Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
como escolher um bom suplemento?
#41
Chegou essa semana esse complexo vitaminico, foi 14 reais e comprei logo 2. Vi no youtube e comprei 2
https://static.ultrafarma.com.br/media/i...067983.jpg
"A critica não tem sobre a psicologia das massas o poder sugestivo que tem as crenças afirmativas, mesmo falsas." - Olavo de Carvalho

"Quanto menos inteligente um homem é, menos misteriosa lhe parece a existência." - Arthur Schopenhauer

"Se você quer namorar, ela quer ser sua amiga, se você telefona aí é que ela nem te liga, mas se você joga duro, quando cruza por ela, finge que não vê, aí ela fica de quatro, te beija o sapato, quer casar com você." - Casseta e Planeta
Responda-o
#42
A respeito de vitamina D eu fiz um post longo (em outro site) explicando o porquê a suplementação é mais importante que tomar Sol, porque esse último é na maioria das vezes ineficaz. E ao mesmo tempo eu expliquei que salvo alguns casos não há necessidade de tomar uma dose alta da D-3 (entre as razões, ter uma pele mais escura parece que requer uma dose maior). OBS: A quantidade que tomo é de 2000 UI por dia, o que resultou 2 anos atrás quando chequei num aumento de uns 35% na testosterona. A D-3 aumentou de uns 26 pra casa dos 40. Porém voltei a suplementar de novo pois após 1 ano sem vitamina alguma caiu pra 30, e a testosterona teve queda também.

No entanto dessa vez estou tomando outros suplementos no dia-a-dia, e junto com a D-3 cerca de 5 mg de boro quelado e 100 MCg de vitamina K-2 na forma MK-7. Por isso ainda preciso medir novamente em futuro exame de sangue qual meu nível atual de D-3 e o quanto aumentou a testo.

Seguem os posts:

Spoiler Revelar
A maioria tem deficiência de vitamina D porque primeiro: o que vc extrai de alimentos é muito pouco, e segundo seria preciso tomar SOL durante os momentos do dia em que a vitamina D será absorvida pelo corpo. Se não me engano são os raios UV-B, e para que esses cheguem até você é difícil, pois primeiro será preciso tomar SOL quando este último estará a 50 graus ou mais lá no céu, e segundo mesmo que você vá lá fora é possível que algo bloqueie a absorção deles.

Se não me engano os horários são entre 11h e 14h no máximo. Antes disso a absorção maior é de UV-A, que aí sim provoca envelhecimento precoce e é prejudicial à saúde. Não adianta tomar SOL fora do período em que o mesmo fica a 50 graus no céu.

A maioria hoje em dia tem deficiência porque quantas pessoas você conhece que saem dos cubículos para tomar SOL?

Quase NENHUMA, voltando 50-100 anos atrás quantos trabalhavam no campo, e quantos trabalham em locais fechados? E quando fazem isso de sair lá fora aplicam protetor solar, que é tóxico pelos ingredientes nocivos que 95% deles tem. O próprio Lair Ribeiro disse que se aplicar um de FPS 15 você aí já bloqueia 99% dos raios solares.

******************************************
******************************************
******************************************

Pra tomar SOL lá fora você não pode estar todo coberto. Precisaria no mínimo tirar completamente a camisa, e expor sua barriga e costas. Seria recomendável colocar um chapéu tipo esse aqui:





Pois o rosto e pescoço são áreas mais sensíveis e que NÃO DEVEM SER EXPOSTAS. Outro erro é sair lá fora sem usar óculos de sol (o ideal seria um bom polarizado). Isso porque com o tempo seus olhos serão prejudicados também, cedo ou tarde, mesmo que leve uns bons anos se você não protegê-los adequadamente terá alguma degeneração. Nunca usem óculos de qualquer qualidade pois fará mais mal que bem.

******************************************
******************************************
******************************************

Mais um erro (dito inclusive nesse vídeo acima, em inglês) é achar que estando na sombra você está protegido.

