Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 4 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[RELATO] Projeto Irlanda
#1
Começo

Tudo começou quando terminei a faculdade no início de 2013. Desde antes de formar eu já queria aprender inglês, após formado tornou-se uma necessidade. Como vocês já sabem, toda novidade na nossa área está em inglês.

Após fazer pelo menos 3 cursos de inglês no BR, percebi que seria bem difícil me tornar fluente permanecendo no BR, pois minha interação com o idioma era mínima. Apesar de ler e escutar razoavelmente bem em inglês, a fala era um problema pois não tinha com quem conversar. Comecei então a pesquisar sobre intercâmbios e valores.

Austrália, Irlanda e Nova Zelândia

Minha primeira opção para o intercâmbio era o Canadá, entretanto após calcular todos os custos envolvidos vi que seria um investimento muito alto e eu não teria como pagar.
Após pesquisar bastante sobre intercâmbio acabei chegando nesses 3 países: Austrália, Irlanda e Nova Zelândia. Esses 3 países possuem programas de estudo + trabalho, dessa forma eu poderia trabalhar enquanto estivesse estudando e isso reduziria muito a quantidade de R$ que seria necessária pois eu poderia ganhar algum dinheiro na moeda local.


Irlanda

Após estudar os 3 países citados a Irlanda foi a opção escolhida.
O primeiro ponto que me chamou atenção foi que a Irlanda é um polo de tecnologia aqui na Europa, então seria muito mais fácil conseguir um emprego na área aqui do que nos outros 2 países.
O segundo foi que em 2015, um amigo que trabalhei junto veio para a Irlanda, então seria mais fácil conseguir algo se eu já tivesse um suporte que pudesse me apoiar.
Pode ser interessante também o fato de a moeda aqui na Irlanda ser o Euro, que é uma moeda muito forte, mais forte que o Dólar americano. Então, pra quem pensa em investir/mandar dinheiro para o BR, ganhar em Euro vale a pena.


Custos

Fazer o intercâmbio para a Irlanda é possível por meio de uma agência de intercâmbios ou você pode fazer tudo por conta própria. Eu vim por uma agência, então vou contar os custos pela agência.

Chega de conversa fiada e vamos ao que interessa.

|Descrição             |        Custo|
|----------------------|-------------|
|*Curso de Inglês Geral| R$ 11.500,00|
|Seguro Privado        |  R$ 2.500,00|
|Passagens             |  R$ 2.700,00|
|Seguro Governamental  |    €$ 300,00|
|**Exigência do Governo|  €$ 3.000,00|
|***Aluguel            |    €$ 350,00|
|***Caução             |    €$ 380,00|

* O custo do curso pode variar bastante. Eu escolhi uma escola um pouco mais cara, mas existem cursos de R$ 8.000,00 e de R$ 20.000,00. O valor do euro tem impacto no valor do curso também.
** Essa exigência do governo é um valor que eles dizem ser necessário para você se manter aqui caso não consiga um emprego. Esse valor é obrigatório.
*** Esses valores não são exatos pois dependem do lugar que você vai alugar.


Visto

Para tirar o visto de estudante é necessário estar matriculado em um curso de 6 meses de estudos. Você receberá o visto para estudar e poderá trabalhar por meio período (4h), enquanto estiver estudando, ou um período completo (8h) nas férias.
O visto de estudante tem validade de 8 meses e é possível renovar 2 vezes para cursos de idiomas. É possível ainda renovar o visto de estudante para fazer uma faculdade. Após o término da faculdade, automaticamente você recebe um visto de trabalho.
Com o visto de trabalho, você não precisa estar matriculado em curso algum. Você terá o período de até um ano para conseguir um trabalho e caso consiga, poderá ficar aqui sem preocupações.


