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Série Aprendendo a aprender
#1
Thumbs Up 
Eae confrades.

Estou postando aqui uma série do meu blog: Série Aprendendo a aprender 1.

Resumo do livro Aprendendo a aprender de Barbara Oakley.
Aqui está o meu resumo particular do livro “Aprendendo a aprender” de Barbara Oakley, além de algumas anotações pessoais que se misturaram ao resumo. Façam bom proveito.

Pensamento focado e pensamento difuso.

O cérebro trabalha de dois modos; um estado de atenção concentrada e um estado de repouso mais relaxado. Chamaremos esses estados de modo focado e modo difuso, respectivamente. O modo focado de pensamento é essencial para estudar matemática e ciências. Usa métodos sequenciais, racionais e analíticos. Está associado às habilidades de concentração do córtex pré-frontal do cérebro. Para ativá-lo, basta voltar a sua atenção concentrada para algo.

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O modo difuso também é essencial para aprender matemática e ciências. Está associado às perspectivas de “visão global”. Ele é ativado quando você deixa sua mente vagar. Esse relaxamento pode permitir que diferentes áreas do cérebro troquem informações. Ao contrário do modo focado, o modo difuso não está associado a nenhuma área específica do cérebro. Pense nele como se fosse “difuso”, isto é, espalhado por todo cérebro.
As revelações encontradas pelo modo difuso dependem de pensamentos preliminares que foram feitos pelo modo focado. O modo focado precisa trabalhar em algo para que o modo difuso ajude a achar a solução. A aprendizagem é um processo físico complexo, mas isso não será abordado nesta série, abordaremos o assunto de modo prático.


O modo focado; uma máquina de pinball com os pinos próximos.
 
Pinball é um jogo onde você puxa para trás um disparador que lança uma bola que acaba sendo desviada por pinos circulares emborrachados.

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Os pinos próximos do modo focado significa que você pode formular mais facilmente um pensamento preciso. Basicamente o modo focado é utilizado para se concentrar em algo que já está firmemente sedimentado em sua mente, algo que você está familiarizado. O modo focado está relacionado com a atenção intensa em um problema especifico. Mas às vezes você focaliza sua atenção em abordagens que envolvem pensamentos errôneos, que não estão no mesmo lugar do cérebro em que estão os pensamentos que levam à solução do problema.
É o que acontece na imagem acima; o pensamento busca a solução em um lugar, mas a solução está em outro lugar do cérebro. O modo difuso é mais abrangente, ele vai por todo o cérebro, é muito útil quando você está aprendendo coisas novas.

O modo difuso, uma maquina de pinball com os pinos afastados.


No modo difuso o pensamento explora regiões vastas para achar a solução do problema, se você está aprendendo algo novo, não existe nenhuma rede neural sobre o assunto, então o modo difuso tenta conectar coisas úteis que você tem dentro do seu cérebro para ajudá-lo a resolver o problema. Lembre-se, você só sabe algo se existir uma rede neural sobre isso dentro do seu cérebro. Por isso é ilusão ver alguém fazendo e achar que sabe fazer, sendo que você nunca fez.

Thomas Edison e Salvador Dali dormiam na cadeira com coisas nas mãos (chave e bola) para que quando adormecessem, acordassem logo em seguida, devido ao barulho. Isso quer dizer juntar o modo difuso e o focado. Quando aprendemos coisas mais difíceis, sua mente precisa ser capaz de ir e voltar entre os dois diferentes modos de aprendizagem.

Trabalhe o cérebro um pouco todo dia para construir neuroestrutura, veja como uma analogia à construção de massa muscular. A propósito, a analogia é uma grande ferramenta de aprendizagem.
                                                   
Adiantamento memória e sono.

