Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Concursos] [002]: Blindando seu psicológico contra pessimismo e panoramas negativos.
#1
Blindando seu psicológico contra pessimismo e panoramas negativos.


[Image: 7136264bcc000d6ae17d883013b5a5ea.jpg]



Confrades, aqui inicio mais um tópico sobre concursos públicos, Esse tópico é uma resposta a dúvida colocada pelo confrade @Daredevil , ele escreveu o seguinte no tópico anterior:

Tenho uma pergunta para fazer a vocês que vêm se preparando para concursos públicos atualmente: como vocês lidam com o panorama atual do país? Digo, estamos em tempos hostis em relação aos concursos públicos (corte de gastos públicos, maior ênfase no setor privado, etc.). Dessa forma, como vocês mantêm a motivação para estudar para algo tão incerto? Pergunto porque venho tentando voltar a estudar, mas quando paro para refletir sobre o panorama atual nessa seara, tenho uma dificuldade imensa em me manter motivado e com disciplina para estipular as condições de estudo. 

Sempre que converso sobre concurso público com leigos essa dúvida surge, é cansativo repetir a mesma coisa mil vezes, entretanto é necessário ter paciência quando conversamos com leigos, ainda mais se eles são membros da nossa família, amigos ou pessoas que temos algum tipo de vínculo afetivo, até ai tudo bem, um concurseiro iniciante pode ter essa dúvida, um concurseiro experiente não pode, já que uma das coisas que te torna um concurseiro é o entendimento da maquina pública de alto a baixo, e isso se aprende no estudo de direito administrativo.

Indo direto ao ponto, jornalistas, palpiteiros, veículos midiáticos não especializados trabalham com informações de baixa qualidade e não são conhecem esse assunto, é mais ou menos o que ocorre quando o jornal noticia algo sobre bolsa de valores, o jornal sempre faz uma análise altista ou baixista, ou seja, quando a bolsa cai ou sobe, é completamente um contrassenso para um trader pensar a bolsa por tendência macroestrutural ainda mais para um day trader.

Vamos as informações relevantes para se criar uma estrutura mental forte contra qualquer notícia negativa em relação a concursos públicos, e as perguntas chaves aqui são, quem pode contratar? A administração pública direta, indireta e paraestatais, que são:

Diretas: União, Estados, Municípios e Distrito Federal.

União: Federação, Governo Federal, Brasil.
Estados: 26 entes federados, Governos Estaduais.
Distrito Federal: Capital da República, Acumula em si poderes de Estado e Município.
Municípios: 5570 municípios tendo incluso o Distrito Federal, espalhado por todo o pais.

Indiretas: Autarquias, Fundações Públicas, Sociedades de Economia Mista e Empresas Públicas.

Aqui meus amigos lembrem o seguinte, agências reguladoras como IBAMA a nível federal possuem sua semelhança nos Estados com os INEA’s (Instituto Estadual do ambiente), ou seja os Estados pelo processo de simetria possuem os mesmos órgãos da União, ou pelo menos deveriam em tese.

O mesmo vale para alguns serviços como eletricidade, saneamento e esgoto, aqui no Rio de Janeiro, temos a Cedae (companhia de aguás e esgoto), todos os estados possuem a mesma instituição não tem como organizar um estado sem distribuição e tratamento de aguá, essas empresas podem ser públicas ou privadas, esses concursos nem sempre são autorizados com a anuência da administração direta, algumas empresas públicas e sociedades de economia mistas gozam de uma certa autonomia.

Aqui no município do Rio de Janeiro existe a SMAC (Secretária municipal de meio ambiente), esse fluxograma municipal copia o estadual que por sua vez copia o federal, em suma, minha intenção aqui é mostrar como a máquina pública brasileira é gigante e que o fato de que a União, alguns estados ou alguns municípios estão quebrados não significa que todos estão quebrados simultaneamente, ACORDEM !!!!!

União = Forças Armadas e Polícia Federal, Estados = Policias Militares e Policias Civis, Municípios: Guardas Municipais. 

União = Receita Federal, Estados: Receitas Estaduais, Municípios = Receitas Municipais.

União= Tribunal de Contas, Estados: Tribunais de Contas Estaduais, Municípios= Tribunais de Contas Municipais (restrito aos municipios que possuiam tribunais de contas antes da CF/1988).

Repetindo, não tem como afundar tudo de uma vez só, os cães ladram e a caravana não para.

