Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Um norte pra vida.
#1
  • Apresentação
Exclamation Moro em uma pequena cidade do interior do CE. Tenho 30 anos, moro com meus pais (ainda), estou desempregado faz cerca de 3 meses, nunca trabalhei na iniciativa privada, tive apenas "bicos" no setor público (pequenos contratos). Sou Téc. em Edificações, mas, nunca exerci. Recentemente, meu contrato com o IBGE foi encerrado, mas, só agradeço, vivendo a vida de forma simples e sem grandes luxos, consegui uma economia de R$ 20.000,00 na poupança e R$ 10.000,00 em conta corrente.
  • Qual o problema nisso?
Exclamation Como moro em uma cidade pequena, sem grandes oportunidades, a única chance que vejo é tocar um pequeno empreendimento. Porém, as minhas qualificações não me dão muitas opções (quer dizer, nenhuma).  
 
Exclamation O que de fato me preocupa, é que a idade está cada dia mais "avançada", e como todos nós sabemos, o tempo é um cruel, com ele não há segunda chance, as minhas chances de erro estão a cada dia estão diminuindo.

  • O que eu pensei!
Idea Empreender: já que me sacrifiquei os 3 anos de trabalho, vivendo apenas com o básico, pequenas compras (roupas, calçados, ferramentas, computador). Portanto, vejo que devo recompensar meu "sacrifício", tentando empreender, já que sempre foi meu sonho.

  1. Consertos/Serviços de Consertos de Eletrodomésticos: Vejo uma boa oportunidade nessa área, pois esse setor, pode dar bons lucros! E as ferramentas são relativamente baratas. O problema é qualificação, os cursos que encontro são online, (posso superar isso, trabalhando grátis pra alguém em troca de conhecimento, após o curso). Os presenciais, são na capital, e teria que fica uns dois meses lá, o que elevaria meu investimento. OUTRO AGRAVANTE, com relação aos curso online, é a insegurança, em prestar um bom serviço, creio que todos passam por isso.
  2. Conserto de Celulares: DESISTI. Devido os novos aparelhos serem dificéis de abrir, aumentando o risco de quebra de telas, e as peças de reposição são vendidas apenas na capital, dificultando ainda mais a vida dos iniciantes.
  • O que pretendo com esse texto?
Huh O que vocês fariam caso estivessem na minha situação, levando em consideração todas as variáveis? 
Huh Há outras possibilidades de negócios ou de Investimentos (cursos, inclusive!), que fossem viáveis nessa situação?

Tenham todos uma boa noite, senhores!
Responda-o
#2
Arruma um emprego compra um lote e constrói uma casa, já tá na hora de morar só.
"Antes de mas nada, saiba que você morrera e sera esquecido. Portanto, Busque  a felicidade dentro de sua alma e não fora. Entregue-se ao seu espirito. Somente ele estará com você depois da morte." (Nessahan Alita)

Spoiler Revelar
"Desenvolver apenas algumas camadas, negligenciando outras, mais cedo ou mais tarde, a vida cobrara o preço da negligencia." (Mandrake)

"Como eu sempre digo, o homem que não conhece a Real sempre acaba se dando mal." (Conde de Monte Cristo)
Responda-o
#3
Tenta prestar um concurso. Ou compra um lote e vai construindo quartos pra alugar e viver de renda.
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o
#4
Já pensou em empreender no ramo alimentício?
Responda-o
#5
Depois comento com mais calma.
Responda-o
#6
Tenho um amigo que trabalha com manutenção de refrigeração( freezers , câmara frias, geladeiras e tbm arruma máquinas de lavar) tira uma baita grana .Antes ele trabalhava em empresa, ganhava 5 k por mês, saiu pra empreender e não volta nunca mais pra CLT.
Enfim se não se sente seguro pra arriscar em manutenções , comece por um empreendimento do ramo alimentício msm.
"O homem que não atravessa o inferno de suas paixões também não as supera. Elas se mudam para a casa vizinha e poderão atear o fogo que atingirá sua casa sem que ele perceba. Se abandonarmos, deixarmos de lado, e de algum modo esquecermo-nos excessivamente de algo, corremos o risco de vê-lo reaparecer com uma violência redobrada."
Carl Jung
Responda-o
#7
Uma coisa que tu tem que entender... é que pra cada pessoa bem sucedida, 2 não serão...
Responda-o
#8
Vai ter o concurso para o censo preparatório do I.B.G.E., e o do censo (pra valer) de 2020.