Óbvio que não e o dano será o mesmo, o ideal seria claro sentar na sombra quando você fosse ficar seus 15-20 minutos diários (e sim, pode ser necessário estar exposto a esse tempo TODINHO pra pegar uma quantidade boa de vitamina D), mas não é porque você está na sombra e não diretamente debaixo do SOL (o que nunca se deve ficar) que está 100% protegido. Você continuará sendo atingido pelos raios do mesmo jeito.

O erro é semelhante a achar que em dia de chuva você não está de forma alguma exposto ao SOL.

******************************************
******************************************
******************************************
A respeito da parada dos 50 graus, é aí que você demonstra a mesma ignorância das demais pessoas que não entendem o porquê quase TODOS tem deficiência de vitamina D. Esse ponto eu vou explicar, porque eu também não sabia de nada disso até recentemente...

******************************************
******************************************
******************************************

Engano número 1: achar que apenas sair lá fora é garantia de absorver vitamina D suficiente.

Se o SOL estiver baixo no céu a quantidade que vc vai obter é ínfima.

Apenas quando ele está num ângulo de 50 graus ou mais que isso é que vc começa a absorver de forma significativa. Claro que quanto mais alto no céu mais vitamina D.

Ao meio-dia o SOL pra quem mora no Nordeste estava hoje, 27 de novembro, a 71 graus.

Aí você diz: opa, beleza, é assim em qualquer LUGAR DO MUNDO.

******************************************
******************************************
******************************************

Engano número 2: acreditar que não importa... onde você esteja.

Sabia que quem mora em Los Angeles, Califórnia não absorve vitamina D entre o começo de Outubro até... o começo de Março?

Sabia que quem mora em Londres (Inglaterra) não absorve vitamina D por 8 meses (!!!!!!) do ano, entre a metade de Agosto até o fim de Abril?

Mesmo que saia ao meio-dia pra quem mora nessas cidades o Sol não estará a 50 graus.

Sabe o quanto estava hoje em Londres (ao meio-dia)?

A 17. Já na Califórnia: a 34 graus.

Vamos pegar outro: Estocolmo, na Suécia:

Por 10 meses do ano (!!!!!!!!!) não dá: entre o fim de Maio até o fim de Julho é que vc consegue absorver, em outros períodos NÃO.

Hoje em Estocolmo ao meio-dia o SOL estava a 9.5 graus.

Mas é só nesses locais?

Negativo: vamos ver como ficaria SÃO PAULO.

No dia 12 de maio de 2020 o Sol não chegará a atingir 50 graus. O máximo desse dia será às 12:30 cerca de 47.

Se você tomar SOL de 11 da manhã desse dia será aos 45 graus.

Mas e no dia 15 de abril de 2020?

56 graus de 11h e de meio-dia.

Já o Nordeste no mesmo dia 12 de maio de 2020 chega a 61 graus ao meio-dia, dependendo da cidade.

Você pode dizer, portanto, que o NE é um local que está sempre absorvendo mais vitamina D que São Paulo/Sudeste (eu não lembro de ter encontrado um dia do ano que o Sol não estivesse a 50 nesse primeiro). O BRASIL está sempre melhor que os EUA e países europeus.

Pois vivemos mais próximos do Equador.

E é aí que entra a suplementação da D-3...

Tomar a D-3 seria obrigatório pra quem não vai conseguir nesses períodos do ano que o SOL não fica a 50 ou mais graus ou praquelas pessoas que não saem lá fora pra tomar o banho de SOL adequadamente (e repito a pergunta: quantas pessoas você conhece que saem de casa religiosamente no horário das 11 até 14h pra isso?).

******************************************
******************************************
******************************************

Engano número 3: não considerar os obstáculos mesmo quando estiver se expondo ao SOL.

Foi estimado que 15 minutos diários em torno de meio-dia seriam suficientes, algumas vezes na semana, MASSSSS (tem sempre um MAS...) pessoas com pele mais escura podem precisar de mais tempo (e consequentemente de uma dose maior de suplementação).

