Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DÚVIDA] Morar sozinho - O início
#21
Pessoal, quero agradecer a todos que estão postando. Apesar de parecer um tópico simples estou levando tudo em consideração.

Sobre os tangíveis, já fiz uma pequena lista separada em Móveis, Eletrodomésticos e Utensílios. Estou colocando tudo minuciosamente, pois quando for comprar levarei a lista junto para não esquecer nenhum detalhe e conseguir preços. Vou postar aqui quando estiver pronta.

Como a cidade é pequena tem pouca coisa na internet, street view não tem, então vou fazer uma visita lá daqui alguns dias, para conhecer o local e sapear aluguéis e todo o restante.

Tenho preferência por casa pequena para alugar (semi mobiliada ao menos), por causa de espaço e garagem devido ao meu gosto por carros/motos, mas caso não seja possível, vou em um apartamento mesmo e futuramente resolvo isso.

Se for necessário mesmo, no primeiro mês procurarei alguma pensão, mas somente se necessário. Estou ansioso por morar em minha caverna troglodita isolada, creio que demore alguns meses ainda.

É isso.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#22
Meus quebra galhos  para arroz e vinagrete os dois devem sair por volta de 80 a 90 reais, economia e qualidade nas refeições frescas.


[Image: Web-ad-Nicer-New.jpg]


[Image: Panela-Eletrica-Mondial-Bianca-Rice-4-PE...195971.jpg]
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#23
Gashead. Entra no Pinterest. Lá tem umas viadagens que podem ser úteis. Tipo isso:
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/image...S5TvyraYPy

https://i.pinimg.com/originals/4f/54/c2/...fddda2.jpg (para casados)

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/image...aPlF4xqL5y

Tem cronograma de faxina na casa. etc.
Responda-o
#24
(17-07-2018, 07:48 PM)Gashead Escreveu: Estou ansioso por morar em minha caverna troglodita isolada, creio que demore alguns meses ainda.

Se prepare pro teu calculismo ir ao infinito!
Responda-o
#25
(18-07-2018, 04:47 PM)Hombre de hielo Escreveu:
(17-07-2018, 07:48 PM)Gashead Escreveu: Estou ansioso por morar em minha caverna troglodita isolada, creio que demore alguns meses ainda.

Se prepare pro teu calculismo ir ao infinito!

Não entendi, cara Yaoming

Apesar de que estou com umas brejas na mente agora..
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#26
Se não foi postado, vai agora, Gashead, na hora de pesquisar e prospectar imóveis.

É melhor alugar de particular do que imobiliária, no aspecto preço mesmo, se o locatário fizer questão de contrato basta ter firma reconhecida no cartório local.

Nos buscadores há vários modelos de contratos, quaisquer dúvidas dá pra postar nesse tópico mesmo.
Responda-o
#27
Primeiramente compra só o essencial
Cama
Geladeira
Fogão
Panelas
Talheres e prato
Máquina de lavar
Depois vai comprando o que você for sentindo falta.
Nada como um dia após o outro.
Spoiler Revelar
[Image: libMqTN.jpg]
Responda-o
#28
Descobri do nada, só tem que deixar a trava laranja mais próxima do chão, destravada, pro negócio poder girar.

Spoiler Revelar
[Image: mop-giratorio-balde-esfrego-brilhus-spin...2019-F.jpg]
Responda-o
#29
E pensar que pensou nisso tudo e virou Mindingo :Yaoming.

Conte nos como está atualmente e o que pensou ser necessário e não precisou para porcaria nenhhuma.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#30
(14-07-2018, 07:42 PM)Hombre de hielo Escreveu: Antes de mais nada... vizinho é bom dia, boa tarde e boa noite, jamais permita que eles passem da linha do portão da tua casa!

[...]

Abra o teu olho com as caixas de supermercado (e as assalariadas que trabalham no bairro), pois pelas coisas que tu comprar, elas vão perceber que tu mora sozinho! As bonit(inh)as querem trocar de bairro.

