Avaliação do Tópico:
  • 3 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A real sobre o sábado
#41
O Sábado no Novo Testamento


1. Segundo o Novo Testamento, que dia antecede imediatamente ao primeiro dia da semana?

“E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana.” S. Mat. 28:1.

Segundo o Novo Testamento, portanto, acabara o sábado quando começou o primeiro dia da semana.

2. Depois da crucifixão, que dia foi guardado pelas mulheres que seguiam a Jesus?

E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.” S. Luc. 23:56.

3. Que dia é o sábado “conforme o mandamento”?

“Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus." Êxo. 20:10.

4. Qual era o costume de Cristo quanto ao sábado?

“E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o Seu costume, na sinagoga, e levantou-Se para ler.” S. Luc. 4116.

5. Em que instrução aos discípulos reconheceu Cristo a vigência do sábado muito depois de Sua ascensão?

“E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno, nem no sábado.” S. Mat. 24:20.

A destruição de Jerusalém, por Tito, ocorreu na primavera e verão do ano 70 A. D. A fuga dos cristãos deu-se três e meio anos antes, ou seja, no fim de Outubro do ano 66 A. D., em seguida è chegada e à súbita retirada de Céstio e de seu exército.

6. Em que dia se reuniam os judeus para adoração?

“Moisés, desde os tempos antigos, 'tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.” Atos 15:21.

7. Em que dia pregaram S. Paulo e Barnabé em Antioquia?

“Chegaram a Antioquia, da Pisídia, e entrando na sinagoga num dia de sábado, assentaram-se” Atos 13:14.

8. Quando pediram os gentios que S. Paulo repetisse o sermão que no sábado pregaram em Antioquia?

“E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas palavras." Atos 13:42.

9. Em que dia, em Filipos, pregaram às mulheres, S. Paulo e seus companheiros? `

“E no dia de sábado, saímos fora das portas, para a beira do rio, onde julgávamos ter lugar para oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.” Atos 16:13.

10. Qual era o costume de S. Paulo quanto ao sábado?

“E, passando por Anfípolis, e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus, e Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras.” Atos 17:1 e 2.

Era tanto o costume de S. Paulo como o de Jesus (S. Luc. 4:16), frequentarem cultos religiosos no sábado.

11. Como empregaram os apóstolos os dias úteis da semana, quando estavam em Corinto?

“E depois disto partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto; e, achando um certo judeu por nome Áquila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher, e, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.” Atos I8:1-3. Ver Ezeq. 46:1.

12. Que fazia ele nos sábados?

“E todos os sábados disputavam na sinagoga, e convencia a judeus e gregos." Atos 18:4.

13. Por quanto tempo prosseguiu' ele com esse trabalho ali?

“E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a Palavra de Deus." Atos 18:11.

Estas passagens não provam definitivamente que o apóstolo tivesse celebrado setenta e oito reuniões sabatinas em Corinto, mas mostram conclusivamente que era seu costume observar esse dia, dedicando-o a fins religiosos. O estudante atento notará que seu “disputar”(ou arrazoar) “todos os sábados” na sinagoga se refere ao tempo relativamente breve em que lhe foi permitido o uso da sinagoga. Mas a história do trabalho do apóstolo no livro de Atos nos permitem plenamente crer que onde quer que estivesse, Paulo aproveitava ao máximo toda oportunidade para efectuar sua obra evangélica no sábado. Isto, aliás, é verdade não só em relação aos apóstolos, mas à maioria dos cristãos durante os primeiros três séculos.

14. Em que dia foi S. João arrebatado em espírito?

“Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor.” Apoc. l:10.

15. Quem é Senhor do sábado?

“Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.” S. Mar. 2228.

16. Por intermédio do profeta Isaías, a que chama o Senhor o sábado?

“Se desviares o teu pé do sábado e de fazer a tua vontade no Meu santo dia.” Isa, 58:13.

17. Por que chama o Senhor ao sábado Seu dia?

“Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou." Êxo. 20:11.

18. Por meio de quem criou Deus a mundo?

“Deus falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, por quem fez também o mundo.” Heb. 1:1 e 2.

Desde o princípio até ao fim, a Bíblia não reconhece senão um sábado semanal -- o dia em que Deus descansou no princípio; e que se tornou conhecido de Israel no Sinai (Neem. 9:13 e 14); foi observado por Cristo e por Seus apóstolos; e; deve sê-lo pelos remidos no mundo por vir. Isa. 66:22 e 23.

Os termos sábado, sábados e dia de sábado ocorrem sessenta vezes no Novo Testamento, e em cada caso excepto um, refere-se ao sétimo dia. Em Col. 2:16 e 17, faz-se referência aos sábados anuais relacionados com as três festas anuais observadas por Israel antes do primeiro advento de Cristo.

O primeiro dia da semana não é mencionado senão oito vezes no Novo Testamento, seis das quais se acham nos quatro evangelhos, e referem-se ao dia em que Cristo ressuscitou dos mortos. Ver S.Mat. 28:1; S. Mar. 1622 e 9; S. Luc. 24:1; S. João 20:1 e 19. As outras duas (Atos 2027; I Cor. 16:2) se referem à única reunião religiosa anotada no Novo Testamento, realizada no primeiro dia da semana, depois da ascensão, nos tempos apostólicos, e a uma sistemática economia e reserva nesse dia do que se pudesse ajuntar para os .santos pobres da Judeia e de Jerusalém.

É evidente, pois, que o sábado do Novo Testamento é o mesmo do Velho, e que nada há no Novo que desfaça o sábado do sétimo dia, pondo em seu lugar o primeiro dia da semana.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#42
A Lei do Senhor – Os Dez Mandamentos


Como foi dada por Deus

I - Não terás outros deuses diante de mim.

II - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

III - Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

IV - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.

V - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.

VI - Não matarás.

VII - Não adulterarás.

VIII - Não furtarás.

IX - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

X - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Bíblia: Êxodo 20:3-17

Como foi modificada pelo homem

 I - Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas.

II - Não invocar o Santo nome de Deus em vão.

III - Santificar domingos e festas de guarda.

IV - Honrar pai e mãe.

V - Não matar (nem causar dano, no corpo ou n alma, a si mesmo ou ao próximo).

VI - Guardar castidade nas palavras e nas obras.

VII - Não furtar (Nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).

VIII - Não levantar falsos testemunhos (Nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou danificar o próximo).

IX - Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.

X - Não cobiçar as coisas alheias.

Catecismo da Igreja Católica, págs. 441,442 - Impresso em 19 de Julho de 1993
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#43
O Selo de Deus e o Sinal da Apostasia


1. Que apresenta a Bíblia como sendo o objectivo de um sinal ou selo?

"Agora pois, ó rei, confirma o édito, e assina a escritura, para que não seja mudada." Dan. 618.

Isto é, apõe a assinatura da realeza, a fim de que possa ter a devida autoridade e entrar assim em vigor. Era antigamente costume que os reis usassem para esse propósito um anel, que continha seu nome, iniciais ou monograma. Jezabel, mulher de Acabe, "escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete." I Reis 2118. Diz-se do decreto promulgado por Assuero, para a matança de todos os judeus no império persa, que "em nome do rei Assuero se escreveu, e com o anel do rei se selou." Ester 3:12.

2. Quais são os três requisitos necessários num selo oficial?

A fim de ser completo, deve um selo oficial apresentar três requisitos: (1) o nome do legislador; (2) seu cargo oficial, título, ou autoridade, bem como seu direito a governar; e (3) seu reino, ou a extensão de seu domínio e jurisdição. Por exemplo: "General E. G. Dutra, presidente dos Estados Unidos do Brasil," Jorge VI, Rei da Grã-Bretanhaj' "Harry Truman, Presidente dos Estados Unidos da América do Norte" etc.

