Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Inteligência Emocional
#1
Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Pelo ponto de vista da filosofia ikigai, é a competência responsável por boa parte do sucesso e da capacidade de liderança de um ser humano.

Listados abaixo estão os 15 componentes conceituais da inteligência emocional. Inteligência emocional e as habilidades emocionais podem ser desenvolvidos ao longo do tempo, mudar ao longo da vida, e pode ser melhorado através de programas de treinamento e remediação, bem como técnicas terapêuticas.

INTRAPESSOAL

1) Autoconsciência emocional 

Autoconsciência emocional é a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos. Não é só a capacidade de ter consciência dos próprios sentimentos e emoções, mas também de diferenciá-los, de saber o que está sentindo e porque, e para saber o que causou os sentimentos. Deficiências graves nesta área são encontradas na condição alexitímico (incapacidade de expressar sentimentos verbalmente). A precisão das pesquisas de avaliação emocional depende, em algum grau, de pelo menos habilidade moderada aqui. Essa habilidade de QE também é manifestada por pessoas que propositalmente buscam feedback sobre seus desempenho na vida ou no trabalho. Esses indivíduos prosperam em comentários abertos, honestos e compassivos sobre seus forças e fraquezas. Eles buscam uma visão mais precisa de si mesmos do que só eles sozinhos poderiam fornecer.

2) Assertividade 

Assertividade é a capacidade de expressar sentimentos, crenças e pensamentos e defender os próprios direitos de maneira não destrutiva. A assertividade é composta de três componentes básicos: (1) a capacidade de expressar sentimentos (por exemplo, aceitar e expressar raiva, calor e sentimentos sexuais), (2) a habilidade de expressar crenças e pensamentos abertamente (isto é, capaz de expressar opiniões, discordar e tomar uma posição definitiva, mesmo que seja emocionalmente difícil de fazer e mesmo se tiver algo a perder fazendo isso), e (3) a capacidade de defender os direitos pessoais (ou seja, não permitir que os outros incomodem você ou tire vantagem de você). Pessoas assertivas não são super controladas ou tímidas - elas são capazes de expressar externamente seus sentimentos (muitas vezes diretamente), sem ser agressivo ou abusivo.

3) Auto-estima 

A auto-estima é a capacidade de respeitar e aceitar a si mesmo como basicamente bom. Respeitar-se é essencialmente amar a sí mesmo. A auto-aceitação é a capacidade de aceitar os aspectos positivos e negativos de sí mesmo, bem como as próprias limitações e possibilidades. Este componente conceitual da inteligência emocional está associado a sentimentos de segurança, força interior, autoconfiança e sentimentos de auto-suficiência. Sentir-se seguro de si mesmo depende do respeito próprio e da auto-estima, que são baseados em um senso de identidade razoavelmente bem desenvolvido. Uma pessoa com boa auto-estima sente-se satisfeita e satisfeita consigo mesma. No extremo oposto da auto-estima estão sentimentos de inadequação e inferioridade pessoais.

4) Auto-atualização 

A auto-realização refere-se à capacidade de realizar as capacidades potenciais da pessoa. Este componente de inteligência emocional se manifesta ao se envolver em atividades que levam a uma vida significativa, rica e plena. Esforçar-se para realizar o potencial de sí mesmo envolve desenvolver atividades agradáveis e significativas e pode significar uma vida inteira de esforço e um compromisso entusiástico com metas de longo prazo. A auto-realização é um processo contínuo e dinâmico de se esforçar para o máximo desenvolvimento de suas habilidades, capacidades e talentos. Esse fator está associado a tentativas persistentes para fazer o melhor e tentar melhorar a si mesmo em geral. A excitação pelos próprios motiva a sí mesmo para continuar em busca de melhora. A auto-atualização é afiliada a sentimentos de auto-satisfação.

5) Independência 



Independência é a capacidade de ser autodirigido e autocontrolado no pensamento e nas ações de uma pessoa e ser livre de dependência emocional. As pessoas independentes são autoconfiantes no planejamento e na tomada de decisões importantes. Eles podem, no entanto, buscar e considerar as opiniões de outras pessoas antes de tomar a decisão certa para si no final; consultando outros não é necessariamente um sinal de dependência. 



PRESTEM ATENÇÃO NO PARÁGRAFO ABAIXO



Independência é essencialmente a capacidade de funcionar de forma autônoma ao invés de necessitar de proteção e apoio. Pessoas independentes evitam se apegar a outras pessoas para satisfazer suas próprias necessidades emocionais. (Pessoas independentes primeiro pensam em sí para depois pensar nos outros).