Procrastinação; quando você olha para algo que não quer fazer, seu cérebro encara isso como dor; então ele muda o foco para se defender. Mas quando você trabalha (faz) aquilo que não gosta, nesse exato momento quando você começa a atividade o desconforto neurológico desaparece.
A matemática e as ciências são aprendizados abstratos; por isso é importante praticá-las (ideias e conceitos). Quanto mais abstrato, mais se deve praticar para tornar a ideia mais real. Reforçar o padrão neural, a prática o torna permanente.

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Para aprender algo foque-se intensamente naquilo. Depois faça uma pausa, ou pelo menos mude o foco. Durante esse momento seu cérebro estará em modo difuso e terá oportunidade de trabalhar nos bastidores com a compreensão de conceitos. (O cimento neural tem a oportunidade de secar).
Se o cimento não secar, os conceitos terão base fraca e serão amontoados, desorganizados.

Introdução à memória.

Memória de longo prazo: lembrar equações, palavras em outro idioma que aprendeu na infância. Memória de trabalho: relacionar informações para resolver problemas. Por vezes traremos algo da memória de longo prazo para a memória de trabalho a fim de solucionar problemas.

A memória de longo prazo é um armazém cheio de itens; para achar um item é necessário procurá-lo algumas vezes, para se aprender o caminho até o item. Para mover uma informação da memória de trabalho para a memória de longo prazo é necessário tempo e trabalho.

Por exemplo, para aprender é necessário repetição. Pesquisas mostram que se você repetir 20 vezes algo que quer aprender por alguns dias você estará bem. Um método ruim é repetir 20 vezes em um único dia. De tempo para o cimento secar; para que as ligações sinápticas se formem e fortaleçam.

A importância do sono no aprendizado.

Estar acordado gera produtos tóxicos no nosso cérebro. Dormir limpa essas toxinas. Durante o sono o cérebro também organiza as ideias, conceitos e as aprendizagens. Ele apaga aquilo que não é importante e reforça aquilo que você quer lembrar.
Revisar antes de dormir é importante, e se você quiser sonhar com o assunto, essa vontade aumenta a possibilidade disso ocorrer. Sonhar com um assunto aumenta a capacidade de compreender o assunto.
 
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
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#2
Pier Luigi neles.

Talvez o único educador sério desse país, pena que nossa grande pátria educadora enalteceu Paulo Freire e suas pedagogas com seu desconstrutivismo.

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"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
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#3
(09-04-2017, 06:43 PM)Bean Escreveu: Pier Luigi neles.

Talvez o único educador sério desse país, pena que nossa grande pátria educadora enalteceu Paulo Freire e suas pedagogas com seu desconstrutivismo.


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Classe dominante, classe social, divisão de classes, já sei a leitura sociológica a quem ele se refere....

Mais que cara retardado, de onde ele acha que veio Marx e Engels ??????

É cada patetice que agente ler, impressiona.
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#4
Mais um vídeo do Pier.






Mais um,

Pierluiggi Piazzi destaca alguns pontos que favorecem o desenvolvimento da inteligência.

1 - A influência dos pais. (ambiente em que a criança está inserida).

2 - A inteligência não é diretamente proporcional ao número de neurônios, mas a quantidade e a complexidade de ligações entre neurônios.

3 - O incentivo que a leitura dá ao surgimento de um "mundo interior", desenvolvendo a imaginação.



"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
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#5
Muito interessante esse tópico, obrigado @mach

Parece que a estratégia barbell se aplica em todos os aspectos do desenvolvimento humano, até na inteligência. Se foque intensamente em algo por algum tempo, e logo em seguida esqueça e divague, que o seu inconsciente fará o trabalho. Momentos de alta intensidade alternados com repouso quase que absoluto, essa é a essência do ser humano. O caminho do meio é o caminho do fracasso, de não ser bom em nada, mas achar que sabe de tudo. 


