Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] O que somos?
#1
Question 
Antes de qualquer palavra ser escrita e então lida por quem quer que esteja lendo, peço gentilmente que pegue uma xícara de café e talvez alguns biscoitos. Sente-se confortavelmente em sua cadeira, ou onde quer que esteja, e pare por alguns segundos. Desligue-se do momento em que se encontra e leia minhas palavras. Se possível for coloque essa música para tocar: https://www.youtube.com/watch?v=S-Xm7s9eGxU
Ligue a reprodução automática e se perca.Não sei o que vou escrever ainda, nem se vai ser bom ou ruim... Mas posso garantir que valerá a pena, ou o pássaro inteiro.

-#-

As vezes eu me pego pensando no que realmente somos. Somos o que vemos ou o que ouvimos? Somos o que sentimos ou o que pensamos? Somos nossas palavras ou nossas ações? É difícil compreender algo infinitamente complexo e que é simples ao mesmo tempo, pois no momento em que entendemos nós deixamos de entender. Entendeu? Uma eterna charada que percorre cada célula de nosso corpo.

Nós somos instantes tão pequenos que se tornam gigantes, como em um loop. É... um loop. E no fim desse interminável loop sabe o que acontece? Nós. Nós? É... Nós. A busca eterna se resume a simplesmente nós. Parece confuso para quem esta na primeira viagem, e por viagem não digo vagar por um mundo de loucos e delirantes, mas sim por essa linha de pensamento que é e não é a verdade sobre quem realmente somos.

O sentido se acha e se perde e é isso que nos faz tão grandiosos, somos uma maquina recebendo e emitindo sinais de 0 e 1. Mas fazemos isso tão rápido... Passa por debaixo de nosso nariz e segue eternamente.

Sem enrolações, descreverei minha experiência ao buscar uma resposta. A qual não é uma palavra, um sentimento ou uma emoção. Descreverei o caminho que me levou até a resposta e que me trouxe de volta. Antes de tudo eu quero avisar aos meus leitores, que a resposta a qual encontrei é algo que não se pode tentar segurar ou prender em seu corpo. É algo ínfimo e ao mesmo tempo passageiro. Podemos sentir sua essência e vislumbrar o infinito dos céus, mas ao segurarmos nos corrompemos. Perdemos o sentido e a lucidez, nossa mente se defaz entre um milhão de pensamentos e então... partimos. Para onde? Nunca tive a coragem de ir, aceito o pesado fardo de saber e no fim... Saber nada...

Comecemos nos desconstruindo, ato a ato, hora a hora, desejo a desejo, pensamento a pensamento, até que então nos tornamos um só. Um momento, um instinto. No entanto esse é apenas o começo de nossa jornada, o instinto não é nada mais do que uma resposta superficial. 

O impulso possui em si algumas pistas do caminho o qual devemos percorrer, assim como as ondas, assim como... as músicas; os pensamentos; a temperatura; o momento. Todos são traços de uma resposta a qual possuímos e ao mesmo tempo, não possuímos. Ou será que ela nos possui? 

O que nos separa de uma pessoa com autismo? Nada. Não estamos separados, não estamos afastados, apenas não sintonizados. Eles, presos em seu próprio "mundo" lutam pelo sentido, sentido? É... a resposta a qual queria chegar. Ou seria a consequência da resposta? A consequência que algumas pessoas não são capazes de possuir. Ou a consequência que algumas pessoas preferem abrir mão e se entregar a loucura. Ou então a consequência que algumas pessoas perdem ao se prender a resposta, será? O medo me cerca toda vez que me aproximo desse fim, talvez não seja afinal... Mas será?

Você me entende? Um sim seu me seria recompensador, mas por que? Porque fazer sentido é tão importante? Porque algumas pessoas preferem não fazer sentido? Elas sabem a resposta? Ou será que apenas sentem e então dançam? Tentador não é?

