Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cafeína: Impressões
#1
Introdução


Por alguma razão desconhecida, nunca me acostumei a tomar café.

Recentemente, resolvi rever esse hábito, pois a cafeína é uma droga que, se bem utilizada, traz benefícios para o corpo.

Por outro lado, as marcas industriais de café têm sofrido críticas que alegam a adição de substâncias nocivas durante o processo de fabricação.
Em busca de uma solução passei a tomar cafeína em cápsulas.


Minha Experiência


Uma boa xícara de café (240 mL) pode ter entre 95 mg e 200 mg de cafeína. 

Cada cápsula que tomo vem com 110 mg dessa droga e só tomo uma por dia e depois do almoço.
Depois de algumas semanas, sinto o raciocínio mais rápido e maior bem estar.

Além disso, as cápsulas são muito baratas


Opinião de especialista



"Em termos de desempenho no treino de força e/ou hipertrofia a cafeína se mostrou eficaz, uma das razões pela qual ela pode aumentar a força é por diminuir a percepção de dor enquanto aumenta a mobilização de cálcio nas células musculares.

O cálcio é uma substância essencial para a realização da contração muscular. A cafeína também age como um nootrópico, melhorando o desempenho cognitivo. Ela melhora o estado de alerta, memória, foco, e tempo de reação.

Esse tipo de efeito pode ser ainda mais prevalente com a combinação da teanina. Ela, particularmente, sempre a uso em fases de perda de peso, pois realmente é um ingrediente seguro e que funciona, ao contrário de muitos termogênicos no mercado, que contêm vinte ingredientes inúteis e custa vinte vezes o preço da cafeína por si só.

Algumas pessoas são muito sensíveis à cafeína, então comece com uma dose baixa e aumente-a aos poucos, determinando a sua sensibilidade ou tolerância a essa droga. Fazer o uso contínuo da cafeína pode acarretar uma tolerância e, em alguns casos, dependência.

Então, sempre que terminar o seu cutting, descontinue o uso, mas baixe-o aos poucos, pois existem sintomas de abstinência, por ser uma droga como qualquer outra."

Conclusão


Tome ou não por sua própria conta e risco.

Grande abraço!
Responda-o
#2
Pelo fato de trabalhar a noite estava tomando muito café acabei ficando viciado chegando a tomar 4 xícaras de café por dia, comecei a sentir tremores nas mãos, nervosismo, impaciência e dores de cabeça.


Tudo que vicia faz mau, coisas viciante sempre leva a gente ao extremo a quere mais e mais prejudicando nossa mente e nosso corpo.

O dono do tópico colocou os benefícios que a cafeína traz sendo consumida moderadamente esqueceu de mencionar os malefícios quando é consumida em excesso.
"Antes de mas nada, saiba que você morrera e sera esquecido. Portanto, Busque  a felicidade dentro de sua alma e não fora. Entregue-se ao seu espirito. Somente ele estará com você depois da morte." (Nessahan Alita)

Spoiler Revelar
"Desenvolver apenas algumas camadas, negligenciando outras, mais cedo ou mais tarde, a vida cobrara o preço da negligencia." (Mandrake)

"Como eu sempre digo, o homem que não conhece a Real sempre acaba se dando mal." (Conde de Monte Cristo)
Responda-o
#3
Sou suspeito pra falar, adoro tomar café, especialmente os de boa qualidade.
Tomo em média 5 xícaras por dia sem açúcar com algumas gotas de adoçante stevia por conta da minha diabetes, mas também tomo puro pra dar aquela acordada.
Cafeína é considerada um termogenico mas se beber de mais o corpo se acostuma e os benefícios são reduzidos.
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o
#4
Quando tomo demais, sinto um efeito estranho... uma espécie de letargia, desatenção e profundo stress.
Percebi que estava descontando a ansiedade do trabalho no café.

Mas com moderação, recomendo.
Porém, sem açúcar SEMPRE!
"Paulistarum Terra Matter..."
Responda-o
#5
(07-04-2019, 09:25 PM)Pachad Escreveu: O dono do tópico colocou os benefícios que a cafeína traz sendo consumida moderadamente esqueceu de mencionar os malefícios quando é consumida em excesso.

tudo em excesso faz mal. pensei que todo mundo soubesse disso

(07-04-2019, 09:40 PM)Bilidequedi Escreveu: Cafeína é considerada um termogenico mas se beber de mais o corpo se acostuma e os benefícios são reduzidos.
nesse caso vc pode alterar a dose, mas já sabe que drogas viciam

(07-04-2019, 10:33 PM)Bandeirante Paulista Escreveu: Quando tomo demais, sinto um efeito estranho... uma espécie de letargia, desatenção e profundo stress.
Percebi que estava descontando a ansiedade do trabalho no café.

Mas com moderação, recomendo.
Porém, sem açúcar SEMPRE!
isso aí, tudo com moderação.
Responda-o
#6
A rotina de se tomar tudo na mesma ordem causa dependência e mau costume do corpo.

Se você não tomar por certo período vai acabar sentindo efeitos ruins, se tomar por muito tempo o corpo acostuma e vai pedir mais.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#7
Passei 2 semanas sem tomar no mês passado para ver como ficava.