Tem cargos temporários, o tempo de serviço é de cerca de 6 meses, nada de CLT, só contrato mesmo, ou seja, é um plano para até janeiro próximo, que garante uma renda mensal na casa de R$ 1700,00.

Não parece uma fortuna, mas é uma média pra alta nos padrões do sertão pra até metade do ano que vem, e em paralelo se pode planejar pra saltos maiores (pensando e engendrando um novo negócio, ou concurso melhor, sem ter que agir com a pressão do 'relógio' do desemprego).

"Só os canalhas precisam de uma ideologia que os absolva e justifique." (Rodrigues, Nelsson)
Responda-o
#9
Vou comentando em partes.

Esqueça por hora esse negócio de vazar da casa dos seus pais a todo custo só pra alimentar mais a matrix do homem bem sucedido, rico, pika antes dos 30 e independente.
Responda-o
#10
(12-06-2019, 08:57 PM)Davi da Real Escreveu: Já pensou em empreender no ramo alimentício?

Ainda não, não sei bem como funciona. O que seria exatamente?

(12-06-2019, 08:38 PM)Pachad Escreveu: Arruma um emprego compra um lote e constrói uma casa, já tá na hora de morar só.

Não adianta morar só, se não tem como me manter!

(12-06-2019, 11:01 PM)Baralho Escreveu: Vai ter o concurso para o censo preparatório do I.B.G.E., e o do censo (pra valer) de 2020.

Tem cargos temporários, o tempo de serviço é de cerca de 6 meses, nada de CLT, só contrato mesmo, ou seja, é um plano para até janeiro próximo, que garante uma renda mensal na casa de R$ 1700,00.

Não parece uma fortuna, mas é uma média pra alta nos padrões do sertão pra até metade do ano que vem, e em paralelo se pode planejar pra saltos maiores (pensando e engendrando um novo negócio, ou concurso melhor, sem ter que agir com a pressão do 'relógio' do desemprego).

Tem uma clásula nos editais no IBGE, que me impede de assumir por um período de 2 anos. Sem dúvida, uma grande oportunidade esse censo.
Responda-o
#11
(13-06-2019, 12:07 AM)Negan Escreveu: Vou comentando em partes.

Esqueça por hora esse negócio de vazar da casa dos seus pais a todo custo só pra alimentar mais a matrix do homem bem sucedido, rico, pika antes dos 30 e independente.

É o que penso, tenho que conseguir um caminho antes, conseguir me manter.

(12-06-2019, 09:44 PM)Rozyzz Escreveu: Tenho um amigo que trabalha com manutenção de refrigeração( freezers , câmara frias, geladeiras e tbm arruma máquinas de lavar) tira uma baita grana .Antes ele trabalhava em empresa, ganhava 5 k por mês, saiu pra empreender e não volta nunca mais pra CLT.
Enfim se não se sente seguro pra arriscar em manutenções , comece por um empreendimento do ramo alimentício msm.
Restaurante, Lanchonete, distribuidora pequena?
Responda-o
#12
Comprar terrenos e construir casas não é bom negócio. Você é Técnico em Edificações e está desempregado. Por falta de competência acredito que não seja. E notório a crise do setor imobiliário. Se fosse assim não teríamos uma penca de construtoras quebradas ou semi quebradas: Gafisa, Rossi, PDG Realty, Tecnosolo etc.
Se o setor estivesse bom você seria facilmente integrado ao mercado de trabalho.
Alem do setor em leeeeenta recuperação ainda estamos em uma bolha.