No fim eu não quero que entenda minhas palavras, nem que as sinta. Minhas palavras são nada além da tentativa falha de descrever algo que não é para se entender e sim... Se perder. Se achar não é nada além do que se perder, clichê eu sei, mas ao se aprofundar você entende.
Não racionalmente, não emocionalmente, mas sim espiritualmente. Nossas emoções não são nada além de racionalidades internas, nosso corpo decidindo por nós o que fazer ou não. Um mecanismo de segurança, um companheiro nessa vida rápida e passageira que temos nesse mundo. É... nosso corpo é nosso companheiro. Nunca pensou nisso não é? 

Nossas células, todas lutando para viver, se reproduzir e então morrer. Tantas vezes... Elas não sentem, não pensam. Elas não falam e não se expressam. Apenas reagem a estímulos infinitos. Interessante não é? Seres que não pensam, não falam, mas que decidem por você. Eles te avisam quando sentem fome, eles te avisam quando sentem necessidade. Te dão força quando precisa, fazem o melhor para te proteger de você mesmo e do mundo. Somos hospedes dessa cadeia infinita de sentidos não sentidos e palavras não ditas. Somos aliens, repteis, espíritos e ao mesmo tempo nada!

Somos uma orquestra a qual não é capaz de ser ouvida, pois ensurdeceria nossos ouvidos! Somos um turbilhão de sentimentos, entendimentos, palavras, energias e ao mesmo tempo somos nada! 

É algo que pode ser compreendido com a racionalidade, e é.
Mas a racionalidade nos leva para a resposta superficial, e não para a resposta em si. Assim como os olhos nos levam a enxergar o que esta na nossa frente, mas não ao que esta na nossa frente. Há muito mais do que o simples e o complexo, algo simples é na verdade complexo por si só. 

Basicamente o que quero dizer é que: O simples, se descontruído, se torna complexo. E isso molda o mundo, porque o que somos, se descontruído se torna o sentido. O que eu concluo com essa linha de pensamento?  Nós somos as nossas células... Ou seria algo a mais? (Ainda não consegui enxergar por entre essa barreira.)
Nós lutamos a cada milissegundo para fazer sentido, para falar, para respirar, fazemos tanto isso que se torna simples. Se torna automático...
E se por acaso nos prendermos a esse fato, nos tornaremos mongóis, pois o processo seria complicado e então não faríamos sentido, não faríamos sentido para nós mesmos e então, para o mundo.

Superficialmente, se entender te faz alguém melhor, profundamente, se entender te faz alguem. Mas assim como a física espacial, a física quântica também descreve o mundo. Somos energia, somos átomos. Um entendemos com a mente, o outro com a energia, o espirito ou seja lá o que for. Somos luta incessante, pensamento constante. Somos um monte de matérias, e a matéria em si.

Carinhosamente,
Seu companheiro de viagem Besouro.
Spoiler Revelar
Memento Mori 

Responda-o
#2
As vezes os caras viajam nas drogas.

Direto ao ponto: Nós somos apenas aquilo que representamos para nós quando estamos sozinhos, pois só assim reconhecemos nossas qualidades, fraquezas e temos em mente o quão insignificante somos para deixar de tentar ser especial em algo. O que o mundo é para nós? Apenas uma representação que cada um tem da realidade, ou seja, sua realidade é diferente da de todos os participantes desse fórum, então as respostas para suas dúvidas podem muito bem ser diferente das dos demais, pois você praticamente vive em um mundo diferente mas com as mesmas regras.
Responda-o
#3
[Image: ReflectingEagerAgouti-size_restricted.gif]
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#4
Eu sou eu
Responda-o
#5
(27-05-2018, 07:16 PM)corpsegrinder Escreveu: As vezes os caras viajam nas drogas.

