Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como Desenvolver a Capacidade de Socializar
#1
COMO DESENVOLVER A CAPACIDADE DE SOCIALIZAR


1. A Importância das Interações Sociais para o Desenvolvimento Pessoal

Antes de tudo, é importante frisar que o ser  humano é naturalmente sociável e une-se em grupos visando a satisfazer suas necessidades de ordem física (alimentação, moradia, segurança e etc.) e psicológicas (autoestima, confiança, respeito e outros). Começando por grupos mais restritos, por exemplo, a família, até aos mais abrangentes, como a nação (sociedade), o Homem se organiza conforme a existência de interesses comuns, tendo como finalidade básica possibilitar a sobrevivência. Para tanto, é dotado da capacidade de comunicar, valendo-se de sua inteligência, órgãos e membros. Entre as funções atribuídas à voz, à língua e às mãos está justamente a de comunicar. Por tudo isso, pode-se concluir, em oposição, que aquelas pessoas que vivem em uma situação de completo isolamento social padecem de alguma anomalia.

Dessa necessidade de se atender às demandas humanas decorre que as relações interpessoais se baseiam na satisfação recíproca de interesses. E isso exige que o indivíduo interaja socialmente, em maior ou menor grau, dependendo das circunstâncias. Por exemplo, no âmbito profissional ou de negócios, o sucesso pode depender da habilidade de se estabelecer uma rede de contatos, o chamado networking. Para fazer um  networking, o indivíduo necessariamente deve socializar.

Da mesma forma, conseguir uma mulher para relacionar-se afetivamente ou apenas para sexo casual, sem precisar pagar por isso, depende de o homem ter disposição para tomar a iniciativa, saber manter uma conversa interessante, enfim, exige traquejo social. Até porque existe a crença de que a postura correta e a lábia valem mais do que qualquer outro atributo na "arte" da conquista. A própria definição de traquejo é sinônimo de prática, ou seja, o traquejo social só é adquirido socializando.

O isolamento social completo e prolongado pode indicar a presença de alguma doença, mas também pode ser a causa de outras. Segundo pesquisa realizada pela Universidade Brigham Young, nos EUA, a solidão provoca efeitos mais devastadores do que o alcoolismo, a obesidade ou o sedentarismo. Portanto, as interações sociais são importantes também para a manutenção da saúde.

Ainda que o conceito  de sucesso possa ser relativo, variando de indivíduo para indivíduo, a noção de sucesso buscado pelo desenvolvimento pessoal baseia-se naquilo que a maioria das pessoas considera ser valioso conquistar e possuir. Não se pode ignorar que estamos inseridos em um contexto social, então ser considerado um homem bem-sucedido ou um homem fracassado é resultado de comparação feita entre os indivíduos. Por consequência, dificilmente alguém irá se convencer que é uma pessoa de sucesso sem ter alcançado um padrão social de prosperidade. E mesmo que se convença, não será visto como tal  pelo seu círculo social. Essas ponderações servem como um ponto de reflexão para aqueles que eventualmente possam querer justificar o isolamento social com pensamentos do tipo "não me importo com o que a sociedade pensa sobre mim". Afinal, como disse o poeta:

Citação: "Nenhum homem é uma ilha, inteiramente isolado; todo homem é um pedaço de um continente, uma parte de um todo." John Donne

Agora, segue algumas dicas úteis para melhorar a sociabilidade.

[Image: socializando.jpghttp:]

2. Mudando a Mentalidade

A. Seja Menos Crítico

Pessoas que costumam ser muito críticas, consigo mesmo e em relação às outras pessoas, geralmente têm dificuldade para  interagir socialmente. Comumente, tem uma visão pessimista de tudo que os cerca. Focam em suas qualidades pessoais negativas, o que faz nascer um sentimento de inferioridade perante os demais. Em razão disso, mantêm-se arredias ao convívio social. Quando o julgamento é feito sobre as outras pessoas, evitam o contato com quem leva um modo de vida considerado indigno ou que lhe incomode de alguma maneira.

