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CNH - Dicas & Experiências
#1
CNH - Dicas & Experiências

[Image: CNH2.jpg]

Saber conduzir um veículo automotor proporciona maior conforto, independência e liberdade na locomoção, podendo o indivíduo ir e vir sem depender de terceiros, seja carona ou prestadores de serviços de transportes. Além do mais, conduzir veículos automotores é exigência para o exercício de diversas profissões.

No entanto, para se poder dirigir ou pilotar, legalmente, faz-se necessária a autorização do Estado, concedida por meio do processo de habilitação. No Brasil, esse processo é considerado caro, burocrático e até amedrontador, para alguns, envolvendo exame médico e psicológico, curso e prova teórica, curso e prova prática.

A dificuldade de aprovação varia de Estado para Estado, pois alguns Detrans são mais rigorosos, outros menos.

Este tópico é para os confrades compartilharem dicas e experiências sobre o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação - CNH, que poderão ser úteis para quem pretende habilitar-se.

Minha Experiência

Estou tentando tirar minha primeira habilitação, categoria B. Sou de Minas Gerais, aqui o processo é difícil, pois os examinadores são rigorosos no exame de direção. Todos são policiais civis. O pessoal que tem mais dificuldade até vai para outros Estados tentar, inclusive dizem que alguns compram a carteira na Bahia.

Na prova de legislação passei tranquilo. Fiz 28 de 30. Então fui fazer as aulas práticas... Aqui quero falar sobre uma mentira que me contaram:

"Para tirar habilitação, é melhor aprender a dirigir na autoescola, pois já se aprende a dirigir da maneira correta".

Bullshit. A quantidade de horas-aula mínima exigida (20h) não é suficiente para o aprendiz adquirir prática de dirigir com desenvoltura. Aí é necessário comprar mais aulas na autoescola, para aperfeiçoar. Além de que, o nervosismo que é comum na hora do exame de direção afeta ainda mais quem não tem experiência no volante, aumentando as chances de reprovação. Ou seja, aprender a dirigir na autoescola pode tornar o processo mais caro e com maior desgaste emocional.

É o que está acontecendo comigo. Nesta semana fiz o exame de direção, pela primeira vez. Consegui passar na baliza, com erros. No percurso, logo de início tive que dar uma ré para sair, situação que não estava acostumado nas aulas de direção. Daí já esqueci de baixar o freio de mão, que estava só meio puxado. O carro morreu. Deu trabalho para o carro pegar de novo. Saí com o freio de mão ainda puxado. Já estava apavorado e me atrapalhei todo no percurso. Fui reprovado.

Minha autoestima tá lá no chão, porque não imaginei que iria dirigir ruim assim...

Quem inicia o processo de habilitação já sabendo dirigir pode ter hábitos incorretos, como não dar seta para desviar de obstáculos na pista, não posicionar o veículo corretamente ao fazer conversões etc. Mas, com certeza é mais fácil corrigir esses erros do que aprender a fazer controle de embreagem, adquiri noção de espaço etc., o que acontece com quem está aprendendo a dirigir. Por isso, digo que é balela falar que aprender a dirigir na autoescola é vantagem.

Bem, vou tentar novamente em janeiro ou fevereiro. Desejem-me boa sorte.
A realidade nua e crua.
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#2
Discordo, tirei a carteira com pressão porque ia ter de apresentar obrigatorimente o documento para entrar num concurso na época, e isso durou em torno de 1 mês, carteira AB.

Na minha opinião, 20h de aulas práticas é até muito, se for para a carteira de moto então, nada mais monótono que cumprir toda a carga horária. De fato, quem dirige a muito tempo tem bastante confiança, mas já vi muitos reprovarem porque não conseguem se enquadrar nas exigências da prova prática.

Eu sempre recomendo, faça o processo com uma autoescola conceituada, e faça apenas o que te pedem. Minha esposa tirou a carteira já faz 4 meses, dessa mesma forma, passou na primeira tentativa, e seguiu estritamente o que eu disse. Iniciante tem que se acostumar a dirigir um carro só na autoescola, a repetir bastante as regras de trânsito de forma mecânica, e só pra fazer a prova. Depois, cada um aprende a dirigir do próprio jeito, uns tornam-se bons motoristas, outros mesmo depois de tirarem a carteira ficam com medo de dirigir.

Você me leva a crer que reprovou por não saber administrar o nervosismo, pois deu vacilos muito bobos. 

