Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DEBATE] Direito e sua má fama
#21
O que o Brasil menos precisa é de novos formandos em Direito.

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2...pais.shtml

Só faz algum sentido, estudar Direito, pra duas coisas: trabalhar comissionado no ramo da política, ou fazer concursos.
Responda-o
#22
Pra quem deseja se dedicar, por no mínimo 8/10 anos, pra ter um retorno médio, com oportunidades sim de crescer muito, vale a pena. Você precisa gostar e ter facilidade(mais do que gostar) em estudar as matérias do curso, compreende-las e se adaptar ao modus operandi das alterações legislativas + entendimento jurisprudencial + estudo doutrinário, e fazer a escolha de iniciativa privada ou pública. Para pessoas que possuam uma capacidade acima da média de argumentar, interpretar, ponderar e reproduzir conhecimento jurídico(o que você de fato só vai descobrir na prática, mas dá pra ter uma ideia antes), o retorno PODE ser excelente.

É uma carreira cheia de potenciais, dá pra ganhar muito dinheiro sim, ficar rico. Agora, pra chegar lá óbvio que terá que enfrentar o mercado saturado, ter paciencia e capacidade mental pra lidar com a quantidade de informação e saber utilizar os variados caminhos que a carreira oferece de maneira adequada. QI(Contatos), como em qualquer carreira, mas de maneira destacada no Direito, pode ser uma puta vantagem, assim como condições financeiras de investir muitos anos nos estudos como atividade principal de "sobrevivência".

Tem a advocacia(um mundo a parte), a docência em universidades e em cursos preparatórios, as carreiras públicas, policiais, de tribunais, magistratura, ministério público e defensoria(federal e estadual), procuradorias(em âmbito federal, estadual e municipal), enfim, outro mundo a parte pra preencher toda a máquina pública que estrutura o país.

Quanto ao curso e as matérias em si, expondo minha opinião pessoal, eu gosto e acho extremamente útil para se entender o funcionamento da instituições políticas e administrativas, bem como as consequências jurídicas que derivam de quase qualquer relação privada, entre particulares.

Aconselho selecionar bem a faculdade, a diferença é gritante de uma pra outra, e o mercado percebe isso também. Se tiver a certeza de querer concurso público, aí o impacto pode ser menor, já que a banca não vai levar em consideração de onde você veio, ou mesmo saber disso até o momento da posse. Aí o resto é com você.
The more fucks you give, the less fucks you get. But the less fucks you give, the more fucks you get. So fuck it.
Responda-o
#23
Falando especificamente da advocacia, enxergo dois grupos bem distintos: o dos profissionais com mais tempo de carreira - e/ou que conseguem mais resultados com "networking" -, e se dedicam mais a vender serviços e a administrar, e o dos profissionais que produzem, mas não vendem - inclusive porque estão ocupados produzindo. Essa realidade não se vê somente nos grandes escritórios (sobretudo aqueles que atuam na recuperação de créditos bancários), mas também em muitos escritórios pequenos, com menos profissionais ativos. 

O sonho de praticamente todo advogado mais "velho" é conseguir alguém que produza de maneira competente, e, assim, poder vender serviços sem precisar desenvolvê-los. Mas mercado é mercado. Achar um lugar para trabalhar, nessas bases, com uma remuneração que você considere bacana, é um lance de sorte, por mais competente que você seja.

Dependendo da área de atuação do escritório em que você consiga entrar, mesmo que seu foco seja somente produzir, isso pode abrir boas possibilidades, e até mesmo pagar bem. Por outro lado, começar do zero hoje em dia é praticamente certeza de quebrar a cara. Sem ser por indicação, dificilmente você consegue clientes - seja em quantidade ou em potencial financeiro - que consigam garantir uma renda mínima pra não ficar no vermelho.

Como outros confrades já disseram nesse tópico, as faculdades despejam milhares de bacharéis no mercado, todo ano. E, a meu ver, a concorrência desse pessoal que está chegando é com eles mesmos, e não com os advogados já estabelecidos. Eles concorrerão por cargos públicos ou por vagas de emprego em escritórios, mas dificilmente conseguirão atrair para si clientes que possuem profissionais mais experientes à disposição.

Pra fechar, bis no confrade @Daredevil. Se for pra "querer pra já", esquece. O ônibus está lotado, e ninguém vai te deixar sentar na janelinha. Além de compromisso com a faculdade - e, depois, com o exercício da profissão -, a paciência é essencial. Tem que estar disposto a ralar muito nos primeiros anos. Com competência, alguma sorte (é o mais difícil, porque isso é muito aleatório) e boas escolhas, tem como atingir um bom nível de satisfação na profissão... até porque muita gente para no caminho.
Leão que anda com gatinho toma leite no pires.
Responda-o
#24
Acho o curso de Direito incrível, porém, chato e repetitivo. Fora isso, tudo depende do Q.I e de sua barganha profissional e interlectual

Não acho tenha uma má-fama e sim, que muitos OTÁRIOS sujam a área jurídica seja cagando na constituição ou entrando em esquemas. Ai vai perdendo a moral mesmo.