Nos 3 primeiros dias, estava destruído fisicamente e psicologicamente. Uma espécie de abstinência extrema.

A partir do quarto dia, melhorei e fiquei normal novamente.

Voltei a tomar, mas com mais moderação.
"Paulistarum Terra Matter..."
Responda-o
#8
Eu cortei por enquanto, estava com os mesmos sintomas e tive uma diarreia terrível.
Estou tomando chá no lugar
Responda-o
#9
Confesso que sou viciado em café, até do cheiro! O dia não é completo se eu passar sem ele.

Não sei os estragos reais que ele pode causar em excesso além do amarelado dos dentes e, em alguns casos, gastrite.

Li a respeito de um caso uma vez em que um rapaz teve overdose após tomar 9 copos de 700ml de café desses do Starbucks, mas não lembro qual era o tipo, tem vários por lá.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Responda-o
#10
(08-04-2019, 06:02 PM)Fairchild Escreveu: Confesso que sou viciado em café, até do cheiro! O dia não é completo se eu passar sem ele.

Não sei os estragos reais que ele pode causar em excesso além do amarelado dos dentes e, em alguns casos, gastrite.

Fairchild, eu postei aqui no fórum em 2017 os malefícios do café. Segue o trecho:

(06-09-2017, 09:07 PM)Libertador Escreveu:
(06-09-2017, 04:42 PM)Bean Escreveu: Posta ai Libertador em Spoiler, eu tomo cerca de 2 litros de café dia( sem açúcar obviamente) mas estou fazendo um teste e estou há uma semana somente com umas 2 xícaras de café dia...

Eu já pesquisei sobre o assunto e cheguei a conclusão de que não vale a pena ingerir, eu já não lembro mais os links e endereços dos dados que pesquisei. Mas eu pensei que todos já sabiam que fazia mal. Enfim, vou postar algumas coisas que pesquisei aqui agora falando que o café faz mal, vou postar porque pediram, mas não estou tentando mudar o estilo de vida de ninguém, quem quiser continuar tomando seu café quentinho, sinta-se a vontade. Eu não tenho nada com isso. Joinha

Spoiler Revelar
No vídeo "Como potencializar a sua inteligência" que postei no grupo "Estudos Avançados dos Legionários" o médico fala de diversos malefícios do café em uma palestra que fez em uma igreja, como o fato dele viciar, inibir o lobo frontal e com isso emburrecer a pessoa, dele aumentar os erros que se comete com pequenas coisas, entre outros. O médico do video explica bem melhor e mostra os dados com calma.

Está aqui o vídeo, mas eu não me lembro exatamente em qual parte do vídeo ele fala sobre o café. Quem quiser, vai ter que descobrir sozinho. Yaoming Yaoming Yaoming









Spoiler Revelar
O café pode levar à dependência física, a qual, por definição, resulta na síndrome de abstinência, quando a ingestão habitual é interrompida abruptamente.

Vocês que bebem 2 litros por dia, experimentem parar totalmente por uma semana, sem beber nem uma gota de tudo que tenha café, incluindo refrigerantes e energéticos, e vejam o que vai acontecer com o corpo de vocês, e depois relatem aqui, mas já adianto, vocês vão ter uma crise de abstinência fortíssima. Quando isso acontece, muitos e variados sintomas podem ocorrer, incluindo dor de cabeça, canseira, irritabilidade, falta de concentração e náusea. E isso vai ser a prova prática para vocês verem que o café causa dependência e é viciante.

Embora a morte provocada por “overdose” de cafeína não seja comum, acontece e pode ser intencional, podendo ocorrer com a ingestão de cafeína em comprimidos, mas com o aumento da popularidade de refrigerantes com cafeína e bebidas energéticas, os médicos de pronto socorro e toxicólogos estão percebendo um aumento de problemas e sintomas relacionados com a cafeína, especialmente entre jovens. 

A cafeína é útil como componente de certos analgésicos usados no tratamento de enxaqueca e para outros tipos de dor. Pode representar alívio para quem precisa fazer uso de tais medicamentos. Então, nem de tudo é ruim.


Spoiler Revelar
Achei trechos de um resumo meu sobre o assunto de uma época que estudei:

O café entra na circulação, e desequilibra gradualmente a energia do corpo e da mente. Atua sobre as energias nervosas deixando-as grandemente debilitadas. Ao passar o efeito o resultado é debilidade e fraqueza proporcional à vivacidade artificial comunicada pelo café. É venenoso para o organismo. Sua influência é estimulante, esquece-se a fadiga, parece aumentar a força, mas na mesma medida em que ele se eleva acima do normal, também deprime na mesma proporção. Causando um grau correspondente de abatimento e fraqueza.

Ele não nutre o organismo. O alívio dele obtido é súbito, antes de o estômago ter tempo de os digerir. Isso indica que o estimulante considerado pelo usuário como energia, é recebido unicamente mediante estimulo dos nervos estomacais, que transmitem a irritação ao cérebro, o qual é por sua vez despertado para comunicar maior atividade ao coração e passageira energia a todo o organismo. Tudo isso é falso vigor, que nos deixa pior. Ele não comunica uma partícula sequer de energia natural.

Outro efeito que causa é dor de cabeça, insônia, palpitação do coração, indigestão, tremor dos nervos, e etc.