1 mês de Irlanda...
Visto
Estou aqui na Irlanda há 1 mês. Para poder trabalhar aqui é necessário ter o visto e para tirar esse visto é preciso fazer um agendamento na imigração. O agendamento é feito online e pode ser feito do Brasil. Eu fiz o meu agendamento para dia 30-05, levei os papéis lá e deu tudo certo. Em aproximadamente 1 semana recebo meu cartão/visto.
Com o vsito em mãos, poderei trabalhar e começar fazer dinheiro.

Trabalho
Ainda não trabalhei, mas pelo que sondei por aqui, sempre estão contratando. Os serviços que geralmente fazemos aqui no começo são Kitchen Porter (lavar pratos), cleaner (limpeza em geral), janitor etc. Esses serviços que geralmente os 'nativos' não querem fazer. É possível trabalhar com coisas melhores, mas leva um tempo pra achar esses empregos.

Estudo
A escola que estudo possui professores que falam inglês nativo. Apesar da minha sala ter 10 brasileiros, temos que conversar em inglês na aula. Tirando isso, fora da escola é praticamente tudo em inglês, então meu inglês tem evoluído bastante. Se for pra gastar dinheiro, gaste com sabedoria, pegue uma escola boa. Vejo muita gente reclamando que a aula é em português. Na minha escola até as aulas pra iniciantes são em inglês.

Comida
Comida aqui é um pouco diferente daí do BR. A carne aqui não é tão gostosa quanto a nossa, mas o frango é mais macio. 
O preço das comida aqui é outro nível: 1kg de batata = 99 cents; 1kg de peito de frango = 5.50; 1kg de arroz 1.15; e por aí vai. 
É bem barato mesmo. O difícil é acostumar no início pq algumas coisas tem gosto diferente.

Transporte
Aqui tem ônibus, luas e dart.
Ônibus aqui é normal, é tipo ônibus no BR só que aqui funciona. Os ônibus não batem e fazem barulho como se fossem quebrar.
Luas é tipo o VLT do BR só que aqui funciona. Tem diversas estações espalhadas pela cidade e cada estação tem um marcador de tempo até o próximo luas chegar.
Dart é o trem. Ainda não andei nele então não tenho o que falar, mas acho que funciona Smile

Fora esses transporte públicos você pode ter seu carro, moto, bike etc. 
Carros aqui são muito baratos (ex.: 650 um Toyota Tucson), o caro do carro é o seguro (ex.: 1.700 anual para o Tucson). 
Motos são mais caras que carros por aqui, ainda não achei o valor do seguro para elas. Existem poucas motos por aqui, talvez por isso são mais caras.
Bike varia bastante de preço, mas é possível achar desde 50.00 (simples) até 1000.00+ (profissinais).

Ruas as ruas aqui são muito bem cuidadas. Até hoje não ví um buraco sequer nas ruas, isso que aqui chove bastante.

Enfim,
Tem muita coisa aqui ainda pra eu descobrir aqui. Se tiverem dúvidas, mandem aí.
Um homem deve fazer o que um homem deve fazer!
Responda-o
#2
Já já aparece alguém perguntando sobre as irlandesas.

Vai atualizando o tópico. O pessoal é receptivo aí?
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
#3
(04-06-2018, 11:05 AM)Roland Escreveu: Já já aparece alguém perguntando sobre as irlandesas.

Vai atualizando o tópico. O pessoal é receptivo aí?

Aqui tem bastante brasileiro, então acaba que a gente é recebido bem aqui. Os brasileiros aqui são bem solícitos e tentam ajudar sempre. Quando cheguei aqui passei por um problema no primeiro dia. Uma brasileira roteou a net dela pra mim e outro brasileiro me emprestou o celular dele pra eu fazer uma ligação.

Aqui tem bastante gente de outras nacionalidades também: coreano, chinês, alemão etc. Tem gente do mundo inteiro. 
Não sei se essas outras nacionalidades ou se os irlandeses são receptivos, mas eles são todos bem educados. 


O único Irlandês que conheci aqui é um cara que divide a casa aqui comigo. Ele é bem gente boa e de vez em quando a gente troca umas ideias. Não sei se são todos assim, mas pelo menos esse é legal.
Um homem deve fazer o que um homem deve fazer!
Responda-o
#4
E as irlandesas???
Responda-o
#5
SHow, os valores que colocou são em reais ? Pois o KG da batata está bem barato ai.