Responda-o
#25
O Brasil tem mais faculdades de direito do que todo o resto do mundo junto: https://guiadoestudante.abril.com.br/uni...do-juntos/.

Não acredite nesse falso status que o direito tem entre o povão, fuja dessa merda de curso enquanto dá, hoje em dia vale mais a pena vender pipoca na praça do que ser advogado.
Responda-o
#26
A cada árvore que se balança, caem 100 advogados e 200 bacharéis..

Se vc ama a profissão, e deseja isso sem ser pela grana, é contigo (lembrando que a advocacia na prática não é nem de longe o que vc espera, vc não terá tempo para redigir nada, é basicamente modelão do escritório, poucas vagas e que pagam menos ainda, salvo poucas exceções que requerem um alto QI)..

Bom para família que já possui escritório, pois abrir o seu próprio demanda uma ótima habilidade na prospecção de clientes, vc a tem?

Se for para concurso, é aquela, tem que estudar muito, há muita concorrência e sem garantias de nomeação..

No mais, se eu pudesse voltar atrás, nem passaria na porta de uma faculdade..
Responda-o
#27
@Martelo, desculpe a ignorância. A única pessoa que tenho na família que cursou direito trabalha como funcionário público e é um tanto distante.

Novamente, desculpe a ignorância, mas poderia explicar habilidade habilidade na prospecção de clientes? Só por estar perguntando, talvez eu esteja longe de tê-la.
Responda-o
#28
Ignorando as outras postagens

Já tem tópico sobre isso aqui (quer dizer nem lembro se é aqui ou no outro fórum), Direito é curso de playboy que está com a vida ganha, de quem tem envolvimento político pra conseguir um cargo ou de burro mesmo que não sabe fazer nada, se voce não se enquadra em nenhum destes fuja como o diabo foge da cruz, fiz 2 anos de cursinho pra passar nessa porra de curso macabro e ví minha vida desmoronar.
Responda-o
#29
Ah e esqueci de outra coisa, se voce entra em Universidade "de ponta", a galera vive no mundo da fantasia, o mercado de trabalho dessa área é ridículo, aquilo não existe, todo mundo mente salário pra não passar vergonha na família, pois todos te vêem saindo de terninho saindo de manhã e acham que tu é importante, a galera do Direito pensa mais ou menos assim "ah se eu que sou um jovem jurisconsulto que estudei muito pra passar no vestibular estou na merda, imagina os outros?", daí quando vai ver um operador de empilhadeira ganha no mínimo 5 vezes mais que voce.
.
O lema do Direito é esse:
Estou na merda mas estou de terno
Responda-o
#30
Toda prospecção de clientes esbarra no Estatuto da OAB. Yaoming

Edit: @SapoCaco esse lema final resumiu tudo.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
#31
(06-08-2018, 10:22 AM)Roland Escreveu: Toda prospecção de clientes esbarra no Estatuto da OAB. Yaoming

Edit: @SapoCaco  esse lema final resumiu tudo.

Quem estudou comigo e não esta desempregado (desempregado não, "estudando pra concurso" pois todos tem vergonha de falar a real situação), trabalha em coisas nada a ver, tem de tudo, desde vendedor de pastel na feira à pastor de igreja.
Responda-o
#32
(05-08-2018, 10:19 PM)Ducati Escreveu: @Martelo, desculpe a ignorância. A única pessoa que tenho na família que cursou direito trabalha como funcionário público e é um tanto distante.

Novamente, desculpe a ignorância, mas poderia explicar habilidade habilidade na prospecção de clientes? Só por estar perguntando, talvez eu esteja longe de tê-la.

Cara, escritório de advocacia não é como uma mercearia, que se abre e 'espera' os clientes entrarem..
Deve-se ter um jogo de atração/divulgação do trabalho de advocacia, coisa meio que de empreendedor.. Não possuo esta habilidade, sinceramente..

@Roland no radio e tv andam 'burlando' o estatuto, vide aqueles anúncios de revisão de financiamento.. Em BH, os sócios destes escritórios costumam serem ligados à OAB..
Responda-o
#33
É do ano passado, mas serve.

"O Brasil possui 1.240 cursos superiores de Direito. Com esse número, o país se consagra como a nação com mais cursos de Direito do mundo todo. A soma total de faculdades de direito no mundo chega a 1.100 cursos. Fonte: as informações foram divulgadas hoje, no blog Leis e Negócios do Portal IG."

