Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Aja como Homem
#1
"Uma das coisas que percebi desde que comecei a escrever sobre masculinidade é que apesar do conhecimento teórico, muitos rapazes não sentem-se como homens, não possuem aquela confiança tranquila que vem da passagem da infância para a masculinidade madura. E por não se sentirem homens maduros, muitos desses jovens estão adiando responsabilidades adultas, como carreiras e famílias. Eles querem se olhar no espelho e dizer: "Eu sou um homem".  E enquanto isso não acontece, esses jovens andam inseguros pela vida, imaginando quando finalmente começarão a se sentir como homens adultos. 

        Acredito que o cerne desse problema está num ensino errado que acabamos por absorver no decorrer da nossa juventude: "(Apenas) faça aquilo que você tem vontade de fazer." E graças a isso temos jovens vagando e esperando que de forma mágica uma vontade de serem homens crescido apareça e, uma vez que isso aconteça, eles finalmente terão a motivação para começar a fazer coisas masculinas. E esses jovens acham que enquanto isso não ocorre, ler sobre masculinidade é o suficiente.
 
       Mas o problema com esse pensamento é que ele não funciona. Pelo menos não muito bem. Nove em cada dez vezes, você não começará magicamente a se sentir como um homem, simplesmente esperando/pensando em se tornar um. Eles até têm seus momentos de inspiração, mas quando o livro termina, eles voltam a se sentir inseguros quanto à sua condição de homens. Então, como você pode começar a se sentir como o homem que sempre quis ser? Seguindo o conselho dado pelos filósofos antigos e pelos psicólogos modernos: para se sentir como um homem, você deve agir como um homem. O filósofo grego Aristóteles tem um precioso ensino em sua Ética a Nicômaco. Nele, Aristóteles expõe sua idéia da "boa vida" e como obtê-la. Para Aristóteles, a boa vida significava viver uma vida de virtude. 

      Ao contrário de alguns filósofos gregos que acreditavam que a vida virtuosa vinha apenas da reflexão sobre as virtudes, Aristóteles acreditava que a compreensão não era suficiente. Para se tornar virtuoso, você tinha que agir virtuoso. Mas as virtudes obtemos exercitando-as primeiro, como também acontece no caso das artes. Para as coisas que precisamos aprender antes de poder fazê-las, aprendemos fazendo-as; por exemplo, os homens se tornam construtores construindo; também nos tornamos justos por fazer atos justos, temperados fazendo atos temperados, corajosos fazendo atos corajosos. As virtudes não surgem simplesmente pensando nelas.  

      Você precisa exercitá-las. A promessa de Aristóteles é a seguinte: se você quer uma virtude, aja como se já a tivesse e então será sua. A mudança vem através da ação. Aja primeiro e depois se torne. Os psicólogos modernos têm uma teoria sobre por que agir para se tornar é uma maneira tão eficaz de mudar quem você é e como se sente sobre si mesmo: dissonância cognitiva. Quando há um conflito entre sua autopercepção e como você está realmente se comportando, você experimenta dissonância ou tensão, e seu cérebro se move para fechar a lacuna, alterando a forma como você se sente para corresponder à maneira como está agindo. Aqui está a conclusão: se você não se sente como um homem, basta começar a se comportar como o homem que deseja se tornar e, eventualmente, começará a se sentir como aquele homem. Seu cérebro acabará por alinhar sua atitude/crença sobre si mesmo com seu novo comportamento Comece a fazer as coisas que o tipo de homem que você quer ser faria. Mesmo se você não quiser, e aqui está a parte mais importante, faça-as mesmo que não lhe apetecer.   

       Algumas das coisas que você terá que fazer serão difíceis, outras podem fazer com que você se sinta desconfortável, e algumas delas farão com que você se sinta falso. Ignore esses sentimentos. Isso é apenas a resistência. Saiba que, com o tempo, suas novas ações masculinas transformarão a maneira como você se sente sobre si mesmo. Você começará a se ver como homem."


Texto tirado da página Furia e Tradição
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)