A altitude aumenta as chances de mais absorção, as nuvens em contrapartida atrapalham, bem como a poluição atmosférica.

Existem aplicativos que podem ajudar a informar essa questão do ângulo e tempo necessário, para iOS conheço dois:

https://apps.apple.com/br/app/sun-survey...d552754407

https://apps.apple.com/br/app/uv-index-n...1207745216

Esse site ajuda a calcular o ângulo do SOL:

https://www.suncalc.org/#/-8.0421,-34.93.../11:00/1/3

******************************************
******************************************
******************************************

Sobre como expor o corpo quando estiver tomando Sol, é claro que você deve fazer isso com as áreas que normalmente não pegam luz, que seriam sua barriga e costas, que ficam sempre cobertas. Igualmente suas pernas, seus braços (se você usa manga longa, e calça).

Já as partes que estão normalmente pegando Sol o tempo todo, como suas mãos, pulsos, rosto, pescoço e ombros você SEMPRE deve cobrir.

Para mãos eu costumo usar essas luvas: https://loja.uvline.com.br/acessorios/luvas

E para a cabeça um chapéu tipo esse seria adequado (não adianta se não for longo, pois os curtos tipo bonés não protegem ABSOLUTAMENTE NADA): https://www.amazon.com/gp/product/B07P7K...UTF8&psc=1 ou https://www.amazon.com/YSLON-Outdoor-Pro...B07C4VCK5Y

Tudo isso é necessário porque essas partes do seu corpo (da sua pele) são sensíveis, então não as exponha mais ainda, lembre-se que elas já são superexpostas no dia-a-dia.

O que eu faço é sentar numa cadeira de plástico lá fora, e usar tanto chapéu (em inglês vale pesquisar por "wide brimmed hat") como óculos escuros, além de a cada 5 minutos virar de frente e de costas, ficar alternando (isso sem camisa, claro), pra diminuir o dano causado pelo Sol.

***************************************
***************************************
***************************************

Repetindo: quanto mais alto o Sol estiver, menos tempo você precisará para absorver a vitamina D.

Ah, e raios ultravioleta do tipo B também fazem mal. Quanto mais UV-B você absorve, pior. É uma troca: você ganha de um lado e perde do outro. Por isso é que é idiotice passar mais que meros minutos lá fora, fique apenas o tempo suficiente e pare imediatamente de se expor (isso é fundamental de se frisar porque tem gente que acha que passar meia hora, 1 hora, 2 horas, é benéfico, E NÃO É, MUITO PELO CONTRÁRIO).

***************
***************
***************

E QUANTO AOS BLOQUEIOS?

Somente os UV-Bs produzem vitamina D. Mas os raios são refletidos e bloqueados pela atmosfera. Quanto mais atmosfera eles tem que "enfrentar" pelo caminho, mais são impedidos de chegar na superfície terrestre, e quanto mais baixo o SOL estiver no céu, mais atmosfera os raios também tem que passar até chegar a nós.

Se o Sol está baixo (e estar a menos de 50 se encaixa nisso, vide o exemplo que dei de São Paulo no mês de MAIO), esses raios UV-B podem ser completamente bloqueados antes mesmo de chegar até as pessoas, e a produção da D não é possível.

Nuvens como eu já expliquei também bloqueiam, se estiver apenas nublado isso já é suficiente pra estragar o dia. A poluição e o ozônio também atrapalham.

Uma cidade poluída pra caralho como São Paulo é uma que vocês podem ter CERTEZA que tem mais deficientes de vitamina D.

E não rola penetração em vidros ou roupas. Sim, sair lá fora vestido é o mesmo que não sair... você estará perdendo tempo.

Quanto ao vidro, claro que se vc estiver dentro de um carro ou tomando Sol com um vidro na frente também não produzirá a D.

**************************
**************************
**************************

E OS RAIOS ULTRAVIOLETA DO TIPO A?