O Brasil é um país a ser estudado, incrível.
Responda-o
#34
Incrível que fui procurar se tinha EAD de direito e é proibido.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#35
(08-08-2018, 11:32 PM)Baralho Escreveu: É do ano passado, mas serve.

"O Brasil possui 1.240 cursos superiores de Direito. Com esse número, o país se consagra como a nação com mais cursos de Direito do mundo todo. A soma total de faculdades de direito no mundo chega a 1.100 cursos. Fonte: as informações foram divulgadas hoje, no blog Leis e Negócios do Portal IG."

O Brasil é um país a ser estudado, incrível.

Tem no site da OAB, tanto que é proibido abrir mais cursos de Direito, voce acha gente formada nesse curso fazendo de tudo, segurança de balada, vendedora da Marisa, Taxista, eu não estou inventando, isso eu vi ao vivo, os dois primeiros casos eram parentes da minha ex-namorada, o outro foi meu amigo da faculdade que pegou taxi com ele que se formou na UFRJ também, sem contar meus ex-colegas de curso.
Responda-o
#36
Sou formado em Direito, talvez possa ajudá-lo. Primeira coisa que você tem que ter em mente: quanto mais cedo você definir o rumo da sua vida, melhor. Faça isso de preferência antes de ingressar na faculdade. Você quer advogar? Então comece a procurar estágio em escritórios de advocacia o mais breve possível. Não seja ganancioso: se não estiver conseguindo estágio em escritórios maiores, tente nos menores para depois tentar os maiores. Se você for melhor que os demais, poderá inclusive se tornar sócio do escritório. Se prefere concurso (o que eu fortemente recomendo), delimite para o qual quer passar e estude exclusivamente para ele até passar. Faça cursinhos, compre livros e apostilar que os resultados virão.

O maior erro de quem faz Direito é pensar o que fazer da vida DEPOIS que obteve o diploma. Infelizmente acabarão sem emprego. Nenhum escritório quer um advogado para ensinar, mas um advogado pronto. Concurso depende de grana para cursinhos e tals...

A má fama do Direito compartilha de várias fontes: o avilte que diuturnamente sofre a advocacia e a concorrência animalesca de concursos são exemplos disso. Geralmente pessoas mais abastadas tendem a se dar melhor nessa área.

A Real sob uma perspectiva científica.
Um novo artigo a cada semana (ou não).
Responda-o
#37
Formo no fim desse ano.
Não quero advogar. Já estou com alguns concursos em mente.

Sobre o curso:
A dificuldade é quase zero. Eu estou no 10º período, não comprei nenhum livro - exceto um vade mecum de 2 anos atrás - e não peguei nenhuma dependência até hoje.
Matérias desnecessárias, muita teoria pra pouca prática.

Professores lixos, mas ainda tive sorte de pegar alguns que pelo menos não são esquerdistas débeis mentais.
Estou com 22, mas se voltasse no tempo, não iria fazer direito. Não pelo curso, mas iria investir tempo e dinheiro em outras coisas.

Mas sem dúvida, se quer a estabilidade que um concurso público oferece, recomendo.
Responda-o
#38
(08-08-2018, 11:22 PM)Martelo Escreveu:
(05-08-2018, 10:19 PM)Ducati Escreveu: @Martelo, desculpe a ignorância. A única pessoa que tenho na família que cursou direito trabalha como funcionário público e é um tanto distante.

Novamente, desculpe a ignorância, mas poderia explicar habilidade habilidade na prospecção de clientes? Só por estar perguntando, talvez eu esteja longe de tê-la.

Cara, escritório de advocacia não é como uma mercearia, que se abre e 'espera' os clientes entrarem..
Deve-se ter um jogo de atração/divulgação do trabalho de advocacia, coisa meio que de empreendedor.. Não possuo esta habilidade, sinceramente..

@Roland no radio e tv andam 'burlando' o estatuto, vide aqueles anúncios de revisão de financiamento.. Em BH, os sócios destes escritórios costumam serem ligados à OAB..

A OAB é podre, sem dúvida que faz vista grossa com relação a muitos escritórios. Nós, pobres mortais, pagamos anuidade pra financiar esses canalhas, do contrário não podemos trabalhar.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
#39
Muito bem lembrado essa questão da OAB.
É incrível como todas as instituições estão corrompidas.
Responda-o
#40
Blá blá blá, voce precisa estagiar desde o começo... Eu estagiei desde o segundo mês de faculdade só me lasquei, Direito é um curso macabro e superestimado, é engraçado recomendarem concurso, concurso é coisa de gente que não sabe fazer NADA, eles dão tudo junto na conta, quando vc pega jornal de concurso e vê que qualquer cargo babaca paga 3 mil, não é 3 mil o seu salário, isso é salárop+transporte+alimentação+dinheiro do plano de saúde e ainda tem os descontos.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)