ou tarde, nem que seja na forma de alguém ganhando grana com isso.

O que eu vejo muito é desinteresse das pessoas quanto a certos assuntos e omissão ou falta de mídia (por diversos motivos) ou sabotagem a algumas coisas importantes. Mas a informação está aí, é questão de procurar. Alguns dos mais obscuros livros da antiguidade você ainda acha hoje, o que dirá alguma pesquisa importante e recente em dias de internet quase planetária.

E é aquela coisa, pode ser o mais politicamente incorreto o possível, mas mesmo que uma comunidade específica não aceite (por pessoas comprometidas por alguma ideologia, por exemplo), a força da evidência científica é maior. A ideia vai encontrar respaldo em pelo menos uma parte do meio acadêmico.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o
#10
(04-03-2020, 11:50 AM)Wild Escreveu:
(03-03-2020, 06:42 PM)fernandobon04 Escreveu: Parece que uma parte da ciência foi manipulada. Certas informações só a elite sabe.

Não bem manipulada, mas digamos que há uma parte menos popular dela. De certo certas informações só uma elite sabe, mas não por que nasceram sabendo, mas sim por que essas informações os interessam e eles souberam onde buscar ou conseguir estas. Falta isso nas pessoas.

Se há coisas “secretas”, deve haver, em algum laboratório que faça experimentos antiéticos talvez. Se a informação é benéfica pra humanidade, isso vai a público cedo ou tarde, nem que seja na forma de alguém ganhando grana com isso.

O que eu vejo muito é desinteresse das pessoas quanto a certos assuntos e omissão ou falta de mídia (por diversos motivos) ou sabotagem a algumas coisas importantes. Mas a informação está aí, é questão de procurar. Alguns dos mais obscuros livros da antiguidade você ainda acha hoje, o que dirá alguma pesquisa importante e recente em dias de internet quase planetária.

E é aquela coisa, pode ser o mais politicamente incorreto o possível, mas mesmo que uma comunidade específica não aceite (por pessoas comprometidas por alguma ideologia, por exemplo), a força da evidência científica é maior. A ideia vai encontrar respaldo em pelo menos uma parte do meio acadêmico.

Eu quero dizer manipulado no sentido de ocultar certas informações. Por exemplo, na psicologia, não ensinam que as mulheres são manipuladoras, amorais etc. Nas pesquisas, sempre fala que os homens são mais manipuladores e frios. E que as mulheres tendem a ser mais "honestas". 
Também não ensina certas coisas sobre a natureza humana. Por exemplo, o livro 48 leis do poder ensina como usar a natureza humana em benefício próprio. Já há vários psicólogos no dia dia que são incompetentes. O livro 48 leis de poder é um livro de psicologia focado na natureza humana e como usá-la em benefício próprio. 

Se a pessoa for no psicólogo tratar da timidez, a maioria dos psicólogos vão dizer a mesma coisa de sempre. Quando na verdade a timidez é medo. Doutrinador deu dicas melhores de como perder a timidez do que a maioria dos psicólogos e sites da internet. E a melhor pessoa para ensinar como perder a timidez é uma pessoa que foi tímida e perdeu a timidez sozinho (doutrinador disse que já foi em psicologia, leu vários livros de auto ajuda e não resolveu nada). Certas pessoas só entendem quando elas também passam pela mesma situação.

O livro 48 leis do poder não foi banido porque poucas pessoas sabem sabem da existência dele. A elite com certeza usa as técnicas desse livro para controlar a população.
Responda-o
#11
O termo "negacionismo científico" já é uma invenção comunista, criado para que as fontes de "ciência" oficiais continuem tendo status de inquestionáveis, quando na verdade são cheia de falhas que saltam a vista de todos. Aqui já aprendemos que não devemos usar a linguagem do inimigo, então não vamos ficar sem bandoleira a essa altura do campeonato. Feito o alerta, sigamos em frente.

A tomada das universidades pelos comunistas não ocorreu somente no Brasil, mas em todo o mundo. Sendo elas uma espécie de "casa" da ciência, esta por consequência foi totalmente contaminada (não que antes fosse pura e perfeita), se tornando uma máquina de validação e propaganda de idéias comunistas.

Isso gerou a expulsão do meio de cientistas sérios cristãos, sobrando somente os ateus. Então agora temos que acreditar que ateus em posição de vulnerabilidade (pois são alvos para grandes subornos, pois há muito dinheiro envolvido), como se suspeita daqueles que afirmaram que não há relação entre vacinas e aumento exponencial do autismo em todo mundo e os defensores do aquecimento global.

Assim, qualquer afirmação retardada, se dita por algum "cientista", passou a receber credibilidade.