Esses passam em alta porcentagem independente do ângulo do Sol ou cobertura de nuvens, o negócio tá sempre entrando pela atmosfera sem cerimônia, sem filtro. E danificam a pele tanto quanto os UV-Bs.

Ainda que durante o inverno não estejam chegando os UV-Bs para a maioria da América do Norte, por exemplo, ou quando está nublado, os UV-As continuam presentes e causando envelhecimento precoce da pele (por isso que falei entre outras coisas pra proteger as mãos com luvas especificas, pois uma das partes do corpo que mais entrega a sua idade são exatamente AS MÃOS).

E mesmo que você esteja com um vidro na frente os UV-As vão penetrar e danificar sua pele do mesmo jeito, repare que isso acontece até quando você estiver sentado próximo de uma janela no seu escritório, ou durante seu deslocamento diário.

Como já dito os UV-As não estimulam a produção de vitamina D.

**************************
**************************
**************************

Resumindo: se fosse tão fácil assim obter vitamina D sem suplementar não haveriam tantos deficientes.

Eu confesso que nem sempre estou saindo lá fora para tomar Sol, já que estou suplementando a D-3 todos os dias também, e dependendo da época do ano aqui na minha garagem, na área que costumo sentar, não tem mais sombra (o Sol bate direto, o que é evidentemente pior). Isso faz com que eu reduza também o tempo que ficaria exposto.

Eu não sei se tem a ver, mas por raramente sair lá fora eu tenho uma aparência mais jovem, já tenho 35 mas pareço com alguém de 20. Claro que deficiência de vitamina D é bem ruim pra saúde (quando suplementei 2000 UI por 3 meses aumentei minha testosterona baixa, 35% na época), mas por não ter me exposto tanto assim ao Sol eu ainda não tenho sinais clássicos de envelhecimento.

Spoiler Revelar
Por duas vezes (sem estar suplementando nas duas) meu nível de vitamina D ficou em 26 e depois 31 ng/mL. Quando usei 2000 UI por dia após medir 3 meses depois havia subido pra casa dos 40.

(O que também aumentou minha testosterona total em 35%)

O nível mais alto e seguro é de 4000 UI...

https://www.healthline.com/nutrition/how...h#section5

Cuidado com a hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue) que pode rolar com uma dose alta.

Eu vou medir tanto o nível da vitamina D no sangue quanto a testosterona nos próximos meses, se o aumento da D for tímido vou experimentar com uma dose maior futuramente.

Isso porque esse mesmo link da Healthline indica que a suficiência fica nos 20 a 30 ng/mL, e que o limite máximo de segurança seria até 60, sendo que acima de 150 ng/mL é que rola toxicidade.

Mas você nunca deve se apegar ao número máximo. Vou explicar:

Se eu digo pra você que rola toxicidade com nível no sangue de 150 ou maior, não significa que se você marcar 149 estará seguro e absolutamente NADA acontecerá. Você deve se afastar desses 150 e um resultado de 70, 80 (que seria a metade) já estaria ótimo.

Não tão baixo e não tão alto.

Esse link diz o seguinte:
https://www.zrtlab.com/blog/archive/vita...s-optimal/

***********
Nível normal é o mesmo que ideal? Não necessariamente. O "Vitamin D Council" coloca o ideal entre 40 a 80 ng/mL, e níveis abaixo de 20 como deficiência. A "Endocrine Society" recomenda pelo menos 20 mas pra eles os níveis deveriam estar entre 30 a 50 ng/mL.

Em contraste o "Vitamin D Council" especifica que até mesmo níveis entre 30 a 40 ng/mL não são suficientes.

Resultados entre 80 a 100 ng/mL não são possíveis de serem obtidos naturalmente. O que isso quer dizer? Que somente suplementando com a vitamina D-3 é que se consegue esses números.

Então mesmo que eles não sejam níveis prejudiciais à saúde, são resultado de alguém que suplementa, e nunca detectáveis em uma população que não toma essas cápsulas.