A capacidade de ser independente depende do próprio grau de AUTOCONFIANÇA, FORÇA INTERIOR e DESEJO DE SATISFAZER AS EXPECTATIVAS E OBRIGAÇÕES, SEM SE TORNAR ESCRAVO DELAS.



INTERPESSOAL



6) Empatia 



Empatia é a capacidade de estar ciente, compreender e apreciar os sentimentos dos outros. Está "sintonizando" (ser sensível) para o que, como e por que as pessoas se sentem de tal maneira. Ser empático significa ser capaz de “emocionalmente ler ” as outras pessoas. Pessoas empáticas se importam com os outros e demonstram interesse e preocupação pelos outros. Eles também mostram um capacidade de entender e responder às questões e preocupações por trás dos sentimentos de outra pessoa.



7) Relacionamento Interpessoal 



A habilidade de relacionamento interpessoal envolve a habilidade de estabelecer e manter mutuamente relacionamentos satisfatórios que são caracterizados pela intimidade e por dar e receber afeição. Satisfação mútua inclui intercâmbios sociais significativos que são potencialmente recompensadores e agradáveis. Esta habilidade é caracterizada pela capacidade de dar e receber calor e afeição e transmitir intimidade a outra pessoa. Este componente não está associado apenas ao desejo de cultivar relações amigáveis com os outros, mas com o capacidade de sentir-se à vontade e confortável em tais relações e de possuir expectativas positivas quanto ao intercurso social.

Esta habilidade emocional geralmente requer sensibilidade para com os outros, um desejo de estabelecer relações e de se sentir satisfeito nos relacionamentos.



8) Responsabilidade Social 


Responsabilidade social é a capacidade de demonstrar-se como cooperativo, contribuindo para o seu grupo social. Essa habilidade envolve agir de maneira responsável, mesmo que não se possa beneficiar pessoalmente. As pessoas socialmente responsáveis têm consciência social e uma preocupação básica pelos outros, o que é manifestada por ser capaz de assumir responsabilidades orientadas para a comunidade. Esse componente está relacionado à capacidade de fazer coisas para e com os outros, aceitando os outros, agindo de acordo com a consciência de cada um e defendendo as regras sociais. Estas pessoas possuem sensibilidade interpessoal e são capazes de aceitar os outros e usar seus talentos para o bem do coletivo, não apenas o eu. As pessoas que são deficientes nessa habilidade podem ter atitudes anti-sociais, agir de forma abusiva em relação aos outros, tentar se aproveitar dos outros.

ADAPTABILIDADE



9) Resolução de problemas 



A capacidade de resolução de problemas é a capacidade de identificar e definir problemas, bem como de gerar e resolver problemas, implementar soluções potencialmente eficazes. A solução de problemas é de natureza multifásica e inclui a capacidade de passar por processo de (1) detectar um problema e sentir-se confiante e motivado para lidar com ele de forma eficaz, (2) definir e formular o problema da forma mais clara possível (por exemplo, reunindo informações relevantes), (3) gerando tantas soluções quanto possível (por exemplo, brainstorming), e (4) tomar a decisão de implementar uma das soluções (por exemplo, pesando os prós e contras de cada solução possível e escolhendo o melhor curso de ação). A resolução de problemas está associada a ser consciencioso, disciplinado, metódico e sistemático em problemas de perseverança e aproximação. Esta habilidade também está vinculada ao desejo de fazer o melhor e enfrentar problemas, em vez de evitá-los.



PRESTEM ATENÇÃO NO ITEM ABAIXO



10) Reality Testing



Teste de realidade é a capacidade de avaliar o que é esperado (expectativas) e como as coisas realmente são (realidade). Avaliar as coisas entre o que se experimenta e o que realmente existe envolve uma

procura de evidências objetivas para confirmar, justificar e apoiar sentimentos, percepções e pensamentos. O teste de realidade envolve “Sintonizar” a situação imediata, tentando manter as coisas na perspectiva correta, e experimentando as coisas como elas REALMENTE SÃO, sem fantasias excessivas ou sonhando com eles. A ênfase está no PRAGMATISMO, na objetividade, na adequação da percepção de uma pessoa e autenticar as ideias e pensamentos da pessoa. Um aspecto importante deste fator é o grau de clareza perceptual evidente ao tentar avaliar e lidar com situações; envolve a capacidade de concentrar e focar

ao examinar maneiras de lidar com situações que surgem. O teste de realidade também significa pensar menos no futuro e pensar mais no presente, sintonia com a situação imediata e lucidez e clareza nos processos de percepção e pensamento. Em termos simples, o teste de realidade é a capacidade de "dimensionar" com precisão a situação imediata. 