Direto ao ponto: Nós somos apenas aquilo que representamos para nós quando estamos sozinhos, pois só assim reconhecemos nossas qualidades, fraquezas e temos em mente o quão insignificante somos para deixar de tentar ser especial em algo. O que o mundo é para nós? Apenas uma representação que cada um tem da realidade, ou seja, sua realidade é diferente da de todos os participantes desse fórum, então as respostas para suas dúvidas podem muito bem ser diferente das dos demais, pois você praticamente vive em um mundo diferente mas com as mesmas regras.

Não digo quem somos no psicologico, nem na personalidade. Muito menos na realidade, digo quem somos antes de tudo isso. 

(27-05-2018, 08:03 PM)Trglodita Escreveu: [Image: ReflectingEagerAgouti-size_restricted.gif]

Exatamente isso

(27-05-2018, 09:02 PM)Skull Knight Escreveu: Eu sou eu

Acertô mizeravi
Spoiler Revelar
Memento Mori 

Responda-o
#6
"Não digo quem somos no psicologico, nem na personalidade. Muito menos na realidade, digo quem somos antes de tudo isso. "

Nothing!
Responda-o
#7
Citação:As vezes eu me pego pensando no que realmente somos. Somos o que vemos ou o que ouvimos? Somos o que sentimos ou o que pensamos? Somos nossas palavras ou nossas ações? É difícil compreender algo infinitamente complexo e que é simples ao mesmo tempo, pois no momento em que entendemos nós deixamos de entender. Entendeu? Uma eterna charada que percorre cada célula de nosso corpo.

Existem dois mundos, o numênico e o fenomênico, o segundo são os fenômenos, as coisas que podem ser percebidas pelos nossos sentidos, a ciência é feita e baseada puramente no segundo mundo, o primeiro é metafisico, e vai alem de nós, não é algo que podemos de fato captar, ao menos não com os sentidos, é algo que vai alem de nós, logo, para que consigamos entender o mundo, é necessário entender a nós mesmos, ao invés de tenar fazer isso tentando entender a coisa como ela é, é muito melhor tentar entender a coisa como ela se mostra a nós.

Trocando em miúdos ao invés de você tentar entender você de forma abstrata, perceba a sua realidade, e como não só você, mas os outros percebem o mundo, e disso tire suas conclusões, creio que uma area que tem um objetivo mais ou menos assim é a psicologia, que busca entender a mente humana, e assim, como nossos pensamentos interpretam o que nossos sentidos absorvem.

Pare de tentar entender o mundo como ele É pois isso é impossível, visto que o mundo é filtrado pela ótica do que você ABSORVE dele através dos sentidos, se quer entender a si mesmo, faça isso usando fenômenos, não pensamentos abstratos que não chegarão a lugar algum.

Existe um livro muito bom, de Kant, chamado critica a razão pura. Recomendo que leia, ele fala muito sobre isso, eu confesso que não li ele, li uma explicação que tinha em um livro da história da filosofia, mas lerei no futuro, já que você esta tão interessado neste assunto, fica ai a recomendação.
Responda-o
#8
[Image: j51uHm1.gif]
Spoiler Revelar
A morte é certa, a vida não.      [Image: tumblr_mgk3h53KQS1rqv473o1_1280.jpg]
Responda-o
#9
Tentei fugir de mim mas aonde eu ia eu estava.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#10
[Image: imgur_9CUtI.gif]
[Image: 1453441716927.png]
Responda-o
#11
(27-05-2018, 09:45 PM)corpsegrinder Escreveu: "Não digo quem somos no psicologico, nem na personalidade. Muito menos na realidade, digo quem somos antes de tudo isso. "

Nothing!

Exato!!
Spoiler Revelar
Memento Mori 

Responda-o
#12
Eu sou o Dollynho, seu amiguinho.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
#13
Nós fomos criados por Deus, não tem mistério sobre o que somos. Esse tipo de reflexão não tem utilidade prática em nossas vidas. Geralmente quem eu vejo com essas idéias, entrando em campos sentimentais e confusos, são as mulheres.  