3. Com que está relacionado o selo de Deus?

"Liga o testemunho, sela A LEI entre os Meus discípulos." Isa. 8:l6.

4. Mostra o primeiro mandamento quem é o autor da lei?

"Não terás outros deuses diante de Mim." Êxo. 2033.

Quem é o "Mim" aí citado, o próprio mandamento não declara, Essa proibição poderia provir de qualquer fonte. Qualquer pagão poderia atribuir esse mandamento ao seu deus, e, no que se refere a esse único mandamento, ninguém poderia refutar essa pretensão.

5. Indicam o segundo, terceiro, quinto, sexto, sétimo, oitavo, nono ou décimo mandamentos, quem seja o autor do Decálogo?

Não, nenhum deles.

O segundo mandamento proíbe a feitura e adoração de imagens, mas em si mesmo não revela quem seja o verdadeiro Deus. Diz o terceiro mandamento: "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão," mas, semelhantemente, deixa de revelar o verdadeiro Deus e doador da lei. O adorador do Sol poderia alegar haver observado esse mandamento, visto não mencionar a que deus ele se refere. O mesmo acontece quanto aos demais preceitos aludidos. Nos últimos cinco mandamentos nem mesmo é citado o nome de Deus.

6. Qual o único mandamento do Decálogo que revela o nome, a autoridade e o domínio do Autor dessa lei?

"Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou." Êxo. 20:8-ll.

O quarto mandamento, somente, revela o nome, a autoridade e o domínio do Autor dessa lei. Em seis dias, (1) o Senhor (nome); (2) fez (atributo, Criador); (3) o Céu e a Terra (domínio). Este mandamento, somente, portanto, contém "o selo do Deus vivo." Pelo que está revelado neste mandamento é mostrado a que Deus se referem os demais. Pela grande verdade aí revelada, todos os outros deuses são declarados falsos. O mandamento do sábado, pois, contém o selo de Deus; e o próprio sábado, cuja observância é recomendada pelo mandamento, está inseparavelmente ligado ao selo; e deve ser mantido como memória de que Deus é o Criador de todas as coisas; e ele mesmo chamado "sinal" do conhecimento desta grande verdade. Êxo. 31:17; Ezeq. 20:20.

7. Que razão apresenta Deus para que o sábado seja um sinal eterno entre Ele e Seu povo?

"Entre Mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias 'fez o Senhor os céus e a Terra, e ao sétimo descansou, e restaurou-Se." Êxo. 31:17.

O sábado é o sinal, ou marca, ou selo do verdadeiro Deus, Criador.

8. De que diz Deus ser um sinal, a observância ou santificação do sábado?

"E santificai os Meus sábados, e servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu sou o Senhor vosso Deus." Ezeq.20:20.

9. De que, além do conhecimento de Deus como Criador, É o sábado um sinal?

"Certamente guardareis os Meus sábados; porquanto isso é um sinal entre Mim e vos nas vossas gerações; para que saibais que Eu sou o Senhor, que vos SANTIFICA." Exo. 31:13.

O sábado é o grande sinal do poder criador de Deus, onde quer e como quer que se manifeste, quer na criação, quer na redenção; pois redenção é criação - recriação. É necessário o mesmo poder, tanto para redimir como para criar. "Cria em mim, ó Deus, um coração puro." Sal. 51:10. "Porque somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras." Efés. 2:10. A cada novo sábado, designa Deus que ele faça lembrado Aquele que nos criou, e cuja graça e poder santificador em nós operam a fim de prepararnos para o Seu reino eterno.

10. Que texto mostra que uma obra especial de assinalamento deve ocorrer antes de serem soltos sobre a Terra os ventos de destruição?

"E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da Terra, retendo os quatro ventos da Terra, para que nenhum vento soprasse sobre a Terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. E vi outro anjo subir da banda do Sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a Terra e o mar, dizendo: Não danifiqueis a Terra nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus. E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel." Apoc. 7:1-4. Ver Ezeq. 9:1-6.

11. Onde viu o apóstolo esse mesmo grupo um pouco mais tarde, e que tinham eles na testa?

"E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte de Sião, e com Ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome dEle e de Seu Pai." Apoc. 14:1

O selo de Deus e o nome do Pai devem referir-se à mesma coisa. O selo é o sinal ou marca de perfeição, e o nome de Deus equivale ao Seu carácter, que é perfeição. E o sábado de Deus, observado como Deus ordena que o seja, e em santidade, é um sinal dessa mesma coisa - a perfeição de carácter. Quando este selo for finalmente posto sobre o povo de Deus, será uma prova de que Sua graça e poder santificante fizeram sua obra e os habilitaram para o Céu. No mundo por vir todos observarão o sábado, e terão, pois, este selo ou marca de santificação, santidade e perfeição de carácter. Isa. 66:22 e 23.

12. Que se diz do carácter desses assinalados?

"E na sua boca não se achou engano; porque' são irrepreensíveis diante do trono de Deus." Apoc. l4:5.

13. Como ê descrita a igreja Remanescente?

"Aqui está a paciência dos santos, aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus." Apoc. 15:12.

14. Contra que três coisas adverte aos homens o anjos de Apocalipse 14?

"E seguiu-se o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta e a sua ima em e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus." Apac. 14 :9 e 10.

A besta representa o papado; a imagem da besta representa outra entidade religiosa e poder civil dominante. E em oposição ao selo de Deus está a marca da besta, a marca da apostasia. Contra esse culto falso e idólatra, e contra a recepção dessa marca, Deus envia essa solene advertência.

15. Que poder, mencionado no capítulo décimo terceiro de Apocalipse, deve impor essa marca?

"E faz [a basta que tinha dois chifres] que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas." Apoc. 13:16.

Depreende-se que o animal de dois chifres represente os Estados Unidos da América do Norte. Ver estudo à pág. 227. Ao repudiar essa nação os princípios da liberdade civil e religiosa, e tornar-se um poder perseguidor, outras nações lhe seguirão o exemplo, oprimindo os que recusam abjurar sua fidelidade a Deus.

16. Que apresenta o papado como marca ou sinal de seu poder e autoridade?

"Perg. - Como podeis provar que a Igreja possui poder para ordenar festas e dias santos?

"Resp. - Pelo próprio ato da mudança do dia de descanso para o domingo, a qual todos os protestantes aceitam."- Abridgment of Christian Doetrine, pelo Rev. Henry Tuberville, pág. 58.

Numa carta escrita em Novembro de 1895, Mr. H. F. Thomas, chanceler do cardeal Gibbons, em resposta a uma consulta sobre se a Igreja Católica se atribuiu a mudança do sábado, diz: "A Igreja Católica declara, naturalmente, ter sido a mudança um ato seu, . . . e o ato é um sinal de sua autoridade eclesiástica em assuntos religiosos." Para outras declarações a este respeito.

Sendo o verdadeiro sábado um sinal de fidelidade ao verdadeiro Deus, não é senão natural que o falso seja considerado um sinal de adesão à apostasia. E assim consideramos ser o caso.

17. Que dizem as autoridades papais quanto ã observância do domingo pelos protestantes?

"A observância do domingo pelos protestantes é uma homenagem que eles, contra si mesmos, prestam à autoridade da Igreja [Católica]." --Plain Talk About the Protestantism of Today, por Mons, Segur, pág.213.

