Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Memórias do Subsolo
#1
Alguém já leu este livro de Dostoievski?

Para mim, foi um dos que mais me pegou, pois o personagem principal desse livro, o homem do subsolo, é um homem amargurado com a vida, e que sempre teve uma certa dificuldade em interagir com os outros, a personalidade dele bate muito com a de muitos homens jovens dos dias atuais.

Ele claramente se acha superior aos outros, em quesito de inteligencia, mas demostra ao longo do livro neuroses dignas de um demente, é cagada atrás de cagada, que ele faz e relembra já com idade e amargura.

O protagonista dessa história foi um dos poucos que eu me identifiquei de fato. Na grande maioria das vezes, quando eu leio um livro, eu viajo com o personagem, mas acabo sendo mais como um acompanhante invisível do que alguém que sente a história na pele, mas neste caso foi difernente, eu realmente sentia, eu realmente podia imaginar as sensações do personagens, aquela sensação de revolta, e de não se sentir acolhido em um meio social, de perceber que sutilmente, estão te deixando para trás.

Esse livro relata essas coisas de uma forma realmente impactante. De certa forma me ajudou a amadurecer um pouco nesse sentido, em perceber que esse sentimento não é de hoje, ele muito, muito antigo.

Quais livros vocês leram que fizeram vocês crescerem emocionalmente, ou que causaram de fato um impacto grande? Não necessariamente mental, mas emocional.

Alguém aqui já leu o Fiodor? Sinto vontade de ler os grandes clássicos, que ainda não li, tirando crime e castigo, e seriam interessante ter alguém que se interesse por esse tipo de literatura também.
Responda-o
#2
Dele já li Crime e Castigo, os Irmãos Karamazov e O Duplo. Muito bom, apesar que os dois primeiros demoram a pegar no tranco.
  • Sem a visão de um objetivo um homem não pode gerir a sua própria vida, e muito menos a vida dos outros.
Leia: Nuvem de Giz
Responda-o
#3
Estou terminando A Náusea, de Sartre, já adianto para o niilismo demasiado, mas retrata bem o estilo de vida do homem que se considera superior ao resto do mundo e de seu vazio existencial, ainda trata de alguns temas do quotidiano, como o uso de subterfúgios visando uma fuga da realidade, enfim... O ser humano sempre foi o mesmo no quesito emocional, séculos de evolução para permanecermos no mesmo estágio de demência mental e apego aos instintos... Com relação ao teu tópico, é inerente ao homem "inteligente" se achar como superior ao resto da humanidade, isso por si só já é sinônimo de demência, porém o ser humano detesta se sentir execrado ou excluído da sociedade, a sensação de "superioridade" é um simples subterfúgio para lhe turvar a mente e lhe tirar da realidade, um orgulho próprio... A maioria dos grandes homens que mudaram o mundo, sofreram de algo parecido, chega em um estágio que a única coisa que você quer, é ter uma vida "normal", mas como isso não é possível, resta-lhe o sentimento de superioridade...
 

Responda-o
#4
(04-05-2018, 01:23 PM)Tyler Durden Escreveu: A maioria dos grandes homens que mudaram o mundo, sofreram de algo parecido, chega em um estágio que a única coisa que você quer, é ter uma vida "normal", mas como isso não é possível, resta-lhe o sentimento de superioridade...

Essa foi direto nas bolas.

Achei o duplo


Citação:Dele já li Crime e Castigo, os Irmãos Karamazov e O Duplo. Muito bom, apesar que os dois primeiros demoram a pegar no tranco.


O duplo eu achei bem parecido com o memorias do subsolo, apesar de eu ter achado um pouco mais "leve", mas eu realmente não entendi aquele livro.

Crime e castigo de fato, é um livro muito denso, e sinto que até hoje não entendi ele direito, eu acho que para entender aquele livro bem, você tem que ter um senso de moral, e uma espiritualidade bem elevados, coisa que não se encaixa com minha pessoa, sou mais o homem do subsolo.

Foi por essas que parei de ler Fiodor, mas quero voltar.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)