Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] A Cruz: Simbologia e Formas
#1
A CRUZ: SIMBOLOGIA E FORMAS




CRUZ TAU
[Image: images?q=tbn:ANd9GcTuM6KOCYXgDurAo-ZOP-a...hgc3bQXI7A]
Tradicionalmente, ela representa o sinal de sangue do cordeiro, usado pelos israelitas sobre as portas na noite de pascoa antes da saida do Egito. Ela tambem representa o bastao que moises converteu em serpente no deserto. Desta forma, ela e a cruz da profecia ou a cruz do Antigo Testamento.



CRUZ GREGA OU QUADRADA
[Image: images?q=tbn:ANd9GcTUuFIa3E3Sks_oc9G9X1l...0Dn_Hn7LPw]
Um Antigo tipo de cruz com braços iguais. Dela e da cruz latina derivam a maioria das utilizadas em heráldica.



CRUZ LATINA
[Image: cruz17.jpg]
Era um instrumento de condenação a morte no período em que Jesus viveu. Tradicionalmente, ela simboliza a crucificação, no entanto, como e totalmente vazia, também simboliza a ressurreição e a esperança da vida eterna.


CRUZ DE SANTO ANDRE
[Image: 012_small.gif]
De acordo com a tradição, Santo Andre sentiu-se indigno de ser crucificado como Cristo, por isso ele suplicou que em seu martírio a cruz fosse diferente. Ela e um simbolo da humildade e do sofrimento. Nas etiquetas de substancias perigosas, utiliza-se para indicar que um produto e perigoso. Foi utilizada pelos romanos para marcar as fronteiras de seu território.


CRUZ DO APOSTOLO SÃO PEDRO
[Image: images?q=tbn:ANd9GcSMqLgSxVR_zxJwhriVdyj...-wpfEy_YyA]
Segunda a tradiçao, o apostolo Pedro teria sido crucificado de cabeça para baixo, numa cruz como esta. Consta ainda que seu sucessor, o papa de Roma, tinha-na em sua catedra quando visitou Israel.


CRUZ ALÇADA OU ANSATA
[Image: 045_small.gif]
Era um dos maiores símbolos da cultura egípcia. Consistia em um hieroglifo representado a regeneração e a vida eterna. O circulo superior representaria a mulher e a reta, o homem. Pode significar ainda o sol, o céu e a terra, circulo, braço vertical e horizontal respectivamente; ou, do ponto de vista do individuo, a razão, os braços e o corpo.


CRUZ BIZANTINA
[Image: cruz18.jpg]
E geralmente, usada pela Igreja Ortodoxa Grega.


CRUZ ALFA E OMEGA OU DE GLORIA ETERNA
[Image: cruz203.jpg]
Esta cruz latina e combinada com a primeira e a ultima letra do alffabeto grego, o inicio e o fim, e significa que, embora jesus tenha morrido na cruz, ele impera em gloria pela eternidade. Alfa e Omega, sob os braços da cruz, recordam que Deus e o principio e o final de todas as coisas, a gloria eterna, e que a vida humana na terra tem começo e fim.


CRUZ DA TRIUFANTE
[Image: ATcAAABrPjwKvejr2sFAolIVnrw8Q781p6Xighxd...yM5BuQ.jpg]
Representa o triunfo final e o reinado de Jesus cristo sobre o mundo. Também e simbolo da evangelização mundial. Na arte cristã, esta cruz e usada no topo do cetro de Jesus para mostrar seu Reino em gloria.


CRUZ DO CALVÁRIO
[Image: rosecrs3.jpg]
Uma cruz latina firmada sobre três degraus que representam a ascensão de Jesus ao Calvário. Podem também simbolizar a fé, a esperança e o amor.


CRUZ PATRIARCAL
[Image: 180px-Patriarchal_cross.svg.png]
E uma cruz eclesiástica. Aparece Frequentemente sendo usada pelos patriarcas. O braço superior representa a inscrição colocada por Pilatos na cruz de Jesus. Foi adotado por cardeais e  arcebispos como uma distinção hierárquica.


CRUZ PAPAL OU CRUZ TRIPLA DOS POVOS DO OCIDENTE
[Image: vinyl-decal-sticker-11349.jpg]
E o emblema oficial papal. Das três barras diz-se, frequentemente, que representam as três cruzes sobre o Calvário. E, no entanto, mais provável que representem a Igreja, o mundo e o céu.


CRUZ ORTODOXA ESLAVA OU CRUZ DE PÁSCOA
[Image: 200px-OrthodoxCross%28black%2Ccontoured%29.svg.png]
Esta forma de cruz foi primeiramente usada nas Igrejas dos países eslavos. O braço superior representa a inscrição abreviada "ENRI" , que Pilatos colocou sobre a cabeça de Jesus. O significado do braço inclinado inferior e dúbio. De acordo com uma tradição, o terremoto que veio durante a sua crucificação foi o que causou a inclinação deste braço.


CRUZ DE JERUSALÉM OU DAS CRUZADAS
[Image: jerusalem-cross-with-cross-potent-or-cru...-92858.png]
Este conjunto de cruzes e composto por uma cruz central formada por quatro cruzes "tau" e representa a lei do Antigo Testamento. As quatros pequenas cruzes gregas representam o cumprimento desta lei no Evangelho de Jesus Cristo. Outros veem neste conjunto, um simbolo da obra missionaria da Igreja, expandindo o evangelho para os quatros cantos da terra. Este modelo de cruz foi usado pelo rei Godofredo de Bulhão, o primeiro rei Cristão em Jerusalém. Esta cruz foi incorporada nas campanhas das cruzadas.


