Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Concursos] [001]: O que você realmente precisa saber para começar seus estudos.
#20
(30-06-2019, 02:48 PM)Monarca Escreveu:
(30-06-2019, 11:20 AM)Escandinavo Escreveu: Cada dia que passa venho criando  interesse e pensando seriamente na possibilidade de partir para os concursos públicos.
No final de 2016 me formei na universidade. Só que está foda me encaixar na minha área de formação ( apesar de ter conseguido um emprego na área porém é  temporário, o contrato dura uns 6 meses, e já estou na minha segunda passagem pela empresa ).

Mas o foda é que meritocracia no setor privado é algo quase que inexistente. O que manda mesmo é o famoso Q.I ( Quem indica ), é bajular, fazer amizades por interesse, puxar tapete de companheiros de trabalho e por aí vai.
E não sou nem um pouco adepto desses métodos e não quero me tornar alguém assim, por isso venho sofrendo pra me encaixar.
Vejo pessoas que não são merecedoras ou incompetentes dominando o setor privado, ( na empresa onde eu trabalho mesmo... vejo um bocado deles, e olha que é uma empresa multinacional bem famosa ).

Tendo em vista essa situação, venho a cada dia que passa consolidando a ideia de que concurso público é um dos poucos meios de se conseguir um emprego através da meritocracia. Sem dizer que um funcionário público tem uma segurança maior  do seu emprego em relação ao funcionário de uma empresa privada.  
Ainda estou em dúvida faço uma pós e dou uma ultima cartada por algo no setor privado, ou se dedico o meu tempo em estudar para concursos.

Eu ainda sou muito novo, tenho entre 20 e 30 anos. Antes de entrar na faculdade (para depois sair dela) eu tinha tentado entrar na iniciativa privada, mandei currículo para alguns poucos lugares daqui da minha cidade (que é bem pequena), e obviamente não fui chamado em nenhum lugar. Além do meu currículo não ter nada de interessante, eu era muito pouco conhecido aqui, porque sou mais reservado, um pouco tímido, enfim, sou introspectivo. Depois eu entrei na universidade, fiquei uns 3 meses lá e cai fora. Entrei em um EAD qualquer reconhecido pelo MEC e estudei para um concurso que eu já queria antes de entrar na universidade. 

Pessoas como eu têm mais dificuldades para entrar no mercado de trabalho. Eu não sou o tipo de pessoa que arruma encrenca com todo mundo, fica falando mal dos outros (tenho ética), mas sou reservado, tímido, como falei. Além disso, eu pensei no quanto de tempo eu teria que me dedicar para me formar (5 anos, no mínimo, em período integral), para uma POSSIBILIDADE de emprego no futuro que iria me pagar, talvez, entre 2 mil e 3 mil reais para um engenheiro no começo de carreira. Além desse desequilíbrio financeiro entre o seu esforço e a sua remuneração, tinha o fato de ter que conviver com muitos chimpanzés diariamente, o que tornava tudo ainda mais improdutivo.

O concurso público foi a melhor decisão que tomei na vida; eu faria tudo de novo se fosse necessário. Minha meta era passar até os 30 anos em algo que me pagasse pelo menos 10 mil reais por mês, e consegui isso quase uma década antes. O meu esforço foi reconhecido e é por isso que eu digo que eu faria tudo de novo. Eu vou ter o maior salário da minha família inteira, desde os meus irmãos até os meus avós e tios. Antes alguns deles me olhavam como louco, tiravam sarro de eu não ir em alguma festividade; agora eles me olham com o respeito que eu conquistei com o meu suor e sacrifício (e com a graça de Deus por ter me dado saúde para estudar nesse tempo todo). 

Isso não me faz tratá-los mal, olhar para eles e dizer "vocês estavam errados"; porque esse comportamento é incompatível com todo o aprendizado que você tem ao ir dormir depois de inúmeros dias de dedicação e empenho, que moldam o seu caráter e te ensinam a ser humilde, porque sem humildade não existe autocorreção, não existe progresso, não existe reconhecimento de erros, não existe responsabilidade. Eu só queria ter um futuro melhor e dar um futuro melhor para a minha família, não só em termos materiais, mas principalmente em qualidade de vida, em "ter tempo". A forma como as pessoas me olham hoje não era o meu objetivo, mas foi uma consequência inevitável de se fazer algo grande. Eu me sinto privilegiado porque daqui a alguns meses sei que terei tempo para viver.

Enfim, estou comentando isso porque o que me fez tomar a decisão de abandonar a iniciativa privada e ir para o concurso público, la no início, foi o desperdício de tempo - é incrível como as pessoas acham que nunca vão morrer. Querendo ou não, as universidades ensinam muita coisa inútil, e te preparam mais para que você seja um acadêmico do que um profissional da iniciativa privada ou um empresário. Eu tive essa "visão" no passado, e não segui adiante porque cheguei a conclusão do que seria melhor para mim e, principalmente, porque eu dei valor ao meu tempo. Não entenda como desperdício de tempo a ideia de não ser recompensado no curto prazo, porque sou totalmente avesso a isso; entenda que eu via todo o esforço dispensado em cima da engenharia como algo desproporcional à recompensa que eu teria no longo prazo. Sempre pense no longo prazo ao tomar decisões importantes!

Aquele tempo que eu passei no meu quarto, estudando, eu não tenho palavras para definir. Acho que foi o tempo que eu mais vivi na minha vida toda (que irônico, não?), eu cresci pra caramba como ser humano, dormi muitas vezes com a sensação de dever cumprido, tive muitas incertezas, mas continuei acreditando. Você tem noção de como eu sou privilegiado por ter vivido isso? Poucas pessoas no mundo tem esse privilégio. Ousar ser grande foi a melhor escola que tive na vida. Eu dou muito mais valor a todo esse processo que foi ousar ser grande do que ser grande, por isso que quero continuar conquistando objetivos em minha vida, para crescer mais como ser humano. Eu não sei que decisão você vai tomar e também não vim aqui te influenciar, vim apenas falar o que deu certo para mim, mas de uma coisa eu não tenho dúvida: você precisa ter um objetivo.

Boa história a tua.Nesse período a gente acha que não vai conseguir,duvidamos da nossa capacidade.Estou nesse período.Como superou essas duvidas?
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: [Concursos] [001]: O que você realmente precisa saber para começar seus estudos. - de Viking - 30-06-2019, 07:40 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [Concursos] [005]: Um ciclo se encerra para começar outro. Ares 10 3,977 29-05-2020, 09:00 PM
Última Postagem: Lazav
  [Concursos] [006]: Algumas dicas de sovinagem com impressão para concurseiros. Ares 0 1,030 28-05-2020, 09:08 PM
Última Postagem: Ares
  Coach Básico para Concursos Filho de Krypton 16 5,850 30-04-2020, 12:21 AM
Última Postagem: Filho de Krypton
  [Concursos] [003]: Selecionando materiais de estudos, links e recomendações. Ares 5 9,671 01-10-2019, 07:00 AM
Última Postagem: 007
  [Livro] Preparo Emocional Para Passar Em Provas e Concursos (2011)/ Alexandre Maia Filho de Krypton 0 1,045 26-04-2019, 06:59 PM
Última Postagem: Filho de Krypton

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)