Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Sinalização de virtude.
#1
Talvez algumas pessoas aqui, que lêem (não gosto da reforma ortográfica) sites em inglês já tenham visto por aí o termo virtue signalling.

O que é?

Traduzido para o português, virtue signalling seria algo como sinalização de virtude, e este é o ato de comunicar publicamente opiniões ou discursos que transmitam a idéia de que o locutor é uma pessoa virtuosa ou moralmente elevada, características que geralmente não possui, com o intuito de angariar simpatia e admiração de terceiros, como também aprovação de um determinado grupo de pessoas. Não apenas expressões verbais mas atos que tenham as mesmas pretensões citadas anteriormente também são sinalizações de virtude.

O que separa a sinalização de virtude, do genuinamente virtuoso, são 3 fatores:
  • A pessoa não age ou se expressa com verdadeira nobreza mas sim com motivações vaidosas/ególatras;
  • O sinalizador de virtude busca se elevar socialmente, por isso é imprescindível expor suas falas ou atitudes supostamente virtuosas de maneira pública;
  • Falta de coesão, pois ao contrário de uma pessoa genuinamente virtuosa, os sinalizadores de virtudes não vivem em seu particular o que pregam publicamente.
A primeira vez que eu me recordo de ter tido um exemplo disso na minha vida, foi quando ainda muito jovem, navegando pelo Orkut, eu por acaso entrei no perfil de um rapaz deficiente. Ele era cadeirante e tinha má formação dos membros, mas pelas fotos e pelo que estava escrito em seu perfil aparentava ser mentalmente normal e sadio, apesar da deficiência física. Eu fui no seu álbum de fotos e vi dezenas de fotos com mulheres lindas posando bem pomposas ao seu lado, e muitos comentários nas fotos com mulheres chovendo elogios ao rapaz como "você é muito lindo...", "seu gato s2s2s2", "casa comigo Fulano, você é demais...", etc.
Ora, se ele era tão incrível assim pra essas mulheres, porque dizia em seu perfil que era solteiro? Porque não estavam disputando entre si pra namorar com ele?

Houve uma clara falta de coesão ali, e se queriam apenas ser simpáticas com ele, porque não fazer elogios honestos em vez dos exageros descabidos sobre sua aparência? Podem dizer que sou o cara mais negativo do mundo, mas eu, ainda muito jovem e longe de conhecer o termo sinalização de virtude, naquele momento interpretei que o infortúnio alheio estava sendo usado de forma repugnante para saciar vaidades e egos, aquilo me marcou e desde então eu passei a ser bem observador e desconfiado de demonstrações públicas de simpatia ou moralidade.


A sinalização de virtude na política

Existem várias "plataformas" que as pessoas usam para exibir pra todos sua grandeza moral e nobreza de espírito, tragédias (hashtags, filtros na foto do perfil e inutilidades similares), infortúnio alheio como no exemplo citado anteriormente, causas humanitárias ou animais, mas a pior de todas e a mais destrutiva para a sociedade é de longe a política.
Essas são as pessoas que defendem políticas supostamente humanitárias mesmo que sejam extremamente danosas para o seu próprio povo, cultura, e estilo de vida, como a defesa de imigração em massa arquitetada e patrocinada pelo estado de povos que possuem valores completamente diferentes e antagônicos aos daqueles que construíram a sua nação, são essas pessoas que vendem pobreza como sinônimo de virtuosidade mas não desapegam do seu luxo, que pregam socialismo para os outros e capitalismo para si próprios, são essas as celebridades e figuras públicas que são totalmente contra as armas na mão do cidadão que quer seu direito de se defender, mas dormem tranquilos em seus castelos de mármore, protegidos por armas, são essas pessoas que se chamam de progressistas enquanto apoiam degradação moral, relativismos absurdos e desconstruções de normas enquanto, também apoiam comportamentos que vão contra qualquer senso de lógica e razão, além de não terem o menor pudor em usar crianças como ferramenta de ativismo, inclusive sexualizando as mesmas.

Os sinalizadores de virtude podem causar estragos enormes, não os levem na brincadeira. Em menor grau, são as pessoas que compartilham hashtags estúpidas pra fingir que estão lutando por algo, em maior grau, são pessoas politicamente empenhadas em derrubar tudo aquilo que pessoas verdadeiramente virtuosas e honradas ergueram, são ameaças reais.

Fiz esse texto para que os leitores aprendam a melhor identificar a hipocrisia desse tipo de gente, e assim os repreendam, quando necessário, com bom senso e razão.

