Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Não seja um caloteiro!
#1
Você que já tem o conhecimento de diversas dicas sobre como organizar suas economias para não viver no aperto, mas ainda não colocou ordem nas suas finanças, e vive dando o "tombo" por aí, apresento-lhe uma nova perspectiva dos problemas causados pela sua inadimplência. Não pense que você prejudica apenas a si mesmo e ao credor quando não paga suas dívidas, pois, indiretamente, a coletividade sofre as consequências do calote. Refiro-me ao encarecimento do crédito e à morosidade da Justiça.

Encarecimento do Crédito: O Brasil tem uma das maiores taxas de juros do mundo, o que faz com que os empréstimos e financiamentos saiam bem caros por aqui. No meio bancário tem o que se chama de risco de crédito, que é justamente o risco de o banco levar calote, e, portanto, tomar prejuízo. Para compensar esse risco, eles jogam a taxa de juros lá no alto. Por isso, pra financiarmos um carro, uma casa ou um empreendimento, pagamos bem mais às instituições financeiras em comparação com outros países.

Morosidade da Justiça: A Justiça brasileira é muito lenta, os processos arrastam-se por anos até serem concluídos. As causas da morosidade são diversas, mas a principal delas é a quantidade de processos em trâmite (80 milhões em 2018). Grande parte desses processos são cobrando dívidas no geral (ações de cobrança, de Execução, por exemplo) através dos quais uma pessoa, empresa ou Governo tenta obrigar o devedor a pagar a sua dívida.

Então, caso você seja o típico malandro brasileiro e faz dívidas de forma irresponsável, foram apresentados mais motivos pra você tomar vergonha na cara e ir pagar o que deve. Pra te ajudar, leia o tópico Dívidas.

Já se você não tem noção básica de organização financeira e deu calote por motivos de força maior (perdeu emprego, doença, e outros) recomendo a leitura da seção de finanças do fórum, em especial dos seguintes tópicos:





Isso aí, seja um homem de respeito, pague suas dívidas, não seja um caloteiro!
Responda-o
#2
@"Tarantino" muito pertinente seu tópico.
Educação financeira é obrigatória pra todo homem.
Somente 5% dos brasileiros aportam.
Recomendo o blog http://www.aposenteaos40.org. Lá o autor dá várias dicas de como fazer o planejamento da aposentadoria.
Sou ifista, então sou suspeito pra dizer algo, mas garanto que dá um puta tesão ver a conta no banco crescer (na verdade corretora) sem você se privar dos seus gostos, como viajar, comprar um eletrônico novo ou trocar de carro, sem ser um avarento Tio Patinhas, bastando montar uma estratégia de investimentos a longo prazo.
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o
#3
Eu sou uma pessoa que é o oposto de caloteiro, se eu tiver devendo uma moeda para alguém , não sossego enquanto não conseguir quitar a dívida

sempre é melhor deixar tudo em dia, pois é melhor manter as portas abertas sendo um bom pagador, do que se safar sempre com malandragens , e quando precisar ter todas as portas fechadas
Responda-o
#4
Aqui no BR tem uma cultura muito filha da puta do cara sair torrando dinheiro que não é dele, não pagar e ver o nome sujar no SPC/Serasa e esperar 5 anos pra dívida caducar.

Sou da mesma linha de pensamento do confrade Eminem, se tenho alguma dívida vou lá e pago, não deixo acumular. Alías, se vejo que é possível pagar de uma vez, pago e não me endivido.

Educação financeira deveria ser ensinado nas escolas. Mas o brasileiro médio pensa que guardar dinheiro na poupança é a água milagrosa salvadora.
Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2

強さと名誉と尊厳
Responda-o
#5
Na verdade a dívida não caduca em 5 anos, apenas o direito do credor de cobrar judicialmente, mas a dívida permanece..

Já tomei muito calote de 'amigos'.. Situação foda, agente perde o dinheiro e o amigo..

Infelizmente não se pode emprestar grana pra maioria, ou quase ninguém..

Recentemente, mesmo sabendo disso, caí na choradeira mais uma vez e emprestei.. A 1a parcela venceu em 05/01.. Eita..
Responda-o
#6
(03-02-2019, 11:33 AM)Martelo Escreveu: Na verdade a dívida não caduca em 5 anos, apenas o direito do credor de cobrar judicialmente, mas a dívida permanece..

Já tomei muito calote de 'amigos'.. Situação foda, agente perde o dinheiro e o amigo..

Infelizmente não se pode emprestar grana pra maioria, ou quase ninguém..

Recentemente, mesmo sabendo disso, caí na choradeira mais uma vez e emprestei.. A 1a parcela venceu em 05/01.. Eita..

