Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Biblioteca Doméstica e Pessoal
#1
[Image: photo-of-woman-reading-magazine-3021329.jpg]
Photo by Jonathan Borba from Pexels




A - Introdução

Somos nossas experiências.

Não somos apenas isso, mas elas dão um baita impacto na nossa personalidade, carreira, ambições e outros aspectos da nossa vida.

Conforme vamos envelhecemos  temos a opção de desenvolvermos nossa inteligência refletindo sobre nosso  passado e planejando nosso futuro.

Se, no passado, a única opção era o papiro, hoje tempos uma infinidade de meios: 

  • livros, 

  • quadrinhos

  • arquivos digitais, 

  • dvd's, 

  • vhs

  • blu-ray, 

  • cd-rom,  

  • esculturas, 

  • miniaturas, 

  • posteres, 

  • revistas, 

  • etc. 

B - O que Armazenar?

Nosso maior trabalho é selecionar o que do mar de informação disponível pode ser útil para nosso desenvolvimento pessoal ou alegria.

Ou seja, o material ligado aos diversos assuntos que interessam: 

  • Temas de minha formação profissional: livros, arquivos de vídeos aulas, anotações etc, enquanto for relevante ou atualizado
  • hobbies: revistas, quadrinhos, miniaturas, posteres, dvds etc, enquanto não for possível ou desejável trocar por uma versão digital
  • lembranças de família: fotos, vídeos etc, sempre com cópia digital e backups
  • temas outros áreas de interesse: finanças, organização, cultura geral etc, tudo preferencialmente digital

C - "Hardware" e Software Mínimo
[Image: unnamed%2B%25282%2529.png]
autoria desconhecida

Tudo isso com base no meu Home Office, onde detalho mais essa parte

1 - Móveis:
  • 2 estantes de aço

  • 1 estante de mdf

  • prateleiras reguláveis

  • rack

2 - Eletroeletrônicos:
  • televisor (opcional)

  • câmera digital (opcional)

  • kindle

  • notebook

  • tablet

  • hd externo

  • cartões de memória e pen drives (opcional)

  • cabos e fontes

  • caixas de som

  • etiquetadora eletrônica

  • impressora multifuncional

  • leitores de blur-ay, dvd (opcional)

  • etc

3 - Suprimentos e Acessórios:
  • sacos plásticos;

  • organizadores;

  • fita durex

  • tinta para impressora

  • etiquetas

  • etc
4 - Softwares:
  • feedly - te permite criar uma lista com os sites que vc deseja ler, lê-los e salvar artigos
  • google keep - agenda gratuita e intuitiva
  • google drive, dropbox e mega.nz - armazenamento gratuito
  • gmail - vc também pode guardar textos no rascunho do e-mail para editar e usar
  • comic screen - para quadrinhos no tablet
  • xodo, Foxit - leitura e edição de pdfs
  • blogger - vc pode criar um blog 
  • jdownloader - para organizar downloads
  • favoritos de seu navegador - para guardar links
  • Calibre - para organizar ebooks
Citação:
Citação:Quer fazer algo em inglês, mas não tem quem traduza para você? Google Translate. Precisa de um ícone para fazer um logotipo e não sabe mexer em programas de edição? The Noun Project. Quer fazer um card de Facebook? Canva.com. Quer um site e não tem quem faça para você? Tumblr, Wordpress, Squarespace, Wix. Mailing? MailChimp. Formulários? Typeform. Fontes legais? Dafont. GIFs? Giphy. Organização de projetos? Wunderlist, Asana. Trilha sonora? Youtube Audio Library. Estatística? Google Analytics. Fotos de graça? Unsplash, The Stocks. Para todo e qualquer serviço do qual você possa vir a precisar para seu projeto, pode ser encontrado um correspondente free na internet. (Luciano Braga)
D - Manutenção
  • Limpeza - tirar a poeira, evitar pragas etc.
  • Refinar - significa verificar de tempos em tempo se vale a pena continuar mantendo aquele item no acervo de sua biblioteca. Vou dar alguns exemplos abaixo:
Citação:
  • Livros e gibis - com a chegada do Kindle e do tablet, fica cada vez menos necessário manter as edições físicas na estante, mesmo assim certa edições por sua beleza ou valor sentimental merecem ser mantidas. Tenho uma bíblia com a dedicatória escrita a mão por minha falecida mãe - apenas para mim é uma obra de valor inestimável. Tenho quadrinhos lindos: capa dura, papel especial - esses valem a pena conservar junto com outros não tão belos, mas que não possuem versão eletrônica. Por outro lado, também há a opção de trocar uma edição antiga por uma nova ou mais bem conservada.
Citação:
  • Fotografias digitalizei todas as fotografias que tinha da minha família e joguei fora os físicos. Se eu tiver saudade, basta imprimir novamente e hoje a tecnologia me permite fazer isso em casa.
Citação:
  • Cópias amadoras  -  é possível achar na web: cópias amadores com qualidade profissional dos mais diversos materiais feitos por fãs, o que nos permite deixar de guardar muita tralha, como discos, cartuchos de games, dvds, VHS etc
Citação:
Acontece também de livros introdutórios perderem a utilidade quando já temos uma boa base teórica em determinado assunto.




