Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ética do trabalho
#1
Criei esse tópico para tentar mudar nos confrades, principalmente nos juvenas a visão errada que a nossa cultura Brasileira colocou na nossa cabeça sobre o trabalho. O vídeo esclarece muito o assunto.

Retirado daqui com alguns complementos: https://legadorealista.net/forum/showthr...8#pid51828

Realmente o trabalhador braçal também é exemplo de masculinidade. A masculinidade é complexa e envolve várias coisas, quem não tem noção do que é; certamente não entenderá o que foi dito aqui; pois falamos de forma superficial sobre a masculinidade. Mas acredito que compreender a masculinidade é essencial para o homem. Sobre as escórias, eles são másculos, militares são másculos, não pelo que fazem, mas pelo que podem fazer e pela sua disciplina, coragem, por viverem na realidade e não no mundo de ilusões. Não leve ao pé da letra, ninguém disse para sair matando os outros.

A ética no trabalho também é máscula; no trecho em negrito: "... pra no dia seguinte começar tudo de novo. " nota-se uma nostalgia relacionada ao trabalho que é comum da cultura brasileira; o brasileiro vê a realidade do trabalho p/ sobreviver como algo que é ruim, e vê no trabalho uma imposição terrível da vida, "...que ruim trabalhar todo dia..." isso é uma aspecto EMASCULADO da nossa cultura.

Você tem que trabalhar, tem que pagar suas contas, tem que ajudar sua família, seja filhos, esposa ou pais, você tem que comer, beber, e você tem que trabalhar para fazer tudo isso, essa é a sua responsabilidade. Você tem que fazer isso. Se você não se sustenta, alguém está te sustentando, então alguém da sua família está sustentando a si mesmo e ainda sustentando você, de certa forma você está escravizando uma pessoa, fazendo-a trabalhar para você.

Isso é comum no Bostil, jovens concurseiros com 23 anos nas costas que nunca trabalharam e usam como desculpa que são "concurseiros e estão estudando" horas o professor Pierluigi Piazzi disse que se consegue estudar no máximo 4/5 horas por dia, mais do que isso vai atrapalhar; além disso é uma questão ética (e masculina também) prover o próprio sustento e também estudar, lutar pela própria vida. A pobreza fruto do ócio é vergonhosa. 

O jovem tem que trabalhar desde os 15/16 anos, isso vai fazê-lo amadurecer e conhecer a si mesmo, que área profissional seguir, inclusive ficará mais responsável nos estudos, por conhecer o mundão; será mais corajoso, e esse amadurecimento o ajudará inclusive com mulher; evitando que ele se torne um virgem frustrado de 30 anos que vive dentro do seu quarto.

A masculinidade está em toda a nossa literatura, mas não vem com notas de rodapé dizendo "isso é masculinidade" é necessário saber filtrar. Sobre masculinidade tem o livro do Jack Donavan, código dos homens clique e baixe.

Sobre a ética do trabalho e a cultura brasileira tem esse vídeo:

Spoiler Revelar



Spoiler Revelar
Eu me lembro que ainda muito jovem li as memórias de Goethe. Goethe era um sujeito que achava que nós deveríamos cumprir todas as nossas obrigações para com a sociedade. Porque nós temos de ser superiores a ela, não inferiores. Se nós consentimos que a sociedade nos marginalize e nos derrube, então nós seremos seus escravos.

Eu tinha muita amizade com o doutor Juan Alfredo César Müller. Ele era um sujeito goetheano. A ética que ele seguia era a do Goethe, baseada em três coisas: o homem deve ser digno, prestativo e bom. O dr. Müller era a encarnação dessas três coisas, era digno, prestativo e bom. Você não pode fugir das suas obrigações sociais. Claro que, às vezes, você as cumpre imperfeitamente. Mas você não pode fugir delas, porque se você fugir, você se enfraquece. E se você se enfraquece, você torna-se uma vítima inerme da pressão. Você tem de se esforçar, tentar fazer o máximo para que seja mais forte do que a pressão da sociedade, não mais fraco, jamais uma vítima.

Goethe fala de sua ética do trabalho em seu livro de memórias "Poesia e Verdade" e nas "Conversações com Goethe", escrito por seu secretário, que teve a prudência de anotar os diálogos que tinha com Goethe nas conversações do dia-a-dia e que eram jóias.


Olavo de Carvalho

Tópicos complementares:
https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=2524 
A arte de ser low profile
Aprenda a jogar com as cartas que a vida te dá
Botar a mão na massa nunca valeu tanto a pena
A distância da realidade, da vida prática.
[REFLEXÃO] O quanto você está disposto à sofrer?

[REFLEXÃO] A vida não te deve NADA!
Leiam o https://blogdodoutrina.blogspot.com.br/
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
#2
Boa iniciativa Machado.

Uma frase que eu ouvi ou li não lembro onde e que eu gostei é essa: "Você trabalha pra você, mesmo se o local de trabalho pertença a outra pessoa", ou algo mais ou menos assim. A ideia é boa, no Brasil predomina essa mentalidade esquerdista de que o empregador é o seu inimigo que te explora e você tem que foder ele de algum jeito. Não! Se você quer crescer, seja sábio e encare o seu trabalho como o primeiro degrau da sua escada.

Até a Bíblia ordena: "Vós, servos (trabalhadores), obedecei a vossos senhores segundo a carne (patrões), com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo. Não servindo a vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo fazendo de coração a vontade de Deus, servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens". Efésios 6, 5-7.