Fui conferir os preços dos imóveis em uma imobiliária hoje e só vi coisa inflacionada.

Quem investe em imóvel é tiozão com a vida feita e joga o preço lá em cima para revender. E como estão com a vida feita estão cagando pra quando vão conseguir vender. Na ideia deles imóveis sempre vão se valorizar. Em parte é verdade, mas não é bem assim. Vejam quanto custa uma casa na Venezuela, e estávamos caminhando para isso há menos de 1 ano atrás. E tem o fato que ter uma casa no Brasil não é fácil, estou falando de casa e não barraco. Então as pessoas dão muito valor a isso e na hora de vender acham que tem que sair por cima, mas eu não pago o que pedem atualmente.

Não jogue seu diploma no lixo. Mas esqueça empreender nessa área. Seu capital é curto também e as linhas de financiamento são difíceis e estupradoras.

Como você tem apoio da família, não tem filho e espero que não esteja com namoraduxa, ou seja, zero gastos e problemas com terceiros, exceto ajuda para compor o orçamento doméstico, não tem porque se apressar. O que torna concurso uma boa opção a longo prazo, mas você fica dependente de governo liberar editais e vai ter que competir com quem já está anos nessa. Acredito no seu potencial, mas acho que vai perder muito tempo nessa.

Se você quer empreender encontre algum produto ou serviço que não seja cíclico. Alimentação como sugeriram. Mas elabore bem um plano de negócio. Não invente modas gourmet ou de vender bolo de pote. Pqp!
O problema é que você não tem um ponto. Até o momento não mencionou. Vai pagar aluguel?

Interior do Ceará deve ser triste, mas acho que sua cidade não seja daquelas com terra seca rachada e burrinho preso no cacto pra dar uma mijada. Sei disso porque você tem conexão pela internet.

Eu sugiro que você use isso a seu favor. Um negócio online ou o que eu faço, especulações em bolsa.
Seus ganhos serão proporcionais ao risco.

Lembrando que em um empreendimento você pode perder tudo e até mais do que isso caso precise de crédito e entrar em débito nesse sistema maçônico diabólico.

Especulando você perde o que seu psicológico aguenta e ganha muito mais no longo prazo comprando e vendendo na hora certa.

Eu estou sugerindo isso porque 30 kilos é um bom começo. Mas não tem almoço grátis, é tedioso e instável. Como seu capital não é igual do Warren Buffett você pode multiplicar facilmente sem precisar alavancar suas operações. Eu tenho um método operacional que poderia passar para você.

Só estou sugerindo o que eu faço e conheço. E as críticas são baseadas na realidade.
Responda-o
#13
Você tem dinheiro pra se manter um tempo.

Investe um tempo em concursos. Tenta Municipais que tem menos concorrência.

Mas foca só nisso. Quando for aprovado e tiver uma renda fixa mensal vc pode pensar em empreender paralelamente.

Aproveita que ainda mora com os pais e não tem obrigações. Vai conseguir estudar muitas horas por dia e passar logo.

Morando sozinho fica bem mais difícil.

Boa sorte.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#14
Bem colocado o ponto de vista do @Negan.

Bom, você está em uma situação meio difícil mas é o caso de milhares/milhões de homens, o ponto positivo é que você está nesse recinto e tem 30K em caixa, o que recomendo primeiramente é que tire esse valor da poupança e invista em outra coisa mais rentável, procure algumas corretoras e invista em rendas fixas, ou então crie uma conta no Fintech Nubank (ou tente se aprovado será uma boa) e deixe o dinheiro lá que por se só rende 100% da CDI, em um ano na taxa atual você teria 31.584,00, mas é só um local para render mais que a poupança, e de resto invista em rendas cuja carência é no momento ou próximo da compra para poder movimentar quando quiser.