Com isso bizarrices vem sendo levadas a sério, coisas dos seguintes tipos:

- O peido da vaca esquenta o planeta;
- Planeta que neva protetor solar (by NASA);
- Tese de mestrado sobre comportamento homossexual em banheiros públicos;
- Extraterrestres grampeando asteróides para espionar a terra;
- Primeira caminhada espacial 100% feminina cheias de erros de chromakey.
Membro Associado da Marmito Man Corporation

Quer me perguntar algo? - Visite meu Ask.fm - [Backup]
Responda-o
#12
Spoiler Revelar
(04-03-2020, 04:57 PM)Senna Escreveu: O termo "negacionismo científico" já é uma invenção comunista, criado para que as fontes de "ciência" oficiais continuem tendo status de inquestionáveis, quando na verdade são cheia de falhas que saltam a vista de todos. Aqui já aprendemos que não devemos usar a linguagem do inimigo, então não vamos ficar sem bandoleira a essa altura do campeonato. Feito o alerta, sigamos em frente.

A tomada das universidades pelos comunistas não ocorreu somente no Brasil, mas em todo o mundo. Sendo elas uma espécie de "casa" da ciência, esta por consequência foi totalmente contaminada (não que antes fosse pura e perfeita), se tornando uma máquina de validação e propaganda de idéias comunistas.

Isso gerou a expulsão do meio de cientistas sérios


Pode fechar o tópico ...
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#13
Salve grande Senna! Espero que entenda o motivo da minha cruzada aqui.

(04-03-2020, 04:57 PM)Senna Escreveu: O termo "negacionismo científico" já é uma invenção comunista, criado para que as fontes de "ciência" oficiais continuem tendo status de inquestionáveis, quando na verdade são cheia de falhas que saltam a vista de todos. Aqui já aprendemos que não devemos usar a linguagem do inimigo, então não vamos ficar sem bandoleira a essa altura do campeonato. Feito o alerta, sigamos em frente.

Confrade, se é invenção, dá para rastrear a origem. Vamos fazer pra ver se é isso mesmo. Não dá para fazer afirmações irresponsáveis, ou a gente tem a informação que prove ou não dá para afirmar isso.

Há detratores das ciências por diversos motivos que podem muito bem ter interesse em negá-la. Quer um exemplo bem besta? As próprias feminazis e seus estudos de gênero e afins, que não aguentam escrutínio do primeiro biólogo sério que aparecer na área. Tem muita gente querendo desmerecer do conhecimento científico e se aproveitar da ignorância das pessoas para fins escusos.

Continuando... Como te falei, ciência não é feita para não ser questionada. É o contrário do que você pensa: É feita para ser questionada sempre, mas tem que ser questionada responsavelmente e de preferência com mais ciência, mais método, mais rigor, e não com achismos ou coisas soltas a esmo. Explico melhor nos parágrafos seguintes.

(04-03-2020, 04:57 PM)Senna Escreveu: A tomada das universidades pelos comunistas não ocorreu somente no Brasil, mas em todo o mundo. Sendo elas uma espécie de "casa" da ciência, esta por consequência foi totalmente contaminada (não que antes fosse pura e perfeita), se tornando uma máquina de validação e propaganda de idéias comunistas.

Cara, aí você se embanana, pois apesar de ter alguma interseção, ciência tem pouco a ver com universidades. A universidade só te dá uma profissão, ela não te habilita ao saber. Com alguma sorte você aprende o método lá, mas mesmo assim isso é raro. O pessoal vai lá atrás do canudo pra procurar emprego. De certo sim, as universidades produzem pessoas com teses e afins, realizam umas pesquisas pra lá e pra cá e vem com algumas cada vez mais absurdas. Mas hoje em dia ensino superior não quer dizer mais absolutamente nada fora disso.

A gente sabe como é a contaminação das universidades. Mas a parte mais importante e relevante da ciência atual  é desenvolvida em laboratórios independentes e no meio industrial, o que admito, tem muito pouco aqui no país. Nesses meios, o dinheiro tem que render resultados, e no industrial, lucros também. Ninguém vai ficar brincando de ciranda quando o dinheiro é o patrão, ao contrário da farra das universidades públicas desse nosso país.

(04-03-2020, 04:57 PM)Senna Escreveu: Isso gerou a expulsão do meio de cientistas sérios cristãos, sobrando somente os ateus. Então agora temos que acreditar que ateus em posição de vulnerabilidade (pois são alvos para grandes subornos, pois há muito dinheiro envolvido), como se suspeita daqueles que afirmaram que não há relação entre vacinas e aumento exponencial do autismo em todo mundo e os defensores do aquecimento global.