CRUZ DA CONQUISTA E DA VITORIA
[Image: camiseta_simbolo_transversal_ortodoxo_do...pe=content]
Cruz grega complementada com a primeira e a ultima letra do nome de Jesus em grego (IC), a primeira e a ultima letra do nome de cristo em grego (XC), e a palavra grega para vitoria (NIKA). Os traços sobre as letras indicam que elas são abreviações.


CRUZ ANCORADA
[Image: cruz063.jpg]
Simboliza que a esperança dos cristãos esta em Cristo. Esta cruz também foi simbolo de São Clemente, bispo de Roma que, de acordo com a tradiçao, foi amarrado a uma ancora e lançado ao mar por ordem do imperador Trajano.


CRUZ DE MALTA OU DAS BEM-AVENTURANÇAS
[Image: 220px-Maltese-Cross-Heraldry.svg.png]
Formada por quatro pontas que aponta para o centro e oito pontas externas que simbolizam a regeneração, esta cruz foi simbolo do Cavaleiros de São João, que foram levados pelos turcos de Rodes para a ilha de Malta. Na ilha de Malta, o apostolo Paulo naufragou. Sua forma de quatro pontas de flecha apontando para o centro fazem dela uma cruz de meditação.


CRUZ PATEE
[Image: 276px-Cross-Not-Pattee-Not-Maltese.png]
E frequentemente confundida com a de malta. E a cruz que muitos cavaleiros e ordens religiosas portavam em suas vestes como simbolo de distinção: vermelha para os templários, branca para os hospitaleiros e negra para os teutônicos. Neste últimos derivaria na cruz de ferro.


Informações tirada do livro Priorado de Sião.
"Antes de mas nada, saiba que você morrera e sera esquecido. Portanto, Busque  a felicidade dentro de sua alma e não fora. Entregue-se ao seu espirito. Somente ele estará com você depois da morte." (Nessahan Alita)

Spoiler Revelar
"Desenvolver apenas algumas camadas, negligenciando outras, mais cedo ou mais tarde, a vida cobrara o preço da negligencia." (Mandrake)

"Como eu sempre digo, o homem que não conhece a Real sempre acaba se dando mal." (Conde de Monte Cristo)
Responda-o
#2
Muito bom!
Eu uso o TAU há um tempo, é engraçado o efeito que causa nas pessoas, já chegaram até perguntar se eu era franciscano.. kk
Responda-o
#3
Muito boas essas simbologias das cruzes.


Vou dar início a uma bibliografia básica e estudar com calma esse tema.

Assim espero Yaoming

Responda-o
#4
Faltaram algumas, como a de São Tiago (santiago) , por exemplo. Entretanto, belo tópico.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#5
Interessante o tópico.
Responda-o
#6
A cruz do Calvário e a Cruz Ansata, são as duas cruzes que representam de forma muito direta minha fé, a cruz do calvário representa a Rosa-cruz, a Rosa-cruz representa nosso cristo interno, e o que significa isso? Significa nossa capacidade de nos dar em sacrifício pelo próximo nos aproximando de Cristo pelo exemplo dado na crucificação, e mais que isso,  representa um estado de consciência de plenitude de vínculo com Deus.

A Cruz Ansata representa além das explicações já dadas pelo amigo acima, o primeiro momento na história conhecida em que foi entendida que somente existia um Deus, quando no antigo Egito sobre o governo do Faraó Akhnaton, foi estabelecido o culto a um Deus único, a Cruz Ansata representa séculos antes da vinda de cristo na terra, entre os próprios Egípcios que na realidade só Existe um Deus vivo e poderoso.

Fico muito feliz com esse tópico, meus amigos, paz para todos, paz em Cristo, paz em Deus, porque sem Deus e sem Cristo não há paz que perdure.
Assim, Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Responda-o
#7
@Ares Muito boa sua contribuição. Paz pra você também irmão sem fé não somos nada.

Uso uma corrente com o pentagrama esotérico, mas a cruz que mas mim identifico nesse tópico é a cruz alfa e Ômega.
"Antes de mas nada, saiba que você morrera e sera esquecido. Portanto, Busque  a felicidade dentro de sua alma e não fora. Entregue-se ao seu espirito. Somente ele estará com você depois da morte." (Nessahan Alita)

Spoiler Revelar
"Desenvolver apenas algumas camadas, negligenciando outras, mais cedo ou mais tarde, a vida cobrara o preço da negligencia." (Mandrake)

"Como eu sempre digo, o homem que não conhece a Real sempre acaba se dando mal." (Conde de Monte Cristo)
Responda-o
#8
O que acho interessante quando utilizo colar com símbolos religiosos é a atenção que gera no entorno, eu já utilizei o pentagrama, mais isso faz tempo, hoje uso uma Cruz Ansata, mas nem sempre deixo visível, as vezes escondo embaixo da blusa, a Fé é uma coisa que incomoda naturalmente, sem entrar no mérito das religiões, falando da Fé de maneira isolada, ela incomoda, por isso que eu evito ostentar as coisas que demonstrem minha Fé, você de cara corre o risco de adquirir desafetos principalmente com Ateus, Esquerdistas de uma forma em geral e pessoas que entendem a fé sobre o prisma do pastor corrupto, padre pedófilo, pai de santo caozeiro e etc, elas associam você ao pior da fé, porque elas não conseguem se conectar com Deus e sentir a Paz que Deus nos fornece, eu aprendi a separar o homem de Deus e por isso tomo cuidado até com comentários sobre Deus.
Assim, Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  A simbologia é uma faca de dois gumes? Minerim 2 1,457 19-08-2019, 08:24 PM
Última Postagem: Minerim
  [REFLEXÃO] Diferentes formas de evangelização cristã Davi da Real 1 786 14-02-2019, 01:58 PM
Última Postagem: Adão

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)