Nesses casos, não havendo apego emocional, a solução é se desfazer da edição o mais rápido possível, pois, nesse caso, o velho não pode tomar ocupar o espaço do novo.


Para onde mandar o inútil? Para:


  • vender, inclusive pela Amazon, mercado livre, olx, enjoei ou sebos;

  • Trocar,

  • dar como presente a amigos ou conhecidos,

  • doar para bibliotecas ou escolas públicas;

  • jogar no lixo (em relação às revistas, uma solução é guardar a reportagem que te interessa e descartar o resto) ou

  • simplesmente abandonar em lugares estratégicos.


E - Acervo Físicos X Virtual

Citação:
Citação:
  • (...) precisamos menos dos livros do que daquilo que eles nos transmitem: inspiração para o futuro.  - Maxwell Gillingham-Ryan



Hoje sou a favor de ter obras virtuais como regra no acervo e os físicos como exceção, pois isso facilita o acesso, armazenamento e até a mudança de domicilio. O mais importante aqui é ter um bom sistema de backup regular.


Algumas edições físicas que podem merecer um lugar em sua estante:

  • Obras visuais: livros de arte, arquitetura e fotografia, por exemplo;
  • Obras "afetivas": presentes de infância, com autógrafo etc;
  • Obras para colecionador: feitos com materiais nobres e/ou com edições ricamente elaboradas;
  • Obras sem versão eletrônica: principalmente os esgotados e raros
F - Como organizar?


  • Método 1 - Dividir em Categorias ou Assuntos
[size=undefined]


[Image: cores.JPG]
Foto: Talita Carlos


[/size]
  • Observações:
Citação:
  • recuo de 3 cm da borda da prateleira,
  • não ocupar mais que 90% da prateleira (tem que ter pelo menos 10 de espaço livre, pois o vazio também faz parte da decoração)
  • manter os livros em regra na posição vertical para facilitar o acesso
  • não guardar livros atrás de outros livros: uma única fileira por prateleira.

[Image: D_Q_NP_586315-MLB25227714822_122016-H.jpg]
Cantoneiras também são muito úteis
para mantê-los arrumados.


  • Método 2 - Cds, Dvds, Blu-rays
[size=undefined]

Atualmente penso que esses discos físicos só valem a pena caso de trate de raridades (principalmente pelos extras), ou pelo valor afetivo (principalmente edições de colecionador). Para ripar o disco e guardar em um hd externo atualmente gosto do programa DVD Fab.

Tenho algumas dezenas de discos e vejo que há alguns tem um conteúdo bem pobre, pois nem extras contêm, o que torna praticamente inútil guardá-los fisicamente. Fora que um disco deve durar bem menos tempo que um HD externo.

[/size]

Citação:
  • Fichários especiais da Chies - Até agora a melhor maneira de organizar meus discos foi em fichários específicos da Chies, que não são excelentes, mas quebram o galho para economizar espaço. o ponto alto dele é permitir guardar o disco e a capa na mesma folha. Suporta 20 discos (pode-se expandir para 30) e custa cerca de 37 reais. 