Citação:O homem é um predador nato, que age de maneira pontual mas muito intensa, e não um ruminante que fica horas e mais horas fazendo o mesmo movimento monotonamente. Essa ideia se aplica a dieta também, caso vc não tenha notado. Repare que as pessoas mais escrotas vivem fazendo lanchinhos, comendo coisas que na verdade são ruins para o organismo, mas suportáveis pelo gosto açucarado que tem, dando picos de insulina "leves, mas contínuos no sistema, o que acaba evoluindo para resistência a insulina e síndrome metabólica. Não conseguem se concentrar em nada pq são muito suaves e dispersas por qualquer motivo. Não tem nada de espiritual, simplesmente pq não conseguem concentrar uma grande quantidade de energia e descarregar quando necessário. Desperdiçam tudo em coisas triviais, por isso vivem moles e sem vida.

Essa também é a essência do aprendizado, foco e repouso. Mas usamos a nossa concentração em trocentas coisas ao mesmo tempo, e bem no fim não aprendemos nada de nada. 


Citação:O problema da modernidade gira em torna exatamente dessas duas premissas básicas. Foi retirado o atrito intenso, potencialmente perigoso, mas imediato e aleatório, e substituído por um atrito leve, quase imperceptível, mas continuo, constante, estéril e suave. Isso que atrofiou o ser humano, e isso é o estopim para grande maioria (se não todos) os problemas de saúde das mais diversas espécies no homem comum. Esse é justamente o retrato do homem mediano. Sem intensidade nenhuma, só uma coisa amorfa que faz coisas sem significado metódica e repetidamente, até que algum piri-paque o leve para uma cova sem marcação.

Fomos transformados a imagem e semelhança das máquinas que nós mesmos criamos. Coisas previsíveis que fazem as mesmas coisas sempre, sem inovação, sem personalidade, sem brio, sem vida. Não é de se admirar do pq o homem é tão materialista e vê as coisas, mesmo a vida humana e a espiritualidade, apenas como objetos, como produtos que nós encontramos em algum mercado qualquer. Quando resolvemos retirar as extremidades, a aleatoriedade e o estresse relativamente controlado das nossas vidas, deixamos de ser seres humanos e nos transformamos numa bola de carne amorfa. É isso mesmo paspalho, pode discordar se quiser mas essa é a realidade.

Mais uma vez, ótimo tópico @Mach, de grande valia para todos os realistas.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

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#6
Mestre Pierluigi Piazzi é foda, agradeço ao Bean por ter me falado dele uns tempos atrás, desde então venho colocando os ensinos dele em prática e é só sucesso
Esforça-te, pois, e sê homem. (1 Reis 2.2)

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#7
(10-04-2017, 12:43 PM)MenteFantastica Escreveu: Mestre Pierluigi Piazzi é foda, agradeço ao Bean por ter me falado dele uns tempos atrás, desde então venho colocando os ensinos dele em prática e é só sucesso

2

Desde que o Bean sugeriu, no grupo de estudos, eu vi os vídeos, fiz um resumo e mudei completamente o meu jeito de estudar.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
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#8
(10-04-2017, 10:43 PM)Libertador Escreveu:
(10-04-2017, 12:43 PM)MenteFantastica Escreveu: Mestre Pierluigi Piazzi é foda, agradeço ao Bean por ter me falado dele uns tempos atrás, desde então venho colocando os ensinos dele em prática e é só sucesso

2

Desde que o Bean sugeriu, no grupo de estudos, eu vi os vídeos, fiz um resumo e mudei completamente o meu jeito de estudar.

Poderia postar o resumo para a galera aproveitar?
Bode velho gosta de Capim Novo.
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#9
(09-04-2017, 06:43 PM)Bean Escreveu: Pier Luigi neles.

Talvez o único educador sério desse país, pena que nossa grande pátria educadora enalteceu Paulo Freire e suas pedagogas com seu desconstrutivismo.

[2]


Pra quem não sabe, Paulo Freire foi um (des)educador brasileiro que recebeu a encarnação de Karl Marx.