Serviços Sociais Autônomos (SAS), Organização Social (OS), Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

SAS: SENAI, SESC, SENAC e etc… (Efetiva por concurso público)
OS: contrato temporário. (legislação pode mudar um dia.)
OSCIP: Contrato temporário. (legislação pode mudar um dia.)


Executivo, Legislativo e Judiciário.


Agora vamos analisar outra estrutura que se mistura com a primeira que são os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, aqui no Brasil não existe justiça municipal, entretanto os municípios possuem suas procuradorias, ou seja, elas possuem um departamento jurídico para assessorar os prefeitos, não existe juiz municipal, mas existem muitos cargos jurídicos a nível municipal, isso quer dizer que os 5570 municípios brasileiros contratam mão de obra com conhecimento jurídico.

No poder legislativo existem as famosas ALE’s (Assembléias Legistativas), temos 5570 Ales’s municipais, 26 Ale’s Estaduais e o Congresso nacional com Senado Federal e Câmara dos deputados federais, cada uma dessas tem o potencial de lançar edital e contratar via concurso público, se todas essas assembleias juntas foram para o espaço ao mesmo tempo confrade, significa que você está com armas na mão no meio de uma guerra civil então, deixa a porra dos pessimistas de lado e continue estudando disciplinadamente.

Voltando ao judiciário, aqui é brincadeira, vou até postar uma foto mostrando a estrutura para economizar dedo na digitação:

[Image: 378f2110-7b5c-4d4d-858b-9a07e8a25074.jpeg]

[Image: Organograma-MPT.png]

[Image: image.jpg]

Cada órgão ligado a função de julgamento em regra possui um paralelo na função de acusação e defesa, exemplo, para o TRF existe o MPF, para os TJ’s existem os MP’s, e para cada MP existe um defensoria pública os DP’s, assim temos a DPF e os DP’s dos estados e não acaba ai, para a AGU existem as procuradorias estaduais, assim como as procuradorias municipais, aqui é o momento da consciência, é tanto órgão que só não entra quem não estuda, tem concurso toda hora.

Concursos sui generis e fora do eixo tradicional de concursos.

Nesse momento estou inscrito na prova para o Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, esse edital apareceu do nada, o Pedro II é um colégio que foi mantido na constituição federal só existe no Rio de Janeiro, na realidade nem deveria existir, mas aqui no Brasil ainda existem essas aberrações constitucionais, dessa maneira, existem concursos improváveis para coisas que vocês nem sabem que existem, as vezes paga bem, possuem bons benefícios, então fiquem de olho, como concurso intermediário pode ser bom, ou pode ser uma porcaria, avalie e aproveite a oportunidade.

Para as pessoas da saúde e educação, existem 5570 municípios, 26 estados e a união, então o que não falta e concurso por ai, sei que a logística de sair do sul para fazer um concurso no nordeste e vice-versa é complicada, mas ai cabe a estratégia e o planejamento, uma coisa que ninguém pode fazer por mim e nem por vocês, cada um faz seu plano, monta sua estratégia e segue o que definiu.

Contratação em regime de urgência e conflito entre poderes.

Foi-se o tempo que o Chefe do Executivo dizia sim e eram sim, dizia não e era não, na prática quando um Estado ou Município está em bancarrota sempre existe algum desses milhares de órgãos argumentando que precisam de pessoal, ou que existe insuficiência de mão de obra e mais uma porrada de argumentos para fazer concursos, recentemente no RJ teve a prova da Defensoria Pública em regime de urgência e está previsto o do Ministério Publico estadual… ou seja, o Estado está em crise mas contínua contratando, isso se deve a judicialização e a pressão de setores do estado em relação ao governo.

O Executivo tenta manter as contas em dia, pelo menos teoricamente, mais o legislativo tem autonomia orçamentaria e o judiciário também, cada poder tem seu próprio presidente (chefe), e existem conflito de canetas, na prática, isso significa para quem estuda para concursos que apesar dos pesares, pode surgir concursos até mesmo nos estados e municípios quebrados, o que cabe sua avaliação, pois pode passar, ser convocado e não receber salário, então, sejam estratégicos, aquele papo de vai acabar concurso…. Aquele velho papo de estamos em crise e fodeu ? Papo de pessimista acomodado e derrotista, cai fora dessas pragas!!!!