Se você achou que Deus quer que você seja um puxa-saco incondicional vai procurar essa passagem e veja que em seguida há também uma ordem aos senhores (patrões).
Spoiler Revelar
A morte é certa, a vida não.      [Image: tumblr_mgk3h53KQS1rqv473o1_1280.jpg]
Responda-o
#3
Chego no meu trabalho, faço o que tenho que fazer e vou pra casa, problema é que o pessoal quer que eu faça o que não é minha função, fico puto.
Responda-o
#4
(04-01-2018, 09:47 AM)kimura Escreveu: Chego no meu trabalho, faço o que tenho que fazer e vou pra casa, problema é que o pessoal quer que eu faça o que não é minha função, fico puto.

Infelizmente, isso é como uma regra nas empresas brasileiras, de todas as áreas. Você sempre fará algo que não lhe compete e, se reclamar, pode ser demitido. Mas não não há como não se emputecer, mesmo.
A maldição do homem é esquecer.

Merlin, para Artur, em Excalibur (1981)

[Image: latest?cb=20081224150655]
Responda-o
#5
(04-01-2018, 09:47 AM)kimura Escreveu: Chego no meu trabalho, faço o que tenho que fazer e vou pra casa, problema é que o pessoal quer que eu faça o que não é minha função, fico puto.

KKKK! É bem assim mesmo, trabalho com T.I, mas se um carro quebrar na frente do trampo a galera manda me chamar no departamento pra trocar o pneu. Sério quase aconteceu isso...
Responda-o
#6
Eu trabalho junto com 2 pessoas aqui no meio do mato num lugar afastado da civilização.
Na sexta os dois vão estar fora e eu vou ter que ficar trampando das 7:00 até as 22:00 pra cobrir eles sem ganhar nada de hora extra e nem benefício ou reconhecimento por estar exercendo gerência interina.
Ética no trabalho só existe em livros mesmo.

E olha que eu sou um jovem concursado de 23 anos kkkkkkk
Responda-o
#7
(04-01-2018, 09:53 AM)Red Ranger Escreveu:
(04-01-2018, 09:47 AM)kimura Escreveu: Chego no meu trabalho, faço o que tenho que fazer e vou pra casa, problema é que o pessoal quer que eu faça o que não é minha função, fico puto.

Infelizmente, isso é como uma regra nas empresas brasileiras, de todas as áreas. Você sempre fará algo que não lhe compete e, se reclamar, pode ser demitido. Mas não não há como não se emputecer, mesmo.

Por que você diz infelizmente, Red Ranger?
Responda-o
#8
(04-01-2018, 09:47 AM)kimura Escreveu: Chego no meu trabalho, faço o que tenho que fazer e vou pra casa, problema é que o pessoal quer que eu faça o que não é minha função, fico puto.

Quer trocar comigo? Eu topo numa boa.

Seja sábio, o seu emprego não é um fim e sim um meio.
Se quiserem tem uma seção inteira sobre desenvolvimento financeiro e outra sobre desenvolvimento profissional aqui nesse fórum, deem uma passada lá, é muito bom.
Você quer crescer e chegar longe? A não ser que tu tenha nascido em berço de ouro e seja o herdeiro de uma família rica, nunca vai conseguir sem dar o primeiro passo.
Os tópicos que o Machadation linkou aí em cima são excelentes, deem uma olhada.
Spoiler Revelar
A morte é certa, a vida não.      [Image: tumblr_mgk3h53KQS1rqv473o1_1280.jpg]
Responda-o
#9
Ética do trabalho é uma filosofia, de você para com você mesmo; não é ética no trabalho, e sim do trabalho. Como se o trabalho fosse uma matéria dentro da filosofia, eu deveria ter escolhido um termo melhor.


O objetivo do tópico é ter um bom jogo interno e crescer e não um bando de marmanjo se juntar para ficar reclamando do trabalho, isso vemos todo dia no nosso Bostil, mas foda-se, desisto.
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
#10
O que o patrão quer é alguém que dê o sangue pela empresa, e isso vai além de fazer somente aquilo pelo qual você foi contratado. Não se trata, especificamente, de ser um burro de carga, mas sim de ter zelo e transparência para com a empresa. Se eu contrato um estoquista, por exemplo, espero que ele limpe os produtos antes de colocá-los nas prateleiras - muitos acumulam poeira no estoque ou já vem um pouco empoeirados dos fornecedores; eu espero que ele coloque os produtos com a marca para frente, tudo padronizado, para chamar mais atenção do cliente, enfim. Eu espero que ele faça isso, sem eu precisar dar ordens todas as vezes. O trabalhador tem que ser orientado para fazer um bom trabalho, mas isso tem que ser algo pontual, não rotineiro; ele tem que ser zeloso! 

O zelo é importante demais para a imagem e a autoestima interna de uma empresa. O trabalhador que cuida da empresa como se fosse sua... esse sim merece ser recompensado. 

Porém, para ser bem recompensado, a presença e o relacionamento com o comando da empresa devem ser transparentes. Um trabalhador que tem zelo pela empresa pode deixar de tê-lo se tiver consciência de que a empresa tem postos de trabalho melhor remunerados que a ele não são destinados, ou que são destinados à pessoas por motivos fúteis (parentesco, amizade, "QI", tamanho da bunda e do peito, etc). 

Recapitulando:
-O trabalhador tem que se ver como o dono da empresa;
-O dono da empresa tem que ver o trabalhador.

Esse assunto é muito extenso... cheio de variáveis.. mas fica aí um resuminho.
Em tudo dai graças.

Responda-o
#11
Tópico sensacional e oque o @Monarca falou , é muito fato.
Responda-o
#12
Se o ̶t̶r̶a̶b̶a̶l̶h̶a̶d̶o̶r̶, corrigindo, se o empregado se perceber um instante como o dono da empresa, suas expectativas serão reajustados corretamente.

O grande problema, em menor grau nos países desenvolvidos, e gigantescamente no Brasil, é o "sócio-compulsório" do empresário, chamado governo.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)