A declaração aqui feita é verdadeira, e sua ampla admissão por parte dos que, se bem que honestamente, têm até aqui estado a observar o domingo como sendo o sábado, levá-los-á a recusar mais homenagem à apostasia, e volverão à observância do dia que é um sinal de fidelidade para com o Céu - o único dia semanal de repouso que Deus, em Sua Palavra, manda que os homens santifiquem, o sétimo dia.

18. Qual será a atitude do dragão para com o povo remanescente, que guarda os mandamentos de Deus?

"E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo." Apoc. 12:17.

19. Como serão impostos esse falso culto e essa marca?

"... para que a imagem da besta falasse, e fizesse [decretasse] que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas; para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal." Apoc. 13:15-17.

20. Sobre que finalmente alcança o povo de Deus a vitória?

"E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus." Apoc. l5:2.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#44
O Dia do Senhor


1. Desde que tempo esteve Cristo, a Palavra, ou o Verbo ligado com Deus, o Pai?

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.” S. João 1:1 e 2.

2. Por quem foram criadas todas as coisas?

“... Que desde todos os séculos esteve oculto em Deus, que por Jesus Cristo criou todas as coisas.” Efés. 3:9. (Edição Brasileira.)

3. Por quem foram feitos os mundos?

“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, por quem fez também o mundo.” Heb. 1:1 e 2.

4. Como expressa S. Paulo novamente esta mesma verdade?

“Porque nEle foram criadas todas as coisas que há nos céus e na Terra, visíveis e invisíveis, tudo foi criado por Ele e para Ele, e Ele é antes de todas as coisas, todas as coisas subsistem por Ele." Col. 1:16 e 17.

5. Houve qualquer coisa que fosse feita sem Cristo?

“Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.” S. João 1:3.

6. Foi o sábado “feito"?

“E disse-lhes: O sábado foi FEITO por causa do homem.” S. Mar.2:27.

7. Por quem, então, foi o sábado feito?

Por Cristo.

Esta conclusão é inevitável. Se todas as coisas foram feitas por Cristo, e sem Ele nada do que foi feito se fez, e havendo sido o sábado uma das coisas feitas, segue-se pois que o sábado deve haver sido feito por Cristo. Assim sendo, o sábado deve ser o dia do Senhor.

8. No princípio, que fez Deus no sétimo dia?

“E havendo Deus acabado no dia sétimo a Sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a Sua obra, que tinha feito.” Gên. 2:2.

Se todas as coisas foram feitas por Jesus Cristo, então Ele, com o Pai, no primeiro dia sétimo descansou de todos os Seus trabalhos na obra da criação.

9. Depois do descanso do sétimo dia, que fez Deus?

“E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a Sua obra, que Deus criara e fizera.” Gên. 2:3.

Visto que esta bênção e santificação do dia eram parte da feitura do sábado, tanto quanto o repouso nesse dia, segue-se que também elas foram feitas por Cristo; pois que o sábado foi feito por Ele;

10. Quanta honra é devida a Cristo?

“Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai.” S. João 5:23.

“Eu e o Pai somos um." S. João 10:30.

Na observância do sábado, pois, honramos a Cristo de igual maneira que ao Pai.

11. Guardou Cristo o sábado?

“E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o Seu costume, na sinagoga e levantou-Se para ler.” S.Luc. 4:16. “Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai.” S. João.15:10.

12. Depois da morte de Cristo, guardaram o sábado os Seus seguidores?

“E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.” S. Luc. 23:56.

13. Observaram-no eles depois de Sua ressurreição?

“E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; ele por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras." Atos 17:2. Ver também Atos 13:14, 42 e 44; 16:13; 18:1-4 e 11.

14. Em que dia diz S. João haver sido arrebatado em Espírito?

Eu fui arrebatado em Espírito no dia do Senhor.” Apoc. 1:l0.

15. Que dia diz o mandamento ser o dia do Senhor?

“Mas 0 sétimo dia é o sábado do Senhor." Êxo. 20:10.

16. Por inspiração de quem, escreveram os profetas?

“O Espírito de Cristo, que estava neles.” I S. Ped. 1:11

17. Falando em lugar de Deus por meio do Espírito de Cristo, como chama o profeta Isaías ao sábado?

“Meu santo dia." Isa. 58:13.

18. Reclama Cristo em qualquer parte da Escritura, como sendo Seu, qualquer outro dia além do sábado?

Não.

Não nos é preciso investigar qual seja 0 dia do Senhor, se tão-somente aceitarmos como nosso guia a Palavra de Deus, por fidelidade à qual João foi banido para a ilha de Patmos. Ver_Apoc.1:9.

19. Portanto, se João fez referência a um dia da semana, em que dia deve ele haver sido arrebatado em Espírito?

No sétimo dia.

Nenhum outro dia da semana é em toda a Bíblia reclamado por Deus como sendo Seu. Durante o segundo, terceiro e quarto séculos da era cristã, em que a apostasia crescia, como um dilúvio, sem qualquer autoridade ou mandamento da Escritura, e julgando honrar a Cristo e fazer acinte aos judeus que O crucificaram, começaram os homens a negligenciar o sábado do quarto mandamento, e a honrar o primeiro dia da semana, em que Cristo ressuscitou dos mortos, como sendo “o dia do Senhor,” até que pouco faltou para ser o 'sábado totalmente perdido de vista, e o domingo quase lhe tomar o lugar. Mas não havia na divina e imutável lei de Deus mais garantia para essa troca do que para outros erros e mudanças introduzidas na professa igreja cristã nesse mesmo período, tais como a abstinência da carne às sextas-feiras, em honra da crucifixão; a adoração de Maria, ou o culto da Virgem; a missa; o purgatório; as indulgências; as orações pelos mortos; o culto dos santos; e o representante humano de Cristo. Não havia mais autorização divina para uns que para outros. Todos surgiram com a apostasia. A Bíblia não reconhece senão um Deus vivo e verdadeiro, um Legislador, um Mediador entre Deus e o homem, um Senhor e Salvador Jesus Cristo, um corpo, um Espírito, uma esperança, uma fé, um batismo, um sábado. Ver Jer. 10:10-12; Apoc.14:6 e 7; I Tim. 2:5; Efés. 4:4-6; Êxo. 20:8-11.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#45
Andando como Ele andou


1. Que maneira de viver cristão foi-nos apresentada pelo próprio Jesus?

“Aquele que diz que está n’EIe, também deve andar como Ele andou."

I S. João 2:6. “Deixando-nos o exemplo, para que sigais as Suas pisadas.” I S. Ped. 2:2l.

2. As pisadas que Jesus nos apontou para seguirmos, conduzem invariavelmente pelo caminho dos mandamentos de Deus?

“Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai, e permaneça no Seu amor.” S. João 15:10. “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os Seus mandamentos.” I S. João 523.

3. O caminho é hoje o mesmo que quando Jesus andou na Judeia?

“Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.” Heb. 13:8.

4. Ao mostrar-se que Jesus Cristo, para nosso exemplo, descansou no sétimo dia e o abençoou e santificou, muitos perguntam: “Por que, então, os eruditos e clérigos não descobriram que não existe autoridade bíblica para a santificação do primeiro dia?

A resposta é que eles descobriram isso, e têm-no liberalmente declarado.

O TESTEMUNHO DE HOMENS EMINENTES

5. Os excertos a seguir são de afamados clérigos, literatos e eminentes escritores, que em sua totalidade guardaram o domingo por ser costume da Igreja. No entanto dão eles testemunho de não haver para esse dia um mandamento bíblico.

TESTEMUNHOS DE FONTE CATÓLICA ROMANA

Catholic Mirror (O Espelho Católico) de 23 de Setembro de 1893:

“A Igreja Católica, mais de mil anos antes da existência de um único protestante, em virtude de sua divina missão, mudou o dia de sábado para domingo.”