Spoiler Revelar
Males da cafeína

1. A cafeína está associada com desmineralização óssea, podendo contribuir para a osteoporose.

2. Alguns estudos recentes mostram uma possível relação entre o consumo de cafeína e o câncer de bexiga. Outros estudos mostram que o consumo de 1 xícara de café ao dia é suficiente para aumentar o risco de cancer de estomago, rins, pulmoes, colon e esofago.

3. Piora de quadros de ansiedade, insônia e depressão.

4. Problemas no estômago (gastrites e úlceras) e refluxo (azia).

5. Elevação da pressão arterial, da glicemia e do colesterol, mesmo quanto tomado sem açúcar.

6. O consumo de 5 xícaras de café por dia está associado a um aumento de 300% no risco de doenças cardiovasculares.

7. Aumento do risco de abortos e bebes nascidos com baixo peso, quando consumidos por gestantes.

8. Certamente é a droga mais consumida no mundo, por ser lícita e considerada inofensiva pela população. Lembrando que droga é uma substância química que atua no Sistema Nervoso Central e que causa dependência.

9. As últimas pesquisas de mercado feita pelos produtores de café demonstrou que o café tem uma penetração de 97% no Brasil (ou seja, das mais de 1.600 pessoas entrevistadas, 97% bebiam café regularmente e haviam tomado café no dia da pesquisa ou no dia anterior!). É realmente preocupante!

(Dr. Luiz Fernando Sella)

Meu conselho final é: Não usem. Mas se gostam muito, então, que usem o café com temperança. Sem exageros. E essa dica vale pra tudo.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#11
Poxa, Lib!

Ler isso quebrou minhas pernas! O pãozinho faz mal, o leite e agora o café! Que mundo cruel! 


Só me resta agora o sagrado suco de laranja!

Delícia Delícia Delícia
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Responda-o
#12
Acredito que um café pela manhã faz bem.
Responda-o
#13
Sempre tive o hábito de beber muito café, seja pelo fato do sabor e também por ser tabagista, e com isso eu não conseguia ficar sem.

De tempos para cá, comecei a ter meu sono comprometido, então inicialmente associei isso com o alto consumo da cafeína e fui gradativamente consumindo menos.

Conclusão, desde o começo deste ano, estou bebendo apenas uma pequena xícara pela manhã e nada mais, e meu sono voltou a normalidade.
"Fiat justitia, et pereat mundus..."
Responda-o
#14
Eu era viciado em café, a parti de hoje só tomarei 5 xicaras
"A critica não tem sobre a psicologia das massas o poder sugestivo que tem as crenças afirmativas, mesmo falsas." - Olavo de Carvalho

"Quanto menos inteligente um homem é, menos misteriosa lhe parece a existência." - Arthur Schopenhauer

"Se você quer namorar, ela quer ser sua amiga, se você telefona aí é que ela nem te liga, mas se você joga duro, quando cruza por ela, finge que não vê, aí ela fica de quatro, te beija o sapato, quer casar com você." - Casseta e Planeta
Responda-o
#15
A cafeína é considerada a droga da produtividade, nos países desenvolvidos. Essa relação foi comprovada por pesquisas realizadas com pessoas que trabalham em escritórios.

De maneira análoga a outras substâncias, a sensibilidade vai caindo conforme se aumenta a dose. E a abstinência pode provocar dores de cabeça e sonolência, entre outros sintomas.

Alguns outros aspectos:

A cafeína estimula a produção de suco gástrico. Isso pode agravar ou criar um problema de gastrite. Em compensação, depois de ir almoçar numa churrascaria rodízio, uma xícara de café pode auxiliar no processo de digestão.

Observar que outras bebidas também são ricas em cafeína, como guaraná, refrigerantes de cola, estimulantes e alguns tipos de chás.

Para um mesmo tipo de café (grão), a quantidade de cafeína extraída de uma determinada quantidade de café depende da forma de preparo. Do que tem mais cafeína pro que tem menos:
  • Café solúvel (nescafé)
  • Café árabe
  • Café espresso
  • Café coado
Existem duas variedades de plantas/grãos de café: O Robusta e o Arábica.

O café Robusta é o mais resistente a pragas e mais barato de se produzir. É o que mais tem no Brasil. Seu grão possui mais cafeína.
O café Arabica precisa de mais cuidados e por isso é mais caro. Conhecido hoje como café gourmet. Seu grão possui menos cafeína, além de ser mais saboroso.

Então, quem tem mais problemas com cafeína deve procurar consumir o café gourmet 100% arabica.

As marcas comerciais e baratas de café comum que tem por aí no mercado são na verdade um blend (mistura) de uma maior parte de Robusta com uma pequena parte de Arabica, pois a quantidade de Arabica juntamente com o grau de torra é que dá o sabor de cada marca. Quanto mais torrado, mais moléculas de carbono, e por isso mais amargo.

