Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
10 Benefícios do Treino de Jiu Jitsu
#1
por Ron Briggs, o original está aqui.


Tradução por Daniel Castro


Há um número de esportes de combate legítimos para se escolher e eu entendo que o Jiu-Jitsu Brasileiro não é o Santo Graal das lutas. Eu penso que existem outros esportes fortes que podem lhe ensinar lições semelhantes, incluindo, a Luta Greco-Romana, Judô, Boxe, Muay Thai etc.. Com isto dito, o JJB é muito bom, minha maior experiência é com ele e por isso eu o escolhi para compartilhar os benefícios seguintes de esportes de combate em geral.

1. Humildade

Seus primeiros três meses de treino de JJB serão gastos sendo amassado. Você será submetido por todos os tipos de pessoas: cara maiores e menores que você, cara mais novos e mais velhos que você, “nerds” e talvez ocasionalmente uma mulher. Isto é natural e qualquer um que começa a treinar qualquer esporte de combate, especialmente o Jiu Jitsu Brasileiro, passará por este período de aprendizagem.
Eu lembro de ter minha guarda passada por uma mulher de 45 kg no começo de meu treinamento, e isso foi extremamente humilhante (NT.: humilhante é aqui usado no sentido de tornar mais humilde, não no sentido de vergonha muitas vezes atribuído à essa palavra). Antes de treinar Jiu Jitsu eu tinha a tendência de julgar a habilidade de lutar de uma pessoa pela aparência; se você fosse maior e mais forte eu assumiria que você fosse um melhor lutador. Agora eu entendo que a força certamente ajuda, mas pessoas de todas as formas e tamanhos devem ser igualmente respeitadas.

2. Respeito

Junto com a humildade você ganhará apreço por atletas de combate de alto nível. Você entenderá que existem pessoas lá fora capazes de tirar sua vida usando somente suas mãos nuas. A vasta maioria das pessoas na terra não têm ideia de o quão habilidosa uma minúscula parte da sociedade é ao lutar. Joe Rogan fala sobre esse tópico no vídeo a seguir (NT.: em inglês, com legendas em português):

[video=youtube]http://https://youtu.be/UIvNLNhiW2Y[/video]

3. Desconforto

Você se tornará mais confortável em lidar com o desconforto. Estar quente e sedento enquanto lida com a claustrofobia de ter outra pessoa te sufocando é desconfortável. Ao longo do tempo você melhorará em manter sua compostura e pensar na sua saída da situação, o que nos leva ao próximo ponto.

[Image: Gracie-Jiu-Jitsu-39711.jpg]

4. Resolução de Problemas

Jiu Jitsu é resolução de problemas. Joe Rogan chama lutar de “resolução de problemas com graves consequências”. Enquanto o Jiu Jitsu não é lutar já que não há golpes de impacto, ele certamente envolve resolução de problemas. Você tem de pensar em sua saída de uma variedade de posições diferentes. Conforme você melhora seu jogo e ganha mais experiência esses pensamentos se tornam reações. Ainda assim a resolução de problemas será sempre uma parte do Jiu Jitsu conforme você encontra oponentes diferentes que jogam com estilos diferentes e únicos, com os quais você tem de lidar.

5. Disciplina

É necessária disciplina para treinar JJB consistentemente, especialmente no começo, quando você passará a maior parte do tempo como prego e não como martelo. Embora o Jiu Jitsu seja prazeroso em ser aprendido, haverá dias quando você não quer treinar, estará cansado ou ocupado. Estes serão os dias nos quais você deve ter a disciplina para aderir a sua rotina e se empurrar para o treino.

[Image: bjj2.jpg]

6. Técnica

Se sempre há técnica envolvida em algo tão físico quanto agarrar (NT.: Grappling), então deve haver técnica envolvida em tudo. Isto foi uma grande lição que eu aprendi no início de meu treinamento.Eu ignorantemente pensava que força e tamanho eram os fatores mais importantes nesse tipo de luta, mas o JJB me ensinou que boa técnica ganha na maioria das situações. Meu molde mental enquanto faço qualquer atividade agora é “qual é o modo mais eficiente de fazer isso, e que necessitará do mínimo de energia?” Embora isso possa soar como bom senso, o JJB me ajudou a reforçar este conceito de eficiência em outras atividades.

7. Melhoria

Lado a lado com a técnica eu aprendi que todos os aspectos de nossas vidas são melhoráveis. Novamente isto pode parecer uma regra básica, mas se você pode melhorar em lutas ao treinar consistentemente, então esta regra deve ser aplicável a todas as demais áreas da vida. As melhorias que você conquista nos primeiros anos de treino consistente são assustadoras e esta prática pode ser transferida para outras áreas da vida.