Citação:
  • Maleta porta cd/dvd da Case Logic - adoro essa marca e essa é uma boa maleta que suporta cerca de 300 discos. O único problema é não poder guardar a capa junto com os discos, mas pensando bem: sempre podemos guardar a capa digitalmente (seja escaneando, seja baixando diretamente da web). Achei pelo mercado livre e custou uns 300 reais.
[size=undefined]

[Image: 20190116_112449-1.jpg]
Dvds na pasta da Chies.
[Image: Screenshot_2019-02-03-14-19-24-1.png]
Ela também serve para blu-rays.


[/size]
 G - Alguns Fornecedores

Para livros eletrônicos a Amazon é insuperável. 



Para livros de papel é difícil listar editoras nacionais que conseguiram imprimir edições memoráveis. Lembro apenas da Cosac Naify e da Dark Side Books



Citação:Além disso recomendo o Blog do Neófito (categoria livros livros de arte) para conhecer melhor muita coisa legal que já foi lançada nessa área.



Para Dvds e Blu-rays não temos uma Criterion collections e importar nem sempre é viável financeiramente.



Contudo há boas distribuidoras nacionais de grandes filmes em atividade, por exemplo:
  • Obras-primas do Cinema, 

  • Colecione Clássicos e 

  • Versátil

  • etc

Além disso, podemos achar raridades em sites como Mercado livre, OLX, enjoei.



H - Conclusão 

Absorver conhecimento é essencial.
Citação:
Resumindo, e aqui evocaremos Montaigne, todo educador visa a formar uma cabeça bem feita: deveria, portanto, visar, não a enchê-la de conhecimentos, informações e "simples fatos" rapidamente caducos, mas desenvolver pela prática essas indispensáveis habilidades de alto nível que, em seguida, o aluno poderá utilizar em diferentes contextos - isto é, transferir - e ao longo de toda a sua vida.A tragédia é que - e Montaigne bem sabia - sem esses simples fatos, essas faculdades intelectuais não conseguem se revelar, e elas não existem independentemente deles: sem uma rica bagagem de conhecimentos em cada forma de saber, não há pensamento crítico, criador, etc., nessa forma de saber. Portanto, volta-se à longa, pesada mas indispensável tarefa de transmitir, pacientemente, pouco a pouco, os diversos conteúdos da cultura geral que decidimos fazer alguém adquirir. (Normand Baillargeon)

Grande abraço!


___________________________________________________

Sites consultados:
  • https://papodehomem.com.br/como-organizar-a-sua-estante-de-livros/
  • https://projetosnopapel.wordpress.com/tag/lombada-de-livro/
  • http://educarcom-karine.blogspot.com.br/2011/09/organizando-biblioteca.html
  • https://bibliotecabauru.wordpress.com/2013/06/14/o-que-e-esse-codigo-colado-nos-livros/
  • https://conselhobiblico.com/2010/07/25/organizar-arquivos/
  • https://conselhobiblico.com/estudo-e-pes...iblioteca/
  • http://www.eduardorgoncalves.com.br/2016/05/grifar-x-resumir-qual-o-melhor-metodo.html
  • http://www.pimaco.com.br/produto/1370/marcador-de-abas-32-x-38mm-5-folhas
  • http://acervoscantales.blogspot.com.br/2017/06/livro-como-estudar-para-concursos-2017.html
  • https://medium.com/@manu.iug/organizando-minha-biblioteca-pessoal-48a09d7eb823
  • https://uvalimao.com.br/biblioteca-organizada/
Responda-o
#2
Scant, ficou parecendo um tutorial de Casa & Jardim... Yaoming

(Zueira meu velho!) Gargalhada

Tópico muito bacana e extremamente detalhado... não só para quem já é organizado com suas tralhas, mas principalmente para os desmazelados que passam o dia inteiro dentro do quarto (...ou de casa!) sem fazer porra nenhuma...

