Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Reprogramar o cérebro
#1
Nada demais, apenas disciplinar meus pensamentos e substituir pensamentos negativos por pensamentos positivos.
Parem para pensar um pouco e fiquem estarrecidos com quanto tempo desperdiçamos com pensamentos negativos.

Se quiserem, façam um pequeno teste, fechem os olhos e relaxem, respirem profundamente por alguns momentos e depois mentalizem, se recordem dos piores momentos de suas vidas.
Perceberão que gradativamente seu humor começa a mudar, a piorar, na verdade.

Por ae se constata que pensamentos negativos nada trazem de bom.

Façam o mesmo exercício, mas se foquem apenas nos pensamentos positivos, nas coisas boas que aconteceram, perceberão que o humor melhora, vc fica mais alegre e talz.

E no fim das contas, desperdiçamos um tempo enorme pensando em coisas ruins e negativas e isto vira uma bola de neve.
Vc pensa coisa negativa, seu humor piora, vc não consegue fazer coisas positivas, acaba atraindo mais coisas negativas para si e assim sucessivamente num círculo vicioso infinito.

Estamos tão acostumados a pensar negativamente que nem quando queremos melhorar conseguimos pensar em coisas positivas, por exemplo, o cara quer parar de beber, então ele fica pensando e mentalizando "não posso beber, não vou beber"...
Isto por si só, é negativo, pq na mente dele, a única coisa que fica fixada de verdade é "beber" e cada vez que ele pensa nisso, involuntariamente surgem situações que o conduzem à bebida.

Se, por outro lado, ele desfocasse do problema e passasse a pensar positivamente, já seria uma bela ajuda.
Em vez de pensar que não vai ou não pode beber bebida alcoólica, o cara poderia pensar que só bebe suco e água.

Notem a sutileza da coisa.

Ninguém faz uma lista de coisas que não vai comprar no mercado certo?
Fazemos lista de coisas que vamos comprar.

Então porque nossas listas mentais não seguem o mesmo padrão?
Em vez de nos focarmos naquilo que não queremos e não devemos fazer, deveríamos focar naquilo que queremos e devemos fazer.
Em vez de pensar no que não queremos fazer, deveríamos pensar em fazer o oposto, funciona melhor.
Enfim, o resumo do resumo é isto, por isso, minha meta para o segundo semestre de 2015 e para 2016 é reprogramar meu cérebro para pensar apenas em coisas positivas, construtivas, edificantes, produtivas etc.
Responda-o
#2
(14-08-2015, 08:29 AM)Solomon Escreveu: Nada demais, apenas disciplinar meus pensamentos e substituir pensamentos negativos por pensamentos positivos.
Parem para pensar um pouco e fiquem estarrecidos com quanto tempo desperdiçamos com pensamentos negativos.

Se quiserem, façam um pequeno teste, fechem os olhos e relaxem, respirem profundamente por alguns momentos e depois mentalizem, se recordem dos piores momentos de suas vidas.
Perceberão que gradativamente seu humor começa a mudar, a piorar, na verdade.

Por ae se constata que pensamentos negativos nada trazem de bom.

Façam o mesmo exercício, mas se foquem apenas nos pensamentos positivos, nas coisas boas que aconteceram, perceberão que o humor melhora, vc fica mais alegre e talz.

E no fim das contas, desperdiçamos um tempo enorme pensando em coisas ruins e negativas e isto vira uma bola de neve.
Vc pensa coisa negativa, seu humor piora, vc não consegue fazer coisas positivas, acaba atraindo mais coisas negativas para si e assim sucessivamente num círculo vicioso infinito.

Estamos tão acostumados a pensar negativamente que nem quando queremos melhorar conseguimos pensar em coisas positivas, por exemplo, o cara quer parar de beber, então ele fica pensando e mentalizando "não posso beber, não vou beber"...
Isto por si só, é negativo, pq na mente dele, a única coisa que fica fixada de verdade é "beber" e cada vez que ele pensa nisso, involuntariamente surgem situações que o conduzem à bebida.

Se, por outro lado, ele desfocasse do problema e passasse a pensar positivamente, já seria uma bela ajuda.
Em vez de pensar que não vai ou não pode beber bebida alcoólica, o cara poderia pensar que só bebe suco e água.

Notem a sutileza da coisa.

Ninguém faz uma lista de coisas que não vai comprar no mercado certo?
Fazemos lista de coisas que vamos comprar.

Então porque nossas listas mentais não seguem o mesmo padrão?
Em vez de nos focarmos naquilo que não queremos e não devemos fazer, deveríamos focar naquilo que queremos e devemos fazer.
Em vez de pensar no que não queremos fazer, deveríamos pensar em fazer o oposto, funciona melhor.
Enfim, o resumo do resumo é isto, por isso, minha meta para o segundo semestre de 2015 e para 2016  é reprogramar meu cérebro para pensar apenas em coisas positivas, construtivas, edificantes, produtivas etc.

