Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 4 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dúvidas Gerais - Marcenaria
#1
Criei esse tópico lá no FdB algum tempo atrás e agora trazendo aqui pros confrades. 

Pra quem tem interesse em aprender a arte da carpintaria e marcenaria, trago algumas recomendações de vídeos ensinando. Tudo no spoiler: 

Spoiler Revelar

Reciclar madeira usada





Tipos de madeiras





Como conseguir madeira, aqui ele fala muito dos pallets, que são bons demais pra reutilizar, ainda economiza na grana.





Mais tipos de madeira






O que é necessário pra começar "a mexer com pau Ratinho " ?

Martelo (aqui pode ser qualquer um).

Serrote ou serra circular (CUIDADO PARA NÃO CONFUNDIR SERRA CIRCULAR COM SERRA MÁRMORE, NÃO É A MESMA COISA. Explicação: A serra circular é mais precisa pra fazer o corte, ao contrário da serra mármore, usei uma vez a serra mármore pra cortar madeira e quase me fodi, cuidado). Sobre o serrote, comprei um que foi recomendação do barãozin lá do FdB que é um irwin fast jack de 20 polegadas e ele tá me quebrando um puta galho pra cortar, isso quando eu não uso a circular que é uma beleza (essa eu uso da bosch de 190mm, na loja ela custa uns 450 ~ 500 putos mais ou menos, eu comprei ela usada do ML por uns 250 putos, muito boa, mas certamente há modelos mais em conta, como da skil por exemplo).

Chaves de fenda e phillips de preferência os mais parrudos, ou pode optar também por um jogo de brocas de chave para furadeira (aqui também, não confundir a furadeira comum com a de impacto,ou martelete) ou mesmo a parafusadeira, essa última optem por uma com fios, mais em conta do que as movidas à bateria. Pessoalmente prefiro a furadeira com a função reversa, pois além de fazer o furo para os parafusos, posso usar para parafusar apenas trocando as brocas.

Grampo sargento pra prender a madeira. Eu uso uns 2 angulares (foto) de 90 graus para prender a madeira quando vou fazer algum banco ou prateleira, por exemplo,existem outros modelos como o grampo sargento em formato de T.

Formão pra talhar a madeira: Tem uns bem baratos (1,99) em qualquer casa de construção, o ideal é comprar logo um jogo mas ai vai de cada um.

Serra tico tico ou mesmo o arco de serra + lâmina para cortes menores. Ainda não tenho a tico tico, mas será a minha próxima aquisição, essa ainda permite cortes de diferentes formatos para a madeira, trabalho esse que fica mais difícil na serra circular/ serrote comum.

Lixas, pregos, parafuso, cola pra madeira.

Aliás, falando em lixa, tem uma dica muito boa pra quem quiser lixar, é comprar o disco de borracha + adaptador para furadeira (foto). Quebra um galho na hora de lixar uma peça ou mais.

Aqui um vídeo explicando (no spoiler):

Spoiler Revelar




Preservando a madeira

Na hora de reciclar madeira, sempre uma vez ou outra vai ter alguma imperfeição por buracos de pregos ou mesmo cupins (esse último pode virar uma verdadeira dor de cabeça dos infernos, acredite), então pro caso disso acontecer a dica aqui é usar gesso/massa pra madeira. Por 9 à 11 putos você pode encontrar e assim acabar com as imperfeições.

Para preservar madeira em bom estado, recomendo o óleo de peroba, deixa a madeira com mais brilho, esse é para madeiras mais escuras pois vai escurecendo conforme o tempo, outro produto bom também é óleo mineral, além de proteger contra água também é incolor.

Dos primeiros vídeos que postei, acompanho os canais deles e recomendo, tem muita coisa boa também.

Alguns vídeos mostrando o trabalho com pallets

Spoiler Revelar








Esse não é com pallets, mas só pra mostrar o que é possível fazer com madeira reciclada.




Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2

強さと名誉と尊厳
Responda-o
#2
Tópico mais que excelente

Responda-o
#3
Muito bom!

Faltava um tópico para marcenaria mesmo, eu tirei umas fotos de um pallet velho que usei para fazer um jardim vertical no pallet, vou ver se acho por aqui.

Responda-o
#4
Marcenaria é coisa de macho!!!!

Otimo topico.

E pintando umas estrelas ali.
"É o saldão das balzacas"  Minerin 
Responda-o
#5
Estou pensando em fazer umas estantes para livros em casa...

Além de reformar um telhado cujo a estrutura é de madeira.
Obrigado pela contribuição!
"Paulistarum Terra Matter..."
Responda-o
#6
O mais importante de não se usar serra mármore para corte de madeira é a segurança.. Muito perigoso o coice q a serra mármore dá quando munida de disco de madeira, além desta não ter proteção no disco..

 No mais sou ex marceneiro.. Estamos aee..
Responda-o
#7
(01-11-2017, 11:43 AM)Martelo Escreveu: O mais importante de não se usar serra mármore para corte de madeira é a segurança.. Muito perigoso o coice q a serra mármore dá quando munida de disco de madeira, além desta não ter proteção no disco..