O café é rico em substâncias antioxidantes chamadas flavonóides, que possuem efeitos benéficos, presentes também no vinho tinto. Entretanto, elas são destruídas no café solúvel, e ficam presas no filtro no café coado. Portanto somente podem ser totalmente aproveitadas tomando-se o café espresso e/ou árabe.
Responda-o
#16
Eu vou falar de uns acontecimentos que ocorreram recentemente com relação a cafeína, mas antes de mais nada e para que fique bem claro para os paspalhos com problemas cognitivos de interpretação, este relato a seguir é apenas para endossar o debate e a título de curiosidade, não estou EM HIPÓTESE ALGUMA recomendando que usem o mesmo. Entendido isso, vamos ao que segue ...

Eu faço dois treinos por dia, um logo ao acordar em jejum em torno das 5:30 da manhã e outro a noite. Nesse treino da manhã eu uso um pré-treino bem simples e barato mas que é bem útil e efetivo. Meu primeiro despertar é as 4:50, onde sem levantar da cama eu tomo as pílulas do pré-treino, depois de uns 20-40 mim já começo e sentir os efeitos. Enfim, a questão importante aqui é que o meu pré-treino é um composto de 400mg de cafeína e 200mg de guaraná em pó. Como vocês podem observar, é uma dose estupidamente alta de cafeína, e é justamente sobre isso que eu quero falar.

Como qualquer "droga" estimulante, a cafeína tem um efeito acumulativo, ou seja, quanto mais você usar, mais imune aos seus efeitos -benéficos e maléficos - você será. Ato contínuo, para ter a mesma "brisa" do começo vai precisar sempre aumentar as doses. As primeiras vezes que eu usei essa miligramagem tive uma experiência bem ruim, me deixou bastante nauseado e com ânsia, mais me prejudicou do que ajudou, mas hoje ela está adequada as minhas necessidades e inclusive já deve fazer mais de um ano que a dose é mesma e eu não sinto necessidade -ainda - de aumentar. Porque?

Bem, eu realmente gosto do gosto de café, não tomo só pela cafeína. Antigamente, eu tomava café o dia todo, talvez uma caneca a cada 1-2 horas até a noite. Eu até queria parar de tomar tanto café mas não estava conseguindo. Por isso as primeiras vezes que tomei os 400mg do pré-treino, fiquei mal, pois já estava entopetado de cafeína e ainda queria meter mais para dentro. Refletindo sobre esse sobrecarga de cafeína, resolvi que eu iria parar de tomar tanto café durante o dia e ia suar o pré-treino as vezes apenas, justamente para não precisar aumentar ainda mais essa dose que já é cavalar. 

Um adendo: eu não resolvi parar de tomar tanto café pq li mil artigos igual vocês fazem aí paspalhos, resolvi parar pq eu SENTIA que não era correto. A bem da verdade, eu nem sei se na literatura o consenso maior é que o café faz mais bem do que mal ou mais mal do que bem e em todo caso, foda-se. Eu acho uma graça vocês e seus infinitos artigos para decidir se tomam ou não a porra de um café... hGargalhada otários 

Eu consegui e parei de tomar café o dia todo e hoje nem me faz falta. Quanto tomo, tomo por gosto e uma xicarazinha de manhã apenas. Nesse processo eu fiz umas descobertas interessantes que você que quer parar de abusar de cafeína deveria considerar, que são: 

1- Além de estimulante, a cafeína tem um efeito importante na "amenização" dos picos de insulina que eventualmente temos. E o que isso quer dizer? Quer dizer que se você come como qualquer chimpa, muito carboidrato várias vezes ao dia, seus picos de insulina são constantes, logo a sua vontade por café será constante não tanto por causa do gosto ou do efeito estimulante mas por causa dessa necessidade fisiológica de abaixar um pouco essa insulina sempre alta. Se você tem dificuldade em largar o café, experimente não comer tanto carboidrato que provavelmente sua vontade incontrolável vai dar uma recuada. Nos dias que eu como mais carbo, realmente eu tenho mais vontade de café; jejuns que eu sempre defendo aqui, ajudam BASTANTE a você largar esse vício por café.

2- Pare de ser retardado de tomar café doce! Eu não vou ficar aqui fazendo contas, mas se você somar durante o ano o açúcar dos "cafézinhos" que você toma todos os dias, a quantidade vai ser ser no mínimo surpreendente. Fora que chega um ponto que você está tomando mais e mais café não pelo café em si mas pelo doce dele. Sabe aquela pessoa que você critica aqui no fórum que não consegue ficar sem comer uma guloseima  toda hora, que sempre está mastigando um docinho, que não tem autocontrole, que não domina os vícios e blá, blá, blá... você e seu cafézinho doce são iguais, paspalho! Fora que não adoçar o café vai fazer a você começar a sentir o verdadeiro gosto dele que é amargo, amargo esse que você só vai tomar quando realmente estiver com vontade. Aliás precisamos aprender a gostar dos 5 gostos que temos disponíveis para termos boa saúde, não apenas do doce que é onde 99% da população se encontra. E quando digo doce não estou me referindo a coisas com açúcar ou adoçante, a maioria das suas refeições salgadas estão na categoria doce também, mas isso é assunto para outro tópico... e eu nem vou entrar na questão de "cafézim com leiti" pq se você toma café assim nem de homem você deveria ser chamado ...

Só esses dois passos simples foi o que eu fiz para parar de tomar tanto café ao longo do dia. Isso mesmo, bem simples, e por mais estranhos que possa parecer não precisou eu ficar dois anos pesquisando e lendo artigos sobre benefícios e malefícios da cafeína na internet para descobrir. Porém tem a parte ruim de tudo isso que vem agora.