À medida que for lembrando, eu posto aqui de novo!

Gargalhada Gargalhada Gargalhada Gargalhada Gargalhada Gargalhada
Em tudo dai graças.

Responda-o
#31
(15-09-2020, 04:50 PM)Bean Escreveu: E pensar que pensou nisso tudo e virou Mindingo :Yaoming.

Conte nos como está atualmente e o que pensou ser necessário e não precisou para porcaria nenhhuma.

Boa, tenho bastante coisa pra contar.

Vou deixar para um dia que estiver inspirado pra escrever.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#32
(17-07-2018, 06:12 PM)Hombre de hielo Escreveu: Se ainda tu acredita em "amizades", tenha "amigos" na mesma situação do que a tua (solteiro que mora sozinho), pois casais tentarão te usar como "entretenimento" pra inevitável rotina chata do casal e "amigos" que moram com alguém (com os pais ou com amigos), vão querer usar tua casa pra festança e até como motel grátis.

O hieno tinha fixação engraçada com casados Gargalhada
Responda-o
#33
Meu fogão 4 bocas com forno acabou de estragar (enquanto isso vou comer no Ifood) e já comprei 1 fogão portátil de 2 bocas a gás (já que raramente usava o forno e nunca usei mais de 2 bocas do fogão antigo!

Spoiler Revelar
[Image: 4552793_Fogao_De_Mesa_2_Bocas_Venax_Flam...ms=550x550]

Tenha cuidado que o registro do gás tem que ser de baixa pressão!
Responda-o
#34
Excelente tópico.

Ano que vem voltarei a morar sozinho depois de quase 8 anos morando com outras pessoas.

O foda é que estamos em 2023, e pelo que eu andei sondando, os preços estão absurdos. Fiz um cálculo aqui, olhando sites como Magazine Luiza, etc, só o basicão (cama, geladeira, lavadora, fogão) tá saindo praticamente 5 mil reais zero bala. Os alugueis também estão bem caros hoje em dia.

Aí me bateu a ideia de alugar apartamento ou casa mobiliado mesmo, porque embora o preço do aluguel seja mais alto, quando for sair da casa é só sair, nem gasta com mudança nem nada.

Já mobiliei e me desfiz de móveis várias vezes, isso meio que cansa a gente com o tempo, pq no Brasil tudo é caro. Leva muito tempo pra mobiliar tudo (se vc ganhar o que a média do brasileiro ganha em termos salariais) e quando dá uma merda e vc não pode levar, tem que ficar desfazendo dos móveis, vendendo, deixando pra alguém, doando pra algum parente, etc... Aí eu venho pensando em imóvel mobiliado, pelo menos por enquanto, no começo.

Ainda tem a questão que dependendo do que você comprar, se tiver que se mudar de casa, a configuração antiga não encaixa na casa atual. Por exemplo, você compra um daqueles sofás de canto que encaixam perfeitamente na sua sala, aí quando se muda pra casa nova, o sofá não cabe na sala do jeito certo. A TV que tinha o tamanho certinho pra sala antiga fica pequena demais ou grande demais na sala nova, etc, enfim, essas coisas são um saco.

Mobiliar casa só compensa se for casa própria, casa alugada pode esquecer, a menos que você tenha o plano de morar nela por muitos anos e o seu locatário não tenha interesse de te despejar por qualquer motivo idiota. Já morei em uma casa cuja locatária pediu ela de volta simplesmente pelo fato que deu um BO com o morador antigo e ela, como proprietária do imóvel, não quis resolver e achou que fosse responsabilidade nossa de resolver... A gente tem sempre que considerar esses tipos de possíveis desacordos com os donos do imóvel, pois estamos falando de seres humanos. Os vizinhos, como disseram aí acima, são os menores dos problemas.

"Ah, mas casa de solteiro, a gente compra só o basicão e boa". Depende. Quando você tem 25 anos tu dorme até no chão. Mas depois de uma certa idade, você já quer viver mais confortavelmente, principalmente se você rala bastante e ganha bem.

