Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 4.5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Schopenhauer e a Real
#1
A Filosofia de Schopenhauer em paralelo com o pensamento da real

Para introduzir o que sei até agora da filosofia de Arthur Schopenhauer com o que muitos aqui seguem, primeiro preciso destacar o ponto principal para melhor entendimento do pensamento do autor.

Vontade

A vontade é o vetor que rege a vida dos seres humanos, fornecendo paixões e desejos fúteis para os seres humanos e que quanto mais alimentada, mais fará as pessoas buscar coisas que na maioria das vezes não precisam e tiram sua paz de espírito.

Pêndulo: Sofrimento e Tédio

"A vida é um pêndulo que oscila sem cessar entre sofrimento e tédio, quanto mais se distancia de um, mais se aproxima do outro". Esta é uma das frases mais emblemáticas que pude constatar em suas obras. Para melhor compreensão, peço que pensem no que vocês tem maior desejo para seu futuro. Pensaram? Isso gera uma insatisfação com o momento atual em que vives. Já parou para pensar desde quando você está insatisfeito na vida sempre alimentando desejos futuros? E quando vocês em algum momento conseguem saciar uma das milhares de vontades, realmente ficam satisfeitos? Aí é que entra o tédio, onde cai como uma marreta na cabeça de muitos, um balde de água fria nas expectativas que você nutriu durante anos. Você percebe que o que te fez mover montanhas, gastar bastante energia não é realmente o que você imaginava.

A Real

O que tenho pensado ultimamente é o quão fundamentada a real seria(não deixa de ser com os ensinamentos de N.A) se absorvesse esses ensinamentos. Vejam só, um realista geralmente chega nos redutos da real (salvo algumas exceções) por ter passado infernos emocionais nas mãos de mulheres. Todos já sabem o objetivo de vida que a real prega e que analisando pelo espectro schopenhaueano, é de mudar os objetivos de sua vontade. Ao invés de você focar os objetivos de sua vida em relação à conquistar mulheres(manginismo é um tipo de vontade), você direcionará suas energias para outro tipo de vetor, que é o de crescimento pessoal, desenvolver-se e para muitos ficar rico. Ok! Mas o que acaba frustando muitos é que: 1- "mascaram" seu manginismo em nome de um desenvolvimento tendo mulher como consequência. 2- Na vida nunca há estabilidade, por mais que você cresça financeiramente você poderá ficar refém do dinheiro, talvez pessoas filhas de putas (patrões chatos). Quanto mais patrimônio você tiver, mais preocupações terás para manter.

Mas e aí? Devo viver minha vida sem construir nada? Ficar parado até morrer vegetando? Não! Você tem que buscar tudo o que te trará paz. Você precisa de uma casa confortável e saúde para sobreviver. Não deves chegar ao ponto de tornar tua existência mais insuportável do que já é, isso quer dizer: não deixe de buscar o conforto mas não se torne escravo da vontade e nem façam coisas tirem tua tranquilidade(sem saúde você não terá isso).

Alguns podem achar que isso é um pensamento de fracassado, que o homem deve procurar a glória e o sucesso, mas isso não passa de uma representação que você quer que terceiros tenham de suas qualidades, se seu dinheiro acabar o que será de você? Apenas você!¹ Todos devem experimentar a solidão por um período de tempo pois só assim reconhecerão suas qualidades e limitações. Uma mente vulgar sentirá toda sua mesquinhez em momentos de tédio, enquanto uma mente culta sentirá toda a sua real glória pois o que os outros pensam sobre você nunca interferirá diretamente em sua vida(isso vale para os malandrinhos que querem ser ricos para que mulheres caiam do céu).

Além de buscar uma existência mais distante do sofrimento, nos momentos de tédio o homem deve procurar os prazeres intelectuais, pois quanto mais elevado o homem estiver, menos precisará alimentar suas vontades, menos precisará de coisas que terceiros o proporcionem e possam subtrair. Mentes vulgares não suportam 1 minuto de tédio, enquanto o homem de gênio culto apreciará sua própria companhia e talvez a de alguns mais elevados também. Vejam isso como uma analogia aos realistas que se encontram aqui no fórum, quantos de vocês passam momentos de solidão por pensar fora da caixa e se encontram aqui para conversar coisas que realmente interessam a vida?