O meu pré-treino eu não tomo todos os dias, como eu já disse, para não acostumar e ter que aumentar ainda mais esse dose -normalmente tomo 3x na semana. Quando o pote acaba, eu fico um-dois meses sem comprar outro para fazer um "desmame" de cafeína e esse último "desmame" foi terrível. Eu não cheguei a voltar tomar café o dia todo como antes, muito por causa da minha dieta que é estupidamente baixa em carbs (30g dia), mas a minha vida ficou difícil. Não pela letargia também, mas as dores de cabeça horríveis desde antes de eu sair da cama até a hora de deitar. Até comecei a achar que poderia ser uma coisa mais grave. Ir para os treinos de manhã estava sendo um martírio na maioria dos dias também. É nessas horas que vemos o quão dependente estamos de algo sem nem ao menos nos darmos conta. Na minha cabeça eu estava lidando bem com a cafeína, se parasse de usar eu acreditava que ia ficar tranquilo, até porque outro vez que fiquei sem não foi nada de mais. Mas esse mais recente foi complicado, sinal que eu já estou cada vez mais adaptado a essa dose e logo vou ter que aumentar se quiser ter os mesmos esfeitos. Quando voltei a usar o pré-treino as dores sumiram, e sim, vou admitir que voltei a usar pq já não estava mais aguentando o incomodo. Quando acabar esse pote que tenho agora vou tentar ser mais forte e ficar mais tempo sem usar. 

O que eu quero dizer com tudo isso? Que você não deve tomar café pq vai te deixar dependente? Não!

Na verdade eu e nem ninguém dá a mínima para o que você faz ou deixa de fazer. A questão é que na minha opinião estimulantes são muito bem vindo SIM! EU sou totalmente a favor de usar substâncias que melhorem as nossas qualidades mentais e físicas e a cafeína é uma delas. A dica que eu deixo aqui é para usa-lá quando realmente for necessário. Por que você vai usar cafeína para passar o dia todo na frente de uma planilha fazendo um trabalho mecânico que não é necessário pensar? Ou para ficar vendo vídeo do seu youtubeer cretino favorito? Para se sentir um pouco melhor consigo mesmo? Bem, existem outras maneiras de fazer isso sem precisar gastar essa bala da cafeína ou qualquer outro estimulante. Usem-a - e sem medo  pelo amor de Deus caralho, você são homens - para quando forem destruir no treino, para quando forem criar algo novo, quando precisarem planejar, pensar rápido, enfim, para quando tiverem que ser sobre-humanos, não gastem esse poder que ela te dará atoa. Potencializem as qualidades e não o fracasso. Como eu disse, existem outro métodos de ser mais pró-ativo durante o cotidiano e ler o meu blog te ensina quais são eles.


Enfim, absolutamente não sou contra, apenas saibam usar.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#17
(08-04-2019, 06:23 PM)Libertador Escreveu:
(08-04-2019, 06:02 PM)Fairchild Escreveu: Confesso que sou viciado em café, até do cheiro! O dia não é completo se eu passar sem ele.

Não sei os estragos reais que ele pode causar em excesso além do amarelado dos dentes e, em alguns casos, gastrite.

Fairchild, eu postei aqui no fórum em 2017 os malefícios do café. Segue o trecho:

(06-09-2017, 09:07 PM)Libertador Escreveu: Eu já pesquisei sobre o assunto e cheguei a conclusão de que não vale a pena ingerir, eu já não lembro mais os links e endereços dos dados que pesquisei. Mas eu pensei que todos já sabiam que fazia mal. Enfim, vou postar algumas coisas que pesquisei aqui agora falando que o café faz mal, vou postar porque pediram, mas não estou tentando mudar o estilo de vida de ninguém, quem quiser continuar tomando seu café quentinho, sinta-se a vontade. Eu não tenho nada com isso. Joinha

Spoiler Revelar
No vídeo "Como potencializar a sua inteligência" que postei no grupo "Estudos Avançados dos Legionários" o médico fala de diversos malefícios do café em uma palestra que fez em uma igreja, como o fato dele viciar, inibir o lobo frontal e com isso emburrecer a pessoa, dele aumentar os erros que se comete com pequenas coisas, entre outros. O médico do video explica bem melhor e mostra os dados com calma.

Está aqui o vídeo, mas eu não me lembro exatamente em qual parte do vídeo ele fala sobre o café. Quem quiser, vai ter que descobrir sozinho. Yaoming Yaoming Yaoming









Spoiler Revelar
O café pode levar à dependência física, a qual, por definição, resulta na síndrome de abstinência, quando a ingestão habitual é interrompida abruptamente.

Vocês que bebem 2 litros por dia, experimentem parar totalmente por uma semana, sem beber nem uma gota de tudo que tenha café, incluindo refrigerantes e energéticos, e vejam o que vai acontecer com o corpo de vocês, e depois relatem aqui, mas já adianto, vocês vão ter uma crise de abstinência fortíssima. Quando isso acontece, muitos e variados sintomas podem ocorrer, incluindo dor de cabeça, canseira, irritabilidade, falta de concentração e náusea. E isso vai ser a prova prática para vocês verem que o café causa dependência e é viciante.