Logo se o seu resultado estiver entre 20 a 80 ng/mL você está (no papel) normal, mas se estiver dentro dessa escala lá embaixo então a vitamina D presente no seu organismo não está a níveis ideais.
***********

Pela lógica, se suplementando 2000 UI eu aumentei 20 ng/mL minha vitamina D, então uma dose de 4000 UI aumentará uns 40 ng/mL, ficando próximo dos 70, 80 ng/mL.

P.S. Boro também é citado como algo que ajuda na absorção da vitamina D-3. Porém é perigoso tomar uma dose alta, eu estou usando 5 mas chegar a 10 ou mais já é muito. O limite diário é 20 mas sempre a pessoa deve se afastar dele, até porque eu somo 5 + a quantidade ínfima que na dieta possui boro.

Sobre a vitamina D da Growth, eles agora aumentaram pra 2000 UI diários, pois a ANVISA parece que revisou isso em 2018, e permitiu que lojas vendessem dessa forma. Um limite abaixo disso era ridículo e realmente não servia pra nada.

Exemplo de D-3 da Growth já com os 2000 UI:

https://www.gsuplementos.com.br/vitamina...ts-p988066

Outro que talvez seja interessante é o D-3 + K-2 da Puravida, apesar que infelizmente produtos deles são sempre caros: https://www.puravida.com.br/natural/nutr...3-synergy/

Seja qual vocês escolherem (e os dois são sempre baratos) se certifiquem de ser D-3, e não D-2. O K-2 é melhor sendo do tipo MK-7. Esse vídeo abaixo explica a necessidade de tomar os 2 juntos:

Spoiler Revelar



E o melhor horário pra tomar ambos é no almoço, sempre junto com alguma gordura. Eu tomo sempre junto com as cápsulas de ômega 3 (óleo de peixe). Não é recomendável tomar por ex. antes de dormir pois algumas pessoas relatam interferência no sono.

******
Sobre vitaminas A e C, cuidado pra não rolar overdose, pois faz mesmo mal à saúde se entupir delas. Eu recomendaria 1 ou 2 vezes na semana comer um fígado bovino, que é considerado um superalimento por ter uma quantidade alta de várias vitaminas, especialmente a A (não exceda essa quantidade pra igualmente não se prejudicar).

É sempre preferível suprir as necessidades de vitaminas com uma boa dieta prescrita por um nutricionista. Os citados D-3 e K-2 são exceções pois dificilmente dá pra atingir uma boa quantidade sem tomar as cápsulas (a K-2 até dá, mas os alimentos são difíceis de encontrar em qualquer esquina). Pra quem entende inglês esse artigo abaixo explica por que o uso constante de multivitamínicos não é uma boa *:

https://www.bbc.com/future/article/20161...d-kill-you

* A menos que por algum problema de saúde a vitamina seja prescrita pelo médico. Algumas doenças requerem inclusive uma dose maior e um suplemento com enzima digestiva, devido a absorção ruim do organismo do paciente afetado. Mas esses são casos bem específicos. Nesse outro artigo em inglês está explicado como diagnosticar esse tipo de má absorção: https://www.healthline.com/health/malabs...#diagnosis

**********
A respeito de magnésio e zinco: venho tomando ZMA da Max Titanium, e um manipulado que mandei fazer, com cada cápsula contendo 100 mg de ácido málico + 100 de magnésio taurato + 5 mg de zinco picolinato (tomo 2 ou 3 ao dia).

Segue mais um post que fiz, dessa vez a respeito desses dois:

Spoiler Revelar
Sobre o tribulus terrestris pra alguns de fato aumenta a libido, mas não é um suplemento que serve pra aumento de testosterona (apesar de alguns terem relatado aumento dos dois). Já o ZMA (que é uma mistura de magnésio + zinco + vitamina B-6) se você pegar posts como esse, que indicam o que se deve fazer pra aumentar a testosterona:
https://www.artofmanliness.com/articles/...naturally/

O autor vai dizer que é desnecessário pelas seguintes razões (traduzindo o texto):

