Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A importancia de não fazer nada
#1
Recentemente eu venho notado que o homem moderno vem perdendo um hábito que vejo ser muito comum nas pessoas mais velhas: o ato de não fazer nada. Isso mesmo, não fazer NADA!
 É extremamente comum vermos os idosos sentados na frente de suas casas, sem fazer absolutamente nada, apenas relaxando e contemplando o ambiente.
 O motivo de termos perdido esse hábito, é por advento dos inúmeros estímulos tecnológicos que existem hoje em dia (televisão, celular, vídeo game), que são um passatempo de fácil acesso. Com isso, não conseguimos mais suportar o tédio de não fazer nada, e quando a mera oportunidade de fazer nada surge, é rapidamente preenchida com um estimulo rápido.
 O problema desse comportamento, é que ele desregula a dopamina do nosso cérebro. Dopamina é o hormônio ligado a motivação e ao prazer, se temos o mesmo em demasia em nosso cérebro, perdemos aos poucos a capacidade de sentir prazer, pois os receptores de dopamina diminuem. Isso explica porque a nossa geração é tão insatisfeita, e sente tédio facilmente, além do que, esses estímulos rápidos estão ligados ao aumento de ansiedade e depressão nos últimos tempos.
 Enfim, para regular nossa dopamina, melhorar a saúde mental e evitar os vícios modernos, a pratica de não fazer nada, o mais puro ócio, é a melhor opção de descansar a mente e o corpo. Segue-se abaixo os benefícios:
-Diminuição do estresse, ansiedade e depressão(por consequência, pode haver um aumento de testosterona, já que quando o cortisol diminui a testosterona aumenta);
-Aumento da criatividade e do autoconhecimento;
-Melhoria no foco e atenção
 Nossa mente precisa de descanso, é não há como descansar enfiando diversas informações no cérebro enquanto mexe no celular ou computador, então pratique agora mesmo o ócio, vá a uma praça ou simplesmente sente-se no seu quintal mesmo e simplesmente relaxe, assim como os seus antepassados relaxavam.

[Image: size_960_16_9_relaxar-praia3.jpg?quality...info&w=960]
A sorte favorece os audazes
Responda-o
#2
Já vi diversas matérias sobre o ócio, destacando a importância de pausas entre atividades de rotina.

Hoje em dia essa discussão é pertinente porque há muita pressão pra ter dinheiro, corpo definido, fornação acadêmica, vida social, viagens, diversão, vida espiritual, relacionamento amoroso, e tudo pra ontem.

Ócio produtivo, não é preguiça. O descanso para contemplação, reflexão ou simplesmente pra estabelecimento de uma pausa é revigorante e necessário. Por incrível que pareça, exige disciplina e auto-domínio. Precisamos às vezes nos forçar pra parar um pouco.
Pelo poder da verdade, eu, ainda vivo, conquistei o universo

Responda-o
#3
Estava lendo o livro ''A sociedade industrial e seu futuro'', e achei um trecho que dialoga com o conteúdo do tópico:
''O entretenimento proporciona ao homem atual um meio de escape. Enquanto
está absorvido pela televisão, videos, etc. pode esquecer a tensão, a ansiedade,
a frustração, a insatisfação. Os povos antigos, quando não tinham nenhum
trabalho a fazer, se contentavam em sentar-se durante horas sem fazer nada,
porque estavam em paz consigo mesmos e com seu mundo. Atualmente, a
maior parte das pessoas está constantemente ocupada ou entretida, de outro
modo se «aborreceria», isto é, estaria inquieta, incômoda, irritada.''

 De fato, o autor não poderia estar mais correto, visto que, o entretenimento atual é uma válvula de escape do ser humano de seu problemas. Hoje as pessoas perderam a capacidade de lidar consigo mesmas, de se conhecerem e viver bem consigo mesmas, com paz de espírito. Isto se deve as distrações, que distanciam o ser de si mesmo.
A sorte favorece os audazes
Responda-o
#4
Minhas melhores ideias e insights vieram nos momentos que eu estava sentado olhando alguma paisagem sem fazer absolutamente nada, apenas eu e meus pensamentos. 

Ótimo tópico @Wesley de Mileto
Responda-o
#5
Tópico e reflexão excelente.

Descansar a mente longe de estímulos provocados por celular, computador e interações sociais rasas é um ótimo revigorante.

Mas vai um adendo: procure um ambiente realmente tranquilo e livre de interrupções. Nesse país é um crime ter hábitos solitários, se alguém te ver fazendo "nada" é capaz de te taxar de esquisito, solitário, depressivo, autista, tímido, etc. Brasileiro não respeita individualidade de ninguém.
Responda-o
#6
(31-07-2023, 09:57 AM)Darien Gordon Escreveu: Tópico e reflexão excelente.

Descansar a mente longe de estímulos provocados por celular, computador e interações sociais rasas é um ótimo revigorante.

Mas vai um adendo: procure um ambiente realmente tranquilo e livre de interrupções. Nesse país é um crime ter hábitos solitários,  se alguém te ver fazendo "nada" é capaz de te taxar de esquisito, solitário, depressivo, autista, tímido, etc. Brasileiro não respeita individualidade de ninguém.

