Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[METÁFORA] A Águia e a Galinha
#1



Mais uma reflexão realista sobre sua vida.






Leonardo Boff no livro "A águia e a galinha", faz uma metáfora da condição humana, buscando inspiração numa história vinda da África. Seu autor é James Aggrey, um educador e político de Gana, pequeno país da África Ocidental, situado no Golfo da Guiné. 


Todos nós perguntamos: Quem sou eu? É o que nos torna criaturas inquietas e criativas. E, em alguns casos, ao perguntar, temos a sensação de que não somos o que deveríamos ser. Não saber quem você é faz parte do processo de mudança constante. A busca de uma verdade pessoal é o único caminho.














"Um dia um camponês saiu para caçar e encontrou um filhote de águia.. Colocou-o junto com as galinhas e ele, que era o rei dos pássaros cresceu aprendendo a se alimentar de grãos e da ração das galinhas, ciscava como as galinhas e se comportava como uma galinha.
Um dia um naturalista em visita a esse camponês viu a águia no meio das galinhas e disse:


Citação:_ Este pássaro não é uma galinha. É uma águia!


Ao que o camponês respondeu:

Citação:_ Ah! mas agora ela virou uma galinha, não está vendo? Ela jamais voará.


Então o naturalista disse:

Citação:_ Engano seu. Esta ave tem um coração de águia e ela será sempre uma águia; vamos fazer uma experiência, soltá-la para que voe.


Então o homem pegou a ave colocou-a na sua mão e disse:

Citação:_ Águia você não pertence à terra mas aos céus.Voe!


A águia andou sobre seu braço olhou as galinhas ciscando e voltou para o chão.


O naturalista disse:

Citação:_ Vamos tentar de novo.Vamos colocá-la sobre o telhado e ela voará.E assim o fez, repetindo:

_ Águia você não pertence à terra mas aos céus.Voe!


A águia tremia de medo, ficou muito assustada e voou para o chão novamente junto das galinhas.


O camponês disse:

Citação:_ E não lhe disse? Ela virou uma galinha e jamais se comportará como uma águia!

O naturalista, não deu-se por vencido e disse:

Citação:_ Vamos fazer uma última tentativa; amanhã bem cedo levaremos esta águia para longe das casas e das galinhas , no alto de uma montanha e eu a farei voar. 

No dia seguinte bem cedo quando o Sol despontava e tingia os picos dos montes de dourado eles saíram e levaram a águia para a última tentativa de faze-la voar. Colocou a águia sobre sua mão bem alto e disse:

Citação:_ Voa águia ! Teu lugar é o céu!


A águia tremia de medo e não voou.

Ele então segurou a águia firmemente bem na direção do Sol para que seus olhos se enchessem da luz solar e da vastidão do horizonte.

Nesse momento ela abriu as asas, grasnou como uma águia e ergueu-se soberana sobre si mesma.

E começou a voar, a voar cada vez mais para o alto!

Voou....voou.....até confundir-se com a azul do firmamento".



CONCLUSÃO:


Não interessa o que os outros podem pensar, dizer ou fazer. Nós precisamos buscar nossos limites máximos, não apenas boiar à deriva ao sabor da correnteza, ou de má vontade, apanhar uma onda e deixar-nos levar à praia. Não! Devemos voar! 


A parábola de James Aggrey é realmente esplendida, evoca dimensões profundas do espírito, indispensáveis para o processo de realização humana. O sentimento de autoestima, a capacidade de dar a volta por cima, das dificuldades quase insuperáveis. 

Cada pessoa tem dentro de si uma Águia e ela quer nascer. Sente o chamado das alturas e busca o sol. Por isso, somos constantemente desafiados a libertar a águia que nos habita.


Uma Águia tem dentro de si um chamado do infinito! 


Seu coração sente o pico mais altos das montanhas, por mais que seja submetida a condições de escravidão, ela nunca deixará de ouvir a sua natureza de águia, que a convoca para as alturas sublimes!