De encontro com a proposta do tópico, em tempo vou escrever sobre a minha pequena biblioteca (...que mais está parecendo um antro de acumulador!) Yaoming

Abraço, fio!
"Fiat justitia, et pereat mundus..."
Responda-o
#3
(06-02-2020, 08:52 AM)Callahan Escreveu: Scant, ficou parecendo um tutorial de Casa & Jardim... Yaoming

(Zueira meu velho!) Gargalhada

Tópico muito bacana e extremamente detalhado... não só para quem já é organizado com suas tralhas, mas principalmente para os desmazelados que passam o dia inteiro dentro do quarto (...ou de casa!) sem fazer porra nenhuma...

De encontro com a proposta do tópico, em tempo vou escrever sobre a minha pequena biblioteca (...que mais está parecendo um antro de acumulador!) Yaoming

Abraço, fio!

valeu cara
admiro casa e jardim - a revista tem mais de 50 anos e é top, desde que se tenha dinheiro
quando fizer seu texto avisa nesse post para os futuros leitores verem o link e eu também
Responda-o
#4
Eu montaria uma árvore genealógica dos meus respectivos ascendentes. Pode ser que tenha alguém que foi relevante na época, e talvez consiga pleitear algo no presente.

[off] Qual o preconceito com os CD/DVD ?. Gosto de selecionar as minhas músicas e queimar uns discos.
Responda-o
#5
(07-02-2020, 11:53 AM)PensadorSolitário Escreveu: Eu montaria uma árvore genealógica dos meus respectivos ascendentes. Pode ser que tenha alguém que foi relevante na época, e talvez consiga pleitear algo no presente.

[off] Qual o preconceito com os CD/DVD ?. Gosto de selecionar as minhas músicas e queimar uns discos.


sem preconceito, tenho muitos dvds ainda

cd/dvds já foram substituidos por tecnologia, ou seja, foram digitalizados

não há logica em manter discos físicos se vc pode guardar tudo (mp3, iso, mkv etc) em um hd externo e  ainda ter um segundo hd externo de backup

tirando o valor sentimental não serve para muito coisa - o melhor é ripar tudo

só discos físicos de video games ainda carregam alguma logica de guardar se vc tem o console físico e não resta outra opção de jogar aquele jogo
Responda-o
#6
Spoiler Revelar
(07-02-2020, 03:19 PM)Scant Escreveu:
(07-02-2020, 11:53 AM)PensadorSolitário Escreveu: Eu montaria uma árvore genealógica dos meus respectivos ascendentes. Pode ser que tenha alguém que foi relevante na época, e talvez consiga pleitear algo no presente.

[off] Qual o preconceito com os CD/DVD ?. Gosto de selecionar as minhas músicas e queimar uns discos.


sem preconceito, tenho muitos dvds ainda

cd/dvds já foram substituidos por tecnologia, ou seja, foram digitalizados

não há logica em manter discos físicos se vc pode guardar tudo (mp3, iso, mkv etc) em um hd externo e  ainda ter um segundo hd externo de backup

tirando o valor sentimental não serve para muito coisa - o melhor é ripar tudo

só discos físicos de video games ainda carregam alguma logica de guardar se vc tem o console físico e não resta outra opção de jogar aquele jogo

Scant, faço das suas as minhas palavras nesta questão da praticidade que os arquivos digitais nos dão.

Por saudosismo, tenho guardado até hoje comigo, vários LP`s que são de valor sentimental gigantesco, sendo que estes já os possuo também em MP3, agora, as pilhas de CD`s, ripei todos e doei quase que tudo... Aproveitando o gancho, para quem se liga em qualidade de áudio para mixagem, modelagem e outros fins, há uma caralhada de programas incríveis que deixam o MP3 sem perder a fidelidade do áudio.

Segue o debate...
"Fiat justitia, et pereat mundus..."
Responda-o
#7
(07-02-2020, 03:34 PM)Callahan Escreveu:
Spoiler Revelar
(07-02-2020, 03:19 PM)Scant Escreveu: sem preconceito, tenho muitos dvds ainda

cd/dvds já foram substituidos por tecnologia, ou seja, foram digitalizados

não há logica em manter discos físicos se vc pode guardar tudo (mp3, iso, mkv etc) em um hd externo e  ainda ter um segundo hd externo de backup

tirando o valor sentimental não serve para muito coisa - o melhor é ripar tudo

só discos físicos de video games ainda carregam alguma logica de guardar se vc tem o console físico e não resta outra opção de jogar aquele jogo

Scant, faço das suas as minhas palavras nesta questão da praticidade que os arquivos digitais nos dão.