Isso é pnl. Cuidado ao tocar nesse tema, pq tem cara aqui que não aceita e não acredita nessa tecnica...
Responda-o
#3
Concordo com a ideia de que devemos dar ênfase ao fazer e não ao 'não fazer'. Tem gente que só reclama mas não busca e não quer mudar o que está lhe incomodando.
Mas essa coisa de "reprogramar o cérebro" é bobagem, pensar negativamente é coisa que todas as pessoas fazem pois está na nossa natureza, até o homem das cavernas andava desconfiado com aonde ele pisava e o que estava ao seu redor.
Responda-o
#4
Como o Mandrake falou isso é PNL(Programação neurolinguística), tem muito material ai na internet que trata sobre esse assunto, tenho lá minhas dúvidas se isso realmente funciona e se é benéfico, mas não desacredito que possa funcionar.

Apenas dando um exemplo, tem gente que usa esse tipo de técnica para criar confiança, seja para conseguir mulher (PUA) , ou em atividades cotidianas, mas será que é de fato a PNL que ajudou o indivíduo, ou é somente uma adaptação natural do cérebro a determinada situação?
"Always do your best. What you plant now, you will harvest later, Og Mandino"
Responda-o
#5
Thomas, mas é exatamente isso que a pnl faz. Adaptação do cerebro à um novo comportamento, crença, prisma.... A diferença é que a pnl foca no positivo.
Responda-o
#6
(14-08-2015, 04:21 PM)Mandrake Escreveu: Thomas, mas é exatamente isso que a pnl faz. Adaptação do cerebro à um novo comportamento, crença, prisma.... A diferença é que a pnl foca no positivo.

GargalhadaGargalhada

Aí muitos já partem do pensamento: "PNL não funciona" "PNL é besteira"

Já partem do negativo, aos que pensam assim, agora releiam o tópico. Big Grin
Responda-o
#7
Isso funciona SIM.

Eu já consegui mudar características que não me agradavam, do tipo, reclamar de mais e etc., faz anos, e é perfeitamente possível.

Tem um livro que indico que é o poder do hábito (não lembro o nome do autor) muito bom pra esclarecer certas dúvidas quanto a isso.
Responda-o
#8
Mais uma bobagem

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Responda-o
#9
De um tempo para cá estava perdendo muito meu foco, comprei um vídeo game novo ( PS4) e jogando ao invés de treinar e estudar, estava deixando de sair com os amigos para ficar perdendo tempo em frente a um jogo e depois fica arrependido por não ter feito algo no final de semana ou ter feito algo mais produtivo.

O que fiz, deixei o video game na casa do meu cunhado, larguei no facebook que também vem me atrapalhando, estou evitando entrar em sites de futebol e páginas policiais, estou tentando auto me policiar.
Responda-o
#10
Programação neurolinguística existe, funciona e pode beneficiar o indivíduo. Todos aqui já reprogramaram o próprio cérebro em algum momento de suas vidas: horário de acordar, almoçar, dormir; obrigação de ir para a escola e/ou trabalho independentemente da vontade; manias, cacoetes de toda espécie; entonação de voz ao interagir com as pessoas - mais grave para exercício de autoridade, mais doce para pedir um favor etc.

Existem técnicas para adaptar os seus costumes, sua memória e suas reações inconscientes às suas necessidades. A Real em si já contém recomendações nesse sentido, como a necessidade de identificarmos e controlarmos nossas emoções, andarmos com postura reta, falarmos "para fora" (utilizando o ar desde o pulmão) e parar de ter vergonha de ser homem, quebrando muitos dos hábitos destrutivos cultivados em nós desde a juventude.

Sobre o pensamento negativo, não tente suprimi-lo. Quanto mais força você utilizar, mais forte ele ficará. A solução é deixar o pensamento passar, deixá-lo livre, observando-o sem se envolver com ele. Quando pensamos em algo negativo, um mecanismo de defesa do ego é ativado e nos faz tentar racionalizar a negatividade, vencê-la de forma racional. Essa defesa pode até ser útil no momento em que você for atacado verbalmente, mas não deve ser utilizada para "regurgitar" pensamentos negativos. Perca o hábito de racionalizar o negativo, ou ficará louco.

Um exercício muito útil para evitar ficar preso a pensamentos negativos é fazer uma autoanálise periódica dos seus problemas em busca de soluções. O foco deve ser o de compreensão e mudança, e não de lamentação. Em seguida, você deve programar a sua agenda com essa solução em mente. Por exemplo, quem estiver perdendo muito tempo na internet deve programar seus compromissos, cumprir rigorosamente a programação e deixar um tempo livre para o descanso / entretenimento.

O confrade Matt Heafy tinha feito um tópico extremamente útil no fórum antigo sobre a necessidade de dividir os grandes objetivos em metas pequenas e específicas. Se alguém tiver acesso ao texto, agradecerei.
Responda-o
#11
Era isso que claramente impedir de progredir em meus planos! 

UP


Responda-o
#12
O poder do hábito parece ser muito bom, comecei a ler o poder sem limites do Anthony Robbins e achei muito viajado, não curti não.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)