"Os alegados benefícios de ZMA incluem MELHORIA DA QUALIDADE DO SONO, indiretamente associado com aumento da testosterona. O zinco e magnésio são minerais essenciais também na produção dela, logo uma mega-dose seria útil, certo? Eh, não. Comprei um pouco e tomei durante esse meu experimento. Mas deveria ter pesquisado antes da compra. Embora um estudo de 1998 tenha mostrado aumento de força para atletas tomando ZMA, dois outros (estudos) recentes indicaram NENHUM efeito nos níveis de testosterona total e livre. Meu conselho: A MENOS QUE VOCÊ TENHA deficiência de zinco e magnésio, não desperdice dinheiro nisso".

Aí que tá... quem garante que mesmo com boa dieta não há deficiência dos dois? Ou que aumentar um pouco a dose não seria benéfico?

As perguntas que ficam no ar pra mim são:

#1 - Qual a dose diária recomendada tanto de magnésio quanto de zinco pra TODAS as pessoas? Veja que me refiro a uma dose ideal, e não uma mínima. Uma quantidade que de fato trará benefícios, e que não seja nem insuficiente e nem excessiva a curto e longo prazo.

#2 - Qual a dose diária recomendada/ideal tanto de magnésio quanto de zinco pra alguém que treina todos os dias numa academia? E pra alguém que pega mais pesado, tem um treino mais intenso? Será que é a mesma do item anterior, ou obviamente maior?

#3 - Qual o impacto que uma dose inferior a #1 e #2 tanto de zinco quanto de magnésio tem na saúde, em especial nos níveis de testosterona total/livre?

#4 - Qual o tipo mais indicado de cada um (aquele que é melhor absorvido), de magnésio/zinco?

#5 - O quão comum é a deficiência tanto de zinco quanto de magnésio?

OBS: Neste vídeo (em inglês):

https://www.youtube.com/watch?v=dkv1rW6JQcM

O autor diz que 2 bilhões de pessoas são deficientes em zinco (1 bi em vitamina D, que é um provado que aumenta a testosterona). E também que o corpo não ARMAZENA, então é preciso REPOR SEMPRE.

Que com comidas geneticamente modificadas, dietas exageradas em carboidratos e solo cada vez mais pobre em nutrientes é difícil obter ZINCO no dia a dia.

Deficiência em ZINCO causa entre outras coisas depressão. Quem sofre com depressão, tem ansiedade, irritabilidade, instabilidade emocional, não pode ter libido ou testosterona alta.

Outro exemplo é o CORTISOL ALTO, talvez o fator que mais diminua a testosterona (existe um exame chamado de CORTISOL SALIVAR, que determina os níveis). Nesse caso o Ashwagandha pode ser útil:
https://examine.com/supplements/ashwagandha/

*****
Por outro lado tem alguns suplementos que podem trazer malefícios, como o MUCUNA PRURIENS. Esse é utilizado pra mexer com a dopamina, o neurotransmissor da motivação.

Dependendo de quem toma o resultado pode ser prejudicial, como no caso desse aqui da NOW FOODs:
https://www.amazon.com/gp/customer-revie...TTTLS0BZH7

A avaliação diz o seguinte:

************************************************************
"Eu decidi tentar esse produto, já que lutava contra depressão, e após não ter resultado com outros suplementos que diziam aumentar a serotonina, pensei que baixa dopamina era meu problema. Tomei duas cápsulas a primeira vez, o que foi inacreditavelmente forte pra mim. Me senti ótimo, feliz, focado, motivado, e engajado socialmente. Parecia um milagre, mas estava com a pulga atrás da orelha de que havia alguma coisa errada. Embora eu me sentia ótimo, eu parecia estar elétrico. Também notei que estava agitado e ansioso de forma estranha. Deveria ter parado de tomar, mas continuei por mais 3 dias, tomando uma (cápsula?) toda manhã.