Então, há os dois lados. Enquanto de certo alguns cientistas religiosos saíram do meio por conflitos com seus princípios e crenças pessoais, ainda há religiosos que continuam a tentar encontrar saberes valiosos e provar afirmações que por ventura encontrem concordância com eles, ou na pior das hipóteses, tentar provar que alguma coisa está errada. A ciência assim avança de duas formas, tanto pela criação de novas teorias, como pela crítica das antigas, que pode levar ao desmanche ou aprimoramento dessas. Acho que quem ficar acaba ganhando para ambos os lados.

A questão religiosa já é uma coisa que tem que ser visto com cuidado, pois as nossas crenças não podem interferir na nossa capacidade de enxergar as coisas como se apresentam, caso contrário não se conseguirá objetividade e saberes válidos para todos. Como a crença (a fé sem provas, como uns dizem) não passa pelo mesmo processo cognitivo e racional, ela não trata das mesmas coisas e deve ser vista a parte. É que nem música e pintura, as duas são artes, usam da cabeça e do processo criativo, mas cada uma é única e não se misturam. Dá para as duas conviver em harmonia. Se vier um cientista babaca querendo provar que Deus não existe por meio da ciência, por exemplo, já sabe pra onde mandar ele.

Isso aqui é extremamente importante: Não se combate ciência ruim ou má usada com o negacionismo dela. Muito pelo contrário, de novo: Se combate com mais ciência e de qualidade. Mais pesquisas e provas arquivadas, métodos e resultados revistos até a exaustão. Negacionismo é apenas agitação desnecessária (a gente bem sabe que agitação é perfeito para ser usada para fins políticos), não é o jeito correto de provar quem tá certo e quem tá errado, é fazer birra e espernear. Ao menos é isso que estou tentando combater aqui, essa vertente, esse tipo de birra que a gente vê se espalhar junto com todo o resto da desinformação pela internet a fora, o que inclui as fake news, as teorias conspiratórias, o charlatanismo e a pseudo-ciência.

Fazendo a analogia religiosa, não tem como um ateu simplesmente se achar na autoridade de reformar uma religião, da mesma forma você não pode usar de outra coisa que não a própria ciência para poder reformá-la. Isso por que Ciência é o método, é a disciplina, como te falei. O conjunto de saberes é um tipo móvel que está sujeito a mudar o tempo todo.

Agora o lance do cara ser ateu ou não, pouco importa para a credibilidade da informação. A informação tem que se sustentar em méritos próprios e não na pessoa de quem fala, senão, não é ciência.

(04-03-2020, 04:57 PM)Senna Escreveu: Assim, qualquer afirmação retardada, se dita por algum "cientista", passou a receber credibilidade.
O que algum dito "cientista" diz ou deixa de dizer não vale de bosta de nada. Assim como de qualquer autointitulado especialista desses de internet.Já falei e explico de novo:

1. Ciência não dá autoridade pra zé ninguém. Se alguém acredita cegamente assim, no mínimo inocente é. A ciência é feita de saberes, não do culto a personalidades. Pra isso que estou aqui, para poder ajudar a combater a desinformação e crença cega na ciência, entre outras coisas que inclusive se usam de trejeitos ciência para poder negá-la em partes (o que chamei de pseudo-ciência). Qualquer fundo de autoridade ao saber apresentado só se dá quando a pesquisa é validada, pelo consenso, e mesmo aí tem que ser vista com cuidado por n motivos.

2. Qualquer informação tem uma origem exata, alguma pesquisa, de alguma pessoa, foi processada por alguma metodologia, testada aos pares para conferência dos resultados, etc. A informação é completa e complexa, por vezes multidisciplinar e apoiada em tantas outras informações que formam um sistema coeso. Afirmações soltas não valem de nada, da mesma forma que escrever um número qualquer solto no meio duma folha de papel não vale de muita coisa.

(04-03-2020, 04:57 PM)Senna Escreveu: Com isso bizarrices vem sendo levadas a sério, coisas dos seguintes tipos:

- O peido da vaca esquenta o planeta;
- Planeta que neva protetor solar (by NASA);
- Tese de mestrado sobre comportamento homossexual em banheiros públicos;
- Extraterrestres grampeando asteróides para espionar a terra;
- Primeira caminhada espacial 100% feminina cheias de erros de chromakey.

Cara, isso eu aposto aqui com você que qualquer pesquisador ou cientista minimamente decente vai levar essas bizarrices a sério. No mínimo vai caçoar disso e tentar encontrar o fundo de verdade que usaram para fazer tais piadas. Isso é pra ridicularizar, não fazem sentido nenhum tais afirmações. Mas como tem gente que acredita em coach quântico e horóscopo hoje em dia, eu vou me abster de falar dessas coisas pois cada um acredita no que quer e lhe convém.

