Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Aprender a investir em ações
#1
Nesse mes de maio o ibovespa derreteu, "devolvendo" tudo que havia ganho até agora no ano de 2018. Em momentos como este muitos investidores se desesperam, lamentam, ficam com o coração na boca. Mas é momento pra tudo isso?
Vou reproduzir um texto que eu recebi por e-mail e achei interessante. O autor é Leandro Avila do blog Clube dos Poupadores:


"Vivemos uma crise e crises criam janelas de oportunidades para aqueles que querem investir em ações de boas empresas
O problema é que essa janela de oportunidade só pode ser percebida, entendida e utilizada pelas pessoas que estão preparadas. Investir em empresas listadas na bolsa de valores não é muito diferente de investir em qualquer outro negócio.

Se um amigo seu possuísse uma empresa e ele oferecesse para você a oportunidade de se tornar sócio, eu tenho certeza que você teria o cuidado de avaliar se o negócio é lucrativo, se tem dívidas, se o histórico é de receitas e lucros crescentes, se os sócios recebem dividendos e se todos os números indicam que a empresa está prosperando de forma sólida.

Diante da possibilidade de investir na bolsa, o comportamento das pessoas deveria ser o mesmo, só que não é isso que acontece. As pessoas seguem recomendações de estranhos. Compram e vendem ações observando somente a alta do preço, sem o cuidado de avaliar todas as características do negócio. 

Mesmo quando as pessoas escolhem ações olhando apenas o preço, não sabem o que estão comprando. O risco mora na falta de conhecimento.

Qualquer consumidor dentro de um supermercado sabe que o melhor momento para comprar é quando os preços estão baixos e não quando estão altos. Mesmo entre produtos baratos, sempre preferimos comprar os melhores e nunca os piores. Sempre avaliamos o custo-benefício. 

Na bolsa de valores a lógica deveria ser a mesma, pois a bolsa é um grande mercado onde podemos comprar ações de empresas boas e ruins. A melhor situação é quando podemos comprar ações de boas empresas por bons preços. As crises e instabilidades no mercado permitem isso.

As pessoas menos preparadas enxergam as quedas na bolsa como um risco. As mais preparadas enxergam como uma oportunidade, um momento especial para comprar ações que estão com "preços promocionais".

É por esse motivo que devemos nos preparar com antecedência. A história mostra que os anos eleitorais sempre oferecem diversas janelas de oportunidade, verdadeiras temporadas de ofertas de ações de boas empresas."
Spoiler Revelar
A morte é certa, a vida não.      [Image: tumblr_mgk3h53KQS1rqv473o1_1280.jpg]
Responda-o
#2
Muito bom esse "Clube dos poupadores", especialmente pra quem não é da área de ciências econômicas, com um palavreado direto, didático, aplicado à situações rotineiras, relativamente fácil de entender.

P.s É momento de atenção nos papéis da Petrobras, com essa paralisação do sindpetro.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Fazer trade ou investir em ações a longo prazo? Felbayrn17 15 3,752 29-10-2020, 10:07 PM
Última Postagem: Felbayrn17
  Aprender investir na Bolsa com Simulador em Tempo Real wellcome 6 3,579 11-06-2019, 06:41 PM
Última Postagem: Negan
  Como investir em ações(dúvida) Machado Annihilator 16 7,161 20-02-2019, 04:33 PM
Última Postagem: Lrszk

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)