Pude terminar várias tarefas, logo senti a necessidade de continuar. Foi aí que esse produto começou a surtir cada vez MENOS efeito em mim, e no terceiro dia parei de tomar. Me senti muito bem pelo resto da semana que estava sem ingerir, parecia que o efeito iria perdurar no meu corpo. Depois de uma semana voltei a tomar, dessa vez não funcionou muito bem e me senti muito cansado posteriormente, parecia desligado. Parei mais uma semana e tentei mais uma vez e de novo me fez sentir pior.

Neste momento eu me sinto como se meus receptores de dopamina tivessem sido fritados, me tornei extremamente depressivo e perdi toda minha motivação. Não ligo mais pra escola, tenho perdido minha classes. Me sinto cansado e meus músculos doem, tenho tido uma ansiedade estranha e me sinto como se fosse totalmente um zumbi, desapegado do resto do mundo. Não consigo achar graça em mais nada. Tive problemas com pensamentos suicidas no decorrer da minha vida, mas tem sido pior que nunca desde que testei este produto.

Minha vida se tornou uma droga desde que tentei dopa macuna. Tenha extremo cuidado ao zoar seus neurotransmissores, as pessoas não deveriam tomar esses tipos de suplementos sem uma orientação de um profissional médico licenciado. Meu doutor me informou que pode levar até 1 mês e meio para meu cérebro começar a se recuperar. Mais 6 semanas perdidas pra mim..."
************************************************************

Eu acho (e não só por esse relato aí em cima, já vi terceiros sugerindo o mesmo) que mexer com a DOPAMINA é mexer de forma mais profunda (e potencialmente prejudicial) com o organismo.

********

Os únicos suplementos que tomo hoje são whey e creatina, além de vitaminas D-3/K-2, boro e o já citado tribulus (esse em cápsula 2x ao dia e em pó 1x). Tem o ômega 3 também. O ZMA eu continuo tomando porque já havia comprado um estoque pra meses, quando acabar vou consumir apenas magnésio e zinco manipulados.

A respeito de tribulus e boro eu estou ingerindo apenas por alguns meses, pra ver como meu organismo reage.

Eu não vou tomar remédio algum antes de fazer exames de sangue que digam de uma vez por todas se houve alteração significativa nas taxas de testosterona total/livre e prolactina.

A prolactina pra mim é o indicador de baixa libido. Já devo ter medido umas 5x e em todas ficou na casa dos 20.

Pra um homem o ideal seria a metade ou menos que isso.

Se os exames não revelarem uma melhoria expressiva então aí concordarei com você que essa minha estratégia está furada.

Por enquanto eu estou tentando provar para mim mesmo que consigo melhorar todos os níveis hormonais sem intervenção médica.

E talvez exames de sangue para medir magnésio (e quem sabe zinco) se mostrem ineficazes, pois em mais esse vídeo do Dr. Eric Berg: https://www.youtube.com/watch?v=T99bxA2XQVk

Ele diz que os tradicionais (de sangue) pra magnésio não levam em conta que 98% dele não está no sangue, e sim nos ossos e células, e que seria preciso um teste específico que a esmagadora maioria dos laboratórios não fazem.

Não pesquisei mais a respeito disso, mas se for verdade então acusar níveis normais no sangue poderia ser um falso positivo. Como vi que deficiência em magnésio e zinco são comuns optei por suplementar ambos também.
Responda-o
#43
Finalmente algo que não seja sobre o Bolsonaro!
Segura esse like, Constrito varrido!
"Paulistarum Terra Matter..."
Responda-o
#44
procure um nutrologo e melhore sua alimentação
procure um endocrinologista e veja se está faltando algum nutriente no seu corpo
suplementação é para quem precisa
se vc não sabe se o que precisa, melhor ir devagar
tá malhando?
recomendo comprar pela iherb
https://br.iherb.com/



Responda-o
#45
Estava pensando em comprar dessa iHerb, porque tem alguns preços e variedade melhor que a eVitamins, mas li tanta reclamação de problemas com os produtos, atrasos (sempre culpa dos CÚrreios e Receita brasileiros) e mercadorias não entregues e situação não resolvida, que desisti.