Uma de suas belas obras: "Pedagogia do Oprimido".
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#10
(10-04-2017, 11:10 PM)destruidor Escreveu:
(10-04-2017, 10:43 PM)Libertador Escreveu:
(10-04-2017, 12:43 PM)MenteFantastica Escreveu: Mestre Pierluigi Piazzi é foda, agradeço ao Bean por ter me falado dele uns tempos atrás, desde então venho colocando os ensinos dele em prática e é só sucesso

2

Desde que o Bean sugeriu, no grupo de estudos, eu vi os vídeos, fiz um resumo e mudei completamente o meu jeito de estudar.

Poderia postar o resumo para a galera aproveitar?

Posso sim. Vou postar com calma em outro dia, pois eu fiz o resumo de uns 4 ou 5 vídeos diferentes dele, então ficou um resumo caprichado. E eu coloco só as palavras-chave, com poucos conectivos, porque eu entendo os meus resumos pois vejo a palavra e já lembro do contexto envolvido, os outros que lerem provavelmente não vão entender, então preciso alterar um pouco o resumo e acrescentar os conectivos das palavras-chaves para facilitar o entendimento de quem for ler aqui no tópico.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
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#11
(10-04-2017, 11:10 PM)destruidor Escreveu: Poderia postar o resumo para a galera aproveitar?

Sim, claro.

Vou postar o meu resumo dele e de outros vídeos dele que não estão aí.
  • QI se aprende e se aumenta.
  • Burrice ou inteligência se desenvolve. QI médio dos países para ilustrar: Inglaterra (100), Japão (113), Brasil (87). Não é que os japoneses simplesmente nasçam mais inteligentes, mas o sistema de ensino deles é melhor do que o do brasileiro. Então a inteligência deles se desenvolve melhor.
  • Temos milhões de alunos (coletivo e passivo) e pouquíssimos estudantes (Individual e ativo).
  • Estudar é escrever.
  • Escrever ativa várias partes do cérebro.
  • Ninguém está estudando se não estiver sozinho. Não existe grupo de estudos. Estudo é individual, cada um por si.
  • Estudo em grupo só se dá bem quem estiver explicando (o professor)
  • Estudo é ativo, ninguém está estudando se não tiver com uma caneta escrevendo a mão!
  • Escreva tudo que é importante. Finja está escrevendo uma cola pra prova! Surge um poder de síntese que você desconhecia.
  • Sintetize o assunto que está estudando, não apenas copie ou transcreva ou sublinhe.
  • Não existe outra forma de estudar que não seja escrever (digitar não vale)
  • Não estude vendo TV, com computador ligado, porém com música é importante.
  • Estudar utiliza o lado esquerdo do cérebro porém o direito fica parado e atrapalhando, ouvir música o mantém ocupado e permite o lado esquerdo trabalhar sem interrupções do lado direito.
  • A música não pode ter letras que você entenda.
  • Ler em papel é superior a ler em telas luminosas. Retenção no estudo em papel 100%, em telas luminosas 30%.
  • Estude para aprender ( Se estudar só para passar na prova, não vai aprender e nem passar).
  • Não adianta só ter diploma, tem que aprender.
  • Tudo o que se lê, ouve, vê e escuta vai pro sistema límbico, e será descartado a noite durante o sono. A informação só será armazenada se for trabalhada ativamente no mesmo dia! Tem que ser trabalhada no mesmo dia! E assim durante o sono será transferida para o cortex, e o que ficou/estava no sistema límbico será eliminado.
  • Tem que dormir 8 horas por noite.
  • Para aprender uma coisa tem que criar uma rede neural. Quanto mais ligações você tiver no cérebro, mais inteligente ele fica. Portanto, quando você aprende de forma correta, mais inteligente você vai ficar e mais experiências vai poder fazer.
  • Toda informação recebida hoje, presencial ou a distância, devem ser estudadas OBRIGATORIAMENTE hoje, antes que se passe uma noite de sono! (O sistema límbico deleta se não for estudada ativamente no mesmo dia, se estudar, aí passará para o cortex e será armazenada).
  • Aula dada, aula estudada hoje!
  • Aula não foi feita para aprender, e sim para entender (explicar).
  • O cérebro tem um ciclo circadiano, tudo começa e se encerra em 24 horas. É possivel ficar mais inteligente um degrau por dia.
  • Estude "pouco" mas todo dia. Ficará gravado para sempre.
  • Truque: estude intensamente 30 minutos e descanse 10 minutos, até umas 3 horas e meia de estudo e 1 hora de descanso intercalado. Pois a enzima que permite fazer a rede neural se esgota em 40 minutos.
  • Nesses 10 minutos de descanso, beba agua, vá no banheiro, alongamento, só não vale usar facebook ou atividade intelectual.