Finalizando

[Image: winston_churchill_voce_nunca_vai_chegar_...m0enn8.jpg]

Confrades o assunto exige muito detalhamento, tentei ser sucinto, essas informações são a mescla de duas coisas, o estudo em si para concursos, somado com a expertise de estar no meio um tempo, as pessoas começam achar que você é maluco e excessivamente otimista, alguns acham que você é prepotente ou apenas acomodado, nem um, nem outro a realidade é que a coisa é mais complexa, ano passado foram 7 concursos para área fiscal, uma dúzia de concursos para área policial e uma dúzia de concurso para área jurídica, ou seja, toda hora tem concurso a pergunta é, você está preparado ?  Se estiver, vai atrás do seu resultado e deixa os cachorros latindo !!!!!
Assim, Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Responda-o
#2
Confrade @Ares quero agradecer e parabenizar por estes tópicos de concurso.

Sou iniciante no estudo para concursos e apenas estes dois já esclareceu muita coisa que pelas conversas que tive com pessoas que se preparam para concurso me fizeram ter muitas duvidas e receio.
"Tudo o que te resta é o desenvolvimento pessoal." Mr. Rover 
Responda-o
#3
(26-06-2019, 01:16 PM)Sísifo Escreveu: Confrade @Ares quero agradecer e parabenizar por estes tópicos de concurso.

Sou iniciante no estudo para concursos e apenas estes dois já esclareceu muita coisa que pelas conversas que tive com pessoas que se preparam para concurso me fizeram ter muitas duvidas e receio.

Essas dúvidas e receios são normais para um iniciante, são muitos detalhes, exigências, conteúdos, regras e é comum ficar perdido, contra esse mar de dúvidas existe desinformação, mitos, mentiras, inveja, até mesmo raiva de quem se propõe a estudar para ter um vida melhor, muitos dos comentários acabam sendo puro negativismo e não ajudam a pessoa se motivar a continuar sua trajetória, dúvidas que eu tinha quando comecei a estudar que me geravam muita insegurança, ansiedade e medo, hoje em dia me fazem rir, mais é aquilo quem corre é porque um dia engatinhou, tenho minhas limitações, meus defeitos, como disse no primeiro artigo dessa série ainda não fui aprovado, estou na luta, entretanto eu tenho muito para contribuir com aqueles que estão nessa luta, principalmente os iniciante e os indecisos se entram nessa ou não, por fim, é isso ai irmão, comenta, participa, se interessa, veja o que é melhor para você, fé em Deus e pé na tábua.
Assim, Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Responda-o
#4
(26-06-2019, 03:33 PM)Ares Escreveu: Essas dúvidas e receios são normais para um iniciante, são muitos detalhes, exigências, conteúdos, regras e é comum ficar perdido, contra esse mar de dúvidas existe desinformação, mitos, mentiras, inveja, até mesmo raiva de quem se propõe a estudar para ter um vida melhor, muitos dos comentários acabam sendo puro negativismo e não ajudam a pessoa se motivar a continuar sua trajetória, dúvidas que eu tinha quando comecei a estudar que me geravam muita insegurança, ansiedade e medo, hoje em dia me fazem rir, mais é aquilo quem corre é porque um dia engatinhou, tenho minhas limitações, meus defeitos, como disse no primeiro artigo dessa série ainda não fui aprovado, estou na luta, entretanto eu tenho muito para contribuir com aqueles que estão nessa luta, principalmente os iniciante e os indecisos se entram nessa ou não, por fim, é isso ai irmão, comenta, participa, se interessa, veja o que é melhor para você, fé em Deus e pé na tábua.


Valeu!
Estarei acompanhando e perguntando nestes tópicos.
"Tudo o que te resta é o desenvolvimento pessoal." Mr. Rover 
Responda-o
#5
Parabens confrade... é quase um resumo de administração pública direta e indireta com foco no poder judiciário.
Responda-o
#6
IBAMA é uma autarquia, ADM indireta.

No mais ótimas postagem.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#7
@Ghiborim : É aquilo, feito é melhor que perfeito, minha intenção é mais ajudar a um concurseiro iniciante alavancar um tipo de raciocínio, não tem como eu abordar o assunto pormenorizadamente, não teria sentido e ficaria muito cansativo, se o leito conseguir entender minimamente a dinâmica e conseguir tranquilizar o negativismo eu logrei exito no meu intento.

@Bean : Exatamente, uma autarquia, parte da administração indireta que tem como função regular questões relativas ao meio ambiente, não é uma agência reguladora com poderes como a Anvisa mais ainda assim é uma agência regulador e/ou com funções reguladoras do setor.
Assim, Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)