Essa vida é prática, como você falou tudo aqui é 1 e 0, ação e reação. Então vamos pensar em coisas práticas que possam ser transformadas em coisas úteis. Pensar nessas coisas que você está pensando não vai melhorar sua vida ou trazer algo útil. Já que tem o dom de pensar, pense em desenvolver coisas úteis.

O importante nessa vida não é quem somos, é quem queremos ser. Não importa de onde viemos e sim onde pretendemos chegar. 


Não se prenda demais a essas questões, se quer saber quem somos leia a bíblia, se é ateu leia a teoria do big bang e da evolução. 

Nossos pensamentos são impulsos elétricos. Cientistas Japoneses estão desenvolvendo um aparelho capaz de ler a mente através desses impulsos e já tiveram certa taxa de sucesso.
Responda-o
#14
Spoiler Revelar
(27-05-2018, 09:55 PM)Navalha Escreveu:
Citação:As vezes eu me pego pensando no que realmente somos. Somos o que vemos ou o que ouvimos? Somos o que sentimos ou o que pensamos? Somos nossas palavras ou nossas ações? É difícil compreender algo infinitamente complexo e que é simples ao mesmo tempo, pois no momento em que entendemos nós deixamos de entender. Entendeu? Uma eterna charada que percorre cada célula de nosso corpo.

Existem dois mundos, o numênico e o fenomênico, o segundo são os fenômenos, as coisas que podem ser percebidas pelos nossos sentidos, a ciência é feita e baseada puramente no segundo mundo, o primeiro é metafisico, e vai alem de nós, não é algo que podemos de fato captar, ao menos não com os sentidos, é algo que vai alem de nós, logo, para que consigamos entender o mundo, é necessário entender a nós mesmos, ao invés de tenar fazer isso tentando entender a coisa como ela é, é muito melhor tentar entender a coisa como ela se mostra a nós.

Trocando em miúdos ao invés de você tentar entender você de forma abstrata, perceba a sua realidade, e como não só você, mas os outros percebem o mundo, e disso tire suas conclusões, creio que uma area que tem um objetivo mais ou menos assim é a psicologia, que busca entender a mente humana, e assim, como nossos pensamentos interpretam o que nossos sentidos absorvem.

Pare de tentar entender o mundo como ele É pois isso é impossível, visto que o mundo é filtrado pela ótica do que você ABSORVE dele através dos sentidos, se quer entender a si mesmo, faça isso usando fenômenos, não pensamentos abstratos que não chegarão a lugar algum.

Existe um livro muito bom, de Kant, chamado critica a razão pura. Recomendo que leia, ele fala muito sobre isso, eu confesso que não li ele, li uma explicação que tinha em um livro da história da filosofia, mas lerei no futuro, já que você esta tão interessado neste assunto, fica ai a recomendação.

@Navalha

Kant surge na tentativa 'salvar' a reputação da ciência renascentista das críticas dos ceticistas, especialmente de David Hume, desta forma Kant tenta 'sistematizar' a estrutura do conhecimento afim de limitar as pretensões dos renascentistas;

A sistematização Kantiana nesta divisão cartesiana de conhecimento, onde o fenomênico é percebível através da experiências acessíveis (acessíveis) e o numênico é o que abarca os aspectos não cognoscíveis (inacessíveis) só deixa o homem ainda mais restrito na sua percepção de realidade;

O mundo que Kant apenas contempla os objetos de acordo com a percepção humana  (estrutura da visão humana)  e é a que influencia o positivismo de Auguste Comte.

Eu considero mais completa a percepção de que Deus é a fundamentação da realidade, filosoficamente explicável por Leibniz ou Schelling

Responda-o
#15
Spoiler Revelar
(28-05-2018, 12:41 PM)Cavalheiro Negro Escreveu: Nós fomos criados por Deus, não tem mistério sobre o que somos. Esse tipo de reflexão não tem utilidade prática em nossas vidas. Geralmente quem eu vejo com essas idéias, entrando em campos sentimentais e confusos, são as mulheres.  