Sobre empreender é uma boa, mas deve-se levar em consideração todos os riscos, você mora com seus país em um local remoto e sem "grandes oportunidades" (digo no sentido de escassez), se você empreender e não der certo voltará a estaca zero e o pior sem a grana, mas acredito que esteja ciente disso. Considerando o risco e outras incógnitas, o empreendedorismo pode mudar sua vida (estou começando a me planejar também para empreender, estou em situação similar a sua só que sem os 30k Gargalhada), como aí é um interior pode pensar em inovação no sentido de tecnologia, veja o mercado tecnológico e tente replicar aí, até mesmo loja com produtos tecnológicos, você pode comprar produtos de fora e vender.

Vejo que entende um pouco da área de manutenção e conserto de equipamentos, então procure vê entender um pouco mais o mercado local a fim de ter maior exito no empreendimento.

Algumas observações:
- Sempre tenha uma Reserva de Emergência é de suma importância.
- Estude mais o mercado financeiro e modos de investimentos.
- Aí é interior deve ter muita terra que esteja a venda e que deve ser terrenos um pouco baratos para construir sua casa e já que é técnico em edificações você mesmo pode construir a sua própria.
- procure um emprego urgente
- No tempo livre estude muito tanto para concurso como para fins didáticos

                Passei, vi e, ao contrário deles, venci.
Responda-o
#15
(13-06-2019, 12:38 PM)Bastardo Escreveu: como aí é um interior pode pensar em inovação no sentido de tecnologia, veja o mercado tecnológico e tente replicar aí, até mesmo loja com produtos tecnológicos, você pode comprar produtos de fora e vender. 

Moro no interior e confirmo que as coisas chegam primeiro na capital e depois se ramifica pro resto do estado.
Já conheci pessoas que faziam dinheiro comprando produtos na capital e revendendo. Lógico que eram pirateados. Mas era um negócio. Então essa ideia é bem válida.
Responda-o
#16
(13-06-2019, 10:18 AM)Negan Escreveu: Comprar terrenos e construir casas não é bom negócio. Você é Técnico em Edificações e está desempregado. Por falta de competência acredito que não seja. E notório a crise do setor imobiliário. Se fosse assim não teríamos uma penca de construtoras quebradas ou semi quebradas: Gafisa, Rossi, PDG Realty, Tecnosolo etc.
Se o setor estivesse bom você seria facilmente integrado ao mercado de trabalho.
Alem do setor em leeeeenta recuperação ainda estamos em uma bolha.

Fui conferir os preços dos imóveis em uma imobiliária hoje e só vi coisa inflacionada.

Quem investe em imóvel é tiozão com a vida feita e joga o preço lá em cima para revender. E como estão com a vida feita estão cagando pra quando vão conseguir vender. Na ideia deles imóveis sempre vão se valorizar. Em parte é verdade, mas não é bem assim. Vejam quanto custa uma casa na Venezuela, e estávamos caminhando para isso há menos de 1 ano atrás. E tem o fato que ter uma casa no Brasil não é fácil, estou falando de casa e não barraco. Então as pessoas dão muito valor a isso e na hora de vender acham que tem que sair por cima, mas eu não pago o que pedem atualmente.

Não jogue seu diploma no lixo. Mas esqueça empreender nessa área. Seu capital é curto também e as linhas de financiamento são difíceis e estupradoras.

Como você tem apoio da família, não tem filho e espero que não esteja com namoraduxa, ou seja, zero gastos e problemas com terceiros, exceto ajuda para compor o orçamento doméstico, não tem porque se apressar. O que torna concurso uma boa opção a longo prazo, mas você fica dependente de governo liberar editais e vai ter que competir com quem já está anos nessa. Acredito no seu potencial, mas acho que vai perder muito tempo nessa.

Se você quer empreender encontre algum produto ou serviço que não seja cíclico. Alimentação como sugeriram. Mas elabore bem um plano de negócio. Não invente modas gourmet ou de vender bolo de pote. Pqp!
O problema é que você não tem um ponto. Até o momento não mencionou. Vai pagar aluguel?