Em suma, acho que a melhor forma de tirar a carteira é seguindo estritamente o que a autoescola ensina, aprender a dirigir do zero é uma coisa, agora ter que se desfazer de vários hábitos incorretos adquiridos no trânsito é difícil para se enquadrar nas exigências da prova prática (até porque os examinadores prestam atenção até no que o motorista está olhando, se para nas faixas, se dá seta, e os que dirigem a mais tempo só se importam em ser ágeis no trânsito).
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#3
Esse é o sistema educacional brasileiro em todas as esferas, aprisionante, tu terás que entrar nos eixos do mestre e do que ele quer de ti mesmo que isso fuja do real aprendizado; podes até saber dirigir como um piloto profissional mas caso não siga aquele protocolo inusual que nem eles mesmos seguem no cotidiano deles, obterás a reprovação apenas. Já sabe dos seus erros e eles são puramente emocionais, nervosismo talvez, treine incansavelmente o teste requerido por eles até saber toda a execução mesmo com os olhos vendados, simule a atmosfera, permita-se se envolver com o medo, desfrute-o, simule até sentir o frio na espinha e o medo de uma nova reprovação; quando sentir que tá preparado, vá lá e repita o processo; não é só saber dirigir é fazer o que eles querem, vá lá e faça-o. Não fique contente com essa reprovação, não baixe a cabeça, mas não fique contente, saiba que enquanto você terá que repetir tudo novamente, um bando de ignorantes conseguiu esse pedaço de papel seja burlando o sistema ou fazendo o mínimo pra passar.
 

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#4
Na verdade a auto escola não vai te ensinar a dirigir ... por melhor que ela seja. Ela serve para te dr os bizus do exame de direção, tenha isso em mente.

Crie um exercício mental e repita as etapas mais chatinhas da baliza ... Principalmente ao acionar a seta sempre que o giro do volante a fizer desarmar.

Esteja focado apenas em passar no exame, quando estiver com sua permissão aí sim você vai pegar prática no trânsito do hu3BR
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#5
Euro Truck Simulator ajuda bastante a você pegar posição/pontos da estrada e do veículo que uma vez que você aprende, não esquece mais.

Ok, é um jogo, mas você pode errar a vontade lá e não sair no prejuízo com ninguém.

Uma vez que você aprende com carro grande, aprender com o carro pequeno se torna bem mais fácil.



The absence of virtue is claimed by despair






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#6
O nervosismo com certeza atrapalhou, mas acredito que a inexperiência foi fundamental para a minha reprovação. 20 horas aulas acho realmente pouco para quem está aprendendo do zero, o pessoal que conheço nenhum conseguiu de primeira. Porém, umas pessoas são mais habilidosas do que outras...

Estou pensando em pegar o carro do meu irmão para dá uma praticada antes de fazer mais aulas no carro da autoescola, e só depois fazer o exame de novo.

Agradeço aos confrades pelas dicas.
A realidade nua e crua.
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#7
Também comecei com zero prática. Antes das aulas, meu velho me levava a um estacionamento para praticar num carro ruim (Renault Kangoo de frota!), sem assistência hidráulica e com câmbio longo/impreciso. Achei que não passaria, mas quando peguei o Fiesta da Auto Escola, foi moleza.


Então, a dica: se tiver algum parente com carro disposto a ajudar, vai valer muito a pena!!
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#8
Tirei minha carteira de motorista "cat B " em 2.001, no auge da roubalheira.

Na primeira realmente bombei pois só tinha feito as aulas da auto escola, ninguém em casa tinha carro para me ajudar.

Na segunda paguei mais 15 aulas e fiz com tranquilidade, estava ratão até na baliza, resultado: bombei de novo!
O cara que vigiava a baliza alegou que eu desliguei a seta ao manobrar e endireitar o carro (?)

Fiz a terceira vez sem fazer mais nenhuma aula e nesta passei. Na época cada tentativa custava 50 e o "quebra", 300.
Só aprendi a dirigir de verdade cinco anos mais tarde, quando consegui comprar meu primeiro carro.

Ano de 2018, resolvi que queria andar de moto. Mas uma vez, ninguém próximo não tinha carta de moto além de alguns poucos amigos. Acompanhei meu primo que já ia fazer o teste prático. Quando vi que reprovaram um cara lá por deixar a viseira semi-aberta, outro pela roda ter pegado na pontinha da direita da madeira ao sair da rampa, e uma terceira por deixar a moto morrer já ao parar no final do percurso, desta vez não pensei duas vezes.

Me matriculei, fiz as aulas padrão e mais 6 extras, desta vez paguei o arrego, comprei minha própria moto na semana do teste, e fui fazer o teste na sexta-feira.
Resultado óbvio. Obs: O teste de moto é desleal, não tem nenhuma colher de chá que temos no de carro, errou qualquer coisa, já era.

Agora, quase dois anos depois já estou pilotando de verdade. Mas ainda falta muito para ser um motociclista de verdade.

Não me orgulho disto mas infelizmente assim é o Brasil. Paguei separadamente cerca de 500 reais pelas 6 aulas adicionais. Os instrutores cagam para o aprendizado, mesmo eu cobrando deles.
O quebra custou 700, prefiro fazer o obrigatório e aprender por conta, carro é até tranquilo, moto te param por qualquer coisa. Demorei 6 meses treinando em bairros para finalmente encarar o trânsito mais pesado de SP.
Ter a noção da categoria B ajudou muito.