É por isso que quando algum "amigo" vem me contar alguma história triste pra pedir dinheiro emprestado, eu me antecipo e digo logo que estou indo muito mal financeiramente também, digo que já peguei o terceiro empréstimo.  Big Grin Mesmo mentindo, assim a gente se poupa de levar calote e poupa a amizade. A mesma estratégia eu uso quando alguém vem falar de investimentos comigo.
Responda-o
#7
(03-02-2019, 10:47 AM)Samanosuke Escreveu: Aqui no BR tem uma cultura muito filha da puta do cara sair torrando dinheiro que não é dele, não pagar e ver o nome sujar no SPC/Serasa e esperar 5 anos pra dívida caducar.

Sou da mesma linha de pensamento do confrade Eminem, se tenho alguma dívida vou lá e pago, não deixo acumular. Alías, se vejo que é possível pagar de uma vez, pago e não me endivido.

Educação financeira deveria ser ensinado nas escolas. Mas o brasileiro médio pensa que guardar dinheiro na poupança é a água milagrosa salvadora.

E quando o nome já tá sujo eles emitem cheques sem fundo e notas promissórias que nunca serão pagas Big Grin Quando o credor cobra eles acham ruim, alguns mais caras de pau voltam pra comprar no estabelecimento em que devem, se o pedido for negado eles se sentem injustiçados Yaoming Geralmente esse tipo de pessoa não tem nenhum bem penhorável, pelo menos não no nome deles, de modo que se acionar a Justiça o processo não dá em nada.

                                                         [Image: Lapide-caloteiros.jpg]

(03-02-2019, 11:33 AM)Martelo Escreveu: Na verdade a dívida não caduca em 5 anos, apenas o direito do credor de cobrar judicialmente, mas a dívida permanece..

Já tomei muito calote de 'amigos'.. Situação foda, agente perde o dinheiro e o amigo..

Infelizmente não se pode emprestar grana pra maioria, ou quase ninguém..

Recentemente, mesmo sabendo disso, caí na choradeira mais uma vez e emprestei.. A 1a parcela venceu em 05/01.. Eita..

A dívida permanece, mas se não é possível cobrar na Justiça e obrigatoriamente o nome do devedor tem que ser tirado dos registros dos sistemas de proteção ao crédito (SPC e Serasa) após passados cinco anos, na prática a dívida não existe mais para o caloteiro, porque peso na consciência eles não sentem Angel 

Emprestar dinheiro pra amigo é furada, isso destrói amizade igual mulher. Eu tinha um colega de faculdade pra quem eu emprestei dinheiro duas vezes, por vários meses, não cobrei juros nem nada. Apesar dele ter me pagado, depois que formamos bloqueei o número do telefone dele para ele não me pedir mais empréstimo, porque pra mim não tinha vantagem nenhuma nisso, além dele ser uma pessoa inconveniente.

A Serasa Experian fez uma lista com as 7 principais causas de inadimplência no Brasil hoje:

1. Aumento do desemprego
2. Diminuição da renda média familiar
3. Compras para terceiros (emprestar o nome)
4. Ausência de educação financeira
5. Falta de controle nos gastos
6. Atrasos de salários
7. Enfermidades

Pra mim a educação financeira seria capaz de evitar em 90% a possibilidade de calotes causados pelos outros motivos. Por exemplo, quem sabe o que é, pra que serve e faz uma reserva de emergência terá como se sustentar por determinado período em caso de eventual desemprego ou doença que impossibilite o trabalho.

Emprestar o nome é burrice.
Responda-o
#8
2 coisa que todo Homem deve ter :
Palavra e nome limpo.
Sem mais delongas.
"O homem que não atravessa o inferno de suas paixões também não as supera. Elas se mudam para a casa vizinha e poderão atear o fogo que atingirá sua casa sem que ele perceba. Se abandonarmos, deixarmos de lado, e de algum modo esquecermo-nos excessivamente de algo, corremos o risco de vê-lo reaparecer com uma violência redobrada."
Carl Jung
Responda-o
#9
(03-02-2019, 09:19 PM)Rozyzz Escreveu: 2 coisa que todo Homem deve ter :
Palavra e nome limpo.
Sem mais delongas.

Única lição que meu finado avô deixou foi essa.

Caso ocorra da situação sair do controle e o cidadão contrair dívidas, o mínimo que se espera é que se tenha dignidade de assumir a situação e pagar conforme der, nem que seja de 5 em 5 reais. Nesses casos é questão de criar a consciência que a prioridade são as dívidas, não a saidinha pra bar, festas, outras compras, etc.