Interior do Ceará deve ser triste, mas acho que sua cidade não seja daquelas com terra seca rachada e burrinho preso no cacto pra dar uma mijada. Sei disso porque você tem conexão pela internet.

Eu sugiro que você use isso a seu favor. Um negócio online ou o que eu faço, especulações em bolsa.
Seus ganhos serão proporcionais ao risco.

Lembrando que em um empreendimento você pode perder tudo e até mais do que isso caso precise de crédito e entrar em débito nesse sistema maçônico diabólico.

Especulando você perde o que seu psicológico aguenta e ganha muito mais no longo prazo comprando e vendendo na hora certa.

Eu estou sugerindo isso porque 30 kilos é um bom começo. Mas não tem almoço grátis, é tedioso e instável. Como seu capital não é igual do Warren Buffett você pode multiplicar facilmente sem precisar alavancar suas operações. Eu tenho um método operacional que poderia passar para você.

Só estou sugerindo o que eu faço e conheço. E as críticas são baseadas na realidade.

Tenho interesse em analisar!
Responda-o
#17
Hoje em dia praticamente não existe mais curso presencial, é tudo online mesmo.

Dá uma olhada nesse texto, o primeiro vc já descobriu, já o terceiro item eu achei bem interessante também:


10 formas de fazer renda extra sem precisar gastar nada 


A forma mais eficiente para você pagar as suas dívidas mais rápido ou investir muito mais no final do mês é conseguindo uma renda extra. Não é necessário nenhum tipo de dom extraordinário, ou gastar muito para começar a ganhar mais no final do mês. Eu separei 10 formas de renda extra que você pode ter sem gastar nada e que vão turbinar as suas finanças. Essas atividades podem ser realizadas no período de folga do seu trabalho, em feriados e/ou finais de semana. 

1. Cuidar de animais: Você pode oferecer o serviço de passeador de cachorros e hospedagem de animais em sites e aplicativos específicos. Existem várias dessas plataformas no mercado e muitas delas oferecem treinamento para quem deseja começar, como a Doghero e a Dogwalk. Enquanto os donos estão trabalhando ou viajando, você pode hospedar os bichinhos em sua própria casa.

2. Consertar computadores: Tem experiência em conserto de computadores ou de informática? Pode fazer pequenos consertos ou ensinar pessoas leigas no assunto. Comece oferecendo seu serviço para vizinhos ou colegas de trabalho e aos poucos aumente a sua clientela.

3. Aulas particulares; Existe algo que você entenda muito, como inglês, canto ou matemática? Aproveite e faça dinheiro com isso anunciando aulas particulares nas redes sociais, na sua vizinhança e também no siteSuperprof (
, plataforma dedicada a isso.


4. Trabalhos digitais: Se você sabe traduzir um texto, fazer uma planilha, organizar arquivos ou até mesmo editar um vídeo, saiba que esses trabalhos são bem requisitados e você pode anunciar em algumas plataformas na internet como Workana, Getninjas e 99freelas.

5. Lavar carros: Deixar o carro conservado e bonito é o desejo de muitos, porém a falta de tempo faz com que seja difícil a ida a um lava-jato. Você pode levar essa facilidade para os seus vizinhos e oferecer esse serviço durante o período em que eles deixam o veículo na garagem durante a noite ou final de semana.

6. Cuidar de crianças: Muitos casais hoje deixam de sair ou ter um momento para relaxar, pois não têm com quem deixar os filhos. Se você gosta de criança, oferecer o serviço de cuidador de crianças é a resposta que muitas dessas famílias estão procurando. Comece oferecendo seus serviços para familiares e vizinhos. Logo seu negócio pode se expandir.

7. Trabalhar como afiliado de produtos digitais: Existem diversos produtores de cursos online que oferecem o serviço de filiação. Você vende o curso de outra pessoa e a cada venda realizada, você ganha uma comissão. Não é preciso ter contato direto com o produtor e pode vender muitos cursos diferentes ao mesmo tempo.

