Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DEBATE] Renda Variável: Ações e FIIs
#1
Salve confrades,

Tópico destinado a discussões relativas a ações/fiis, tais como, ações de curto, médio e longo prazo, small caps, dividendos, melhores ações/fiis, aposta para o ano, etc.

De início, quero dizer que comecei a investir em renda variável há pouco mais de 5 meses e que todos deveriam aprender a comprar ações com foco no longo prazo, tendo em vista a valorização das ações e a distribuição de dividendos. 

Além disso, Ibovespa esse ano bateu recorde histórico várias vezes e o número de brasileiros pessoa física investindo no Br está crescendo a cada dia que passa, o que faz com os aportes mensais terão um impacto significante a longo prazo na carteira daqueles que souberem aproveitar essa oportunidade.

E vocês, investem em renda variável?
Responda-o
#2
(22-12-2019, 10:15 PM)Guilherme Escreveu: Salve confrades,

Tópico destinado a discussões relativas a ações/fiis, tais como, ações de curto, médio e longo prazo, small caps, dividendos, melhores ações/fiis, aposta para o ano, etc.

De início, quero dizer que comecei a investir em renda variável há pouco mais de 5 meses e que todos deveriam aprender a comprar ações com foco no longo prazo, tendo em vista a valorização das ações e a distribuição de dividendos. 

Além disso, Ibovespa esse ano bateu recorde histórico várias vezes e o número de brasileiros pessoa física investindo no Br está crescendo a cada dia que passa, o que faz com os aportes mensais terão um impacto significante a longo prazo na carteira daqueles que souberem aproveitar essa oportunidade.

E vocês, investem em renda variável?

Eu invisto em  FIIs para longo prazo para uma carteira previdenciária
Responda-o
#3
Invisto sim.

Estou focado no momento em Buy and Hold, em fase de composição de carteira.

Já cai muito na pilha dos "day trade" da vida (nada contra), mas de certa forma, percebi que não é possível acertar sempre e que neste jogo perigoso, quem sempre ganha é a corretora.
Então aprendi o básico sobre análise fundamentalista e hoje invisto em empresas solidas.

Tanto faz a "notícia do momento", cotação sempre segue o lucro, então o negócio é analisar os balanços e ser feliz.
O bom deste metodo é a paz de espírito, pq dai a gente não fica parecendo um cracudo olhando a plataforma a todo instante e tentando "prever" o motivo de cada minima queda ou subida... isso faz mal pra saúde. São oscilações que representam o sentimento de milhares de pessoas, não existe logica nas movimentações diárias... entender isso me ajudou muito nesta jornada.

O negócio é olhar os trimestrais, se estiver gerando caixa, aumentando lucro e distribuindo dividendos, segue a vida.
"Paulistarum Terra Matter..."
Responda-o
#4
Invisto em ações e Fiis, no que se refere à variável. Fixa pra objetivos com prazo certo.

Empresas de valor, com lucros constantes e dívida equilibrada. Análise rápida por meio de balanços anuais (já que trimestrais podem ser impactados por sazonalidades) e diversificação, não deixando mais que 3% do patrimônio em algum ativo.

Rebalanceamento somente por meio de compra.

Tranquilidade na hora de dormir e patrimônio sendo acumulado.

O que enriquece não é achar a oportunidade da vez, ou a rentabilidade milagrosa. É trabalhar pra ganhar mais, dessa forma poupar mais e com constância.
"É preferível arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espirito, que não gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta, que não conhece vitória nem derrota."
Responda-o
#5
Complementando o @Bandeirante Paulista e o @iSko eu tbm invisto em ações, e fiz a besteira de alocar parte muito considerável do capital em CVCB3.

Tive um tombo feio, ela caiu demais por conta de óleo no nordeste, perda de mercado pra decolar.com, falência de cia aérea....

Meu erro foi querer fazer uns trades que estavam dando certo com ela, e quando começou a cair, não realizei.

O certo é comprar empresas como eles falaram acima, bons fundamentos, e sempre diversificar entre elas.