(05-03-2020, 11:51 AM)Héracles Escreveu: Pode fechar o tópico ...

Muito pelo contrário, meu caro, isso é só o começo.

Há diversas questões interessantes a serem vistas. Pra citar algumas:
  • Vacinação (é, fazer o quê...)
  • Fluoretação da água / fortalecimento de alimentos
  • Alimentos transgênicos / Agrotóxicos
  • Indústria do Tabaco / Câncer
  • Relação HIV/AIDS
  • Estudos de gênero / Disforia de gênero
  • E várias outras...
O show não pode parar.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o
#14
Que Livros, materiais e artigos recomenda
Para Iniciantes Confrade ?

Estava assistindo o Pirula.

Paulo Miranda Nascimento (São Paulo14 de agosto de 1981), conhecido como Pirula ou Pirulla, é um paleontólogozoólogopalestrante e divulgador científico brasileiro.

Ele é um crítico da forma como temas científicos são divulgados pelo jornalismo brasileiro[9] e foi um dos criadores do projeto Science Vlogs Brasil, que reúne canais de divulgação científica nacionais com o objetivo de, segundo Pirula, "juntar forças para reduzir essa 'onda' anticiência na internet".
Responda-o
#15
Cara, honestamente não sou chegado a nomes, vai muito de cada um. O Pirula, por exemplo, tem aquele viés mais evolucionista, o que não agrada a todos, por isso não sei se posso recomendar algum sem causar alguma controvérsia. Até mesmo um cara mais clássico como um Drauzio Varella pode suscitar isso, já que ele andou pagando uma de politicamente correto.

Até porque recomendar quer dizer que eu gosto do trabalho do cara, o que não quer dizer que eu concorde ou promova tudo o que aquele cara está falando, e temos que focar mais em fontes de informações de qualidade do que em nomes. Isso é, a não ser que queira focar nos estudos numa área específica, pois existem escritores clássicos para cada área, da biologia à engenharia.

Entende? Citar nomes e rapidinho começa a associação mental e a taxação, de gente tentando pregar rótulo em você. Rapidinho o cara vira comunista ou fascista, a depender da onde ande. Melhor eu evitar esse desgaste.

Mas só pra você não sair de mãos vazias... No momento estou acompanhando o Jordan Peterson, que é um psicólogo clínico. A recomendação que eu posso dar por hora é essa, as ideias dele ressoam bem com o pessoal daqui, com a única ressalva de ter muito pouco trabalho dele traduzido em português.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o
#16
Vocês só conhecem esses nomes superficiais que se projetam na mídia?

Quando o assunto é ciência, deve-se procurar especialistas que dedicam a vida a um assunto, não um aspirante a celebridade que trata de generalidades e tem carisma pra falar em frente as câmeras.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#17
(07-03-2020, 02:07 PM)Gorlami Escreveu: Vocês só conhecem esses nomes superficiais que se projetam na mídia?

Quando o assunto é ciência, deve-se procurar especialistas que dedicam a vida a um assunto, não um aspirante a celebridade que trata de generalidades e tem carisma pra falar em frente as câmeras.

Aí que está outro motivo que eu não queira recomendar nomes. Eu até sei que a ciência sofre muito por má divulgação, não dá para confiar nas porras dos jornalistas tapados para fazer isso, e os homens de ciências tem muita dificuldade para alcançar a população. O mesmo posso dizer dos militares que tem poucos canais também, pois não são homens bons nas palavras. (E canais de divulgação científicos ou militares são raros)

Nesse aspecto, um frontman, um cara como um Carl Sagan foi, faz muita diferença. Já que é tão difícil competir com a atenção das pessoas, no meio de tanto besteirol e gente daninha como um Felipe Neto da vida espalhando suas baboseiras. A divulgação se bem feita, já ajuda a combater a desinformação, já que muitas vezes as pessoas são mais sugadas pelo carisma do que pela mensagem a ser passada, mas no fim do dia ao menos aprendem alguma coisa.

Mas é sério, o culto às personalidades é algo muito forte aqui no país e isso precisa acabar. Não há nenhum Salvador, um cara que vai fazer tudo e salvar a humanidade, ninguém que precisa ser adorado. Digo o mesmo dos políticos, os feitos individuais de cada pessoa devem ser levados em consideração e não eu concordar efusivamente ou não com as palavras daquela pessoa.

Por isso, +1 no confra.

Cada área tem seus próprios nomes, e geralmente são muitos. Não teria como eu falar da história da filosofia ou da matemática, por exemplo, sem no mínimo levantar uma cronologia e como a contribuição de cada um desde a Grécia antiga deu a forma para como conhecemos a coisa hoje.

O mesmo vale para as ciências de modo geral.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)