Há várias plataformas de hospedagem de cursos online. Basta cadastrar-se nelas, pesquisar os cursos disponíveis, pedir afiliação do produto e pronto! Você terá um link de venda somente seu e a cada pessoa que comprar a partir do seu endereço, você receberá uma comissão. Os valores dos ganhos e dos cursos estão descritos em cada produto. Uma dica para escolher o seu primeiro curso como afiliado é: escolha algo que você pagaria para fazer.

8. Motorista de aplicativo: Se sabe dirigir e tem um carro em bom estado de conservação, pode trabalhar como motorista de aplicativo durante o final de semana ou no seu período de folga. O cadastro nesses serviços é fácil. Tem que ficar atento, pois o Detran exige a comprovação de que você exerce atividade remunerada na sua CNH.

9. Vender o que está parado: Nada mais fácil para gerar dinheiro extra do que vender aquela tralha que está parada apenas ocupando espaço na sua casa. Dê uma geral e separe tudo o que você não usa há mais de um ano e venda.

10. Vender produtos em consignação: Trabalhar com consignação é uma ótima alternativa para gerar mais dinheiro sem precisar gastar com isso. Você pega o produto sem custo inicial nenhum com a empresa de consignados e uma parte do lucro do que vende fica com você e a outra parte com a empresa para pagar pelos produtos.

Sei que muitas vezes nossa rotina é bastante pesada e que exercer mais uma tarefa além do seu trabalho parece impossível, mas, se tem uma meta financeira, essa é uma das formas mais rápidas de alcançá-la.

- Veja mais em https://descomplique.blogosfera.uol.com....copiaecola
Responda-o
#18
Moro em uma pequena cidade do interior do CE. Tenho 30 anos, moro com meus pais (ainda), estou desempregado faz cerca de 3 meses, nunca trabalhei na iniciativa privada, tive apenas "bicos" no setor público (pequenos contratos). Sou Téc. em Edificações, mas, nunca exerci. Recentemente, meu contrato com o IBGE foi encerrado, mas, só agradeço, vivendo a vida de forma simples e sem grandes luxos, consegui uma economia de R$ 20.000,00 na poupança e R$ 10.000,00 em conta corrente.

O confrade é cidadão da Venezuela Nordestina, estados e municípios que vivem de verbas federais e corrupção oligarquica/comunista, a maior fonte de renda lá é o emprego público( atividade dependente de dinheiro do governo central) indireto e o  assistencialismo. 

Quando a teta seca o que fazem por lá, criticam o governo central e atacam a governabilidade. Estes estados são currais de bandidos e dinastias estaduais que ajudam a foder o resto do país no congresso.

Estes estados deveriam ser territórios federais sem autonomia e representação no congresso, até que a situação seja sanada. 

Os politicos da venezuela nordestina dependem das verbas suplementares, trabalham no modo corrupção descarada level infinito thanathus é foda ter que conviver com elementos dessa estirpe nesse país, porém não se deve generalizar, a vida dos caras é fácil e suave demais, a lá Nicolas Maduro.


O cara mora no meio do cú do nada não falou nem qual seria a vocação do municipio ou região...mas creio que o comércio de jegues e motos 125 cc sejam grandes, duas áreas serem consideradas.

A criação de calangos para venda de espetos gourmet também deveria ter alguma atenção.

Que tal criar a fusão da paçoca com rapadura depois vá inventando até sua bizarrice aparecer na tv, já pensou no sorvete de rapaçoca?

Formado em técnico de edificação, adquira  experiencia de mestre de obra e saia empreendendo com uma equipe brasil afora em construções de casa e sobrado, tem uma porrada de nordestino que trabalha sazonalmente por empreita e tem que ser regularizado com treinamento EPI. Você não será o henry ford do Ceará e nem o Rockefeller descobridor de petroleo nesse pedaço de venezuela onde você mora.
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)