Para superar esse obstáculo, é necessário reconhecer que todos têm também qualidades positivas. Por mais que em muitas situações o senso crítico é ativado automaticamente, não convém permitir que a negatividade observada em si mesmo ou em outra pessoa frustre uma oportunidade de socializar. Claro, isso não significa que se deve aceitar tudo passivamente, é preciso ter bom senso e repelir aquilo que pode causar dano. A sugestão aqui feita é tão somente não deixar que prejulgamentos sejam impeditivos a se ter uma vida social.

B.  Seja Positivo

Positividade é a característica de quem encara as coisas de modo otimista e acredita sempre que situações desfavoráveis podem ter um desfecho positivo. As pessoas que apresentam essa característica conseguem fazer com que a convivência seja agradável e, por isso, possuem uma vida social ativa. Ninguém gosta de estar com um pessimista, a não ser outro pessimista, pois os resmungos constantes e o desânimo que puxa para baixo tornam os pessimistas verdadeiros sugadores de energia. Relembrar o quanto a vida pode ser ruim e agourar o futuro não vão fazer as coisas mudarem para melhor, pelo contrário, é aceitar a derrota. Na verdade, quem foge de pessoas negativas faz boa coisa.

Por outro lado, pessoas otimistas são atrativas porque seu alto astral contagia quem com elas interagem, fazendo-as se sentirem bem. Por isso, criar uma mentalidade positiva é essencial  para melhorar a sociabilidade.

C. Não Analise Demais suas Interações

Ao surgir uma oportunidade de participar de algum evento social, não ajuda ficar pensando demais no que poderá acontecer, tentando prever o que pode dar errado ou, ainda, planejar detalhes de como irá se comportar na ocasião. O ideal é relaxar ao máximo e deixar as coisas fluírem naturalmente. Cometeu uma gafe ou acha que não se saiu bem? Não fique ruminando sobre o que não deu certo, apenas tire a lição de aprendizado do ocorrido e então delete o fato da memória. Analisar demais as interações, antes ou depois do acontecimento, criará uma ansiedade prejudicial e desencorajará a participar de novos eventos.

[Image: Socializando-2.jpghttp:]

3. Mudando as Atitudes

A. Interaja!

Tornar-se uma pessoa sociável, como qualquer outra habilidade, exige prática. É impossível desenvolver o traquejo social sem manter contato com pessoas regularmente. Sendo assim, qualquer oportunidade de socializar deve ser aproveitada. É necessário procurar meios de superar tudo aquilo que possa levar ao isolamento, como timidez, depressão e vícios. Também é preciso estar atento para não justificar o isolamento social com desculpas esfarrapadas.  

É essencial manter-se aberto às interações em todo o tempo. Aqui cabe uma dica muito importante, não deixe de interagir com seus próprios familiares! Além de ser mais fácil o contato, pois já acostumados com a convivência, quem mora com os parentes tem a chance de interagir diariamente, o que torna essa habilidade cada vez mais espontânea.

Para não deixar de citar o básico, ser cortês no trato com as pessoas é fundamental no processo de interação. Cumprimentar, demonstrar interesse na conversa, não se distrair com coisas aleatórias... E sempre manter uma postura receptiva, evitando ficar só nos cantos do recinto, de braços cruzados ou com expressão facial marrenta.

B. Seja Ativo

Quem quer melhorar a sociabilidade deve fazer a sua parte e ter disposição para iniciar as interações. Esperar sempre que as outras pessoas façam o convite para participar dos eventos sociais não é uma boa ideia, principalmente para quem não tem uma vida social ativa. Primeiro porque é uma situação desconfortável para quem faz o convite em todas as ocasiões, pois a impressão que fica é a de que o convidado não faz questão de sua companhia. E também porque provavelmente você não tem uma qualidade especial a ponto de fazer com que sua presença seja solicitada sempre. Portanto, crie situações em que você terá oportunidade de socializar.