Essa vida é prática, como você falou tudo aqui é 1 e 0, ação e reação. Então vamos pensar em coisas práticas que possam ser transformadas em coisas úteis. Pensar nessas coisas que você está pensando não vai melhorar sua vida ou trazer algo útil. Já que tem o dom de pensar, pense em desenvolver coisas úteis.

O importante nessa vida não é quem somos, é quem queremos ser. Não importa de onde viemos e sim onde pretendemos chegar. 


Não se prenda demais a essas questões, se quer saber quem somos leia a bíblia, se é ateu leia a teoria do big bang e da evolução. 

Nossos pensamentos são impulsos elétricos. Cientistas Japoneses estão desenvolvendo um aparelho capaz de ler a mente através desses impulsos e já tiveram certa taxa de sucesso.

Não me prendi nessas questões e não gasto meu tempo todo pensando nisso. Acredito sim em Deus e converso com ele várias vezes ao dia, faço minhas orações e etc. Além disso eu busco o entender, buscar o conhecimento que ele diz "não conhece nem os mistérios da terra, quem dirá os dos céus". Me inspiro na historia de Salomão e sua sabedoria, mas em todas minhas orações peço a sabedoria de salomão e o dicernimento de Davi.

Sim, nossos pensamentos são impulsos elétricos, mas e ai? E ai? Defina impulso elétrico, de onde surge, porque surge? De onde vem? O que nos faz pensar e então transformar em impulsos nervosos? É ai que eu quero chegar.

E se o começo não importa para você, beleza! Mas para mim o começo é tão importante quando o final, como dizia Zenão: "Não é o fim do infinito que é surpreendente, mas sim seu começo."

Eu utilizo meus conhecimentos para melhorar o mundo ao meu redor sempre e em todos os aspectos, mas utilizo minha curiosidade pela fisica quantica e a consciencia humana como hobby.


Spoiler Revelar
(28-05-2018, 03:43 PM)Fernando_R1 Escreveu: @Navalha

Kant surge na tentativa 'salvar' a reputação da ciência renascentista das críticas dos ceticistas, especialmente de David Hume, desta forma Kant tenta 'sistematizar' a estrutura do conhecimento afim de limitar as preten

A sistematização Kantiana nesta divisão cartesiana de conhecimento, onde o fenomênico é percebível através da experiências acessíveis (acessíveis) e o numênico é o que abarca os aspectos não cognoscíveis (inacessíveis) só deixa o homem ainda mais restrito na sua percepção de realidade;

O mundo que Kant apenas contempla os objetos de acordo com a percepção humana  (estrutura da visão humana)  e é a que influencia o positivismo de Auguste Comte.

Eu considero mais completa a percepção de que Deus é a fundamentação da realidade, filosoficamente explicável por Leibniz ou Schelling

Bem colocado!
A teoria de meu pensamento consiste em dizer que o sentido é a barreira entre nós e o mundo. Se quebrada seriamos possiveis de sentir o cosmos, ouvir o gosto e sentir o som. Nossos sentidos não seriam sentidos mas sim compreendidos e transformados então em algo, o qual é exatamente nós mesmo.
Por isso chamo de loop, é uma linha infinita de pensamento que só pode ser compreendida ao percorre-la. Ainda encontro mais experiencias e pensamentos para concretiza-la melhor em palavras.
Spoiler Revelar
Memento Mori 

Responda-o
#16
Bom, a quem interessar:

Sobre o assunto abordado nesse tópico eu consegui ter um avanço bem significativo. Deus tem me mostrado as respostas de que precisava e confesso que sem ele nada seria.

Estarei criando um blog para tratar desse assunto, no entanto eu não tratarei dele tão explicitamente (apenas em alguns posts).