As pessoas que alçam voos sublimes, são as que recusam a deitar-se, a suspirar e desejar que as coisas mudem. Tais pessoas não reclamam sua sorte e tão pouco sonham passivamente com algum navio longinco que vai chegando. Em vez disso, visualizam em suas mentes que não são desistentes. Não permitirão que as circunstancias da vida as empurrem lá para baixo e as mantenham subjulgadas como galinhas!


Vamos! Voe! Voe e vença! Ocupe o lugar que é seu no alto do penhasco!!!



Citação:
A Águia gosta de pairar nas alturas, acima do mundo, não para ver as pessoas de cima, mas para estimulá-las a olharem para o alto!
Responda-o
#2
- Ótima reflexão. Nos estimula a fazer nossas coisas sempre em alta performance, sempre estimulando algo maior em nossos objetivos.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#3
Tópico excelente, jogado na minha lista de favoritos  Cool
Responda-o
#4
Excelente.
Citação:Semper Fidelis

"Seu coração deve ser como uma espada, assim você não perderá. É um longo caminho construído com o valor de muitas vidas, nunca se esqueça..." El Cid de Capricórnio para Tenma de Pegáso
[Image: latest?cb=20130329182556&path-prefix=pt]
Responda-o
#5
Imaginem um ovo de águia chocado num galinheiro. Ao nascer, o filhote de águia vai aprender a ciscar para comer minhocas e a se comportar como uma galinha.

Um dia, ao olhar outras águias voando bem alto, ela sentiu que também poderia voar. Então, conversou com seus amigos, que riram e debocharam. Conversou com seus parentes, que a chamaram de sonhadora. A pressão foi tão grande que ela desistiu e viveu uma vida inteira como uma galinha.

Você é uma águia e não uma galinha. Não desperdice sua vida comendo minhocas. Para mudar essa realidade, é preciso ter coragem para se desvencilhar dos paradigmas dessa sociedade galinácea para poder voar alto e assumir a sua verdadeira identidade.

*Adaptação da fábula “A Águia e a Galinha”, de Leonardo Boff.

Imagens sobre o assunto, são auto-explicativas:

[Image: 10612921_727276610685289_9026145651580290903_n.jpg]

[Image: 10519200_719511311461819_3590666985895624708_o.jpg]

[Image: 857236_643411922405092_69823286_o.jpg]

[Image: 1658581_637383016341316_1501081690_o.jpg]

[Image: GV149.jpg]
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#6
formidavel!
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#7
Posso dizer que eu aprovo este tópico Gargalhada
Responda-o
#8
Pra vocês verem que até mesmo um ser desprezível como o Leonardo Boff pode criar algo de valor para o mundo.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#9
Excelente.
Responda-o
#10
(10-12-2015, 08:27 PM)Diamante Escreveu:
- Ótima reflexão. Nos estimula a fazer nossas coisas sempre em alta performance, sempre estimulando algo maior em nossos objetivos.


Adorei, era exatamente o que precisa ler e assimilar. Fazer as minhas coisas em alta performance. Quando fiz algo, inserir o amor naquielo que faz. É uma decisão minha de fazer isso! 

Quanto ao texto excelente analogía, entre a águia e a galinha, condiz com meu "Username". Alías, estou nessa busca de me libertar de ser galinha e ver a imensidão a minha frente, sempre fui muito passiva diante das circustâncias da vida e nunca me prevaleci em nada e digo só eu sei o quanto sofri com isso. Por que as pessoas cagam na sua cabeça, haja vista não por que querem, mas sim em virtude de estarem sendo elas mesmas. Récem, sáimos dos homens das cavernas com seu instintindo de sobrevivência a flor da pele.
Sejam fortes, sou novo membro do fórum e já me sinto mais forte.
Com gratidão, Aquila
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)