Por saudosismo, tenho guardado até hoje comigo, vários LP`s que são de valor sentimental gigantesco, sendo que estes já os possuo também em MP3, agora, as pilhas de CD`s, ripei todos e doei quase que tudo... Aproveitando o gancho, para quem se liga em qualidade de áudio para mixagem, modelagem e outros fins, há uma caralhada de programas incríveis que deixam o MP3 sem perder a fidelidade do áudio.

Segue o debate...


depois vc fala quais são os melhores programas para ripar cds (tenho umas dezenas para ripar)

acho linda a capas de lps, apesar de não colecionar

sou a favor de guardar coisas por valor sentimental, desde que sejam em pequenas quantidade: não dá para lotar um cômodo com saudosismo. inviável
Responda-o
#8
(07-02-2020, 03:40 PM)Scant Escreveu:
(07-02-2020, 03:34 PM)Callahan Escreveu:
Spoiler Revelar

Scant, faço das suas as minhas palavras nesta questão da praticidade que os arquivos digitais nos dão.

Por saudosismo, tenho guardado até hoje comigo, vários LP`s que são de valor sentimental gigantesco, sendo que estes já os possuo também em MP3, agora, as pilhas de CD`s, ripei todos e doei quase que tudo... Aproveitando o gancho, para quem se liga em qualidade de áudio para mixagem, modelagem e outros fins, há uma caralhada de programas incríveis que deixam o MP3 sem perder a fidelidade do áudio.

Segue o debate...


depois vc fala quais são os melhores programas para ripar cds (tenho umas dezenas para ripar)

acho linda a capas de lps, apesar de não colecionar

sou a favor de guardar coisas por valor sentimental, desde que sejam em pequenas quantidade: não dá para lotar um cômodo com saudosismo. inviável

Cara, eu nascí e crescí no centrão de SP e, desde moleque, meu pai me levava para frequentar os sebos de discos e livros... Nesta época CD`s praticamente não fazia parte do nosso mundo e o grande "barato" da coisa era "empoeirar" as pontas dos dedos caçando as pérolas... puta meu, que saudade!

Em relação aos programas, a sacada não é o software de gravação, mas sim os de edição...

Eu sou um cara tão medótico com meus aúdios, que os equalizo em 80 decibéis, insiro as tag´s (...informações originais, capa e etc!) e separo por ordem de gênero musical, ano de gravação e por aí vai... cara, são 5TB de frescuras... rs Facepalm

Atualmente uso o Sound Forge para edição (...também no caso quando gravo alguma coisa em estúdio!), modelagem, mixagem, masterização e etc... perfeito!

Para ripar, não há a necessidade de algo pago, mas indico o Reaper para gravação de MIDI... bão também!

Abração!
"Fiat justitia, et pereat mundus..."
Responda-o
#9
(07-02-2020, 03:59 PM)Callahan Escreveu:
(07-02-2020, 03:40 PM)Scant Escreveu: depois vc fala quais são os melhores programas para ripar cds (tenho umas dezenas para ripar)

acho linda a capas de lps, apesar de não colecionar

sou a favor de guardar coisas por valor sentimental, desde que sejam em pequenas quantidade: não dá para lotar um cômodo com saudosismo. inviável

Cara, eu nascí e crescí no centrão de SP e, desde moleque, meu pai me levava para frequentar os sebos de discos e livros... Nesta época CD`s praticamente não fazia parte do nosso mundo e o grande "barato" da coisa era "empoeirar" as pontas dos dedos caçando as pérolas... puta meu, que saudade!

Em relação aos programas, a sacada não é o software de gravação, mas sim os de edição...