A medida do possível veja como é tratado as cripitomoedas ai na Irlanda.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#6
Obrigado por compartilhar conosco.
E la vai as minhas perguntas;

Eu fiquei sabendo que o intercambio nós EUA saem bem "baratos" tbm, você chegou a dar uma olhada ?

O que você acha de um intercambio de 1 mês ? Estou me programando para fazer ou ai na Irlanda ou no interior da Inglaterra no ano que vem.
Responda-o
#7
algumas coisas que ja ouvi falar mas seria legal voce confirmar :

eles não cobram conta de agua das casas?
no supermercado voce mesmo é o caixa e passa as suas compras que quer pagar, pega a nota fiscal e o troco? tipo auto-atendimento? e ninguem rouba?
é verdade que eles falam sorry o tempo todo pra todo mundo?
eles tomam chá mais que a gente toma café aqui ?
eles acreditam mesmo em gnomos ?

tenho vontade de ir aí conhecer tambem
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#8
(04-06-2018, 12:36 PM)Bean Escreveu: SHow, os valores que colocou são em reais ? Pois o KG da batata está bem barato ai.

A medida do possível veja como é tratado as cripitomoedas ai na Irlanda.

pelo que ouvi dizer eles comem batata todo dia la, que nem a gente come arroz todo dia aqui
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#9
A cerveja aí, outro nível hein? Gargalhada
Responda-o
#10
Estava esperando por este tópico a um bom tempo,assim como você estou na faze de estudos.Estudando até fazer uma viagem aos EuA para "reconhecimento de campo".

Boa sorte ao @Leal , sei que as pessoas estão sendo bondosas no momento mas mantenha sempre o resguardo, cautela nunca é demais.Nos conte como é/foi procurar emprego, como são as entrevistas se houverem, como fez teu currículo etc.
A Real salva vidas!
“Train yourself to let go of everything you fear to lose.” (Yoda)
Responda-o
#11
Já ouviu falar no projeto Ireland 2040?
Spoiler Revelar
A morte é certa, a vida não.      [Image: tumblr_mgk3h53KQS1rqv473o1_1280.jpg]
Responda-o
#12
Citação:Comida
Comida aqui é um pouco diferente daí do BR. A carne aqui não é tão gostosa quanto a nossa, mas o frango é mais macio. 
O preço das comida aqui é outro nível: 1kg de batata = 99 cents; 1kg de peito de frango = 5.50; 1kg de arroz 1.15; e por aí vai. 
É bem barato mesmo. O difícil é acostumar no início pq algumas coisas tem gosto diferente.

Fiquei interessado nessa questão aí da comida. Que sabor tem a carne daí? É mais forte ou mais fraca que a nossa? Enfim, que mais coisas tem gosto diferente e como é? Agradeço humildemente se puder nos dar mais detalhes 'padalarísticos'. Yaoming

Abs
Responda-o
#13
(04-06-2018, 12:36 PM)Bean Escreveu: SHow, os valores que colocou são em reais ? Pois o KG da batata está bem barato ai.

A medida do possível veja como é tratado as cripitomoedas ai na Irlanda.

Os valores são todos em euros mesmo. Os únicos que são em reais eu coloquei o R$ pra diferenciar.

(04-06-2018, 02:10 PM)lyonheart Escreveu: Obrigado por compartilhar conosco.
E la vai as minhas perguntas;

Eu fiquei sabendo que o intercambio nós EUA saem bem "baratos" tbm, você chegou a dar uma olhada ?

O que você acha de um intercambio de 1 mês ? Estou me programando para fazer ou ai na Irlanda ou no interior da Inglaterra no ano que vem.