O Buffet diz que a diversificação é a arma dos que não sabem o que estão fazendo, mas somos peixes pequenos e ele tem conexões.

Diversificar entre boas empresas garante um aumento contínuo e sem solavancos do capital. Veja bem, a CVC é uma empresa excelente, mas foi a falta de diversificação entre boas ações que me prejudicou.

Agora recalibrei a carteira. Assino Empiricus e coloco em prática as carteiras sugeridas deles, e vou acompanhando tbm os relatórios da XP e da Ágora para ver se há muita dissonância nas visões entre eles.
Responda-o
#6
Citação:O Buffet diz que a diversificação é a arma dos que não sabem o que estão fazendo, mas somos peixes pequenos e ele tem conexões.

Nem eu e nem você sabemos o que estamos fazendo. Logo: DIVERSIFIQUEM!

Citação:Agora recalibrei a carteira. Assino Empiricus e coloco em prática as carteiras sugeridas deles, e vou acompanhando tbm os relatórios da XP e da Ágora para ver se há muita dissonância nas visões entre eles.

Esquece a EmpiriANUS. Recomendo a Bastter.com se quiser paz.
Responda-o
#7
@NiDeW assisti vários videos dele. O ponto fraco da estratégia dele é que ao longo dos anos ele não demonstrou dar importancia para olhar com detalhe o setor em que a empresa atua.

Vide o caso de Cielo. Foi dizimada na bolsa, muito embora o Bastter diga que o que importa é lucro consistente, quem prestar atenção apenas no lucro e não no setor acaba tomando decisões tardias.

Já os analistas dessas casas estão antenados com o que acontece, e consultar vários deles é uma forma de mitigar riscos.
Responda-o
#8
(24-12-2019, 02:28 PM)Stumm Escreveu: Vide o caso de Cielo. Foi dizimada na bolsa, muito embora o Bastter diga que o que importa é lucro consistente, quem prestar atenção apenas no lucro e não no setor acaba tomando decisões tardias.



Lucro caiu, concorrência aumentou... normal.

Mas continua fazendo dinheiro bagarai.
Responda-o
#9
Day trade é aventura...!

Dá pra ter algum lucro? Evidente que sim. Mas por quanto tempo?
Ai que está a jogada...

Não acho trade sustentável no longo prazo, então a saída para meros mortais como nós é nos apoiarmos nos fundamentos da empresa.
Recebendo dividendos, JCP e aportando cada vez mais até ter condições de viver de renda.
Regra básica - No longo prazo, cotação SEMPRE segue o lucro!

https://fundamentei.com/
Neste site, estão compilados balanços das principais empresas brasileiras, bem como FII e Stocks Americanas.
"Paulistarum Terra Matter..."
Responda-o
#10
Valeu pelos insights, caros colegas
Responda-o
#11
(24-12-2019, 02:28 PM)Stumm Escreveu: @NiDeW assisti vários videos dele. O ponto fraco da estratégia dele é que ao longo dos anos ele não demonstrou dar importancia para olhar com detalhe o setor em que a empresa atua.

Vide o caso de Cielo. Foi dizimada na bolsa, muito embora o Bastter diga que o que importa é lucro consistente, quem prestar atenção apenas no lucro e não no setor acaba tomando decisões tardias.

Já os analistas dessas casas estão antenados com o que acontece, e consultar vários deles é uma forma de mitigar riscos.

A queda na cotação da CIELO também é especulativa.
O caso é que eles nadavam de braçada no mercado com margens incríveis por não terem concorrência.

Agora que o SAFRA chegou forte neste mercado, naturalmente as margens antigas da CIELO ficam impraticáveis. Então margem liquida cai, dai o pessoal vende as ações em massa e o preço despenca. Mas isso não significa que a empresa "piorou", terceiro trimestre receita de 11.384 bi kkkkk.  