Eu sou um cara tão medótico com meus aúdios, que os equalizo em 80 decibéis, insiro as tag´s (...informações originais, capa e etc!) e separo por ordem de gênero musical, ano de gravação e por aí vai... cara, são 5TB de frescuras... rs Facepalm

Atualmente uso o Sound Forge para edição (...também no caso quando gravo alguma coisa em estúdio!), modelagem, mixagem, masterização e etc... perfeito!

Para ripar, não há a necessidade de algo pago, mas indico o Reaper para gravação de MIDI... bão também!

Abração!

cada um com seus hobbies - nada contra

fora que música é um hobbie saudável

valeu pela dica do reaper
Responda-o
#10
(07-02-2020, 03:19 PM)Scant Escreveu:
(07-02-2020, 11:53 AM)PensadorSolitário Escreveu: Eu montaria uma árvore genealógica dos meus respectivos ascendentes. Pode ser que tenha alguém que foi relevante na época, e talvez consiga pleitear algo no presente.

[off] Qual o preconceito com os CD/DVD ?. Gosto de selecionar as minhas músicas e queimar uns discos.


sem preconceito, tenho muitos dvds ainda

cd/dvds já foram substituidos por tecnologia, ou seja, foram digitalizados

não há logica em manter discos físicos se vc pode guardar tudo (mp3, iso, mkv etc) em um hd externo e  ainda ter um segundo hd externo de backup

tirando o valor sentimental não serve para muito coisa - o melhor é ripar tudo

só discos físicos de video games ainda carregam alguma logica de guardar se vc tem o console físico e não resta outra opção de jogar aquele jogo

Você tem razão. Pela proposta do tópico, o mais adequado é criar uma pasta/conta para esses arquivos multimídias. Contudo, irei guardar essas 'quinquilharias' por puro valor sentimental.  Não tenho nenhum jogo original no qual gostaria de guardar (alguns cartuchos, cds e dvds), pois são antigos e custam o olho da cara no Brasil.

(07-02-2020, 03:34 PM)Callahan Escreveu:
Spoiler Revelar
(07-02-2020, 03:19 PM)Scant Escreveu: sem preconceito, tenho muitos dvds ainda

cd/dvds já foram substituidos por tecnologia, ou seja, foram digitalizados

não há logica em manter discos físicos se vc pode guardar tudo (mp3, iso, mkv etc) em um hd externo e  ainda ter um segundo hd externo de backup

tirando o valor sentimental não serve para muito coisa - o melhor é ripar tudo

só discos físicos de video games ainda carregam alguma logica de guardar se vc tem o console físico e não resta outra opção de jogar aquele jogo

Scant, faço das suas as minhas palavras nesta questão da praticidade que os arquivos digitais nos dão.

Por saudosismo, tenho guardado até hoje comigo, vários LP`s que são de valor sentimental gigantesco, sendo que estes já os possuo também em MP3, agora, as pilhas de CD`s, ripei todos e doei quase que tudo... Aproveitando o gancho, para quem se liga em qualidade de áudio para mixagem, modelagem e outros fins, há uma caralhada de programas incríveis que deixam o MP3 sem perder a fidelidade do áudio.

Segue o debate...

Por sorte, são poucas coisas que pretendo armazena em meu acervo pessoal. Repassa esses programas.
Responda-o
#11
(07-02-2020, 03:59 PM)Callahan Escreveu:
(07-02-2020, 03:40 PM)Scant Escreveu: depois vc fala quais são os melhores programas para ripar cds (tenho umas dezenas para ripar)

acho linda a capas de lps, apesar de não colecionar

sou a favor de guardar coisas por valor sentimental, desde que sejam em pequenas quantidade: não dá para lotar um cômodo com saudosismo. inviável

Cara, eu nascí e crescí no centrão de SP e, desde moleque, meu pai me levava para frequentar os sebos de discos e livros... Nesta época CD`s praticamente não fazia parte do nosso mundo e o grande "barato" da coisa era "empoeirar" as pontas dos dedos caçando as pérolas... puta meu, que saudade!

Em relação aos programas, a sacada não é o software de gravação, mas sim os de edição...