Pequeno causo: Na época do teste de categoria B teve uma menina que estava conosco que, na vez dela deixou o carro morrer, na sequência andou meio metro para trás e só parou pela guia, o instrutor insistiu para ela continuar, ela conseguiu sair desta vez e levou um pedaço da lanterna do carro que estava à frente. Resultado: Ela passou no teste este dia.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
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#9
Finalmente a carteira saiu, na 4ª tentativa!

Antes de suspenderem a realização de exames por causa do COVID-19, tentei mais uma vez. O nervosismo ainda me atrapalhou e acabei perdendo na baliza, por encostar no cone.

Durante o período de suspensão dos exames, meu irmão gentilmente cedeu o carro dele e me acompanhou para que eu pudesse dar umas voltas e passar a dirigir com mais segurança. Por vários dias rodei na cidade treinando as manobras que os examinadores pedem.

Na 3ª tentativa controlei bem o nervosismo, mas perdi por falta de atenção, como deixar de dar seta ao arrancar, invadir parcialmente a contramão numa rua que não tinha faixa central, deixar de dar seta com antecedência. Porém, fui bem no controle do carro.

Na 4ª tentativa, continuei calmo, e perdi ponto apenas por parar de 2ª marcha numa parada sem freio, quando o correto é parar de 1ª marcha. Fora isso, não cometi mais nenhum erro e fui aprovado.

Fiz questão de anotar todos os gastos que tive para tirar a habilitação, para saber quanto a brincadeira iria me custar:

Autoescola (aulas de legislação + aulas práticas)= R$ 1.000,00
Taxa de inscrição: R$ 71,86
Exame de vista e exame psicotécnico: R$ 338,56
Taxa Exame de Legislação: R$ 71,86

Taxa Exame de Direção (1)= R$ 71,86                      Aulas práticas adicionais (1)= R$ 225,00
Taxa Exame de Direção (2)= R$ 71,86                      Aulas práticas adicionais (2)= R$ 255,00
Taxa Exame de Direção (3)= R$ 74,23                      Aulas práticas adicionais (3)= R$ 340,00
Taxa Exame de Direção (4)= R$ 74,23                      Aulas práticas adicionais (4)= R$ 240,00

Total: R$ 2.834,46
A realidade nua e crua.
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#10
Na época que tava tirando a carta, era pra ser AB. No fim, só foi a B mesmo e fui cobrar o valor que tinha pago na carta A no Pequenas Causas. Deu ruim por.falta de prova da minha parte. 

No caso da B, eu fiquei quase 1 mês sem dirigir na auto escola. Quando foi na semana da prova, fiz minuciosamente tudo que o instrutor me explicou e guardei pro dia da prova, não peguei carro pra treinar após esse dia. 

Dia de prova eu fui suave e confiante, descansado né rara e finalizei. Passei de primeira. 

Na de moto, eu já reprovei. Juntou Nervosismo e tempo ruim, aí foi foda. Eu tive que levar na justiça pq eles deixaram pra marcar essa prova faltando menos de 2 semanas pra vencer a anualidade do Detran. Aí fiz a prova , reprovei e não ia dar tempo de tentar a segunda chance.


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#11
Fiz meu exame final de carro hoje, categoria A e B e consegui passar as duas de primeira. Nunca dirigi antes, tive apenas 20H de aula de moto e de carro também, sem contar que 5 horas da de carro foi no simulador que NÃO, NÃO é bom. A sensibilidade do simulador é muito ruim, eu freava colocando toda minha alma no pedal e o carro não respondia. O simulador só vai ter alguma utilidade se a pessoa não souber a posição dos pedais, e mesmo assim 5 minutos na internet ela decora. Então, se alguém ainda vai passar por isso, acho que não vale a pena pagar o simulador, visto que é opcional.

Outra coisa, diria que 80% da prova é mental. Não vou mentir falando que não fiquei nervoso, fiquei muito mais nervoso enquanto esperava do que quando estava dentro do carro. De moto passei sem perder nenhum ponto, de carro perdi 2 pontos porque não liguei o para-brisa quando começou a chover.

Algumas Dicas:

* Recomendo que não converse com ninguém durante a fila, nem escute conversas, lembre-se apenas do que o seu instrutor te ensinou durante as aulas. Falo isso porque Hoje mesmo, vi dois instrutores falando coisas totalmente diferentes sobre um mesmo assunto.

* Fingir que o seu avaliador é um instrutor também pode ajudar, eu não fiz isso pra ser sincero.

* Passar nesse exame é mais uma decoreba do que aprender a dirigir em si. Assim que começar as aulas, mentalize o que foi passado, regras da baliza e etc.

* E por ultimo, o motivo que vi mais gente reprovando foi a seta. Dê seta pra tudo que for fazer. Vai encostar o carro? Seta. Vai sair com o carro? Seta.

Acho que as dicas são essas dai, agora é esperar a carta e pegar o carro pra realmente aprender a dirigir.

" A finalidade do homem é a ação, não o pensamento, embora este seja nobre."
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