Arcebispo D. Duarte Leopoldo, em Concordância dos Santos Evangelhos, pág. 146: “Se devemos repelir a tradição, e aceitar somente o que está na Bíblia, como dizem os protestantes, por que aceitam eles a santificação do domingo, o batismo das crianças e outras práticas que não constam da Escritura Sagradas”
Catecismo Doutrinal, pelo Rev. Stephen Keenan, pág. 174:

“Perg. _ Tendes qualquer outra maneira de provar que a Igreja tem poder para instituir festas por preceito?

“Resp. _ Não tivesse ela esse poder, e' não poderia haver feito aquilo em que concordam todos os religionistas modernos _ não poderia haver substituído a observância do sábado do sétimo dia da semana, pela do domingo, o primeiro dia, mudança para a qual não há autoridade escriturística.”

The Con'vert's Cathecism of Catholic Dootrine (Catecismo da Doutrina Católica para os Conversos), pelo Padre Peter Geierrnan, C. SS. R., pág. 50, segunda edição, 1910, obra que recebeu a “bênção apostólica” do papa Pio X, em Janeiro de 1910:

“Perg. _ Qual é o dia de descanso?

“Resp. _ O dia de descanso é o sábado.

“Perg. _ Por que observamos o domingo em vez do sábado?

“Resp. _ Observamos o domingo em vez do sábado porque a Igreja Católica, no Concílio de Laodicéia (336 A. D.), transferiu a solenidade do sábado para o domingo."

Cônego Hugo Bressane de Araújo, em Perguntas e Respostas, págs. 22 e 23.

“Perg. _ Que dia da semana manda a Bíblia santificar?

“Resp. _ O sábado. Eis as passagens bíblicas: [0 autor cita a seguir Êxo. 20:8-11; 31:14 e 15; Deut. 5:12-14.]

“Perg. Mas a Bíblia manda observar o domingo em vez do sábado?

“Resp. _ Não.

“Pery Quem mudou o dia do Senhor, do sábado para o domingo?

“Resp A Igreja Católica.

“Perg. _ Mas os protestantes observam o descanso no domingo?

“Resp. _ Então neste ponto seguem a tradição católica.”

Cardeal Gibbons, em Faith of Our Fathers (A Fé de Nossos Pais), edição de 1893, pág. 111:

“Podereis ler a Bíblia de Génesis ao Apocalipse, e não encontrareis uma única linha que autorize a santificação do domingo.

As Escrituras ordenam a observância religiosa do sábado, dia que nós nunca santificamos.”

Padre Júlio Maria, em Ataques Protestantes, pág. 81:

“Em parte nenhuma figura o domingo como dia do Senhor....

Nós, católicos, romanos, guardamos o domingo, em lembrança da ressurreição de Cristo, e por ordem do chefe da nossa igreja, que preceitua tal ordem do sábado ser do Antigo Testamento, e não obrigar mais no Novo Testamento.”

TESTEMUNHOS DE FONTE PROTESTANTE

Dr. Lyman Abbot, em Christian Union, de 26 de junho de 1890:

“A noção corrente de que Cristo e Seus apóstolos mediante Sua autoridade substituíram o sétimo dia pelo primeiro, não tem absolutamente base no Novo Testamento.”

Bispo Seymour, da Igreja Episcopal, em Why We Keep Sunday

(Porque Guardamos o Domingo): “Fizemos a mudança do sétimo dia para o primeiro, do sábado para o domingo, por autorização da santa Igreja, Católica, Apostólica de Cristo.”

Sir Willia/m. Domville, em Examiiiation of Six Texts (Exame de seis Textos), pág. 291: “Séculos da era cristã passaram-se antes que o domingo fosse [geralmente] observado pela igreja cristã em lugar do sábado. A História não nos fornece uma única prova ou indicação de que fosse [oficialmente] observado antes do edito dominical de Constantino, em 321 de nossa era.”

Dwight (presbiteriano), em Theology Explained and Deƒended, (Teologia Explicada e Defendida), Vol. 4, pág. 40: “O sábado cristão (domingo) não se encontra na Escritura, e não era pela igreja primitiva chamado o sábado.”

Fowler (congregacional), em Mode and Subjects of Baptism (Maneira e Assuntos do Baptismo): “Näo existe na Bíblia mandamento que requeira de nós a observância do primeiro dia da semana como sendo o sábado cristão.” A Rev. Amós Birmey (metodista), em Theological Compend (Compêndio Teológico), págs. 180 e 181: “É certo não haver mandamento positivo para o batismo infantil .... Tampouco o há para santificar o primeiro dia da semana.”

ENCICLOPÉDIAS E MANUAIS DE IGREJAS

Enciclopédia Chambers, artigo Sábado: “Por nenhum dos Pais antes do quarto século é ele [o primeiro dia da semana] identificado como sendo o sábado; nem o dever de observa-lo se alicerça quer no quarto mandamento quer em preceito ou exemplo de Cristo ou de Seus apóstolos. Inquestionavelmente a primeira lei, quer eclesiástica quer civil, mediante que se sabe haver sido ordenada a observância sabática daqueles dias, é o edito de Constantino, em 321 de nossa era .... Não foi senão no ano 538 que, por autoridade eclesiástica (3.° Concílio de Orleans) se recomendou a abstenção dos trabalhos do campo, em vez de permiti-los, e isso feito expressamente no sentido de o povo dispor de mais folga para ir à igreja e fazer suas orações.”

Enciclopédia Britânica, artigo Domingo: “Foi Constantino que primeiro legislou sobre a observância do domingo, e, segundo Eusébio, determinou que esse dia fosse regularmente celebrado em todo o império romano.”

Rev. Ed. T. Hiseox, autor do Manual da Igreja Batista: “Havia e há um mandamento que manda santificar o sábado, mas esse sábado não era o domingo. Dir-se-á, entretanto, e com alguma demonstração de triunfo, que o sábado foi transferido do sétimo dia para o primeiro dia da semana, com todos os seus deveres, privilégios e sanções. Sinceramente desejoso de informação sobre este assunto, que estudei por muitos anos, pergunto: Onde é possível encontrar-se o registo de uma tal mudança? Não no Novo Testamento, absolutamente não. Não existe prova escriturística da mudança da instituição sabática do sétimo dia para o primeiro dia da semana.”

C'ox's Sabbath Manual, citando Augsburg Confession of Faith, documento luterano, seção 10, da parte 2: “A observância do dia do Senhor (domingo) não se baseia em nenhum mandamento de Deus, mas sim na autoridade da Igreja.”

6. Que influência, tanto a Bíblia como a História mostram haver estado em operação na igreja imediatamente depois dos dias apostólicos?

“Dentre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.” Atos 20:30.

“No intervalo entre os dias dos apóstolos e a conversão de Constantino, a comunidade cristã mudou de aspecto .... Ritos e cerimonias de que nem Paulo nem Pedro haviam ouvido, entraram sorrateiramente em uso, reivindicando depois a dignidade de instituição divina.”--Dr. W. D. Killens's (presbiteriano), The Ancient Church, prefácio.

7. Que disse Cristo do culto baseado em preceitos de homens?

“Em vão Me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.” S. Mat. l5:9.

8. Que disse Ele seria feito com toda planta que Deus não plantasse?

“Toda a planta, que Meu Pai celestial não plantou, será arrancada.” S. Mat. 15:13.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#46
O Sábado na História


1. Quando e por que actos foi o sábado feito?

“E havendo Deus acabado no dia sétimo a Sua obra, que tinha feito descansou no sétimo dia de toda a Sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda Sua obra, que Deus criara e fizera.” Gên. 2:2 e 3.