 No mais sou ex marceneiro.. Estamos aee..

Pior que já vi uns e outros cortando a madeira com serra mármore, o cara tem que ter uma força monstra pra segurar o coice daquilo.
Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2

強さと名誉と尊厳
Responda-o
#8
(01-11-2017, 02:24 PM)Samanosuke Escreveu:
(01-11-2017, 11:43 AM)Martelo Escreveu: O mais importante de não se usar serra mármore para corte de madeira é a segurança.. Muito perigoso o coice q a serra mármore dá quando munida de disco de madeira, além desta não ter proteção no disco..

 No mais sou ex marceneiro.. Estamos aee..

Pior que já vi uns e outros cortando a madeira com serra mármore, o cara tem que ter uma força monstra pra segurar o coice daquilo.

Não há como segurar.. Já vi muito nego (experiente) se cortar e se mutilar.. Mesmo experientes estão se arriscando
Responda-o
#9
Aliás, sugiro a todos muita atenção na hora de manusear máquinas.. Peguem dicas com o pessoal mais experiente, comecem do simples.. Na dúvida, usem serra manual.. 

É perigoso mesmo.. Mas vamos trabalhar a madeira.. Tem muita coisa boa pra fazer..
Responda-o
#10
Acidentes com máquinas são tão prováveis de acontecer com novatos quanto com pessoas muito experientes.

Os primeiros, pela inexperiência, e os segundos, pelo excesso de confiança.

Recentemente um daqui da minha cidade se acidentou com uma serra elétrica e cortou aquela artéria que passo na coxa. Não deu outra. Estava na zona rural e morreu antes do socorro chegar.
Em tudo dai graças.

Responda-o
#11
Sou adepto a politica de que muitas coisas dão certo até uma hora dar errado. Por enquanto deu certo pra esse cara, mas as coisas podem não ser sempre assim.
https://www.youtube.com/watch?v=wT6t9roAD30
Olha a fumaça saindo, a madeira ta até queimando e o merda sem EPI algum. Se essa serra marmore da um coice, nem gostaria de imaginar o estrago.
A maior perpetuadora de acidentes é a dita confiança que muitos "experientes" possuem em si mesmos, na hora de realizar certos trabalhos.
Todo cuidado no trabalho com ferramentas é pouco.
Responda-o
#12
Isso sem falar que o risco do disco detonar na hora e sair voando é bem grande.
Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2

強さと名誉と尊厳
Responda-o
#13
Sempre gostei de marcenaria e ja me aventurei a restaurar um violão e me sai muito bem pra primeiro contato.
Uma dica pra economizar na massa pra madeira é usar pó de serra + cola cascola e limão(pra não deixar escurecer a massa) assim vc tampa buracos e fica imperceptivel
Responda-o
#14
UP pra galera parar de falar de putaria e falar mais de marcenaria Gargalhada

(02-11-2017, 10:08 PM)Rozyzz Escreveu: Sempre gostei de marcenaria e ja me aventurei a restaurar um violão e me sai muito bem pra primeiro contato.
Uma dica pra economizar na massa pra madeira é usar pó de serra + cola cascola e limão(pra não deixar escurecer a massa) assim vc tampa buracos e fica imperceptivel

Cara, eu sempre ouvi falar que pó de serra atrai muito cupim, não sei se isso é verdade, mas vou testar aqui e ver qual que é dessa mistura caseira aí Gargalhada

Em tempo, tô com uns 2 pallets parados em casa mas não sei o que vou fazer, é muita coisa boa pra fazer.
Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2

強さと名誉と尊厳
Responda-o
#15
(21-12-2017, 02:05 PM)Samanosuke Escreveu: UP pra galera parar de falar de putaria e falar mais de marcenaria Gargalhada

(02-11-2017, 10:08 PM)Rozyzz Escreveu: Sempre gostei de marcenaria e ja me aventurei a restaurar um violão e me sai muito bem pra primeiro contato.
Uma dica pra economizar na massa pra madeira é usar pó de serra + cola cascola e limão(pra não deixar escurecer a massa) assim vc tampa buracos e fica imperceptivel

Cara, eu sempre ouvi falar que pó de serra atrai muito cupim, não sei se isso é verdade, mas vou testar aqui e ver qual que é dessa mistura caseira aí Gargalhada

Em tempo, tô com uns 2 pallets parados em casa mas não sei o que vou fazer, é muita coisa boa pra fazer.

Pode usar a superbonder no lugar da cascola tbm, pó de serra é madeira ué e madeira vai atrair cupim do msm jeito...
Responda-o
#16
Lembro que o Barão gostava destas coisas de marcenaria..
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#17
Algumas dicas são dele.

Embora eu não esteja mais mexendo tanto com madeira feito antes, por causa da rotina, pretendo voltar logo.

Tô doido pra fazer uma mesa pra poder usar meu PC, já que a que eu tenho aqui não é muito boa.
Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2

強さと名誉と尊厳
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)