Embora a morte provocada por “overdose” de cafeína não seja comum, acontece e pode ser intencional, podendo ocorrer com a ingestão de cafeína em comprimidos, mas com o aumento da popularidade de refrigerantes com cafeína e bebidas energéticas, os médicos de pronto socorro e toxicólogos estão percebendo um aumento de problemas e sintomas relacionados com a cafeína, especialmente entre jovens. 

A cafeína é útil como componente de certos analgésicos usados no tratamento de enxaqueca e para outros tipos de dor. Pode representar alívio para quem precisa fazer uso de tais medicamentos. Então, nem de tudo é ruim.


Spoiler Revelar
Achei trechos de um resumo meu sobre o assunto de uma época que estudei:

O café entra na circulação, e desequilibra gradualmente a energia do corpo e da mente. Atua sobre as energias nervosas deixando-as grandemente debilitadas. Ao passar o efeito o resultado é debilidade e fraqueza proporcional à vivacidade artificial comunicada pelo café. É venenoso para o organismo. Sua influência é estimulante, esquece-se a fadiga, parece aumentar a força, mas na mesma medida em que ele se eleva acima do normal, também deprime na mesma proporção. Causando um grau correspondente de abatimento e fraqueza.

Ele não nutre o organismo. O alívio dele obtido é súbito, antes de o estômago ter tempo de os digerir. Isso indica que o estimulante considerado pelo usuário como energia, é recebido unicamente mediante estimulo dos nervos estomacais, que transmitem a irritação ao cérebro, o qual é por sua vez despertado para comunicar maior atividade ao coração e passageira energia a todo o organismo. Tudo isso é falso vigor, que nos deixa pior. Ele não comunica uma partícula sequer de energia natural.

Outro efeito que causa é dor de cabeça, insônia, palpitação do coração, indigestão, tremor dos nervos, e etc.

Spoiler Revelar
Males da cafeína

1. A cafeína está associada com desmineralização óssea, podendo contribuir para a osteoporose.

2. Alguns estudos recentes mostram uma possível relação entre o consumo de cafeína e o câncer de bexiga. Outros estudos mostram que o consumo de 1 xícara de café ao dia é suficiente para aumentar o risco de cancer de estomago, rins, pulmoes, colon e esofago.

3. Piora de quadros de ansiedade, insônia e depressão.

4. Problemas no estômago (gastrites e úlceras) e refluxo (azia).

5. Elevação da pressão arterial, da glicemia e do colesterol, mesmo quanto tomado sem açúcar.

6. O consumo de 5 xícaras de café por dia está associado a um aumento de 300% no risco de doenças cardiovasculares.

7. Aumento do risco de abortos e bebes nascidos com baixo peso, quando consumidos por gestantes.

8. Certamente é a droga mais consumida no mundo, por ser lícita e considerada inofensiva pela população. Lembrando que droga é uma substância química que atua no Sistema Nervoso Central e que causa dependência.

9. As últimas pesquisas de mercado feita pelos produtores de café demonstrou que o café tem uma penetração de 97% no Brasil (ou seja, das mais de 1.600 pessoas entrevistadas, 97% bebiam café regularmente e haviam tomado café no dia da pesquisa ou no dia anterior!). É realmente preocupante!

(Dr. Luiz Fernando Sella)

Meu conselho final é: Não usem. Mas se gostam muito, então, que usem o café com temperança. Sem exageros. E essa dica vale pra tudo.

(08-04-2019, 07:50 PM)Fairchild Escreveu: Poxa, Lib!

Ler isso quebrou minhas pernas! O pãozinho faz mal, o leite e agora o café! Que mundo cruel! 


Só me resta agora o sagrado suco de laranja!

Delícia Delícia Delícia

(08-04-2019, 07:50 PM)Viking Escreveu: Acredito que um café pela manhã faz bem.

(08-04-2019, 08:55 PM)Callahan Escreveu: Sempre tive o hábito de beber muito café, seja pelo fato do sabor e também por ser tabagista, e com isso eu não conseguia ficar sem.

De tempos para cá, comecei a ter meu sono comprometido, então inicialmente associei isso com o alto consumo da cafeína e fui gradativamente consumindo menos.

Conclusão, desde o começo deste ano, estou bebendo apenas uma pequena xícara pela manhã e nada mais, e meu sono voltou a normalidade.

(09-04-2019, 05:30 AM)Cacetão Gaucho Escreveu: Eu era viciado em café, a parti de hoje só tomarei 5 xicaras

(20-11-2019, 01:25 AM)Neo Solid Escreveu: A cafeína é considerada a droga da produtividade, nos países desenvolvidos. Essa relação foi comprovada por pesquisas realizadas com pessoas que trabalham em escritórios.

De maneira análoga a outras substâncias, a sensibilidade vai caindo conforme se aumenta a dose. E a abstinência pode provocar dores de cabeça e sonolência, entre outros sintomas.

Alguns outros aspectos:

A cafeína estimula a produção de suco gástrico. Isso pode agravar ou criar um problema de gastrite. Em compensação, depois de ir almoçar numa churrascaria rodízio, uma xícara de café pode auxiliar no processo de digestão.