Geralmente quem vai contra as tendencias é tido como estranho. Esse é o preço a se pagar por ser uma pessoa autentica. Devemos ser estranhos para a sociedade, já que as pessoas ''comuns'', estão cheias de problemas mentais e são fracas.
A sorte favorece os audazes
Responda-o
#7
Formidavel o topico.

As pessoas tem pavor de nao terem nada para fazer hoje em dia, em qualquer lugar e em qualquer momento, com poucos segundos sem nada para fazer ja pegam o celular e ficam passando infinitos videozinhos sem fim. Nao sabem mais o que é sentir um tedio saudavel. Talvez seja mais um dos motivos para ter tanta ansiedade e disturbios mentais atualmente.
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#8
Suportar o ócio é uma das características dos grandes espíritos. Quantos não se afundam e se perdem em todo tipo de monstruosidade pelo simples fato de "não ter nada para fazer". E talvez para estes, o trabalho maquinal, rotineiro, determinista, seja uma forma de elevação pessoal... algumas pessoas precisam disso para melhorarem como ser humano, principalmente os jovens precisam disso para aprenderem a ter mais disciplina, aprenderem a obedecer para num futuro poderem mandar. Mas penso que não seja o caso de boa parte dos que frequentam o fórum, pois o homem que busca evolução pessoal possui um espírito mais refinado, menos grosseiro. Aproveitar de forma saudável o ócio talvez seja O grande diferencial, pois é um tempo que temos para nós mesmos, para as nossas reais aspirações.

A cultura do "sempre estar fazendo alguma coisa" é uma típica cultura chinesa... trabalhe quieto, sempre trabalhe, não se questione, não pense, apenas trabalhe e aproveite seus um ou dois dias de folga gastando dinheiro e tempo em coisas insignificantes e fúteis que retroalimentam esse sistema de trabalho. Essa é uma ideia genial a ser propagada, a ser estimulada, quando se quer possuir um rebanho que aceita tudo calado desde que lhe seja dado a possibilidade de transar as vezes, ter comida fácil e possuir alguns "itens de valor" que esse próprio esquema determina o que é o tal "valor". Inclusive a ideia do "sempre estar fazendo algo" até se transformou numa virtude. Quem aqui não conhece - ou talvez seja - aquele sujeito que sempre está no celular resolvendo alguma questão importante, sempre está na correria, nunca tem tempo... bem, isso não passa de um disfarce, de um personagem que é socialmente bem visto pela maioria das pessoas. Mesmo se o sujeito não estiver fazendo nada - e não é crime não fazer nada as vezes - ele vai dizer que está na correria. Eu mesmo, e com certeza muitos de vocês também já tiveram esse comportamento. Mas descobrimos hoje que fomos enganados... ainda somos gado por pensar assim.  Lembremos uma vez mais que sempre estar fazendo alguma coisa também é um tipo de fuga.

O simples fato de notarmos que não temos nada para fazer já nos cria uma terrível má consciência... nessa questão estamos ainda estamos presos no quantitativo da coisa. Mas quando vamos passar a ter uma perspectiva qualitativa no que se refere ao trabalho? 40 horas semanais, a maioria delas sem fazer nada de significativo para nós mesmos não pode ser entendido como algo bom, aceitável, desejado. Como eu disse, talvez seja parte necessária de um processo de evolução pessoal dado as circunstâncias da nossa sociedade, mas definitivamente não pode se encerrar nisso.

Um mestre já disse que se um homem não tem 2/3 do seu tempo destinado a si mesmo este não passa de um escravo, não importa o quanto ganhe. Essa é uma concepção que chega a insultar a maioria dos ouvidos do mundo moderno.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#9
De fato Heracles, estamos nesse ritmo acelerado justamente por essa cultura de produtividade exacerbada. De tanto servir aos outros, esquecemos de nós mesmos. Na minha opinião, para conseguirmos suportar o tédio, e consolidar essa pratica do ócio, deve-se começar com períodos pontuais de tédio, por exemplo, 30 minutos por dia antes de dormir, e nos finais de semana 1 a 2 horas de tédio.
 Se organizem em suas rotinas para terem pausas de ócio, frequente parques ou praças se possível, contemple o céu, reflita sobre seus problemas. Tenha uma vida profunda, fujam da superficialidade na qual as massas se encontram, na qual devotam religiosamente suas vidas ao trabalho ou prazeres fúteis.
A sorte favorece os audazes
Responda-o
#10
Não tem nada melhor do que um pouco de calmaria durante o dia, você ficar um tempo sozinho, ao ar livre, fazer uma caminhada ou ficar em estado de meditação olhando uma paisagem.
Responda-o
#11
Bom para quem faz, o bom é tirar um tempo para a meditação e contemplação.

Porém não gosto da definição de ócio criativo, parece fofinho e legal mas tem uma pegadinha macabra, usada como substrato para a renda básica universal;

Busque a expressão no tio google e veja quem fala sobre isto como imperativo social e os agentes dispostos a implantá-lo.