Nos EUA saem mais "baratos" porque o dollar é menos caro que o euro. O problema é que não dá p trabalhar legalmente e fazer dinheiro nos EUA. Acho perda de tempo e dinheiro intercâmnio de 1 mês, a não ser que você tenha dinheiro pra gastar a toa. 1 mês de intercâmbio é férias em outro país, vc não aproveita o país de verdade e nem sente a vida de verdade nele. Estou com 1 mês e 1 semana, agora que estou sentindo de verdade como é viver aqui.
Vale muito mais a pena economizar mais e fazer um intercâmbio longo, pq talvez até role de você continuar morando no país.

(05-06-2018, 02:10 PM)Melâncton Escreveu: algumas coisas que ja ouvi falar mas seria legal voce confirmar :

1- eles não cobram conta de agua das casas?
2 - no supermercado voce mesmo é o caixa e passa as suas compras que quer pagar, pega a nota fiscal e o troco? tipo auto-atendimento? e ninguem rouba?
3 - é verdade que eles falam sorry o tempo todo pra todo mundo?
4 - eles tomam chá mais que a gente toma café aqui ?
5 - eles acreditam mesmo em gnomos ?

tenho vontade de ir aí conhecer tambem
1 - Verdade. Água aqui é gratuita para todos. Todas as casas tem agua encanada e não pagamos por ela. Entretanto a energia é "cara" em comparação com os outros consumíveis aqui. Mas é mais barata que no BR.

2 - Verdade. A maioria dos mercados grandes tem auto atendimento. Você pega sua cestinha de compras e passa produto por produto. Ao final escolhe a forma de pagamento. Se for cartão é só passar e colocar a senha. Se for dinheiro você coloca as notas/moedas na máquina e ela te dá o troco.
Tem os caixas com pessoas também p passar mercadorias que não tem código de barras (algumas verduras por exemplo)

3 - Eles não gostam de tocar nas pessoas, então pra chamar a atenção de forma educada eles falam sorry. Quando vão te perguntar uma informação chegam em você e falam: "Sorry, can you help me with..." ou "Sorry, do you know...".
Pessoal aqui é muito educado.

4 - Eles tomam de tudo aqui. Chá, café, mas uma coisa que eles tomam mesmo é cerveja e whiskey. Aqui o whiskey mais famoso é o Jameson

5 - Pelo que tenho notado acho que não. Mas eles realmente vivem a cultura do saints patrick aqui.

(05-06-2018, 03:26 PM)corpsegrinder Escreveu: A cerveja aí, outro nível hein? Gargalhada
Cerveja aqui geralmente é servida em 'pints' que são copos de 473 ml. O gosto é muito melhor que as cervejas brasileiras. Uma bem famosa aqui é a Guinness. Inclusive tem uma fábrica no meio da cidade praticamente.

(05-06-2018, 06:01 PM)Samurai Jack Escreveu: Estava esperando por este tópico a um bom tempo,assim como você estou na faze de estudos.Estudando até fazer uma viagem aos EuA para "reconhecimento de campo".

Boa sorte ao @Leal , sei que as pessoas estão sendo bondosas no momento mas mantenha sempre o resguardo, cautela nunca é demais.Nos conte como é/foi procurar emprego, como são as entrevistas se houverem, como fez teu currículo etc.
Emprego aqui é relativamente fácil se você não tem medo de trabalhar. Para trabalhar você precisa ter o PPS que é tipo o nosso CPF. Mas pra tirar esse PPS você precisa ter o visto primeiro. Como só recebi meu visto há 2 semanas atrás, demorei um pouco pra começar a procurar emprego.
Ontem distribuí alguns currículos e no último lugar que fui, 1 minutos depois me ligaram e já fiz um trial. O serviço é de Kitchen Porter, praticamente um faz tudo na cozinha. O KP lava os pratos, panelas e talheres, limpa a cozinha e dá uma geral no fim do expediente.
O salário é pago por hora, então quanto mais você trabalha mais dinheiro você ganha. Isso é muito bom, porque quem quer juntar uma grana consegue fazer bastante dinheiro.
Meus planos são trabalhar 40h semanais = 160h mensais.
160h x 9,55 (salário min. por hora) = 1528 euros por mês.
Em alguns lugares o salário do KP é maior que o salário mínimo. Nesse lugar onde vou trabalhar não sei. Qd eu souber, posto aqui.
Mas isso aí é só p vc ver que dá pra ganhar mt grana aqui. Tem gente que trabalha 60h semanais.