Eu ainda vou pesquisar mais... Dependendo de como e onde será minha vida no próximo ano, se eu ver que é o negócio tá firmeza, alugo uma casa e mobilio por mim mesmo, mas no início acho mais interessante pegar um imóvel mobiliado mesmo.
Responda-o
#35
(14-07-2018, 03:58 PM)Dallas Escreveu: Primeiramente, parabéns pela aprovação no concurso, e principalmente pelo 1° lugar, representou todos os concurseiros do fórum, sem dúvidas. Com relação aos assuntos triviais como "ciúmes femininos" etc, tu tens razão, assim como outro confrade que citou o mesmo, é preferível ignorar e se ater apenas no que é realmente importante, agradeço pelo "toque", às vezes um realista se vê no vício tenaz de teorizar em demasia sobre assuntos que turvam a mente... conselhos são sempre úteis.

Com relação ao teu tópico, já faz um tempo que moro sozinho, vou tentar repassar algumas dicas que me foram úteis e que me serviram como pauta de aprendizado no decorrer desse tempo.

1- Quando for procurar um "AP", veja se há a presença do balcão de cozinha, aqueles de mármore, se tiver, dá pra ser usado como mesa de uma forma geral (refeições, preparar alimentos, guardar objetos, serve pra tudo e logicamente não ocupa espaço), basta comprar 2 banquetes de bar, e  eis uma mesa improvisada... é um gasto a menos, mesas são relativamente caras e dependendo do teu estilo de vida, se vai passar o dia fora ou se não costuma receber muitas visitas, uma mesa de cozinha é desnecessária, no máximo compre uma escrivaninha para estudos\trabalho, é metade do preço de uma mesa dessas de jantar...

2- Não sei como funciona o abastecimento de água por aí (se é confiável beber direto da torneira...), aqui onde moro, tive que comprar um bebedouro de mesa pra beber água, é baratinho e economiza espaço na geladeira (não vai ter que armazenar garrafas de água no congelador), um bebedouro destes custa em média 200R$, mas dependendo da loja, tu achas até por um preço menor...  

3- Com relação a geladeira, eu acabei comprando uma mini geladeira média, mas cuidado, olhe sempre as promoções, dependendo do preço, é melhor comprar uma geladeira normal mesmo, daquelas simples, sai em média por 800/900 R$, existem mini geladeiras que custam quase o preço de uma dessas, o que acaba nem compensando a aquisição, porém, com as promoções tu achas uma até por 500R$ ou menos, no meu caso, acabei adquirindo uma mini mesmo, não armazeno muita coisa e tava barato... isso vai do consumidor, se você gosta de armazenar bebidas, considere pegar uma geladeira normal mesmo, se usa somente pra armazenar carnes e comida, uma mini serve... isso é relativo.

4- Com relação ao fogão, eu comprei um de 4 bocas, custa em média 500/600R$, é mais do que suficiente para quem mora só, o único defeito é que ele fica bem baixo, geralmente na altura da cintura de quem tem estatura média, se não tomar cuidado, vai acabar queimando tuas partes íntimas Yaoming tem que lembrar-se de se manter levemente afastado antes de ir preparar uma refeição... leve em consideração que fogões maiores só servem para aumentar a sujeira e dificultar a limpeza, um fogão simples dá conta do recado.

5- Quando for olhar o "AP", certifique-se de que exista uma área de serviços com pia de granito e escorredor, se sim, desconsidere a opção de comprar uma máquina de lavar, dependendo do modo como tu se organizas, dá pra poupar roupa e lavar o que tiver sujo na mão mesmo. No começo é difícil mas depois se transforma em uma terapia, inclusive te ajuda a ser organizado e não ter que ficar sujando tanta roupa durante a semana. Não tem segredo, é só encher uma das cubas da pia com água e ir molhando a roupa no escorredor enquanto passa o sabão e "esfrega" a sujeira... olhe uns vídeos na internet.