Observar que outras bebidas também são ricas em cafeína, como guaraná, refrigerantes de cola, estimulantes e alguns tipos de chás.

Para um mesmo tipo de café (grão), a quantidade de cafeína extraída de uma determinada quantidade de café depende da forma de preparo. Do que tem mais cafeína pro que tem menos:
  • Café solúvel (nescafé)
  • Café árabe
  • Café espresso
  • Café coado
Existem duas variedades de plantas/grãos de café: O Robusta e o Arábica.

O café Robusta é o mais resistente a pragas e mais barato de se produzir. É o que mais tem no Brasil. Seu grão possui mais cafeína.
O café Arabica precisa de mais cuidados e por isso é mais caro. Conhecido hoje como café gourmet. Seu grão possui menos cafeína, além de ser mais saboroso.

Então, quem tem mais problemas com cafeína deve procurar consumir o café gourmet 100% arabica.

As marcas comerciais e baratas de café comum que tem por aí no mercado são na verdade um blend (mistura) de uma maior parte de Robusta com uma pequena parte de Arabica, pois a quantidade de Arabica juntamente com o grau de torra é que dá o sabor de cada marca. Quanto mais torrado, mais moléculas de carbono, e por isso mais amargo.

O café é rico em substâncias antioxidantes chamadas flavonóides, que possuem efeitos benéficos, presentes também no vinho tinto. Entretanto, elas são destruídas no café solúvel, e ficam presas no filtro no café coado. Portanto somente podem ser totalmente aproveitadas tomando-se o café espresso e/ou árabe.

(21-11-2019, 10:13 AM)Héracles Escreveu: Eu vou falar de uns acontecimentos que ocorreram recentemente com relação a cafeína, mas antes de mais nada e para que fique bem claro para os paspalhos com problemas cognitivos de interpretação, este relato a seguir é apenas para endossar o debate e a título de curiosidade, não estou EM HIPÓTESE ALGUMA recomendando que usem o mesmo. Entendido isso, vamos ao que segue ...

Eu faço dois treinos por dia, um logo ao acordar em jejum em torno das 5:30 da manhã e outro a noite. Nesse treino da manhã eu uso um pré-treino bem simples e barato mas que é bem útil e efetivo. Meu primeiro despertar é as 4:50, onde sem levantar da cama eu tomo as pílulas do pré-treino, depois de uns 20-40 mim já começo e sentir os efeitos. Enfim, a questão importante aqui é que o meu pré-treino é um composto de 400mg de cafeína e 200mg de guaraná em pó. Como vocês podem observar, é uma dose estupidamente alta de cafeína, e é justamente sobre isso que eu quero falar.

Como qualquer "droga" estimulante, a cafeína tem um efeito acumulativo, ou seja, quanto mais você usar, mais imune aos seus efeitos -benéficos e maléficos - você será. Ato contínuo, para ter a mesma "brisa" do começo vai precisar sempre aumentar as doses. As primeiras vezes que eu usei essa miligramagem tive uma experiência bem ruim, me deixou bastante nauseado e com ânsia, mais me prejudicou do que ajudou, mas hoje ela está adequada as minhas necessidades e inclusive já deve fazer mais de um ano que a dose é mesma e eu não sinto necessidade -ainda - de aumentar. Porque?

Bem, eu realmente gosto do gosto de café, não tomo só pela cafeína. Antigamente, eu tomava café o dia todo, talvez uma caneca a cada 1-2 horas até a noite. Eu até queria parar de tomar tanto café mas não estava conseguindo. Por isso as primeiras vezes que tomei os 400mg do pré-treino, fiquei mal, pois já estava entopetado de cafeína e ainda queria meter mais para dentro. Refletindo sobre esse sobrecarga de cafeína, resolvi que eu iria parar de tomar tanto café durante o dia e ia suar o pré-treino as vezes apenas, justamente para não precisar aumentar ainda mais essa dose que já é cavalar. 

Um adendo: eu não resolvi parar de tomar tanto café pq li mil artigos igual vocês fazem aí paspalhos, resolvi parar pq eu SENTIA que não era correto. A bem da verdade, eu nem sei se na literatura o consenso maior é que o café faz mais bem do que mal ou mais mal do que bem e em todo caso, foda-se. Eu acho uma graça vocês e seus infinitos artigos para decidir se tomam ou não a porra de um café... hGargalhada otários 

Eu consegui e parei de tomar café o dia todo e hoje nem me faz falta. Quanto tomo, tomo por gosto e uma xicarazinha de manhã apenas. Nesse processo eu fiz umas descobertas interessantes que você que quer parar de abusar de cafeína deveria considerar, que são: 

1- Além de estimulante, a cafeína tem um efeito importante na "amenização" dos picos de insulina que eventualmente temos. E o que isso quer dizer? Quer dizer que se você come como qualquer chimpa, muito carboidrato várias vezes ao dia, seus picos de insulina são constantes, logo a sua vontade por café será constante não tanto por causa do gosto ou do efeito estimulante mas por causa dessa necessidade fisiológica de abaixar um pouco essa insulina sempre alta. Se você tem dificuldade em largar o café, experimente não comer tanto carboidrato que provavelmente sua vontade incontrolável vai dar uma recuada. Nos dias que eu como mais carbo, realmente eu tenho mais vontade de café; jejuns que eu sempre defendo aqui, ajudam BASTANTE a você largar esse vício por café.