(09-06-2018, 02:21 PM)Batoré Escreveu:
Citação:Comida
Comida aqui é um pouco diferente daí do BR. A carne aqui não é tão gostosa quanto a nossa, mas o frango é mais macio. 
O preço das comida aqui é outro nível: 1kg de batata = 99 cents; 1kg de peito de frango = 5.50; 1kg de arroz 1.15; e por aí vai. 
É bem barato mesmo. O difícil é acostumar no início pq algumas coisas tem gosto diferente.

Fiquei interessado nessa questão aí da comida. Que sabor tem a carne daí? É mais forte ou mais fraca que a nossa? Enfim, que mais coisas tem gosto diferente e como é? Agradeço humildemente se puder nos dar mais detalhes 'padalarísticos'. Yaoming

Abs

A carne bovina: Imagine pegar nossa carne brasileira e lavar ela com água quente. Depois você cozinha ela. Fica meio sem gosto, essa é a carne daqui.

O frango é a mesma coisa do nosso frango.

Ainda não provei o peixe.

O arroz tem um gosto um pouco mais forte e precisa de menos água. No primeiro dia que tentei fazer arroz aqui, ficou todo empapado.

O feijão aqui é enlatado. Ainda não provei mas meus colegas disseram que é doce. Não tem panela de pressão aqui porque os irlandeses são medrosos e acham perigoso. Dá pra comprar pela net mas é bem caro.

Macarrão é igual.

O que ajuda aqui é que tem mercados de todos os tipos, brasileiros, asiáticos, europeus etc. Então você consegue comprar muitos tipos de temperos então dá pra melhorar o gosto das comidas.

Em geral a comida aqui é a mesma coisa, só a carne bovina que é meio sem gosto.

(04-06-2018, 11:47 AM)Aragons Escreveu: E as irlandesas???

As irlandesas são mais bonitas de rosto que as brasileiras. Entretanto a proporção corporal delas não é bonita. Elas praticamente não tem bunda.
Brasileiras ganham de 10 a zero.
Outro problema é que as irlandesas passam muita maquiagem e isso acaba com o rosto. Às vezes parecem ser 10 anos mais velhas.
Elas também usam uma tinta laranja pra simular bronzeamento, o problema é que elas são mt brancas e ficam parecendo uma cenoura.
Um homem deve fazer o que um homem deve fazer!
Responda-o
#14
o pessoal aí fala irlandes gaélico? conheceu alguém que manja?
Pensando em porcentagrns, quantos % seriam loiras, morenas, asiáticas e negras?
já perguntiu o que eles acham do Brasil?
Responda-o
#15
Este belo tópico está num momento quizz.

Caso sim, então já está lançada uma pergunta básica [ou duas], quanto tá o preço da gasolina aí, e quanto/como é a carga tributária, se há muitas críticas, é pauta nos jornais daí ?

Valeu.
Responda-o
#16
Excelente relato
Cada dia que passa...tenho mais odio do Brasil
Spoiler Revelar





Responda-o
#17
Qual o processo migratório para a Irlanda?
Responda-o
#18
tudo comeca com um passaporte, depois saber pra que voce vai, entao consegue um visto e depois contrata uma agencia de intercambio, terminado o periodo de intercambio voce ja estara apto a escolher se fica ou se vaza, simples
Responda-o
#19
Qual o nome da cidade que está morando?
A distância entre Sonho e Realidade chama-se DISCIPLINA.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [RELATO] Projeto Irlanda - Atualizacao Leal 8 2,173 24-08-2020, 07:37 AM
Última Postagem: Leal

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)