Eu sou um cara tão medótico com meus aúdios, que os equalizo em 80 decibéis, insiro as tag´s (...informações originais, capa e etc!) e separo por ordem de gênero musical, ano de gravação e por aí vai... cara, são 5TB de frescuras... rs Facepalm

Atualmente uso o Sound Forge para edição (...também no caso quando gravo alguma coisa em estúdio!), modelagem, mixagem, masterização e etc... perfeito!

Para ripar, não há a necessidade de algo pago, mas indico o Reaper para gravação de MIDI... bão também!

Abração!

Para mim, gravar os meus cd's, com as músicas selecionas por mim; não há nada mais prazeroso. Não chego a ser um Audiófilo , mas prezo sempre pela qualidade.
Responda-o
#12
(08-02-2020, 12:10 AM)PensadorSolitário Escreveu:
(07-02-2020, 03:59 PM)Callahan Escreveu: Cara, eu nascí e crescí no centrão de SP e, desde moleque, meu pai me levava para frequentar os sebos de discos e livros... Nesta época CD`s praticamente não fazia parte do nosso mundo e o grande "barato" da coisa era "empoeirar" as pontas dos dedos caçando as pérolas... puta meu, que saudade!

Em relação aos programas, a sacada não é o software de gravação, mas sim os de edição...

Eu sou um cara tão medótico com meus aúdios, que os equalizo em 80 decibéis, insiro as tag´s (...informações originais, capa e etc!) e separo por ordem de gênero musical, ano de gravação e por aí vai... cara, são 5TB de frescuras... rs Facepalm

Atualmente uso o Sound Forge para edição (...também no caso quando gravo alguma coisa em estúdio!), modelagem, mixagem, masterização e etc... perfeito!

Para ripar, não há a necessidade de algo pago, mas indico o Reaper para gravação de MIDI... bão também!

Abração!

Para mim, gravar os meus cd's, com as músicas selecionas por mim; não há nada mais prazeroso. Não chego a ser um Audiófilo , mas prezo sempre pela qualidade.

hoje com a tecnologia (computadores, hd externos, nuvens, backups...) temos a oportunidade de selecionar o que queremos guardar. isso é ótimo
no passado seríamos obrigados a comprar um disco para ouvir duas ou tres musicas e ainda teríamos que guardar o disco inteiro para manter essa opção. 
sou a favor de guardar por valor sentimental
Responda-o
#13
Ainda tenho um Mega Drive e um Sega CD que comprei em 1995. Só não uso porque queimou uma fonte, não sei onde comprar. Desde 2002 que não jogo.
Responda-o
#14
(08-02-2020, 01:25 PM)Stumm Escreveu: Ainda tenho um Mega Drive e um Sega CD que comprei em 1995. Só não uso porque queimou uma fonte, não sei onde comprar. Desde 2002 que não jogo.


no mercado livre ou olx vc acha qq coisa
existem também lojas especializadas em consertos de games antigos, é só jogar no google
hoje em dia até uma torradeira emula ou mega drive
vc pode jogar no celular
se não tiver valor sentimental passar pra frente - doe ou venda
Responda-o
#15
@"Scant", sem querer estou desvirtuando seu tópico, cara... me desculpe! Porém, algo foi de encontro a proposta do tópico (...coleções e organização!), mas vamos lá... "tamo junto"!!!

@"PensadorSolitário", acredito que por ter sido músico e indiretamente ainda tenho esse contato com música, isso é o que me fez ter essa mania de "edição" e ter luxo exacerbado com meus áudios, e como disse em postagens acima, tenho 5Tb de MP3 equalizados, separados pelas mais variadas formas (...hobbie ou mania?).

Quando citei a questão dos programas, o fiz também para incentivo dos entusiastas ou profissionais de plantão, pois estes softwares são de uso profissional e, aproveitando o gancho, vou deixar alguns links de alguns que eu conheço mais abaixo (...gratuitos e pagos!). Sugiro que analise a necessidade e a aplicabilidade destes programas para fins domésticos, pois como disse, as vezes o investimento é alto demais para pequenas edições (...os melhores são realmente caros!).

Gratuitos:


Pagos:


(...Tenho minhas dúvidas se o Sonar agora é gratuito ou apenas por um breve período, pois antigamente era pago... e caro! Leia mais).

