Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Oratória
Bom dia confrades,

Estou aqui para pedir algumas dicas aos senhores sobre oratória, vejo muita gente falando que a oratória é um dom que poucos tem, mas acredito que todos possamos desenvolver essa habilidade até certo ponto, particularmente sou um péssimo orador, e tenho consciência de que isso no futuro possa vir a me prejudicar muito, principalmente no âmbito profissional. 

Com certeza existem aqui pessoas com bem mais experiência do que eu, então gostaria de saber como os confrades desenvolveram essa habilidade.  Fizeram algum curso? Somente praticaram?
"Always do your best. What you plant now, you will harvest later, Og Mandino"
Responda-o
Vencer a timidez é algo muito importante, talvez seja uma das coisas mais elementares se quiser se destacar na oratória.

Não adianta ter uma boa dicção, uma voz limpa, se vc for tímido demais a ponto de não conseguir colocar isso pra fora. E pra dominar o medo de falar em público, é colocando a cara a tapa mesmo; no início da faculdade eu ficava um pimentão vermelho de vergonha toda vez que tinha de abrir o bico, mas fui me jogando, fui me autodesafiando, me acusando pra responder perguntas e emitir posicionamentos; como resultado, me senti mais encorajado e a vergonha passou.

Também vale muito a pena praticar leitura em voz alta, com as pausas certas nas vírgulas e interpretando, entonando mesmo o texto. O bom orador coloca peso nas palavras certas, usa o volume e a intensidade da voz pra manter a atenção do ouvinte e abordar a ideia da melhor forma. Uma dicção sempre no mesmo tom e sem nenhuma intensidade dá sono e faz até o melhor dos ouvintes querer tirar uma soneca.

Exercícios de dicção podem ser uma alternativa. Experimente praticar leitura em voz alta com um grão de feijão na boca; depois de uns dias, aumente para dois, três, quatro. Isso aumenta seu controle, especialmente o da língua.

Gravar suas falas e depois ouvir pode ajudar. Assim vc identifica os principiais erros que comete e pode trabalhar para melhorá-los.

Por ora é isso.
"E, se tiver de cair, caia com os revólveres fumegando." - Roland Deschain
Responda-o
Vamos por partes e na sequência:

- conheça o conteúdo do discurso como a palma de sua mão, por exemplo, aposto que a maioria aqui daria uma palestra sobre a real facilmente, e isso ocorre porque estudaram o nosso conteúdo, não por dom ou habilidade específica.

- planeje seu discurso antes de o fazer, não precisa escrevê-lo por completo, basta fazer um esquema ou um mapa mental a ser seguido, de modo a que ele esteja organizado cronologicamente sobre o que você irá palestrar.

- e por fim, a dica de ouro: repita este processo várias vezes. Com o tempo perceberá que sua palestra estará automatizada. Antes de eu entrar numa sala de aula pra lecionar, admirava como aqueles caras conseguiam ter tanto conhecimento e não deixavam uma pergunta sem resposta, bastou eu mesmo começar a ensinar e vi que a real é que a aula torna-se repetitiva com o tempo e a aula que você deu num semestre será igual no próximo (no máximo atualizada) o que fará com que você a tenha fresca em sua mente.

- adapte seu discurso ao seu público para poder conquistar a atenção deles, a mesma palestra deve ser dada de modo diferente para pessoas diferentes e aqui me refiro à abordagem, ao linguajar e principalmente ao conteúdo: quanto mais conhecedor do assunto for a sua platéia, mais profunda deve ser a sua palestra, deixando-a mais simples à medida que seu público for mais leigo na questão.

- não existe isso de timidez desde que você conheça muito bem o assunto e esteja preparado para falar sobre ele.

Bônus: nunca se esqueça que seu público está lá para aprender, então serão grandes as chances deles conhecerem o assunto menos do que você, e em razão disso, sempre que for abordar um assunto, faça-se a seguinte pergunta: "como eu devo me fazer entender pra alguém que não conhece esse assunto como eu?"

Fazendo o que eu disse acima, a maior parte de suas palestras será extremamente facilitada. Preparação é o que define um bom palestrante de um péssimo palestrante.
Responda-o
Tópico movido para o fórum de desenvolvimento pessoal, quis buscar informações nele agora e o procurei em todo o lugar, menos aqui na taverna, rs (tive que usar a aba de pesquisa).
Responda-o

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Falar em público e Oratória PensadorSolitário 32 3,512 17-01-2020, 03:21 AM
Última Postagem: PensadorSolitário

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)