2. Que divisão do tempo é estabelecida pelo sábado?

A semana.

“Uma das mais extraordinárias confirmações colaterais da história mosaica da criação é a adopção geral da divisão do tempo em semanas, que se estende desde os países cristãos da' Europa às remotas praias do Hindustão, e tem igualmente prevalecido entre hebreus, egípcios, chineses, gregos, romanos e bárbaros nórdicos – de cujas nações algumas tinham pouco intercâmbio com as outras, nem por nome eram conhecidas dos hebreus." -- Introduction to the Critical Study and Knowledge of the Holy Scriptures, de Horné Vol. 1, pág. 69, edição de 1841.

“O sete tem sido antigo e honrado algarismo entre as nações da Terra. Elas têm, desde o princípio, medido seu tempo por semanas A origem disso, segundo expôs Moisés em seus escritos, foi o sábado de Deus.” - Brief  Dissertation on the First Chapters of Genesis, pelo Dr. Lymart Coleman, pág. 26. Gên. 7:4 e 10; 8:10 e 12, mostram que a semana era conhecida ao tempo do dilúvio.

3. A quanto atinge o reconhecimento do sábado do sétimo diz nas várias línguas do mundo hoje?

Seu reconhecimento está muito generalizado.

Faz alguns anos o finado Dr. William Mead Jones, de Londres publicou uma “Tábua da Semana,” mostrando o estilo do ciclo semanal e as designações dos vários dias da semana em cento e sessenta línguas. Essa tábua mostra claramente que o período de sete dias, ou semana, era conhecido desde os tempos mais remotos, e quem nada menos de cento e oito dessas línguas é o sétimo dia chamado sábado ou dia santo. Eis um extracto das línguas mais conhecidas, contidas nessa tábua:

Abissínio Sanbat Sábado
Afgane Shamba Sábado
Alemão Samstag Sábado
Árabe Assabt O Sábado
Arménio Shapat Sábado
Espanhol .Sabado Sábado
Francês Samedi Dia de Sábado
Grego Sabbaton Sábado
He breu Shabbath Sábado
Hindustani Shamba Sábado
Inglés The Sabbath O Sábado
Italiano Sabbato Sábado
Latim Sabbatum Sábado
Malaio Ari-Sabtu Dia de Sábado
Persa Shambin Sábado
Polonês Sobota Sábado
Português Sábado Sábado
Prussiano Sabático Sábado
Russo Subbota Sábado
Turco Yomessabt Sábado

4. Que razão apresentou Deus no Sinai por haver abençoado e separado o sétimo dia como dia santificado de repouso?

“Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou.” Êxo. 20:11.

5. Que promessa fez Deus a Israel, por intermédio de Jeremias, caso guardassem o sábado?

Será pois que, se diligentemente Me ouvirdes, diz o Senhor, não introduzindo cargas pelas portas desta cidade no dia de sábado, e santificardes o dia de sábado, não fazendo nele obra alguma; então entrarão pelas portas desta cidade reis e príncipes, assentados sobre o trono de Davi, andando em carros e montados em cavalos, eles e seus príncipes, os homens de Judá, e os moradores de Jerusalém: e esta cidade será para sempre habitada.” Jer. 17:24 e 25.

6. Que disse Ele aconteceria caso não santificassem o dia do sábado?

“Mas se não Me derdes ouvidos para santificardes o dia de sábado, e para não trazerdes carga alguma quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então acenderei fogo nas suas portas o qual consumirá os palácios de Jerusalém, e não se apagará.” Jer. 17:27.

7. Que aconteceu à cidade de Jerusalém, ao ser ela capturada por Nabucodonosor, rei de Babilónia?

“E todos os vasos da casa de Deus… levou para Babilónia. E queimaram a casa do Senhor, e derrubaram os muros de Jerusalém; e todos os seus palácios queimaram a fogo.” II Crôn. 36:18 e 19.

8. Por que aconteceu isso?

“Para que se cumprissem a palavra do Senhor, pela boca de Jeremias, até que a Terra se agradasse dos Seus sábados; todos os dias da desolação repousou.” II Crôn. 36:21.

O cativeiro babilónio de Israel, executado por Nabucodonosor e seus filhos, durou setenta anos porque durante 420 anos, ou seis vezes setenta anos ›- desde os dias de Salomão até ao tempo de Nabucodonosor - haviam grandemente negligenciado a observância do sábado. Ver Ezeq. 22:8 e 26; Jer. 25:8-11; 17:24 e 27; II Crôn.

36:15-21. Os setenta anos de desolação repararam os 420 anos de profanação do sábado. Também durante o milénio, ou os mil anos após a segunda vinda de Cristo, toda a Terra estará desolada ou em repouso, por mil anos, por haverem os habitantes do mundo, durante seis mil anos, desrespeitando o sábado. Ver referências a esse período e estados, em Apoc. 20:1-4; Isa. 24:1-6;' Jer. 4:23-27. Os períodos de repouso e desolação da Terra são compensações sabáticas divinamente designadas por causa da irreligiosidade do homem, manifestada na profanação do sábado. São lições impressivas da importância de observar o sábado do sétimo dia, e os resultados de quebrá-lo e desatendê-lo.

9. Depois da restauração de Israel do cativeiro babilónico, que disse Neemias haver sido o motivo do seu castigo?

“E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, promanando o dia de sábado? Porventura não fizeram vossos pais assim, e nosso Deus não trouxe todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda mais acrescentais o ardor de Sua ira sobre Israel, profanando o sábado.” Neem. 13:17 e 18.

10. Que diz ele quanto a haver Deus dado o sábado a Israel?

“E sobre o monte de Sinai desceste, e falaste com eles desde os céus, e deste-lhes juízos retos, e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons, e o Teu santo sábado lhes fizeste conhecer.” Neem. 9:13 e 14.
Note-se que esse texto não diz que Deus fez o sábado então, mas simplesmente que fez Israel conhecer o sábado naquela ocasião. Dele se haviam eles grandemente esquecido em sua permanência no Egito. Ver págs. 361 e 364.

11. Quando aqui na Terra., como considerou Cristo o sábado?

“E chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o Sea costume, na sinagoga, e levantou-Se para ler." S. Luc.4:16.

12. Como reconheceu Cristo a lei do sábado?

“E Ele lhes disse, É, por conseguinte, lícita fazer bem nos sábados.” S. Mat. 12:11 e 12.

Diz William Prynne: “Certo é que o próprio Cristo, Seus apóstolos e os primitivos cristãos durante bastante tempo constantemente observaram o sábado do sétimo dia.” _ Dissertation on the Lord's Day Sabbath, pág. 33.

Morer, erudito clérigo da Igreja da Inglaterra, diz: “Os primitivos cristãos tinham grande veneração pelo sábado, e passavam o dia em devoção e sermões. E não é de duvidar-se que os próprios apóstolos seguissem essa prática, como a esse respeito se lê em vários textos.”_Dialogue on the Lord's Day, de Morer, pág. 189.

Diz o historiador Neander: “A oposição ao judaísmo, muito cedo, realmente, introduziu a festividade particular do domingo, em substituição ao sábado… O feriado do domingo, como todos os outros, foi sempre uma ordenança simplesmente humana, e estava longe das cogitações dos apóstolos estabelecer a esse respeito uma ordem divina _ longe deles e da primitiva igreja apostólica, transferir para o domingo as leis do sábado. Talvez no fim do segundo século, começou-se a fazer uma falsa aplicação dessa espécie, pois por esse tempo os homens consideravam pecado o trabalho aos domingos.”