6- Com relação a parte secundária referente ao processo anterior, "passar roupa", também não há muito mistério, o ferro que comprei custou exímios 30 reais, o mais simples que se possa imaginar. Eu não vejo a necessidade de comprar uma tábua de passar, no chão mesmo dá pra tu colocar uma tolha ou alguma coberta, e estender a roupa em cima... o processo subsequente é por tua conta, a prática leva a perfeição, olhe uns vídeos na internet...

7- Eu comprei apenas o essencial, na minha casa só o que tem é espaços vazios, de móveis eu comprei apenas um armário multiuso e uma cama. O armário multiuso é daqueles com 2 portas e 5/6 prateleiras, serve pra guardar muita coisa, dependendo da quantidade de "tralhas" que tu tenhas, é mais do que suficiente, no meu caso, uso uma mala de viagens como guarda-roupa e o armário para guardar os sapatos, lençóis, calças, bermudas etc.

8- A cama é uma questão relativa, eu comprei a mais simples e a mais barata, de solteiro, mas gosto mesmo é de dormir na boa e velha rede.

9- Quanto aos eletrodomésticos, vou ser bem sincero, a maioria é desperdício de dinheiro, feitos exclusivamente para atrair a atenção das mulheres... o único que tenho é um liquidificador, essas panelas de arroz, batedeiras, mixer e et caetera, são dispensáveis, pelo menos pra mim. Nem microondas eu tenho, mas aí é opção sua, você tem uma boa reserva em dinheiro, não precisa agir com tanta sovinagem.

10- Pratos, talheres, copos... vai do seu estilo, eu tenho apenas 2 pratos, 3 copos, 2 talheres e 2 colheres de metal... uma dica, geralmente quem mora só, acaba tendo preguiça de lavar a louça, logo, muitos talheres e afins são escapismos para essa obrigação, muitas vezes tu vê 4 pratos disponíveis e então vai sujando, um após o outro... quem tem apenas o essencial, se vê na obrigação de manter tudo sempre muito limpo para se usar sempre que for conveniente...

11- Quando for olhar o imóvel, dá uma conferida no estado dos banheiros, conversa se possível com os moradores atuais, pergunta como as estruturas se comportam em períodos chuvosos, pergunta se há infiltrações, se a região é segura. Repara no estilo dos moradores, se são bagunceiros, idosos, universitários, adultos... analise a pintura das paredes, se são de boa procedência, alguns imóveis são de péssimo acabamento, dependendo do desgaste natural da tintura, e de acordo com o contrato, os donos exigem que tu refaça o acabamento da pintura que estragou enquanto tu era residente... não esquece de olhar o estado dos sanitários também, se são novos ou velhos... todos os detalhes são importantes, não tenha medo de fazer perguntas ao dono ou mesmo aos inquilinos.

12- O lugar onde moro não tem garagem, isso é um ponto negativo, porém é bem localizado e próximo dos lugares que frequento, não tenho a necessidade de usar moto, posso usar o ônibus sem grandes transtornos, mas no seu caso, pode optar por um local com garagem. Quando fui pesquisar imóveis, procurei as seguintes características: balcão de mármore na cozinha, bom acabamento tanto das pinturas internas quanto dos sanitários, localização, vizinhança, donos do imóvel (investiguei toda a procedência dos donos) além da segurança...

Espero ter contribuído com algo, as dicas foram baseadas em minhas experiências e claro, voltadas ao meu estilo de vida, tu podes adaptar o que lhe for conveniente, sucesso em tua nova jornada.

Tenho certeza de que quando tinha meus 19-25 anos, eu assinaria em baixo tudo isso que foi dito.

Mas hoje, aos 31, cheio de lesões, bursite, dor na lombar, sem paciência e CONCURSADO, eu divirjo de muito do que foi dito aí. Se você tem condições financeiras pra fazer um bem bolado melhor, não exite.