Tem mais alguns itens importantes no resumo, vou ter que sair agora pro trabalho, mais tarde eu termino de postar tudo.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
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#12
Confrade Libertador tocou em um ótimo item, estudar ouvindo música, vai algumas dicas aí retiradas de uma matéria bastante interessante...

DICA # 1 – NÃO ESCOLHA QUALQUER MÚSICA

Música ajuda a estudar, mas não qualquer uma! Para que a música se torne um estimulante e não uma distração, é preciso escolher as música à dedo!

Então nada de colocar em “músicas aleatórias”. Veja as dicas e escolha a música certa para você.



DICA # 2 – APOSTE NA MÚSICA CLÁSSICA

A música clássica estimula nosso raciocínio lógico e faz com que nosso cérebro lide melhor com matérias que exigem um grande foco e a resolução de problemas. Existem pesquisas que provam que estudantes que escutaram Mozart se saíram melhor do que aqueles que não ouviram nada. É o chamado “Efeito de Mozart”.

Ou seja: Música clássica é comprovadamente boa para o estudo!



DICA # 3 – ACERTE NO RITMO DA MÚSICA

O nível de batidas por minuto (BPM) é essencial para que a música entre em harmonia com os estudos.

Músicas com um BPM mais baixo, como clássica, lounge e deep house, por exemplo, acionam o lado direito do cérebro, responsável pelo raciocínio lógico, relacionado às matérias exatas.

Já músicas mais velozes, como POP e Rock, são melhores para ativar nosso raciocínio criativo e são ideias para matérias de humanas.

Leia mais sobre isso e saiba qual ritmo escolher!



DICA # 4 – MÚSICAS AMBIENTE PODEM SER UMA BOA PEDIDA!

As chamadas músicas lounge, chill, tropical e outras são muito boas para a concentração, uma vez que elas não tem grandes variações e não prendem a nossa atenção. E melhor, você consegue encontrar playlists prontas para ouvir.Heart

Se você gostar da ideia, procure também a trilha sonora dos seus jogos de videogame e PC preferidos. As trilhas dos games são cuidadosamente desenvolvidas para que o jogador consiga ficar concentrado em suas missões por horas! No estudo, elas terão o mesmo efeito de concentração.



DICA # 5 – SONS DA NATUREZA

Eles não são exatamente música, mas os sons da natureza tem a capacidade de não chamar sua atenção e assim te manter absolutamente concentrado em suas tarefas, além de gerar um efeito relaxante em seu subconsciente.

Algumas pessoas não conseguem ficar uma hora ouvindo o som de chuva ou de cachoeiras, mas se você, por outro lado, ama a natureza, essa pode ser a técnica ideal para ajudar seus estudos.



DICA # 6 – MANTENHA O VOLUME SOB CONTROLE

Nunca se esqueça, o fundamental sempre deve ser o estudo. Por isso, mantenha o volume baixo e garante que a música vai ficar em segundo plano e não uma distração.



DICA # 7 – CRIE UMA PLAYLIST

Monte uma Playlist com as suas músicas favoritas. Assim, você não precisa ficar procurando uma música nova sempre que a anterior acaba. Isso diminui significativamente as distrações.