[Image: F9D2E23D-0B2C-4941-85CC-C2355846C23D.jpeg]

8. Confiança

Após ser humilhado por um período de tempo você começa a melhorar consideravelmente. Com esta melhora vem uma confiança em sua habilidade em diferentes situações. Eu não estou dizendo que o JJB é o início e o fim das lutas, longe disso, mas eu acredito que agarrões dão uma boa base. E com essa base vem a confiança.
Isto não quer dizer que eu saio por aí procurando brigar, pelo contrário. Eu tenho muito menos chances de lutar com qualquer um hoje do que há uma década, por diversas razões.
  • Eu entendo como ser amassado num ambiente controlado é e não quero experimentar isso num ambiente não controlado, nem quero que outras pessoas tenham essa experiência.

  • Não preciso me provar fisicamente para ninguém mais. Eu estou contente e confiante em melhorar minhas habilidades físicas.

  • Lutar em uma academia e lutar nas ruas são duas coisas bem diferentes. Como meu  primeiro instrutor disse uma vez, “se ele tiver uma faca ou arma de fogo, ou se ele te pegar e jogá-lo de cabeça no chão… você agora será um faixa preta morto”.
9. Aprender o que Você Controla ou Não

Entrar em torneios pode causar ansiedade em competidores e isto, como qualquer coisa desconfortável, pode ser uma grande experiência de aprendizagem. Você controla seu treino, seu esforço e sua atitude. Você não controla seu adversário, o árbitro ou a sorte. Isto se aplica a muitas áreas da vida onde devemos entender o que controlamos ou não. Você aprende a fazer seu melhor com o que você controla e deixa a sorte fazer sua parte.
Numa nota relacionada, uma vez eu entrei em um torneio na mais leve categoria de peso que eu havia lutado até então. Eu era mais forte, bem condicionado e técnico do que jamais fora. Ainda assim, eu enfrentei o adversário mais difícil até então ( que eventualmente ganhou a divisão) na primeira luta e fui dominado. A sorte faz sua parte em tudo, algumas coisas na vida nós não controlamos.

[Image: 4a.jpg]

10. Compostura em Competições

Ao lado do que você controla ou não, a competição te ensina o que você pode ou não aceitar. Ser derrotado por um adversário fisicamente melhor é aceitável, desistir enquanto está perdendo numa luta ou treino não é. Fracassos na vida são naturais mas permitir que isso te mantenha para baixo ou que afete sua próxima jogada não deve ser tolerado.

Finalmente, eu gostaria de dizer que se você não se comprometer a treinar o JJB e arranjar tempo para isso você não aderirá a ele. É desafiador treiná-lo consistentemente e você deve estar mentalmente determinado a fazer isso. Algumas academias oferecem aulas para iniciantes e estas podem ser úteis para não ser jogado aos lobos muito cedo. De qualquer modo, mais cedo ou mais tarde, você deve entender que você será o prego. Você deve se lembrar que sempre haverá alguém melhor do que você, mesmo que você progrida. Se você tiver o compromisso e puder aceitar estes fatores, então o JJB, ou outro esporte de combate, pode ser um grande professor em sua vida.
  • Sem a visão de um objetivo um homem não pode gerir a sua própria vida, e muito menos a vida dos outros.
Leia: Nuvem de Giz
Responda-o
#2
Eu comecei com JJ a pouco tempo e tive exatamente essas impressões. É um esporte muito maneiro, que me dará uma força física incrível (esse é o principal motivo de eu escolher o JJ) já que nos combates vc tem que tentar se desvencilhar do adversário a todo instante, ou seja, todos seus músculos fazem força a luta inteira. Muitos atletas de nível mundial no powerlifting vieram de esportes como o judô, wrestling, JJ. Minha vontade era fazer wrestling pq eu imagino que seja mais agressivo e tem uma metodologia parecida com JJ, mas no brasil é muito difícil achar onde fazer. 

A questão da técnica é interessante e fundamental, pq com certeza não é em qualquer lugar e com qualquer pessoa que vc aprenderá técnicas boas, algo que é um pouco mais comum em lutas de golpear. Isso remete um pouco aquela questão de clãs fechados, ou "Männerbund" o que é um fator que resgata a masculinidade quase que extinta de hj (acho que na verdade todas as artes marciais remetem um pouco a isso) e só esse motivo já seria o suficiente para eu recomendar que todos façam.

Também acho que lutas de "envolver", que usam muita força física e técnica, são mais adequados para o desenvolvimento do homem como ser viril, masculino que devemos ser, isso por toda uma questão filosófica e de princípios. Masculinidade significa envolver, dominar, a partir da força da nossa vontade.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#3
sou faixa azul dois graus no jiu-jitsu e faixa vermelha clara no Taekwondo e as duas artes são muitos boas.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)