Pelo balanço a gente observa claramente que ela está tentando se reinventar e reinvestindo nela mesma. CAPEX de R$ - 1.164 bi (a grosso modo, esse é o valor que a empresa utiliza dos lucros para reinvestir nela mesma), em comparação com o de 2018 de R$ 644 mi, quando ela ainda estava "sozinha". Em miudos, ela está tentando enfrentar a concorrência.

Ainda gerando uma receita extraordinária, gerando caixa e tal.
Eu manteria o papel e não venderia nesta baixa.

 
"Paulistarum Terra Matter..."
Responda-o
#12
Existe algum curso que ensine para quem é iniciante?
Responda-o
#13
(26-12-2019, 02:21 PM)Davi da Real Escreveu: Existe algum curso que ensine para quem é iniciante?

Na bastter.com tem tudo o que você precisa aprender sobre renda fixa, variável, FII, Imóveis e investimentos no exterior.

Veja se consegue acessar: https://bastter.com/mercado/iniciante.aspx
Responda-o
#14
A Bastter é, de longe, o melhor portal sobre investimentos.
"É preferível arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espirito, que não gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta, que não conhece vitória nem derrota."
Responda-o
#15
bastter - sou assinante

minha carteira em 2019 (desatualizado):
https://scantsa.blogspot.com/search?q=carteira
Responda-o
#16
Irada sua carteira, a minha hoje está com

10% em Fixa
48% em Ações
15% em FIIs
2% em Reserva de Valor
15% em Stocks
10% em REITs

Nas ações, tenho uma carteira ideal de 15 ações que considero de valor que tento manter em 3%. E 3 que eu faço um fezinha no turnaroud com 1% em cada.

Do primeiro grupo, temos em comum eztc, egie, wege, pssa,radl, flry, hype e lren

Do segundo, não temos nada em comum, afinal, são micos... vvar, oibr e jhsf

Quanto aos FIIs, são cinco com 3% em cada

hglg, hgre, knri, rcrb, vrta
"É preferível arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espirito, que não gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta, que não conhece vitória nem derrota."
Responda-o
#17
Eu também já operei muito no day trade, principalmente mini índice e dólar. No início estava perfeito, comecei ganhando 100 reais em um dia, no próximo, 200 reais, continuei aumentando a mão até que ganhei 500 reais num único dia, depois perdi tudo no dia seguinte.

Hoje foco apenas no longo prazo com ações e fiis, sem, contudo, desacreditar de quem faz day trade, pois de fato é possível ganhar nesse tipo de operação, vide André Machado e Stormer.

Sobre ações e fiis, minha grande aposta para 2020 é ENBR3 e TIET11.

Tenho UNIP6 na carteira já faz um tempo e, apesar de ser uma empresa cíclica, sua cotação não cai, mesmo estando em um dos seus piores anos, o que me faz acreditar que poderá crescer ainda mais no auge de seu ciclo.
Responda-o
#18
Como todos que acompanham o mercado de ações sabem, o ibovespa caiu bastante desde o início da pandemia do coronavírus. Certamente quem fizer os aportes corretamente estará aproveitando uma baita oportunidade de se obter boas ações com preços bastantes descontados.
Eu, particularmente, acrescentei as grandes elétricas Engie Brasil (EGIE3) e TAESA (TAEE11) à minha carteira de ações, sempre com foco no longo prazo. Também fiz preço médio em algumas ações que já possuía na carteira.
Não é recomendação de compra e/ou venda.
Responda-o
#19
Foda-se, eu estou 60% em bitcoin esperando a alta histórica kkkkk.
Eu acho que essas diversificações só são boas quando não se tem uma base fundamentalista ou muito dinheiro e se pretende apenas viver de renda.
Como sou jovem e estou na fase do tudo ou nada, pois ten ho pouco capital, vou de bitcoin, e vou manter apenas uns 40% em moedas finduciárias para casos de quedas extremas, como dia 12 de março, tenha capital para movimentar e aproveitar oportunidades raras.
Responda-o
#20
A Bolsa não foi fechada por 12 dias ?

Precisei da grana no começo da histeria coletiva, perdi uns 8%...
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)