Pode ser que o suplemento desejado (mesmo importado) esteja sendo vendido aqui, apesar que é necessário ter MUITO cuidado com os falsos.

O nutrólogo creio que não serve para orientar sobre dietas, e sim pra justamente apontar se você tem alguma deficiência que requer o uso de suplemento, ou tipo medicamento se vc precisa, como pra tratar de TRT. Na parte de alimentação seria pro nutricionista.

E de fato é preciso verificar a fundo se vc tem algum problema que pode até ser desconhecido, eu recomendaria fazer todo tipo de exame ao passar pelo endócrino.

Só pra citar os últimos que fiz, e que gostaria de poder repetir TODOS depois dessas modificações que adotei na dieta/treino:

1) Cortisol salivar
2) GLICOSE (SANGUE)
3) HEMOGLOBINA GLICADA (A1C)
4) UREIA (SANGUE)
5) CREATININA (SANGUE)
6) ÁCIDO ÚRICO (SANGUE)
7) COLESTEROL - HDL
8) COLESTEROL - LDL
9) TRIGLICERÍDIOS
10) TGO/AST (ASPARTATO AMINOTRANSFERASE)
11) TGP/ALT (ALANINA AMINOTRANSFERASE)
12) FOSFATASE ALCALINA
13) GAMA-GT (GAMA-GLUTAMILTRANSFERASE)
14) CÁLCIO (SANGUE)
15) MAGNÉSIO (SANGUE)
16) AMILASE (SANGUE)
17) LIPASE
18) HEMOGRAMA COMPLETO COM REVISÃO DE LÂMINAS
19) T4 LIVRE (TIROXINA LIVRE)
20) TSH (HORMÔNIO TIREOESTIMULANTE)
21) LH (HORMÔNIO LUTEINIZANTE)
22) FSH (HORMÔNIO FOLÍCULO ESTIMULANTE)
23) PROLACTINA
24) PROGESTERONA PLASMÁTICA
25) TESTOSTERONA TOTAL
26) TESTOSTERONA LIVRE
27) ESTRADIOL (E2)
28) DEHIDROEPIANDROSTERONA SULFATO - DHEA SO4
29) DIHIDROTESTOSTERONA - DHT
30) PCR DETERMINACAO QUANTITATIVA
31) 25-HIDROXIVITAMINA D
32) LIPIDOGRAMA COMPLETO (PERFIL LIPÍDICO)
33) VITAMINA B-12
34) HOMOCISTEÍNA
35) INSULINA
36) PTH (PARATORMÔNIO)
37) FERRO SÉRICO
38) FERRITINA
39) PEPTÍDEO C
40) SOMATOMEDINA C
41) GLOBULINA LIGADORA DE HORMÔNIOS SEXUAIS (SHBG)
42) ZINCO SÉRICO (SORO)

O problema é o arrombado do médico autorizar, 99% não mandam vc fazer nem 1/3 dessa lista.
Responda-o
#46
(19-12-2019, 03:56 PM)Constrito Escreveu: Estava pensando em comprar dessa iHerb, porque tem alguns preços e variedade melhor que a eVitamins, mas li tanta reclamação de problemas com os produtos, atrasos (sempre culpa dos CÚrreios e Receita brasileiros) e mercadorias não entregues e situação não resolvida, que desisti.
(...)

O problema é o arrombado do médico autorizar, 99% não mandam vc fazer nem 1/3 dessa lista.


Tem tb esse vendedor que compro direto:
https://lista.mercadolivre.com.br/saude/...nutranatus

valeu pela lista
copiei para futura referencia

sobre a iherb, compro todo mes por ela. já fiz dezenas de pedidos e só um sumiu e morri no prejuizo
normalmente faço comprar de menso de 50 doláres

suplemento br:
https://www.gsuplementos.com.br/

https://www.oficialfarma.com.br/

não importa o vendedor, falsificação é sempre um risco (até comida é falsificada)
meu unico medo é morrer envenenado por acidente
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)