Mas pra quem tá começando a vida mesmo e ganha a média do brasileiro padrão (1300~1600 reais, dependendo do Estado onde mora), essas dicas são valiosíssimas.
Responda-o
#36
Se eu mostrar minhas contas básicas, principalmente à conta de luz, vocês vão até se emocionar. Yaoming

Quase 1k.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#37
(02-11-2023, 10:20 AM)Diamante Escreveu: Se eu mostrar minhas contas básicas, principalmente à conta de luz, vocês vão até se emocionar. Yaoming

Quase 1k.

Caramba.

A título de comparativo, seguem minhas contas:

800 de aluguel
120 de energia
180 de água + condomínio 
300 de gasolina (volto pra casa 1x por mês)
100 de internet fibra
600 de mercado 
100 reais de corte de cabelo (2x no mes)
30 de créditos para o celular (2x no mes)

Daí fora isso tem as compras e imprevistos do mes e tal.. os roles... mas o básico é isso
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#38
Conta de luz:
Spoiler Revelar
[Image: conta.jpg]

Acho que este valor acima, quita a maioria das despesas mencionada por vocês. 

A meu ver, vocês pagam até barato.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#39
(02-11-2023, 01:48 PM)Merdingo Escreveu: Caramba.

A título de comparativo, seguem minhas contas:

800 de aluguel
120 de energia
180 de água + condomínio 
300 de gasolina (volto pra casa 1x por mês)
100 de internet fibra
600 de mercado 
100 reais de corte de cabelo (2x no mes)
30 de créditos para o celular (2x no mes)

Daí fora isso tem as compras e imprevistos do mes e tal.. os roles... mas o básico é isso

Caramba, bicho! Tu corta cabelo onde? Com o Jassa? Eu usava PRÓTESE e não gastava nem perto disso. Só cortava uma vez por mês, pagava 10 reais pro barbeiro que é chegado meu. Hoje em dia eu já raspo mesmo, então nem gasto mais nada.

Também estranhei o valor da energia e da água. Não sei em qual estado você mora, mas aqui, mesmo quando eu morava com minha ex mulher, a conta de luz não passava de 100 reais e a água não passava de 40.

Esse povo que mora em SP (não sei se é o seu caso) sofre demais com o custo das coisas... MG ainda é um estado com um custo x benefício melhor (mas em contrapartida, a média salarial aqui é mais baixa também).
Responda-o
#40
(02-11-2023, 03:18 PM)smith away Escreveu:
(02-11-2023, 01:48 PM)Merdingo Escreveu: Caramba.

A título de comparativo, seguem minhas contas:

800 de aluguel
120 de energia
180 de água + condomínio 
300 de gasolina (volto pra casa 1x por mês)
100 de internet fibra
600 de mercado 
100 reais de corte de cabelo (2x no mes)
30 de créditos para o celular (2x no mes)

Daí fora isso tem as compras e imprevistos do mes e tal.. os roles... mas o básico é isso

Caramba, bicho! Tu corta cabelo onde? Com o Jassa? Eu usava PRÓTESE e não gastava nem perto disso. Só cortava uma vez por mês, pagava 10 reais pro barbeiro que é chegado meu. Hoje em dia eu já raspo mesmo, então nem gasto mais nada.

Também estranhei o valor da energia e da água. Não sei em qual estado você mora, mas aqui, mesmo quando eu morava com minha ex mulher, a conta de luz não passava de 100 reais e a água não passava de 40.

Esse povo que mora em SP (não sei se é o seu caso) sofre demais com o custo das coisas... MG ainda é um estado com um custo x benefício melhor (mas em contrapartida, a média salarial aqui é mais baixa também).

Valores do inteior do RS.

O corte cabelo custa 40 por vez, e mais 10 da cerveja que tomo no local. É caro, mas é um ritual a cada 15 dias pra esfriar a cabeça, acho válido..
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Vale a pena morar sozinho? Novo Mundo 47 8,704 24-12-2023, 05:24 PM
Última Postagem: Novo Mundo
  [DÚVIDA] Morar Sozinho lyonheart 41 16,180 30-09-2017, 11:52 AM
Última Postagem: Henry Volk

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)