Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[RELATO] + [DÚVIDA]: Cuide-se em primeiro lugar
#21
Estou casado há quatro anos. Sobre o tempo, na verdade ela sempre foi assim (ainda tem 30 anos, muito jovem para Chronos REALMENTE começar a agir). Mas é aquela: você acredita que talvez seja falta de incentivo, depois que casa e passa a incentivar e os problemas persistem, começa a achar que o problema é psicológico.

A dieta em si é boa, mas temos o mau hábito de jantar muito tarde. Vou passar a comer mais cedo e trocar certos alimentos, especialmente porque eu faço as compras, de modo que sou quem, em último caso, decide o que comeremos.

O exercício... isso foi um erro de família. Meus pais sempre incentivaram MUITO o estudo, mas a dedicação ao corpo ficou pra segundo plano. Erro maior meu em notar isso e não agir.

Voltarei à academia segunda (liguei lá hoje e vão fechar bem antes de eu voltar do trabalho e só abrirão segunda). Também vou dar um toque pra minha psicóloga, faz tempo que não passo lá, converso e desabafo um pouco.
"Alguém como você... Segue sendo sensível as emoções, ainda que pretenda manter o sangue frio. Houve um tempo em que eu também... Acreditei que isso poderia mudar o mundo."

[Image: 0ba8361ed7420071da91320fb0e74080f5ad8b69_00.gif]
Responda-o
#22
Os cuidados que a esposa tem consigo mesma é proporcional ao provedorismo financeiro do marido...

Ou, ela aposta muito na tua cabacice!

Dê uma lida no livro "O Homem Domado" da Esther Vilar e tire tuas próprias conclusões!
Responda-o
#23
(05-09-2018, 02:58 PM)Krest de Aquário Escreveu: Saudações a todos.

Bom, sou um iniciante na Real e, como tal, deixo aqui um pequeno relato com uma dúvida no final.

Eu sou um homem casado e, infelizmente, conheci a Real apenas depois do casamento. A verdade é que, de diversas formas, dei muita sorte.

Primeiro, tenho uma família excelente. Pai, mãe e irmã presentes e amorosos, que me dão muito apoio e puxões de orelha verdadeiramente realistas quando necessário.

Segundo, sofri pouco na mãos de mulheres. Tive minha cota de decepções, mas nada demais.

Terceiro, eu casei relativamente bem. Mulher exceção não existe, mas ela é trabalhadora e, até onde sei, é fiel. Problemas podem acontecer, e por isso fico de olho, mas de um modo geral tem sido OK até aqui.

A questão é: minha esposa mudou muito a questão do cuidado pessoal depois de casar. A impressão que tive é que a mente dela funciona da seguinte forma: "se agora tenho alguém pra vida toda, não preciso me cuidar mesmo". Há anos tenho tentado ajudá-la, mas ela é bem difícil nesse aspecto.

Claro, existe uma razão para isso. Desde pequena, ela foi meio excluída da família por ser um pouco mais alta e acima do peso que a irmã, o que afastou as duas e causou traumas profundos.

Lendo um pouco - e com conselho da família - a conclusão que cheguei é que cada um faz seu calvário: se ela não se cuida, não há o que fazer, e que eu deveria seguir esse exemplo para cuidar mais de MIM.

A Real não fala muito de situações assim, principalmente para quem já se amarrou. Por isso assumo o risco de ser execrado, mas pergunto: o que fariam numa situação semelhante?

Ela casou contigo por algum interesse específico ou de forma desinteressada? A partir do momento em que você encontra uma mulher que sacrifica uma vida de hedonismos para estar junto de um homem de modo desinteressado, não é justo que você a abandone quando ela ficar velha. Pelo contrário, tem que se empenhar em seu desenvolvimento para retribuir o "investimento".

O caso aí é bem diferente... pelo que deu a entender ela não está sofrendo nada de inevitável, mas algo que podia ser evitável e só não o é por puro desleixo. Não preciso nem dizer que você não pode exigir dela que cuide mais de si se você não faz o mesmo por si próprio.

Por que vocês dois não fazem academia juntos? Caminhadas, corridas? Tem várias coisas que podem ser feitas, tente conversar com ela. Agora... se tu te esforças e cuida de si mesmo e ela resolveu simplesmente abandonar os cuidado com si própria e não quer mudar, você não é obrigado a pagar pelos erros dela.

Tente um diálogo diplomático, talvez funcione.

A Real sob uma perspectiva científica.
Um novo artigo a cada semana (ou não).
Responda-o
#24
Incentive-a a fazer um check-up. Essa falta de disposição e o aumento de peso também podem ser influência do colesterol, triglicérios, tireóide e até princípio de diabetes.

Como já disseram aí, comece por você dando o exemplo. Tente ajudar, mas evite se frustrar: não podemos obrigar as pessoas a serem como queremos.
"Homem Marmito"® is trademark of Marmito Man Corporation ™
Responda-o
#25
Confrades, bom dia a todos.

Vim para atualizá-los a respeito do caso que relatei, sobre a falta de interesse da minha cônjuge no cuidado pessoal. Recebi um retorno tão positivo que senti que seria interessante informá-los.

Bem, desde a minha última postagem, bastante coisa mudou para melhor. Tive com ela um looonga conversa, que deixei claro ser a última. Disse que essa atitude estava colocando a relação em xeque e que não achava certo. Que me incomodava bastante e que o desgaste de quatro anos estava se tornando insustentável.

Sinceramente, achei que não ia dar resultado, mas me surpreendi positivamente: em pouco menos de um mês ela foi ao endocrinologista, melhorou a alimentação e realmente começou a focar na academia. Também tem investido bem mais na beleza externa (cabelo, maquiagem, etc) a meu pedido.

Da minha parte, comecei a investir também - não porque seria "justo", mas porque sinto que é o melhor para mim. Melhorei muito o nível dos produtos de cabelo e pele, comprei umas roupas novas - sério, algumas camisetas estavam me fazendo passar vergonha e eu não sabia - e começarei a academia recentemente.

Claro, é cedo para dizer que está tudo resolvido, mas os prognósticos são bem positivos. Quero agradecer a todos pela ajuda e conselhos.

Força e honra.
"Alguém como você... Segue sendo sensível as emoções, ainda que pretenda manter o sangue frio. Houve um tempo em que eu também... Acreditei que isso poderia mudar o mundo."

[Image: 0ba8361ed7420071da91320fb0e74080f5ad8b69_00.gif]
Responda-o
#26
Bom relato, muito útil, mesmo para quem é solteiro, pois caso vier a casar e passar por essa situação descrita já tem pelo menos um norte, uma direção sobre como proceder.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)