11) Flexibilidade 



Flexibilidade é a capacidade de ajustar as emoções, os pensamentos e o comportamento de uma pessoa a situações de mudança e condições. Esse componente da inteligência emocional refere-se à capacidade geral de se adaptar a situações não familiares, imprevisíveis, e circunstâncias dinâmicas. Pessoas flexíveis são ágeis, sinérgicas e capazes de reagir à mudança, sem rigidez.
Essas pessoas são capazes de mudar de idéia quando as evidências sugerem que estão enganadas. Essas pessoas geralmente estão abertas e tolerantes a diferentes idéias, orientações, caminhos e práticas.

GERENCIAMENTO DO ESTRESSE



12) Tolerância ao estresse 



A tolerância ao estresse é a capacidade de resistir a eventos adversos e situações estressantes sem “cair em desespero” por ativamente e positivamente lidar com o estresse. É a capacidade de resistir a situações difíceis sem ficar muito sobrecarregado. Essa habilidade é baseada em (1) uma capacidade de escolher cursos de ação para lidar com o estresse (isto é, engenhoso e eficaz, ser capaz de encontrar métodos adequados, e saber o que fazer e como fazê-lo), (2) uma disposição otimista para novas experiências e mudança em geral e para a capacidade de superar com sucesso o problema específico em questão (ou seja, a crença na capacidade de enfrentar e lidar com essas situações) e (3) a sensação de que pode controlar ou influenciar a situação estressante (ou seja, manter a calma e manter o controle). Este componente do emocional inteligência é muito semelhante ao que foi referido como "força do ego" e "positivo enfrentamento." Tolerância ao estresse inclui tendo um repertório de respostas adequadas a situações estressantes, a tolerância ao estresse está associada à capacidade de ser relaxado e composto e para enfrentar com calma as dificuldades, sem se deixar levar pelas emoções fortes. Pessoas que têm

boa tolerância ao estresse tendem a enfrentar as crises e os problemas, em vez de se renderem a sentimentos de desamparo e desesperança. A ansiedade geralmente ocorre quando esse componente da inteligência emocional não está funcionando adequadamente, o que tem um efeito negativo no desempenho geral devido à falta de concentração, dificuldade de tomar decisões e problemas como distúrbios do sono.



13) Controle de Impulso 


O controle de impulso é a capacidade de resistir ou retardar um impulso, impulso ou tentação de agir. Implica uma capacidade de aceitar os próprios impulsos agressivos, ser composto e controlar a agressão, a hostilidade e a irresponsabilidade comportamental. Problemas no controle de impulsos são manifestados por baixa tolerância à frustração, impulsividade, problemas de controle da raiva, abusividade, perda de autocontrole e comportamento explosivo e imprevisível. Às vezes, essa habilidade também é chamada de autorregulação ou atraso na gratificação. Envolve o autocontrole e a capacidade de lidar com nossas emoções.

HUMOR GERAL



14) Felicidade 



Felicidade é a capacidade de sentir-se satisfeito com a própria vida, de se divertir. Felicidade combina com auto-satisfação, satisfação geral e a capacidade de aproveitar a vida. Este componente da inteligência emocional envolve a capacidade de desfrutar de vários aspectos da vida e da vida em geral. Pessoas felizes muitas vezes se sentem bem e à vontade tanto no trabalho quanto no lazer; elas são capazes de aproveitar as oportunidades para se divertir. A felicidade está associada a um sentimento geral de alegria e entusiasmo. A felicidade é um subproduto e / ou indicador barométrico do grau geral de inteligência emocional e funcionamento emocional. Uma pessoa que demonstra um baixo grau deste fator pode possuir sintomas típicos de depressão, como a tendência a se preocupar, incerteza sobre o futuro, retraimento social, falta de motivação, pensamentos depressivos, sentimentos de culpa, insatisfação com sua vida e, em casos extremos, pensamentos e comportamentos suicidas.



15) Otimismo 


Otimismo é a capacidade de olhar para o lado positivo da vida e manter uma atitude positiva, mesmo na face da adversidade. O otimismo assume uma medida de esperança na abordagem da vida. É uma abordagem positiva para a vida diária. O otimismo é o oposto do pessimismo, que é um sintoma comum da depressão.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Inteligência Emocional, você tem? Madroox Mx 58 28,741 03-03-2020, 05:43 PM
Última Postagem: Villefort

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)