C. Não Emule  Comportamentos

As mudanças de mentalidade e comportamento aqui mencionadas devem ser trabalhadas do interior para exterior, ou seja, é preciso se convencer de que referidas mudanças são necessárias e a partir de então internalizá-las. Agir de forma forçada, fingindo ser uma pessoa que não é, com certeza não trará bons resultados. Na verdade, é bem provável que piorará a situação de quem tem dificuldade para socializar.                                   
Responda-o
#2
Muito obrigado pelo tópico, bem sucinto e direto!
Parece que pra ter exito nas coisas, inclusive interações, tem que praticar não adianta fazer contorno.
Notei que tomo umas atitudes descritas aí que me atrapalham na socialização.
Responda-o
#3
Agora vou fazer meus apontamentos sobre o tópico.

Senti necessidade de melhorar minha sociabilidade e então vim procurar aqui no fórum algum tópico que abordasse o assunto. Na pesquisa rápida que fiz encontrei um tópico sobre fobia social, do @Mandrake , que faz uma análise mais para o lado psicológico do assunto; achei também um tópico sobre traquejo social, mas nenhum dos dois é exatamente o que eu estava procurando. Ao meu ver o fórum está fraco no assunto socializar, que julgo ser importante para o desenvolvimento pessoal.

Então resolvi criar este tópico. Como não sou especialista no assunto, o texto, na verdade, é um resumo das pesquisas que fiz sobre o tema. Tentei escrever de forma imparcial, sem utilizar os conceitos da Real, porque, convenhamos, a visão realista que temos do mundo não ajuda muito nesse quesito.

Digo isso porque acredito que os realistas têm uma tendência a serem críticos e pessimistas. Não temos visão romanceada das mulheres, que tem o seu lado obscuro e podem revelarem-se verdadeiras vadias; nem das amizades ou dos relacionamentos no geral, pois sabemos como as pessoas podem ser traiçoeiras, interesseiras e mesquinhas. A desilusão com o mundo após a saída da matrix para a realidade cria uma desconfiança que nos põe na defensiva, mesmo após a fase da revolta. Para evitar danos,  a tendência é diminuir a vida social.

Outro ponto que merece ser considerado é a administração do tempo. Fazer uma social demanda tempo que poderia está sendo empregado em algum projeto de desenvolvimento pessoal, que o diga os concurseiros. A solução é procurar o equilíbrio, tomando cuidado para não desperdiçar tempo em atividades que não agreguem.

Particularmente, a maior dificuldade que tenho para interagir é lidar com a futilidade da cultura popular. Não assisto novela, não assisto Big Brother, não gosto de funk nem sertanejo, gosto de futebol, mas não acompanho nenhum campeonato; não assisto Felipe Neto nem Winderson Nunes; também não sou muito afeito ao narcisismo das redes sociais. Assim fica difícil socializar...

Mas tenho consciência que é querer demais mudar as preferências do povão. O jeito é adaptar-se, na medida do possível. Até abri uma conta no Instagram para ver se ajuda a melhorar a sociabilidade.

Enfim, vou colocar em prática as recomendações do tópico e espero que ajude também a quem possa se interessar.
Responda-o
#4
O inverso tbm é verdade...
Experimente viajar com pessoas que querem simpatizar e conversar demais até com quem não precisa e nunca mais vai ver na vida! Viram tagarelas chatos que só jogam conversa fora que não levam a lugar nenhum e só causam atrasos!
Chega a ser irritante, alguém que conversa o tempo todo como por exemplo, atendentes ocupados, taxistas mal humorados etc.

É importantíssimo socializar e ser simpático. Eu sou assim mas tem gente que não se toca nos exageros
Responda-o
#5
(26-06-2019, 01:04 AM)d3 Escreveu: O inverso tbm é verdade...
Experimente viajar com pessoas que querem simpatizar e conversar demais até com quem não precisa e nunca mais vai ver na vida! Viram tagarelas chatos que só jogam conversa fora que não levam a lugar nenhum e só causam atrasos!
Chega a ser irritante, alguém que conversa o tempo todo como por exemplo, atendentes ocupados, taxistas mal humorados etc.