[Image: 20181101-ninguem-solta-a-mao-de-ninguem-...20x396.jpg]

[Image: luciano_20huck_20faz_20campanha0.jpg?v=6kxzu0ndipcmph]

[Image: comunistinhas.jpg]

[Image: CjE93Or.jpg]
Responda-o
#2
Fernanda Lima é um exemplo de lacradora que promove a libertinagem e defende outras pautas de esquerda para o Brasil, mas cria os filhos bem distante daqui, na prosperidade e segurança dos EUA.
Responda-o
#3
(14-11-2018, 09:06 PM)Tarantino Escreveu: Fernanda Lima é um exemplo de lacradora que promove a libertinagem e defende outras pautas de esquerda para o Brasil, mas cria os filhos bem distante daqui, na prosperidade e segurança dos EUA.

Sim, essa pessoa é um exemplo claro do tipo de pessoa que eu me referi no texto. Uma pessoa que busca ser vista como moralmente superior aos outros, e por isso reproduz discursos que agradam o status quo. Esse tipo de gente vive em uma bolha, são completamente desconexos da realidade que vive um cidadão qualquer, e intencionalmente ou não, causam um dano enorme à casta mais baixa da sociedade em sua busca por tapinhas nas costas e satisfação do ego.
A hipocrisia dos sinalizadores de virtude precisa ser exposta e escancarada, para que elas tenham menos influência na opinião pública.
Responda-o
#4
Com essa quarentena o que mais tem nas redes sociais sao pessoas se dizendo moralmente superior aos outros defendendo porque devemos ser escravizados em casa sem reagir
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#5
Agregando ao que disse o Melocoton, pelo menos uma coisa boa poderemos abstrair dessa merdarentena estúpida: se tornou mais evidente a quantidade de pessoas mal caráter bem perto de nós.

Qualquer cretino que fica nesse discursinho #fiqueemcasa fazendo de conta que está preocupado com a saúde alheia, sem sombras de dúvida usa desse artificio citado no tópico. É muito fácil falar para os outros ficarem em casa, que o presidente é um genocida, que vidas importam mais que economia, enquanto o meu salário governamental ou o meu paitrocínio continua caindo, ou quando eu não preciso me preocupar com nada mais além de comer, dormir e cagar pelos dedos em redes sociais em prol da lacração.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#6
O que mais tem é filhodaputa fazendo isso. Na verdade é gente pau no cu na vida real, que não ajuda nem a própria mãe em casa e fica se fazendo de boa gente na internet.

E os empresários que entraram nessa folia de #stayhome no início pra empresa dele pagar de engajadinha na internet e agora tão tudo desesperado quebrando? Conheço vários trouxas desses.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#7
Uma coisa é ver uma FDP dizendo isso na mídia.
Outra coisa é ver um FDP dizendo isso na sua cara, ao vivo e a cores. Uma das experiências mais desagradáveis da minha vida, quase vomitei de ver tal show hipocrisia em doses cavalares...
Recebi um casal parente da minha mulher (o cara é primo dela) cerca de 1 mês atrás, junto com outro casal de cunhados (que tem cabeça mais pro meu lado) para um jantar. Massa e vinhos. O combinado pelo que eu tinha entendido, era cada um trazer o(s) vinho(s) que quisesse, mas esse casal não trouxe nenhum...
O casal tem na faixa dos 30 anos de idade. AMBOS moram com os pais, faculdades de humanas inacabadas, dublam algum tipo de trabalho mas são mesmo sustentados pelo papis e mamis.
Lá pelas tantas o rapaz, do NADA, sem motivo algum, segurando um Iphone (desses últimos), me solta o clássico: "o capitalismo deu errado".
O cara me diz isso segurando I PHONE (desses últimos), PUTA QUE ME PARIU.
Tentei no começo argumentar com educação, mas não tem jeito. Essa molecada esquerdista tem um monte de chavões prontos. Quando vc faz alguma colocação pertinente, eles fogem com um "vc sabe o quanto vc é privilegiado por não ser negro (ambos brancos com olhos claros), blablabla". Ai meu saco...
E tome desmatamento na Amazônia. E tome empresários malvadões. E tome sustentabilidade. 
Falavam um monte de coisas "bacaninhas" mas não praticavam NADA.
Minha mulher teve que intervir lá pelas tantas pois eu estava a ponto de coloca-los pra fora de casa...
Já avisei que não quero mais ver o casalzinho esquerdista de IPhone na mão lá em casa nunca mais.
Responda-o
#8
(06-07-2020, 04:43 PM)Berzerk Escreveu: Lá pelas tantas o rapaz, do NADA, sem motivo algum, segurando um Iphone (desses últimos), me solta o clássico: "o capitalismo deu errado".
O cara me diz isso segurando I PHONE (desses últimos), PUTA QUE ME PARIU.

Clássico Comunista de Iphone. Esse tipo não vale o tempo que tu gasta conversando com eles.