- Church History, de Neander, tradução de Rose, pág. 186.

Diz o Dr. Lyman Abbott: “A noção corrente de que Cristo e Seus apóstolos mediante Sua autoridade substituíram o sétimo dia pelo primeiro, não tem absolutamente base no Novo Testamento.”

_ Christian Union, de 26 de junho de 1890.

Diz o arcediago Farrar: “A igreja Cristã não efectuou transferência formal de um dia para outro, mas gradual e quase inconsciente.” _ The Voice From Sinai, pág. 167.

13. Qual foi um dos primeiros esforços da igreja romana em favor do reconhecimento do domingo?

Em 196 A. D., Vítor, bispo de Roma, tentou impor a todas as igrejas o costume romano da Páscoa, celebrada cada ano no domingo. Ver a História dos Papas, de Bower, Vol. 1, págs. 18 e 19.

Isto o Dr. Bower, em sua História dos Papas, Vol. 1, pág. 18, descreve como “a primeira tentativa de usurpação papai.”

14. Qual foi um dos principais motivos para a convocação do Concílio de Nicéia, em 325 A. D.?

“A questão referente à observância da Páscoa, agitada no tempo de Aniceto e Policarpo, e depois no de Vítor, estava ainda por decidir-se. Constituiu um dos principais motivos para a convocação do Concílio de Nicéia, sendo, depois da controvérsia ariana, o assunto mais importante a ser considerado.” - Historical View of the Council of Nice, de Boyle, pág. 23, edição de 1836.

15. Como ficou finalmente decidido o assunto?

“O dia da Páscoa foi fixado no domingo que se seguisse à primeira Lua cheia depois do equinocio vernal.” - Idem, pag. 24.

16. Ao insistir na observância desse decreto nas igrejas, que razão para ele apresentou Constantino?

“Não tenhamos, pois, coisa alguma em comum com a vil plebe judia." - Idem, pág. 52.

17. Que já fizera Constantino em 321 A. D., para levar o domingo a posição de preeminência?

Promulgou um edito, dispondo “que os juízes e o povo das cidades, repousem no venerável dia do Sol.” Ver Enciclopédia Britânica, artigo Domingo, e esta obra, pág. 418.

18. A quem atribuiu Eusébio, bispo de Cesaréia, e um dos mais ardorosos sustentáculos de Constantino, a transferência das obrigações do sábado para o domingo?

“Todas as coisas, sejam quais forem, que era dever fazer no sábado, essas NÓS transferimos para o dia do Senhor [domingo].”

- Commentary on the Psalms, citado em Coxls Sabbath Literature, Vol. 1, pág. 361.

19. Que fez Silvestre, bispo de Roma, de 314 até 337 A. D.por sua “autoridade apostólica”, em favor do domingo?

Oficialmente mudou 0 nome do primeiro dia, chamando-o DIA DO SENHOR. Ver História Eclesiástica, de M. Ludovicum Lucium, cent. 4, cap. 10, págs. 739 e 740, edição de Basiléia, 1624.

20. Que decretou o Concílio de Laodicéia em 364 A. D.?

Cânon 29. “Os cristãos não judaizarão no sábado, nem nele permanecerão ociosos, mas trabalharão nesse dia; mas o Dia do Senhor será por eles especialmente honrado.” - A History oƒ the Councils of the Church, por Charles Joseph Hefele, Vol. 2, pág.316

21. Até quando se sabe que os cristãos observaram o sábado?

“Até ao quinto século foi mantida pela igreja cristã a observância do sábado judeu." _ Ancient Cristianity Exempliƒied, por Lyman Colemam, cap. 26. sec. 2.

22. Quão generalizada diz o historiador Sócrates, que escreveu em meados do quinto século, haver sido a observância do sábado por parte das igrejas cristãs de seu tempo?

“Conquanto quase todas as igrejas do mundo celebrem os sagrados mistérios do sábado de cada semana, os cristãos de Alexandria e Roma, contudo, por motivo de alguma. antiga tradição, recusamse a fazer o mesmo.”-Ecclesiastical History, por Sócrates, Livro 5, cap. 22.

23. Que dia observavam na Idade Média alguns dos valdenses?

“Eles guardavam o dia do sábado, observavam a ordenança do baptismo conforme a igreja primitiva, instruíam os filhos nos pontos da fé cristã e nos mandamentos de Deus." _ Church History, de Jones, Vol. 2, cap. 5, sec. 4.

24. Qual dentre os primeiros reformadores suscitou esta questão da observância do sábado?

“Carlstadt defendeu a divina autoridade do sábado do Velho Testamento.”-Life oƒ Luther, pelo Dr. Barnes Scars, pág. 402.

25. Que disse Lutero das ideias de Carlstadt sobre o sábado?

“Em verdade, se Carlstadt escrevesse 'mais acerca do sábado, o domingo teria que lhe ceder o lugar, e o sábado ser santificado.” -- Against the Celestial Bropñets, de Lutero, citado em Life oƒ Martin Luther in Pictures, pág. 147.

26. Que reivindicação .faz agora a Igreja Romana a propósito da modificação do sábado para domingo?

“Perg. - Tendes qualquer outra maneira de provar que a Igreja tem poder de instituir festas por preceito?
“Resp.- Não tivesse ela esse poder, e não poderia haver feito aquilo em que concordam todos os religionistas modernos não poderia haver substituído a observância do sábado do sétimo dia da semana, pela do domingo, o primeiro dia, para cuja mudança não há autoridade escriturística.”--Doctrinal Cathecisfm, pelo Rev.Stephen Keenan, pág. 174.

Por falta de suficiente luz e investigação, e por causa de alguns que se opuseram ao sábado durante a Reforma, foi o domingo levado do catolicismo para a igreja protestante, e é agora afagado como instituição do Senhor. Entretanto, é evidente não ser ele planta Sua, mas obra e resultado da apostasia. Proclama-se, porém, agora uma mensagem de reavivamento da verdade nesse particular convidando a uma genuína reforma. Ver o estudo a seguir.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#47
A Reforma do Sábado


1. Que espécie de culto diz Cristo resultar das doutrinas baseadas em preceitos de homens?

“Mas em vão Me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.” S. Mat. l5:9.

2. Que mandamento disse Cristo» haverem os fariseus invalidado com seus ensinos?

“Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe. Mas vós dizeis: Qualquer que dizer ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim: esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe.” S. Mat. l5:4-6.

3. Qual foi o resultado desse procedimento?

E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.S. Mat. 15:6.

Pelo oferecimento ou dedicação de propriedade ao serviço do templo, ensinavam eles que a pessoa podia libertar-se dos deveres contidos no quinto mandamento.

4. Que pergunta fizeram os discípulos a Cristo logo depois?

“Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram S.Mat. 15:12.

5. Que lhes respondeu o Salvador?

“Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que Meu Pai celestial não plantou, será arrancada.” S, Mat. 15:13.

O que ê verdade quanto ao quinto mandamento, é-o também para cada um dos demais. Se pela tradição os homens invalidam qualquer dos outros mandamentos de Deus, as Palavras de Cristo aos fariseus a eles se aplicam. Tornam-se culpados de invalidar o mandamento de Deus e de instituir um culto vão.

6. Quando e por quem foi o sábado instituído?

“Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.” Exo. 20:11.

7. Quem pretende haver estabelecido a instituição do domingo?

"Perg. - Possui a Igreja [católica] poder para fazer quaisquer alterações nos mandamentos de Deus?