É importantíssimo socializar e ser simpático. Eu sou assim mas tem gente que não se toca nos exageros

Cara isso é verdade, esse tipo de pessoa são bem chatas mesmo. Elas expõem a vida inteira delas para estranhos e quer que você faça o mesmo.

É uma tortura viajar com taxista tagarela resmungão. Geralmente são metidos a sabichões que dão palpite em tudo.

Apesar de ter muuuita preguiça de gente desse tipo, acredito que oferecem uma boa oportunidade para praticar a sociabilidade.
Responda-o
#6
Sou contra a socialização forçada com pessoas aleatórias somente pra não ficar solitário.

Manter uma relação superficial com várias pessoas, a um nível de sociabilidade em que haja o conforto suficiente pra começar uma conversa (em resumo, uma relação em que você pode chamar aquela pessoa pra tomar uma cerveja e jogar assunto fora) é suficiente pra se fazer o networking.

Da forma como foi apontado, ao menos pelo que pude perceber, parece que é necessário fazer muitas amizades e estar sempre se abrindo com todos. Os riscos que esse tipo de relação trás são maiores que os benefícios (golpes, traições, gasto de dinheiro excessivo, entre outros).

Considero importante manter esse esforço de socialização com pessoas de confiança e que estimo. Apesar de não parecer, mesmo gostando da companhia de alguém nem sempre é fácil socializar, fazer um favor ou sair com aquela pessoa, mas é necessário pra se manter a relação de amizade e estima equilibrada, como o autor disse, é tudo uma questão de interesses. Só não deixe a balança pesar pro seu lado, eu mesmo não tolero carregar uma relação (de qualquer tipo) nas costas, sem contrapartida a altura.

Em resumo: tenha colegas, isso é benéfico e pode ajudar com emprego, arranjar um trepada, e outros perrengues da vida, mas amigos é melhor cultivar os poucos que valem a pena e têm os mesmos objetivos que você.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#7
Eu sou um tipo de pessoa cordial e que sempre é receptivo e transborda bom humor no primeiro contato com as pessoas. Apesar de "obscuramente" eu ser mais fechado e de poucas palavras. O que eu considero esta última característica como um defeito.

Acho incrível a arte da socialização, no sentido de você tratar as pessoas bem, fazer elas se sentirem importantes. Mesmo a pessoa sendo baita cuzona, me traz satisfação em dar aquele sorriso no rosto, um bom dia/tarde animado e trazer uma energia positiva pro semelhante.

Tópico brilhante Tarantino, agregando suas dicas para minha vida.


Responda-o
#8
É muito importante este aspecto, mas eu tenho enorme dificuldade... dificuldade não em executar... eu tenho a capacidade de ter um bom papo com qualquer pessoa sobre qualquer coisa. Mas internamente isso gera um puta desgaste mental em mim porque eu sei que essa interação não serve de nada.

Eu acho meus colegas de faculdade ingênuos e poucos conseguem compreender as coisas que eu falo - tecnicamente. E falo isso de colegas de ensino superior. Pode soar arrogante, talvez essa impressão que eu passe, mas a gente vive a vida, aprende coisas e sofre um pouco nesta jornada... de maneira que eu não consigo ser mais como antes pq eu sei que tudo isso é apenas fachada... é tudo falsidade. As pessoas sorriem, falam sobre outras coisas, mas você sabe que tudo aquilo e superficial... e sem propósito.

As pessoas te procuram apenas quando precisam de você, vem com aquele sorriso no rosto como se você fosse importante, e realmente é, até você atender a necessidade do próximo e ser esquecido novamente...

Eu preciso trabalhar nisto urgentemente, pois eu acredito que eu possa pagar caro por isso no futuro no que se diz respeito à esfera profissional.
Responda-o
#9
Eu tenho preguica, depois de 2 minutos de conversa ja me canso com o papo furado.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)