(06-07-2020, 04:43 PM)Berzerk Escreveu: Minha mulher teve que intervir lá pelas tantas pois eu estava a ponto de coloca-los pra fora de casa...
Já avisei que não quero mais ver o casalzinho esquerdista de IPhone na mão lá em casa nunca mais.

Na próxima oportunidade do tipo, não desperdice seu tempo. Você não vai conseguir mudar anos e anos de lavagem cerebral em uma discussão.

Atitude correta é ignorar, mudar de assunto e nunca mais olhar na cara (como você fez no final, ao proibir os vagabundos de irem a sua casa).
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#9
Já tinha visto o termo na gringa, de fato é coisa pra neguinho se mostrar em rede social, para mostrar o quão "certos"  e " virtuosos" são.

Não obstante, se você não está do lado do "pensar certo", você automaticamente vira uma pessoa terrível, passível de ser cancelada e ter sua vida arruinada.

Esse é um fenômeno que merece o devido estudo cuidadoso. Como vimos nos casos das manifestações recentes nos estados unidos relacionados a morte lá do George Floyd e o movimento pró-racista Black Lives Matter. (Vale lembrar que esse movimento social é cooptado de longa data)

Um monte de pessoas vem se solidarizar, mas também um monte de attention whores, pessoas públicas e empresas para poder " sinalizar virtude", mas na verdade sabemos que poucos realmente se importam com as causas (apenas com a clientela) e meio que foram forçados a se posicionar.

Esse mundo de hoje tá virando uma droga, tudo é politizado, você é forçado a se posicionar, para que "eles" te separem ao lado dos "certos", caso contrário você é um "-fóbico" ou "-ista" automaticamente só por não concordar em se posicionar.

O debate público vai pro lixo ligeiro e a escalada para a inconsciência só aumenta a cada dia.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o
#10
Vivemos em um mundo cercado por hipócritas, Esse tipo de comportamento me afetou muito quando ainda era adolescente e entrando na vida adulta, hoje, não é que sou invulnerável mas estou anestesiado e já criei um gatilho de ao perceber isso bater em retirada, se não olharmos atentamente para nossas ações começamos a investir muito tempo e energia com pessoas que não valem o esforço, quando começo a perceber esses comportamentos sei que existem problemas muito mais graves, é aquela coisa do livro ruim, se os primeiros capítulos já estão mal escritos, com erros gramaticais e de concordância básicos, porque perder o tempo com mais 150 páginas de latrina pura ? 

Assim como lemos livros lemos pessoas, é tão previsível os comportamentos os trejeitos a tagarelice progressista repetitiva e manjada, vi muitos com esse perfil a maioria deles estão sendo esmagados pela realidade, a realidade é como um trator enorme que tritura sonhos, ideologias e argumentos, os fatos são dolorosos, os fatos são como um torturador ele espreme até a ultima gota de arrogância e obriga que nós meros mortais baixemos nossas cabeças para ele, nas ultima eleições eu confesso que senti um certo prazer com a derrocada da lacrosfera quando notaram que as pesquisas da DataFolha, Ibope e porcarias mais não foram condizentes com o resultado das eleições, campanhas como #EleNão, #Niguém larga a mão de ninguém e toda essa lixarada simplesmente foi pro buraco, a mentira simplesmente foi obrigada na marra a ceder espaço para o fato.

Lembro de rir muito da Daniela Mercúrio igual uma louca gritando ele não em um show vazio, petistas chorando em frente a telões, quando o Frouxo Perdeu a eleição no Munícipio do Rio de Janeiro para mim foi melhor que ver meu time ganhando final de campeonato, todas as pesquisas diziam que era PSOLA na cabeça o Frouxo estava autoconfiante de que iria ganhar e no final deu Crivella, eu ri muito, comentários lacradores e textões voando nas redes sociais tentando explicar a derrocada, quero mais que continuem assim, arrogantes, autoconfiantes no reino da hipocrisia e que percam eleições atrás de eleições, cadeira atrás de cadeira nos cargos eletivos do Brasil, para mim a resposta vem na atitude e principalmente nas urnas, essa babaquice e lacração não tem mais vez.

A Globo esta precisando depois de décadas a se comportar como uma empresa de comunicação, a mamata foi cortada só por isso Bolsonaro merece a reeleição, até o Didi foi mandando embora, a coisa tá ruim para eles, times de futebol saindo dos contratos monopolistas, para mim cada dia da direita no poder é um balsamo de alegria e tranquilidade, sei que existem problemas com bolsonaro, sim, sei, mas prefiro o parmito lá do que um Lula ou Haddad, a esquerda pode lacrar mas não pode lucrar, a esquerda pode causar mais que leva as eleições e quem ganha é quem trabalha mais e se afina com a realidade o resto é o resto.
Assim, Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)