“Resp.-   Em vez do sétimo dia e de outras festividades indicadas pela velha lei, a Igreja prescreveu fossem apertados para o culto divino os domingos e os dias santos; e estes somos obrigados a guardar em consequência do mandamento divino, em substituição ao antigo sábado.”-Catholic Christian Instrueted, pelo Rev. Dr. Challoner, pág. 211.

“Nós, católicos, pois, temos, para a santificação do domingo em substituição ao sábado, precisamente a mesma autoridade que possuímos para todo outro ponto de nosso credo; especialmente, a autoridade 'que é a igreja de Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade' (I Tim. 3:15); pelo que vós, que sois protestantes, não possuís realmente autoridade alguma; pois que para isso não existe autoridade na Bíblia, e não consentireis em que ela possa estar em qualquer outra parte. Tanto vós como nós, efectivamente, seguimos nesse ponto a tradição; mas 'nós a seguimos crendo ser ela parte da Palavra de Deus, e a Igreja, sua guarda e intérprete divinamente designada, 'vós a seguis, acusando-a em todo tempo de guia falível e traiçoeira, que muitas vezes 'invalida o mandamento de Deus'."- Clifton, Tracts, Vol. 4, artigo A Question For All Bible Christiaus, pág. 15. (Para mais citações, Ver o estudo da pág. 380 etc.)

8. Quando deve ser finalmente concedida salvação ao povo de Deus?

“Mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo.” I S. Ped. l:5.

9. Estando a salvação de Deus prestes a vir, sobre quem pronuncia Ele uma bênção?

“Assim diz o Senhor: Mantende o juízo, e fazei justiça, porque a Minha salvação está prestes a vir, e a Minha justiça a manifestar-se. Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto: que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de perpetrar algum mal.” Isa. 56:1 e 2.

10. Está esta prometida bênção restrita a qualquer classe de pessoas?

“E aos filhos dos ESTRANGEIROS, que se chegarem ao Senhor, para O servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos Seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o Meu concerto, também os levarei ao Meu santo monte, e os festejarei na Minha casa de oração.” Isa. 5626 e 7.

Ressalta desses textos que no último dia, quando os homens estiverem esperando o aparecimento do Salvador, será feito um convite aos que realmente amem o Senhor, para separarem-se do mundo, observarem o sábado verdadeiro, e apartarem-se do mal.

11. Que ordena Deus aos Seus pastores para fazerem neste tempo?

“Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao Meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados.” Isa. 58:1.

12. Que mensagem de reforma do sábado envia Deus?

“Se desviares o teu pé do sábado, e de fazer a tua vontade no Meu santo dia, e se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falar as tuas próprias palavras, então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da Terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse." Isa. 58:13 e 14.

Mesmo pela maioria dos professos cristãos, o sábado do Senhor não é agora chamado santo e digno de honra. É por muitos, estigmatiza do de “judeu”. O Senhor previu como isso sucederia nesta época, e inspirou o profeta a escrever: Se desviares o teu pé do sábado.” Esta expressão é forte, e indicadora de que muitos estariam pisando o dia de Deus, fazendo nele sua própria vontade, em vez de buscar e honrar ao Senhor pela santificação do sábado.

13. Como serão chamados os que se empenharem nessa reforma?

“E chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.” Isa. 58:12.

14. Que diz outro profeta haverem feito entre o povo de Deus professos ensinadores?

“Os seus sacerdotes transgridem a Minha lei, e profanam as Minhas coisas santas; entre o santo e o profano não fazem diferença, nem discernem o impuro do puro; e de Meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles.” Ezeq. 22:26.

15. Que têm eles feito para manter suas teorias?

“E os seus profetas têm feito para eles reboco de cal não adubada, vendo vaidade, e predizendo-'lhes a mentira, dizendo: Assim diz o Senhor Jeová; sem que 0 Senhor tivesse falado.” Ezeq 22:28.

Cal não adubada é a indevidamente trabalhada, e por isso não fará liga nem dará prova satisfatória. Assim sucede com os motivos apresentados para a observância do domingo, em lugar do sábado bíblico, ou sétimo dia. Não somente são erróneos e indefensáveis em si mesmos, mas inteiramente inconsistentes, destrutivos uns dos outros. São como as testemunhas empregadas pelos líderes judeus para condenar a Cristo. Dos tais diz o registo divino: “E os principais dos sacerdotes e todo o concílio buscavam algum testemunho contra Jesus, para O matar e não o achavam. Porque muitos testificaram contra Ele, mas os testemunhos não eram conformes.” S. Mar. 14;55 e 56. A falta de concordância entre eles era em si mesma uma prova da falsidade de seu testemunho. Em nada, talvez, é a falta de concordância melhor ilustrada do que nas razões apresentadas para observância do domingo. Note-se o seguinte:

Um diz que o sábado foi mudado do sétimo para o primeiro dia da semana.

Outro diz que o mandamento do sábado impõe só um dia de repouso depois de seis de trabalho, e por isso não houve troca do mandamento.

Raciocinam alguns que todos deveriam observar o domingo, porque, como dizem, conquanto Deus não tenha designado um dia especial, não obstante é necessária a concordância; e o ter qualquer dia como sendo o sábado, equivaleria a não ter sábado algum. Outros, com o fito de evadirem-se aos reclamos da lei de Deus, asseveram que o preceito do sábado é uma daquelas ordenanças que nos eram contrárias contra nós, apagadas e pregadas na cruz. Entretanto, admitem que um dia de repouso e convocação é necessário, e, portanto o dia da ressurreição de Cristo, ao que dizem, foi escolhido.

Outra classe diz que crê ser impossível saber qual seja o sétimo dia, sem que, entretanto, tenham dificuldade alguma em asseverar qual é o primeiro.»

Alguns têm a ousadia de declarar que o domingo é o sétimo dia da criação.

Outros, com igual certeza, dizem que os que observam o sétimo dia estão buscando ser justificados pela lei, e ficam fora da graça.

Outra classe, de opiniões mais liberais, diz crer que cada pessoa deva seguir sua própria vontade, observando um dia ou outro, ou dia nenhum.

Ainda como se houvessem atingido o grande desiderato, ou achado o elo que lhes falta no argumento, homens dotados de inteligência acima da comum, costumam declarar que é impossível observar o sétimo dia num mundo redondo e em movimento; no entanto, por mais estranho que pareça, não encontram dificuldade alguma na observância do domingo em qualquer parte, e crêem que esse dia deve ser observado em todo mundo!

Por fim, e mais terrível e presumidamente do que todos os outros, alguns, como o Herodes outrora na matança de todas as crianças de Belém para assegurar a morte de Cristo, chegaram a ensinar que todos os mandamentos foram abolidos, para assim evadirem-se à obrigatoriedade contida no quarto. Como no caso de Herodes, porém, o Ungido de Deus escapou do golpe mortal desse rei ímpio, assim, no juízo, terão que enfrentar a Deus no tocante ao quebramento de Sua lei, e verificarão que o preceito do sábado ali está imutável como o resto.

Disse Cristo: “Qualquer pois que violar um destes mais pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos Céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos Céus.” S. Mat. 5:19.

16. Que diz o Senhor irá acontecer com essa parede rebocada com cal não adubada?

“Dize aos que a rebocam de cal não adubada que ela cairá: haverá uma grande pancada de chuva, e vós, 6 pedras grandes de saraiva, caireis, e um vento tempestuoso a fenderá.” Ezeq. 13:11.

17. Quando cairá essa saraiva?

“Entraste tu até aos tesouros da neve, e viste os tesouros da saraiva, 'que Eu retenho até ao tempo da angústia, até ao dia da peleja e da guerra?” Jó 38:22 e 23.