Tenho carro, cartão de crédito e tudo mais, mesmo desempregado me planejei pra não acabar endividado e com o nome sujo, se planejando e estudando é tranquilo de se preservar o cpf.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#10
É incrível a capacidade do brasileiro se endividar. Tomo com o exemplo o encarregado do meu setor: o cara tem um salário bruto de uns 6k mais a comissão de confiança de uns 5k, dando 11 mil bolsos, líquido ele tira uns 7k. Ele já tem seus 45 anos, casado há 10 e tem um ramelento de 7. Só que o cara não tem carro , não tem casa própria e ainda vende o VR e VA no camelô.

Não sei pra onde vai o dinheiro dele, mas sei que ele gastou 120 mil bolsos no casamento, incluindo viagem de 1 mês pra Europa e Agile 2012 zero pra esposa na época, fazendo um empréstimo consignado. Também financiou um sobrado mas se fodeu vendendo a casa pra um "amigo" com um contrato de gaveta, sendo que o cara pagaria o dobro mas óbvio acabou dando calote e a casa foi pra leilão.

Já me pediu dinheiro emprestado pra comprar um notebook de sete mil sendo que ele só usa internet e me pagou em doze parcelas de 800.

O cara é estranho, vende os vales mas faz questão de só usar roupa de marca tipo Dudalina, Rauph Laren e Hugo Boss, além de quando tem festa nunca traz nenhuma comida nem participa de amigo secreto, só serra...
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o
#11
(03-02-2019, 10:09 PM)BILIDEQUIDI Escreveu: É incrível a capacidade do brasileiro se endividar. Tomo com o exemplo o encarregado do meu setor: o cara tem um salário bruto de uns 6k mais a comissão de confiança de uns 5k, dando 11 mil bolsos, líquido ele tira uns 7k. Ele já tem seus 45 anos, casado há 10 e tem um ramelento de 7. Só que o cara não tem carro , não tem casa própria e ainda vende o VR e VA no camelô.

Não sei pra onde vai o dinheiro dele, mas sei que ele gastou 120 mil bolsos no casamento, incluindo viagem de 1 mês pra Europa e Agile 2012 zero pra esposa na época, fazendo um empréstimo consignado. Também financiou um sobrado mas se fodeu vendendo a casa pra um "amigo" com um contrato de gaveta, sendo que o cara pagaria o dobro mas óbvio acabou dando calote e a casa foi pra leilão.

Já me pediu dinheiro emprestado pra comprar um notebook de sete mil sendo que ele só usa internet e me pagou em doze parcelas de 800.

O cara é  estranho, vende os vales mas faz questão de só usar roupa de marca tipo Dudalina, Rauph Laren e Hugo Boss, além de quando tem festa nunca traz nenhuma comida nem participa de amigo secreto, só serra...

É por isso que eu não me impressiono quando vejo o sujeito se gabando de que ganha mais que 5 mil. E pra quem ainda acredita que salário alto é a resposta pra todos os problemas financeiros, tá aí o resultado.

A frase "Compramos coisas que não precisamos, com o dinheiro que não temos para agradar pessoas que não gostamos" resume bem a vida desse seu encarregado aí. 120 mil num casamento Gargalhada
Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2

強さと名誉と尊厳
Responda-o
#12
Eu trabalho com o ramo de empréstimos/agiotagem com meu pai e sei muito bem oque é isso.

Como tem cara FDP nesse brasil , eu não sei como eles aguentam , cobrados todos os dias cobrando eles em seus locais de trabalho , é muita falta de índole.

É muito chato fazer cobrança , mas é necessário , tem que ter paciência , se você deixar o cara te vencer no cansaço , aí que não recebe mesmo , tem que cansar ele , pedir , 50 , 100 , oque ele tiver , mas nem sempre funciona , tem cara que gosta de te fazer de trouxa.

Meu pai sempre creditou o Sucesso dele a duas coisas: Humildade e Honestidade. Também levo esses conceitos juntos comigo , não consigo ficar devendo para alguém e se o cara me cobrar então ? fico agoniado..
Tudo oque te resta é o desenvolvimento pessoal.

Responda-o
#13
Bom tópico!
Responda-o
#14
Um homem deve sempre honrar seus compromissos. No "fio do bigode" ainda vale pra mim.

Não se endivide, mas se o fizer, pague o que deve.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#15
Citação:Quem empresta, não prestar

Se a maioria seguissem esse ditado popular ia evitar muitos problemas.

Bom tópico.
"Antes de mas nada, saiba que você morrera e sera esquecido. Portanto, Busque  a felicidade dentro de sua alma e não fora. Entregue-se ao seu espirito. Somente ele estará com você depois da morte." (Nessahan Alita)

Spoiler Revelar
"Desenvolver apenas algumas camadas, negligenciando outras, mais cedo ou mais tarde, a vida cobrara o preço da negligencia." (Mandrake)

"Como eu sempre digo, o homem que não conhece a Real sempre acaba se dando mal." (Conde de Monte Cristo)
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 7 Visitante(s)