Caso queira algo menos robusto (...para não ter trabalho nenhum!) e não se importar com a fidelidade exímia dos áudios, vá de MP3Gain (...equalização de volume!), Mp3tag (...TAG's diversas, como capa, título, gênero musical e etc!) e seja feliz!


Grande @Stumm, faz tempo que não trocamos palavras, meu velho... Cara, eu escreví há um tempo atrás no tópico de games, a possibilidade de criar um tópico só para os jogos "Old School" das plataformas antigas (...Atari, Mega Drive, SNES, Master System e etc...!), contudo eu não tenho nenhum console em casa... mas qual foi a solução rápida e barata que eu já havia tomado? Uso um emulador (...Retroarch!) que ao meu ver é completo e emula todos estes consoles... conclusão: Tenho praticamente todos os consoles emulados 100% no meu PC. Qualquer dúvida, me dê um toque que eu te oriento!

Abraço!
"Fiat justitia, et pereat mundus..."
Responda-o
#16
(08-02-2020, 02:40 PM)Callahan Escreveu:
@"Scant", sem querer estou desvirtuando seu tópico, cara... me desculpe! Porém, algo foi de encontro a proposta do tópico (...coleções e organização!), mas vamos lá... "tamo junto"!!!

@"PensadorSolitário", acredito que por ter sido músico e indiretamente ainda tenho esse contato com música, isso é o que me fez ter essa mania de "edição" e ter luxo exacerbado com meus áudios, e como disse em postagens acima, tenho 5Tb de MP3 equalizados, separados pelas mais variadas formas (...hobbie ou mania?).

Quando citei a questão dos programas, o fiz também para incentivo dos entusiastas ou profissionais de plantão, pois estes softwares são de uso profissional e, aproveitando o gancho, vou deixar alguns links de alguns que eu conheço mais abaixo (...gratuitos e pagos!). Sugiro que analise a necessidade e a aplicabilidade destes programas para fins domésticos, pois como disse, as vezes o investimento é alto demais para pequenas edições (...os melhores são realmente caros!).

Gratuitos:


Pagos:


(...Tenho minhas dúvidas se o Sonar agora é gratuito ou apenas por um breve período, pois antigamente era pago... e caro! Leia mais).

Caso queira algo menos robusto (...para não ter trabalho nenhum!) e não se importar com a fidelidade exímia dos áudios, vá de MP3Gain (...equalização de volume!), Mp3tag (...TAG's diversas, como capa, título, gênero musical e etc!) e seja feliz!


Grande @Stumm, faz tempo que não trocamos palavras, meu velho... Cara, eu escreví há um tempo atrás no tópico de games, a possibilidade de criar um tópico só para os jogos "Old School" das plataformas antigas (...Atari, Mega Drive, SNES, Master System e etc...!), contudo eu não tenho nenhum console em casa... mas qual foi a solução rápida e barata que eu já havia tomado? Uso um emulador (...Retroarch!) que ao meu ver é completo e emula todos estes consoles... conclusão: Tenho praticamente todos os consoles emulados 100% no meu PC. Qualquer dúvida, me dê um toque que eu te oriento!

Abraço!

valeu pelas dicas
já salvei aqui
Responda-o
#17
@"Scant" @Callahan o valor desses consoles é um pouco sentimental sim. Mas acho que eu venderia, estão em cima do guarda-roupas há dezessete anos.
Eu baixei alguns emuladores de Mega Drive. Agora eu tenho um emulador MAME, que nostalgia voltar a jogar Final Fight, Cadillac & Dinossaurs kkkkkkk
Responda-o
#18
(10-02-2020, 08:28 AM)Stumm Escreveu: @"Scant" @Callahan o valor desses consoles é um pouco sentimental sim. Mas acho que eu venderia, estão em cima do guarda-roupas há dezessete anos.
Eu baixei alguns emuladores de Mega Drive. Agora eu tenho um emulador MAME, que nostalgia voltar a jogar Final Fight, Cadillac & Dinossaurs kkkkkkk

doe ou jogue no lixo
nao vai mudar sua vida se livrar dessa poeira toda
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)