18. Sob qual das sete pragas cairá esta saraiva?

“E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e as cidades das nações caíram; e toda a ilha fugiu; e os montes não se acharam. E sobre os homem  caiu do céu uma grande saraiva, pedras de peso de um talento." Apoc. 16:17 a 21.

19. A fim de preparar o Seu povo para esse tempo terrível, que espera Deus que `Seus pastores façam?

“Não subistes às brechas, nem reparastes as fendas da casa de Israel, para estardes na peleja no dia do Senhor.” Ezeq. l3:5.

20. Em vez de buscar tapar a brecha feita na lei de Deus [a perda do sábado], e assim reparar a fenda, que têm feito eles?

Vêem vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O Senhor disse; quando o Senhor os não enviou; e fazem que se espere cumprimento da Palavra.” Ezeq. 13:6.

21. Durante estas cenas finais, que mensagem está Deus enviando ao mundo para desviar os homens do culto falso para o culto do Deus verdadeiro e vivo?

“Temei a Deus e dai-Lhe glória; porque vinda é a hora do Seu juízo. E adorai Aquele que fez o céu, e a Terra, e o mar, e as 'fontes das águas.   Caiu, caiu Babilónia, aquela. grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição.   Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado no cálice da Sua ira.” Apoc. 14:7-10.

Esta é a última mensagem evangélica a ser transmitida ao mundo antes que o Senhor venha. Ao tempo em que for pregada se formarão duas classes de povo: uma que terá o sinal da besta (o papado), e a outra que guardará os mandamentos de Deus, e terá o Seu selo, o sábado do quarto mandamento.

22. Que mais fez Jesus no dia do sábado, além de assistir aos cultos religiosos e neles tomar parte?

“O qual andou fazendo bem.” Atos 10:38. Ver S. Mat. 8:14-17;12:l-15; S. Mar. 2:23-28; 3:1-6; S. Luc. 6:1-ll; 13:11-17; l4:1-6; S. João 5:1-18; 9:1-41.

Ao estudarmos a vida de Cristo, verificamos que não fez do dia do sábado um dia de ociosidade, nem tão pouco um dia só dedicado ao culto público ou particular, mas de serviço activo e de bênçãos para outros. Nesse dia, especialmente andava Ele fazendo bem, atendendo aos doentes, e proporcionando alivio aos que havia muito eram presa de Satanás. S. Luc. 13:15 e 16; S. João 5:5 e 6. E como é Ele o nosso modelo em todas as" coisas, nós, também, como Ele, devemos buscar fazer do sábado um dia de auxílio e bênção para outros. Desatar os laços da impiedade, aliviar os fardos pesados, dar de comer aos famintos, vestir os nus e dar liberdade aos presos, é o jejum por Deus escolhido, e a observância do sábado que Lhe é mais aceitável. Isa. 58:1-12. Nessa espécie de trabalho e ministério há margem para uma universal reforma do sábado.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#48
Terminei o Novo Testamento hoje. Pretendo iniciar o Antigo Testamento só na próxima semana, pois quero me aprofundar mais em Apocalipse. A minha opinião acerca desse assunto é, então, baseada no Novo Testamento e na leitura deste tópico (já li três vezes).

Para tanto, esse artigo do camarada Libertador é o mais completo que um cidadão poderá encontrar. Não há nada igual ao trabalho aqui registrado e é preciso que deixemos nosso agradecimento ao camarada por isso.

Trabalho brilhante, parabéns.
 
De antemão, quero dizer que até o presente momento, não guardei um sábado sequer da minha vida. Aliás, devo ter guardado alguns, mas por pura preguiça e procrastinação, ou seja, não foi por me submeter aos ensinamentos divinos. Erro a não cometer.
 
Não vou explanar aqui o que eu estou deixando de fazer e o que estou começando a fazer após iniciar a leitura da bíblia, até por que isso é entre Deus e mim (Mateus 6:6), mas acho importante salientar que um dos dez mandamentos é:
 
Citação:Manter o sagrado dia do Senhor.
 
Não obstante, é preciso também estarmos atentos ao que diz Tiago 2:10:
 

Citação:Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.


No que se refere a questão do sábado, concordo absolutamente em tudo o que foi dito. Não consigo interpretar de outra forma, como se o dia não importasse ou que o dia seja o domingo e não o sábado.

Acredito que a participação dos que discordaram foi fundamental ao tópico, pois ficou muito claro que não há passagens mostrando que o dia a ser guardado é o domingo, todavia, em compensação a isso, o camarada Libertador trouxe centenas de citações bíblicas mostrando que o sábado é o dia correto.
 
Ora, vejamos o que é que diz Isaías 58:13:
 
Citação:Se te abstiveres de violar o SÁBADO, de cuidar dos teus negócios em MEU DIA SANTO, chamando ao sábado “deleitoso” e “venerável” ao dia santo de Iahweh, se o honrares, abstendo-te de viagens, de correres atrás dos teus negócios, de fazeres planos, então te deleitarás em Iahweh, e eu te farei levar em triunfo sobre as alturas da terra, eu te nutrirei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca de Iahweh falou.
 
Outrossim, muito claramente diz Êxodo 20: 8-11:


Citação:
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás a tua obra.
10 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.


Enfim, ficará cansativo ficar citando passagens bíblicas que diz claramente que o dia é o sábado, pois o camarada Libertador já fez isso com maestria.

Mas o assunto é de fato interessantíssimo. Estou no aguardo - mesmo que já se tenha passado um bocado de tempo - dos camaradas que discordaram trazerem aqui citações e passagens bíblicas que mostram o contrário. 

Será um grande aprendizado.

Parabéns pelo trabalho, camarada Libertador.
Mateus 21:22
Responda-o
#49
Vou começar a adotar essa prática. Pelo menos aos poucos.

Minhas orações serão aos Sábados agora.
Responda-o
#50
Citação:⁵ Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.
⁶ Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
⁷ Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
⁸ Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
⁹ Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito;Como não permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
¹⁰ Porque esta é a aliança que depois daqueles diasFarei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; 

Hebreus 8:5-10
 
Gostaria de acrecentar algo.
Muitos catolicos usam estes versos de hebreus 8 para dizer que a aliança firmada por Deus com israel no deserto foi anulada, contudo, se perdem a respeito de 'que aliança?'.
O texto é usado para justificar a abolição do 4 mandamento biblico, dizendo que ele faz parte da velha aliança contudo...

Citação:²⁵ Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim".
²⁶ Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. 

1 Coríntios 11:25,26

Como mostrado muito bem pelo @Libertador, a antiga aliança e os shabbats eram sombras que prefiguravam a vinda de cristo, e essas sombras eram as cerimonias no tabernáculo (como sacrifícios de cordeiros, que de forma obvia representavam a morte de cristo) e os shabbats.
Mas, esse texto mostra uma cena em que o messias ja havia vindo, logo, não haviam mais nessecidades de prefigurar sua chegada. Essa nova aliança, dada por cristo serve como lembrete de que, da mesma forma que ele veio, ele voltará.

Citação:[url=https://bibliaportugues.com/matthew/26-28.htm][/url]²⁸ Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.
²⁹ Eu lhes digo que, de agora em diante, não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no Reino de meu Pai". 

Mateus 26:28,29

O próprio cristo diz que seu sangue é o cumprimento da aliança (da velha aliança), e com o comprimento dessa, temos a promessa de que ele vai voltar. 
Espero que vocês tenham compreendido um pouco mais sobre as santas ceias e essa confusão envolvendo as alianças.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)