Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Mises e a visão do homem comum
#1
Ludwig Von Mises e uma breve visão do homem comum.
Texto sem autoria postado nas finadas comunidades do Orkut

[Image: download-8.jpg]

"O homem comum não especula sobre os grandes problemas. Ampara-se na autoridade de outras pessoas, comporta-se 'como um sujeito decente deve comportar-se', como um cordeiro no rebanho.

É precisamente esta inércia intelectual que caracteriza um homem como um homem comum. Entretanto, apesar disso, o homem comum efetivamente escolhe. Prefere adotar padrões tradicionais ou padrões adotados por outras pessoas porque está convencido de que esse procedimento é o mais adequado para atingir o seu próprio bem-estar. E está apto a mudar sua ideologia e, consequentemente, o seu modo de ação, sempre que estiver convencido de que a mudança servirá melhor a seus interesses."

Trecho de "A Ação Humana. Um tratado de Economia."

Agora eu pergunto: Quantas pessoas vocês conhecem que não sejam dessa maneira?

A maioria age assim, por pura comodidade intelectual. Preferem aderir a novas ideias do que trilharem seus próprios caminhos, mas é claro, desde que essas ideias venham carregadas de promessas que atendam as suas expectativas. Esse é um traço maciço do que Nietzsche chama de "espírito de rebanho". 

É precisamente nesse conceito que se fundamenta grande parte das forças que as ideias "politicamente corretas" possuem.

Muitas pessoas não apoiam homossexualismo e feminismo porque simpatizam com esses movimentos. Eles os apoiam, tanto para não serem excluídos do meio social, como também, por terem a esperança de que por estarem compactuando com esses grupos, terão benefícios futuramente, por terem sido fiéis a causa. E também, creem que os que agirem diferente, em breve serão punidos.

A sociedade não vive só um "espírito de rebanho", é também um "rebanho de mascarados".

Comentário do Guardião:

Esse tipo de comportamento é adotado em vários momentos da nossa vida. A pessoa vai concordar com o que o seu grupo concorda. Evitar criar atrito e ser mal visto por pensar diferente. Vai tentar ser parecido ao rebanho. O adolescente "rebelde" contra os pais e as autoridades, que na verdade só está tentando ser igual a todos os outros rebeldes do grupo porque tem medo de ter uma personalidade própria diferente do grupo e ser criticado.

O jovem adulto que está em dúvida mas mesmo assim faz uma faculdade em uma área que nem sabe se realmente gosta, só para entrar logo na faculdade e não ser visto como um vagabundo pelos outros. O adulto que abre mão do seu sonho de empreender e arruma um emprego medíocre porque tem vergonha de ser visto e criticado pelos outros por estar vendendo doces ou em alguma fase inicial humilde como todo negócio tem.

Aquele cara que fala que votou no Bolsonaro mas fala que a ideologia do PT é bonita só pra agradar a revolucionaria que está saindo junto. Aqueles homens que mesmo sabendo que o feminismo está destruindo a vida deles, que ele está pagando uma pensão maior que o normal, que perdeu boa parte dos bens, que foi acusado injustamente de assédio sem provas concretas, porque a justiça foi parcial e misândrica, e que é acusado o tempo todo pela mídia de ser um estuprador em potencial e de ser mal só por ser homem, ainda continua elogiando o feminismo como um grande avanço para a sociedade só para tentar agradar as mulheres do grupo e ser igual ao rebanho. Morre de medo de ser visto como um revoltado, misógino, machista, as vezes quase que pede desculpas por ser homem.

São todas aquelas pessoa que se conformam em viver uma vida medíocre com o rebanho porque não tem coragem de dizer não e ser diferente.

Este texto faz parte do projeto: Segunda das Relíquias Perdidas.
Responda-o
#2
É difícil dar sua verdadeira opinião sobre alguns temas  quando ela pode te ferrar. Nesses casos, admito que dou uma opinião "gadista" pra não criar problemas, mas me comporto de outra forma.
"O mundo continuará, pois, a mergulhar nesse vazio, nessa barbárie, e esses sonhadores maravilhosos, jamais vão acordar dos seus sonhos." 
- Esther Vilar, em O Homem Domado
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)