Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Empréstimo
Empréstimo pessoal

Empréstimo para amigos ou parentes. O que você deve fazer?

- Em algum momento na vida, você passou ou passará por esta situação.

- Primeiramente, para empréstimos com altos valores, é sempre prudente se resguardar com um documento referindo-se ao empréstimo.

Motivos: Por que isso?

- É simples. Em Direito, existem os chamados Títulos Executivos Extrajudiciais. Esses títulos, como o próprio nome diz, servem para instruir uma ação de execução na justiça. A lista dos títulos executivos extrajudiciais está na lei: Por exemplo, a nota promissória, o cheque, a confissão de dívida, o contrato, e outros.

- Então, se você emprestou R$ 1.000,00 para o seu amigo e ele não honrou o compromisso, você pegará a promissória ou a confissão de dívida e ingressará com uma ação executando-o por esse valor. É uma ação bastante simples e, se o valor for de até 40 salários mínimos, você poderá movê-la nos Juizados Especiais, as pequenas causas, que tramitam bem mais rápido.

- Uma situação muito importante, veja se a pessoa no qual lhe pede o empréstimo tenha algum valor para ser penhorado diante de um documento. Caso a mesma não honre o pagamento da dívida, você poderá ficar com este objeto penhorado. Caso ainda, se a mesma não tiver um objeto de valor, jamais seja o credor sem a devida segurança de uma penhora e, de um documento registrado.

PS: Diante de tantas situações jurídicas, é bem possível que a pessoa desista de lhe pedir uma quantia emprestada. Evitando dores de cabeça.  Big Grin

.: Crédito e esclarecimento Jurídico: RolandDeschain

.: Segundo a frase do personagem Mathon, referente ao livro: O Homem Mais Rico da Babilônia :.

Citação:- É melhor uma pequena cautela do que um grande remorso - 
Responda-o
Tem outra coisa que pedem emprestado também, o CPF do cara para fazer uma "comprinha" em algum lugar, quando eu tinha 17-18 anos, me pediram para comprar algo, maior burrada que eu fiz, a pessoa não pagou e eu tive que pagar tudo e mais os juros posteriormente...

Minha dica é nunca emprestar nada para conhecidos (seja dinheiro ou o CPF), pois a galera se acomoda mais por ser "conhecido" e não cumpre com o dever...para mulher então, nunca empreste nada, é dor de cabeça na certa...
Responda-o
(16-08-2015, 02:50 PM)DAT Escreveu: Tem outra coisa que pedem emprestado também, o CPF do cara para fazer uma "comprinha" em algum lugar, quando eu tinha 17-18 anos, me pediram para comprar algo, maior burrada que eu fiz, a pessoa não pagou e eu tive que pagar tudo e mais os juros posteriormente...

Minha dica é nunca emprestar nada para conhecidos (seja dinheiro ou o CPF), pois a galera se acomoda mais por ser "conhecido" e não cumpre com o dever...para mulher então, nunca empreste nada, é dor de cabeça na certa...

- Bem observado. Jamais se deve emprestar o nome para compra alheia.
Responda-o
Meu conselho é não emprestar dinheiro para ninguém.

Meu pai levou 15 anos na justiça para recuperar um empréstimo que ele fez.
Isso que estava tudo documentado, assinado, no cartório, enfim tudo certinho.

Se forem emprestar, emprestem quantidade baixas e dinheiro que 'se perder, perdeu'.
Responda-o
Belas dicas, bem lembrando, e vou de (2) no confrade destruidor, estar ciente que é um dinheiro que pode não voltar.
Responda-o
Geralmente quem pede emprestado já esta com o nome fudido nos orgaos de proteçao ao credito, devido a falta de pagamento. No entanto é importante  saber se é o caso, porque se o cara nao cuidou do proprio nome imagine o seu.
Já aconteceu comigo e com muitos que conheço. no caso emprestar o CPF minha dica é;  Dizer que teu nome ja esta com restriçao e ponto.

E se for dinheiro a dica é; nao contar quanto vc ganha pra ninguem,mesmo porque isto é muito pessoal. É por fim, nao ficar ostentando perto de ninguem, que ao meu ver é o erro que muitos cometem.
Responda-o
- O propósito deste tópico é se defender destas situações. Em quantias altas, só através de penhora perante à uma documentação registrada em cartório.

- Eu por exemplo: Não foi sempre que obtive dinheiro, é por estas e outras, que hoje, o que eu tenho, levo muito a sério.
Responda-o
não empreste porra nenhuma
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)