Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Influência Budista nas obras de Alita?
#1
Pois é... estava assistindo uma animação e em dado momento Siddhartha afirma que se o sentimento de amor que sente por sua família se transformar em apego será causador de sofrimento (08:55 - 9:10). E, pelo que entendi, NA ensina que o sentimento de apego e paixão são potenciais causadores de sofrimento. Teriam as obras de NA sido influenciadas por conhecimentos budistas?

O vídeo a que estou me referindo:




E tem esse também que trata da superação do ego e da Iluminação:




Sei que NA fala pontualmente de Schopenhauer (ou seria Nietzsche?) quando trata da morte do ego, mas será que esse papo de desapego ou até mesmo da morte/superação do ego não tenha sido fruto de uma influência budista?

A Real sob uma perspectiva científica.
Um novo artigo a cada semana (ou não).
Responda-o
#2
Se NA foi/é realmente gnóstico, ele teve influências da maioria(se não todas) as religiões.
Responda-o
#3
(05-09-2018, 07:50 AM)corpsegrinder Escreveu: Se NA foi/é realmente gnóstico, ele teve influências da maioria(se não todas) as religiões.

Em um dos livros (não me recordo qual) ele deixa bem claro de que ele é gnóstico.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#4
Ele é gnostico sim.
Creio que todas as religiões tenham um impacto nele, e querendo ou não, as religiões orientais são menos "agressivas" (por não necessitarem de serem propagadas a todos, existe até um termo para isso). O que se vincula mais a linha de pensamento dele.
Spoiler Revelar
Memento Mori 

Responda-o
#5
(05-09-2018, 01:38 AM)Über Escreveu: Pois é... estava assistindo uma animação e em dado momento Siddhartha afirma que se o sentimento de amor que sente por sua família se transformar em apego será causador de sofrimento (08:55 - 9:10). E, pelo que entendi, NA ensina que o sentimento de apego e paixão são potenciais causadores de sofrimento.

Então, apego e paixão são potenciais causadores de sofrimento pois você se permite deixar sofrer pelo próximo.
Ele trata muito do "EU" e de como o "EU" é o grande responsavel pelas coisas que pensamos que o outro nos causa.

Quando ele diz morte do EGO acredito que se refira ao fato de entender o próximo e abrir mão de sentimentos que nos limitam.
Olhar a situação ''de fora'' e então fazer a coisa ''certa''.

Abrir mão dos desejos momentaneos e pensar no futuro, o que de certa forma nos livraria da matrix.

No fim é a mesma coisa, mas creio que sejam caminhos diferentes.
Spoiler Revelar
Memento Mori 

Responda-o
#6
Só complementando... se me lembro bem, tem uma parte que ele recomenda aliar a frieza do zen budismo com o calor do kama sutra. Acho que no primeiro livro. Um referencial de que ele bebeu da fonte budista pelo menos temos. E boa parte do livro me parece voltada aos conhecimentos budistas.

Interessante. Quando tiver tempo pretendo me aprofundar nos conhecimentos budistas, até porque eles não tem um viés teísta (sou ateu).

A Real sob uma perspectiva científica.
Um novo artigo a cada semana (ou não).
Responda-o
#7
Tem esse blog que dizem ser dele:
http://dwere.blogspot.com/?m=0
Aborda bastante sobre o tema citado.

Ele é - ou era - Gnóstico, mas estudou diversos temas em busca de aprender sobre o ego e as paixões, comportamento humano, sociedade, etc.
Foi uma grande Pesquisa pela forma como escreveu seus Livros e de imensurável valor.
Leio e re-leio sempre os Livros dele.
Responda-o
#8
Na época li tanto o cara que frequentei grupos gnósticos da minha cidade.
Nenhuma mulher é mais bonita que a liberdade.

"Senhores, o que fazemos em vida ecoa pela eternidade". - Imp.Marcus Aurelius.
Responda-o
#9
Dê uma olhada no livro: "Tratado da Psicologia Revolucionária" Samael Aun Weor. Livro gnóstico que está na bibliografia dos livros de NA.
"Tudo o que te resta é o desenvolvimento pessoal." Mr. Rover 
Responda-o
#10
(06-09-2018, 09:15 PM)loeb Escreveu: Tem esse blog que dizem ser dele:
http://dwere.blogspot.com/?m=0
Aborda bastante sobre o tema citado.

Ele é - ou era - Gnóstico, mas estudou diversos temas em busca de aprender sobre o ego e as paixões, comportamento humano, sociedade, etc.
Foi uma grande Pesquisa pela forma como escreveu seus Livros e de imensurável valor.
Leio e re-leio sempre os Livros dele.

O blog do NA que conheço é esse aqui: https://amordissidente.wordpress.com/

Quanto às influências no trabalho dele, o mesmo as escreveu na bibliografia dos livros. Basta procurar lá que você se aprofunda...
Responda-o
#11
(06-09-2018, 09:15 PM)loeb Escreveu: Tem esse blog que dizem ser dele:
http://dwere.blogspot.com/?m=0
Aborda bastante sobre o tema citado.

Ele é - ou era - Gnóstico, mas estudou diversos temas em busca de aprender sobre o ego e as paixões, comportamento humano, sociedade, etc.
Foi uma grande Pesquisa pela forma como escreveu seus Livros e de imensurável valor.
Leio e re-leio sempre os Livros dele.

O tópico foi originalmente criado na comunidade O Lado Obscuro das Mulheres, onde Nessahan Alita participou
por um breve periodo.

Citação:
P:Vc é adepto da corrente mais jungueana da Gnose?
Nessahan: Não. Na verdade, mudo de idéias continuamente e é difícil me rotular. Adoto algums elementos da
teoria junguiana, não tudo.
"Antes de mas nada, saiba que você morrera e sera esquecido. Portanto, Busque  a felicidade dentro de sua alma e não fora. Entregue-se ao seu espirito. Somente ele estará com você depois da morte." (Nessahan Alita)

Spoiler Revelar
"Desenvolver apenas algumas camadas, negligenciando outras, mais cedo ou mais tarde, a vida cobrara o preço da negligencia." (Mandrake)

"Como eu sempre digo, o homem que não conhece a Real sempre acaba se dando mal." (Conde de Monte Cristo)
Responda-o
#12
NA era uma pessoa do perfil psicológico Arquiteto, pessoas com esse perfil desmontam e investigam tudo o que há em sua volta, religião, idéias, eventos concretos e abstratos, sociedade, política etc, o que acontece com muitas dessas pessoas é que em algum momento elas acabam descobrindo que tudo debaixo do sol é vã vaidade ou aflição de espírito, e viram sua atenção ao que é espiritual, muito provável que haja sim, influência budista nas obras dele, não só na parte do apego, como na parte de dissolver o ego e enxergar as infantilidades femininas com os olhos do humor e da compaixão etc
Responda-o
#13
Eu estou nesse caminho de desconstrução de crenças, como sei que as pessoas nos influenciam estou me desligando do máximo de pessoas possível.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)