Nosso Mundo Ciclico

Basicamente a resposta das perguntas primordiais da vida não podem ser respondidas em uma pensamento temporal, em um pensamento presente. Seria preciso criar uma conexão entre o seu passado, o seu presente e o seu futuro. 
Por isso, ao dizer que existe um detalhe que não sou capaz de lembrar eu me forço a romper a barreira temporal de minhas memórias e então aceitar que não preciso dela para seguir em frente. De fato: o que eu preciso lembrar eu já sei, e vou saber em um futuro próximo.

Notei que consegui ser mais empatico e me comunicar de uma forma melhor, e esse sempre foi o meu objetivo. 
Estamos presos no que somos capaz de sentir e analisar, portanto, jamais conseguiriamos interpretar o mundo como ele é pois possuimos uma "barreira" que somos nós. E quebrar essa barreira e ser capaz de voltar seria um dos meus maiores objetivos.

Nesse meio tempo fui capaz de acalmar minha amiga com depressão, além de ajuda-la a definir sua dor e melhor explica-la. Fui capaz de lhe mostrar a solução de seus problemas, claro, não sou psicologo dela. Mas o mesmo disse que não a queria sozinha e eu tive que ir ajuda-la em uma crise de ansiedade na faculdade.

A questão é: Não é necessário mergulhar nesse pensamento, muito menos tentar compreende-lo. Deixo aqui apenas um caminho para aqueles que porventura o quiserem percorrer.
Spoiler Revelar
Memento Mori 

Responda-o
#17
(20-11-2018, 09:01 AM)ZeRoS Escreveu: jamais conseguiriamos interpretar o mundo como ele é pois possuimos uma "barreira" que somos nós. E quebrar essa barreira e ser capaz de voltar seria um dos meus maiores objetivos.

Não entendi Não entendi
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#18
Me parece que o camarada está vivendo na alegoria da caverna... Yaoming



Responda-o
#19
(20-11-2018, 09:24 AM)Héracles Escreveu:
(20-11-2018, 09:01 AM)ZeRoS Escreveu: jamais conseguiriamos interpretar o mundo como ele é pois possuimos uma "barreira" que somos nós. E quebrar essa barreira e ser capaz de voltar seria um dos meus maiores objetivos.

Não entendi  Não entendi

O que podemos interpreter do mundo é apenas o que somos capazes de alcançar.
Somos limitados pela nossa tecnologia e pelos nossos sentidos.
É como se estivessemos em meio a uma lagoa gigante e pensassemos que é um Oceano por não possuirmos a capacidade de analisa-la por completo.

https://medium.com/neworder/tentativas-d...2c8e48c022

Somos o limitado tentando falar sobre o ilimitavel.


@Loki

A alegoria da caverna é um ciclo eterno, sempre vai existir uma nova caverna e as mesmas pessoas.
A necessidade de compreender o infinito como uma linha reta nos força a estar em uma busca interminavel.
Como disse no tópico milhares de vezes, podem me chamar de louco e etc. Não forço ninguém a pensar igual, mas aos que querem eu deixo um caminho aberto.
A tentativa de pensar a frente de nosso tempo é muito complexa e ainda mais tentar compreender o infinito. A forma com que algumas pessoas tratam esse assunto é totalmente aceitavel para mim, porque como disse: Consegui chegar em um nivel de empatia que me possibilita entrar em qualquer ciclo existencial. E eu só consigo isso, porque sei que nada sei. Eu me refaço a cada instante e nunca me prendo em um unico ponto.
Spoiler Revelar
Memento Mori 

Responda-o
#20
Quem possui limites jamais poderá compreender o ilimitado. Faz parte da condição humana não saber.

Eu prefiro buscar a DEUS! Você é Cristão? Ainda que não seja, recomendo ler as 5 vias de São Tomás de Aquino.

Talvez ajude você a encontrar algum sentido na existência.

Boa sorte.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)