Responda-o
#12
Concordo com o Fernando. Se usar para desacelerar da ansiedade do mundo moderno, ok. Fazer disso uma hábito, talvez não seja muito inteligente. Mais importante do que nunca, viver o presente é o caminho para uma vida saudável. Falar é fácil, viver no presente é extremamente difícil.

Mas temos que se esforçar a cada dia, igual academia.
Responda-o
#13


A pausa é crucial para nos situarmos em nossa jornada, dar uma desligada do quase inevitável modo automático em que estamos inseridos diariamente.

Repensar na vida, reavaliar os objetivos e o que é realmente importante, com quem estamos gastando nosso tempo, o que é prioridade e etc...

Os vícios, as fraquezas, o verdadeiro 'eu' só é encontrado no silêncio.

Um lugar excelente para momentos de solitude é a praia. Cool


@"Wesley de Mileto" Escreveu:Geralmente quem vai contra as tendencias é tido como estranho. Esse é o preço a se pagar por ser uma pessoa autentica. Devemos ser estranhos para a sociedade, já que as pessoas ''comuns'', estão cheias de problemas mentais e são fracas.

As pessoas comuns se incomodam quando veem que você está escapando da bolha em que elas vivem, farão de tudo para lhe puxar para baixo novamente.
a.k.a: mentalidade do caranguejo no balde.

Não suportam ver o sucesso alheio, alma de carniceiro

Corte fora sem dó, não importa se é um amigo de infância, se zoa seus projetos, não merece estar perto de ti.


*Na próxima vez melhora a formatação do tópico, principalmente a separação de parágrafos e espaçamentos entre as linhas
Responda-o
#14
Isso se chama Niksen
https://www.publishnews.com.br/materias/...fazer-nada

https://www.bbc.com/portuguese/articles/clw9yd8w953o
Banni Définitivement
Responda-o
#15
 O problema desse comportamento, é que ele desregula a dopamina do nosso cérebro. Dopamina é o hormônio ligado a motivação e ao prazer, se temos o mesmo em demasia em nosso cérebro, perdemos aos poucos a capacidade de sentir prazer, pois os receptores de dopamina diminuem. Isso explica porque a nossa geração é tão insatisfeita, e sente tédio facilmente, além do que, esses estímulos rápidos estão ligados ao aumento de ansiedade e depressão nos últimos tempos.

1-O termo workaholic não pode ser usado para o bostileiro visto que tem lidar com entraves de 50% do tempo produtivo em burocracias e impedimentos postos pelo ESTADO nas tarefas de empreendimento e laborais.

2-Tal sistema pode ser condicionado a recompensas e resultados através de disciplina e rotina.

3-Os idosos de hj sofrem com a ausencia de netos, demencia senil, tireiode descompensada e até falta de oxigenação cerebral... e como geralmente são aposentados a inatividade é um ócio aparente, um tédio que os consome....

4-Só funças ou escravocratas tem direito ao ócio duas vezes por ano com décimo terceiro e quarto salários enquanto aqueles que são submetidos ao escravagismo socialista tributário se autodestroem para ter um padrão de vida aceitável

[Image: giphy.gif]


Nem o ÓCIO do Clodovil o salvou , tinha uma visão dos reinos e mares da terra no alto de um monte com duas privadas de vista panoramica, reinava em paz qdo cagava mas mesmo assim não foi poupado de um AVC.

Spoiler Revelar

[Image: clo55.jpg]

[Image: 3110917437_6d5404fc3f_z.jpg]
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#16
É sempre bom coçar o saco sem fazer nada.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#17
Essa pausa para mim é quase automática.
Como trabalho com o intelecto, após um dia cansativo, sento e fico olhando para o nada, quase sem pensar em nada.
Chamo isso de higiene mental e o efeito é como uma limpeza mesmo.
Tem dias que programo fazer isso após o treino de Artes Marciais.
Hoje em dia as pessoas ficam olhando status no Instagram, enquanto o cérebro está precisando de um break. A merda tá aí.
 "Passei a minha vida inteira tentando não ser descuidado. Mulheres e crianças podem ser descuidadas, homens não".
 - Vito Corleone.
Responda-o
#18
(31-07-2023, 02:08 PM)Fernando_R1 Escreveu: Bom para quem faz, o bom é tirar um tempo para a meditação e contemplação.

Porém não gosto da definição de ócio criativo, parece fofinho e legal mas tem uma pegadinha macabra, usada como substrato para a renda básica universal;

Busque a expressão no tio google e veja quem fala sobre isto como imperativo social e os agentes dispostos a implantá-lo.

Nem ia comentar o tópico, mas usar o google foi fogo agora hein, pareceu velha que acredita em Jornal Nacional, Fantástico e Datena.
"aiiinnn eu vi na primeira página do google"
.
Se voce conseguiu conquistar uma vida tranquila enquanto jovem, vai ficar o dia inteiro bitolado fazendo um monte de coisas até morrer precocemente de stress?
Teve uma época que só vinha pra casa para dormir, acha que agora eu vou querer isso de novo? Cada coisa a seu tempo, sofri e deu certo, quando dizem ócio, não é não fazer nada, é fazer o que voce quer, na hora que voce quer e que se fuckers.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)