Relacionamento Amorosos:

A questão de relacionamentos amorosos é muito simples: tanto homens quanto mulheres buscam aquilo que não podem ter. Ambos em relacionamentos amorosos são reféns de uma vontade chamada luxúria. Alguns realistas querem buscar a virgem exceção cristã e de família, mas quando conseguem não ficam satisfeitos pois na verdade desejam uma atriz pornô. Aí não há nada que se possa fazer além de reconhecer sua mediocridade levando sua vida em prol de desejos carnais ao invés de se preocupar com problemas reais da existência. Não, isso aqui não é ensinando como ficar desapegado e comer mulher. Sexo é uma coisa tão simples que até pobre tem e se você teoriza muito e não buscar ter experiências não sairá do lugar, não saberá a devida importância que isso tem na vida de um homem. Aqui vai a menção ao tópico sobre a razão ser uma doença(se você realmente leu algo sobre): se você ficar só teorizando sua vida com juízos analíticos a priori vai morrer na punheta e pensando em coisas inúteis sim e os veteranos deste reduto não tem obrigação de respeitar um cagão. Mas não caiam na luxúria ninguém deve ser reconhecido por comer dezenas de mulheres, quem alimenta esse tipo de pensamento é matrixiano.


No mais, por enquanto só tenho isto a falar e a partir do momento que vier mais mais reflexões as postarei.



¹Aqui vou mencionar o caso da treta do Spectro com Mineirim, um não devia nada ao outro mas o primeiro  demonstrou ter sua vaidade muito ferida por ser médico e ser "trollado" daquela maneira pelo segundo. O cara tem uma profissão honrosa que cuida de vidas, mas o outro continua o achando um bosta não mudando nada na vida de ambos.
Responda-o
#2
(28-07-2018, 04:49 PM)corpsegrinder Escreveu: Pêndulo: Sofrimento e Tédio

"A vida é um pêndulo que oscila sem cessar entre sofrimento e tédio, quanto mais se distancia de um, mais se aproxima do outro". Esta é uma das frases mais emblemáticas que pude constatar em suas obras. Para melhor compreensão, peço que pensem no que vocês tem maior desejo para seu futuro. Pensaram? Isso gera uma insatisfação com o momento atual em que vives. Já parou para pensar desde quando você está insatisfeito na vida sempre alimentando desejos futuros? E quando vocês em algum momento conseguem saciar uma das milhares de vontades, realmente ficam satisfeitos? Aí é que entra o tédio, onde cai como uma marreta na cabeça de muitos, um balde de água fria nas expectativas que você nutriu durante anos. Você percebe que o que te fez mover montanhas, gastar bastante energia não é realmente o que você imaginava.


eu nunca tinha parado para refletir nisso, mas acontece exatamente isso comigo, quando nao estou preocupado com algum problema importante, como passar nas provas da faculdade ou tendo que trabalhar bastante para ajudar a pagar as contas da familia em periodos de crise, e minha vida esta tranquila, eu entro em procrastinaçao eterna, aquele marasmo e tedio ate surgir outro problema grande para resovler e fico meses oscilando entre um e outro extremo do pendulo
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#3
Muito bom!
A solidão tem um poder muito forte!
Antes, nos meus momentos de tristeza profunda, usava a solidão como meio para escapar de todos os problemas e o resultado disso foi quase um final trágico.
E graças a filosofia e outras leituras construtivas (somadas às experiências de vida) me fizeram enxergar uma outra forma de usar a solidão com mais sabedoria.
Esse fórum é um ótimo exemplo disso e me identifiquei muito com o que tu disse sobre.
Abç
Responda-o
#4
Lapidei muito a questão de aprender a apreciar minha própria companhia após meu divórcio...

Por 2 anos, não tinha problemas em ficar só. Quando meus amigos não podiam fazer alguma coisa, fazia sozinho.
Porém em alguns momentos, eventualmente, batia uma certa apatia.

Hoje, que estou em um relacionamento (a luz da REAL), e em alguns momentos sinto saudade da liberdade de solteiro (flertar, ficar com uma mulher diferente), enfim.

O recado é mais ou menos o seguinte, o ser humano sempre vai ter alguma insatisfação INDEPENDENTE DO SEU ESTADO "CIVIL" (solteiro, namorando, casado e tal).
Não podemos idealizar nenhuma das posições... pq se não, é decepção na certa.

Aprender a viver sozinho, não foi nada do que pensei inicialmente... você dá muito murro em ponta de faca nesta incrível jornada de auto conhecimento, antes de cair no entendimento (através da REAL aplicada), que não importa o caminho... sempre vai haver algum obstáculo a ser superado.

Não idealizem nada... escolham o que for mais conveniente.

A REAL é a emancipação emocional do homem, ela nos devolveu a liberdade de escolher e lidar com as consequências destas escolhas.
"Paulistarum Terra Matter..."
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)