2- Pare de ser retardado de tomar café doce! Eu não vou ficar aqui fazendo contas, mas se você somar durante o ano o açúcar dos "cafézinhos" que você toma todos os dias, a quantidade vai ser ser no mínimo surpreendente. Fora que chega um ponto que você está tomando mais e mais café não pelo café em si mas pelo doce dele. Sabe aquela pessoa que você critica aqui no fórum que não consegue ficar sem comer uma guloseima  toda hora, que sempre está mastigando um docinho, que não tem autocontrole, que não domina os vícios e blá, blá, blá... você e seu cafézinho doce são iguais, paspalho! Fora que não adoçar o café vai fazer a você começar a sentir o verdadeiro gosto dele que é amargo, amargo esse que você só vai tomar quando realmente estiver com vontade. Aliás precisamos aprender a gostar dos 5 gostos que temos disponíveis para termos boa saúde, não apenas do doce que é onde 99% da população se encontra. E quando digo doce não estou me referindo a coisas com açúcar ou adoçante, a maioria das suas refeições salgadas estão na categoria doce também, mas isso é assunto para outro tópico... e eu nem vou entrar na questão de "cafézim com leiti" pq se você toma café assim nem de homem você deveria ser chamado ...

Só esses dois passos simples foi o que eu fiz para parar de tomar tanto café ao longo do dia. Isso mesmo, bem simples, e por mais estranhos que possa parecer não precisou eu ficar dois anos pesquisando e lendo artigos sobre benefícios e malefícios da cafeína na internet para descobrir. Porém tem a parte ruim de tudo isso que vem agora.

O meu pré-treino eu não tomo todos os dias, como eu já disse, para não acostumar e ter que aumentar ainda mais esse dose -normalmente tomo 3x na semana. Quando o pote acaba, eu fico um-dois meses sem comprar outro para fazer um "desmame" de cafeína e esse último "desmame" foi terrível. Eu não cheguei a voltar tomar café o dia todo como antes, muito por causa da minha dieta que é estupidamente baixa em carbs (30g dia), mas a minha vida ficou difícil. Não pela letargia também, mas as dores de cabeça horríveis desde antes de eu sair da cama até a hora de deitar. Até comecei a achar que poderia ser uma coisa mais grave. Ir para os treinos de manhã estava sendo um martírio na maioria dos dias também. É nessas horas que vemos o quão dependente estamos de algo sem nem ao menos nos darmos conta. Na minha cabeça eu estava lidando bem com a cafeína, se parasse de usar eu acreditava que ia ficar tranquilo, até porque outro vez que fiquei sem não foi nada de mais. Mas esse mais recente foi complicado, sinal que eu já estou cada vez mais adaptado a essa dose e logo vou ter que aumentar se quiser ter os mesmos esfeitos. Quando voltei a usar o pré-treino as dores sumiram, e sim, vou admitir que voltei a usar pq já não estava mais aguentando o incomodo. Quando acabar esse pote que tenho agora vou tentar ser mais forte e ficar mais tempo sem usar. 

O que eu quero dizer com tudo isso? Que você não deve tomar café pq vai te deixar dependente? Não!

Na verdade eu e nem ninguém dá a mínima para o que você faz ou deixa de fazer. A questão é que na minha opinião estimulantes são muito bem vindo SIM! EU sou totalmente a favor de usar substâncias que melhorem as nossas qualidades mentais e físicas e a cafeína é uma delas. A dica que eu deixo aqui é para usa-lá quando realmente for necessário. Por que você vai usar cafeína para passar o dia todo na frente de uma planilha fazendo um trabalho mecânico que não é necessário pensar? Ou para ficar vendo vídeo do seu youtubeer cretino favorito? Para se sentir um pouco melhor consigo mesmo? Bem, existem outras maneiras de fazer isso sem precisar gastar essa bala da cafeína ou qualquer outro estimulante. Usem-a - e sem medo  pelo amor de Deus caralho, você são homens - para quando forem destruir no treino, para quando forem criar algo novo, quando precisarem planejar, pensar rápido, enfim, para quando tiverem que ser sobre-humanos, não gastem esse poder que ela te dará atoa. Potencializem as qualidades e não o fracasso. Como eu disse, existem outro métodos de ser mais pró-ativo durante o cotidiano e ler o meu blog te ensina quais são eles.


Enfim, absolutamente não sou contra, apenas saibam usar.


marca de café top que experimentei quando estava em MG:

https://www.uniquecafes.com.br/

recomendo
Responda-o
#18
Video 


Responda-o
#19
Eu tomava cafeína em cápsulas para treinar, dava uma explosão retada no treino.
Parei de usar pois de tanto usar, não sentia mais o efeito
Responda-o
#20
(23-01-2020, 09:37 AM)arcanokiller Escreveu: Eu tomava cafeína em cápsulas para treinar, dava uma explosão retada no treino.
Parei de usar pois de tanto usar, não sentia mais o efeito

no video acima twin fala para dar alguns meses de pausa, vale a pena assistir
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)