Além disso, é comprovado que as músicas que você mais gosta ajudam o cérebro a trabalhar com maior eficiência.



DICA # 8 – EVITE O RÁDIO E PROPAGANDAS

Tanto o rádio, Spotify e Youtube contam com propagandas entre as músicas. Diálogos e chamadas prejudicam muito a concentração. Então evite ouvir música com propagandas envolvidas. Você deve estar no controle e nada deve te atrapalhar!



DICA # 9 – COMBINE A MÚSICA COM PEQUENAS PAUSAS

Determine as durações das playlists com sabedoria! O ideal é montar listas de 40 a 50 minutos. Dessa forma, faça pausas quando as playlists acabarem. Assim você se lembra de fazer pausas curtas e não procrastinar (link com artigo dicas para não procrastinar).



DICA # 10 – MANTENHA O FOCO

Não se esqueça: Estudar com música é uma delícia e é cientificamente comprovado de que ajuda o rendimento de nosso cérebro. Porém cuidado, pois a música pode facilmente se tornar uma distração.

Mantenha o foco nos estudos e use a música a seu favor.


o link da matéria: http://www.bigcase.com.br/10-dicas-para-...ndo-musica
 

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#13
Continuando o meu resumo dos vídeos do Pierluigi:
  • Você tem que mudar o seu cérebro, não é pegar ele e entupir de informações. É torna-lo cada vez mais rico em ligações, cada vez mais complexo, de maneira que ele fique mais inteligente, portanto as informações serão processadas melhor, mais contextualizadas e principalmente mais rápidas, mais velocidade de raciocínio.
  • Não dá pra subir rápido a escada da inteligência (aumentar a inteligência), é um degrau por dia, 1 dia por vez, porque o cérebro tem um mecanismo de autodefesa para proteger nossa integridade e personalidade.
  • Jogos estratégicos, palavras cruzadas, exercícios mentais, testes não verbais de qi, ajudam a aumentar a inteligência.
  • A principal forma de aumentar a inteligência é a leitura, ninguém aumenta a inteligência sem ler, sem ler muito, sem gostar de ler.
  • A leitura como forma de prazer é fundamental. Leia coisas que goste para fortalecer o hábito e consequentemente a mente.
  • Livro é que nem namorada, se tiver chato, troque.
  • Leitura por prazer não precisa de intervalo, por que você não quer aprender.
  • Não estude concentrado por mais de 4 ou 5 horas por dia.
  • Para aprender um idioma, assista filme com áudio e legenda na língua original e leia livros na língua, mesmo que não entenda muito no inicio. E não use dicionário.
  • Se as aulas que aprendeu hoje caíssem em uma prova amanhã, que cola você prepararia? Prepare uma cola desse nível.
  • Fazer resumos só com palavras-chaves, sem conectivos.
  • Pular de uma matéria para outra depois dos intervalos. 30 minutos por matéria.
  • Pode ler, e depois reler fazendo a cola. Ou já ler fazendo a cola.
  • Canibalização das redes neurais: Você aprendeu uma coisa, criou uma rede neural, se ela não for usada depois de um certo tempo, a rede neural adjacente que está se criando vê um monte de neurônios parados e tomar eles e o assunto acaba esquecido.
  • A revisão deve ser como o estudo: Lápis e papel e sintetizando.
  • Se estuda de noite, revisar a aula ainda de noite antes de dormir.
  • Não precisa revisar as colas, só o ato de escrever e sintetizar já é o fundamental.
  • Escrever demais é perda de tempo, marque só as palavras-chaves.
  • O cérebro humano equivale a 15 mil computadores de última geração.
  • A maneira como você fala determina como você pensa.
  • O estudo pós aula é muito mais importante do que qualquer aula.
  • Os gênios da história eram autodidatas. E os gênios atuais também.
  • TV, facebook e o uso compulsivo da internet emburrecem, imbecilizam 2x mais do que o uso crônico da maconha.
  • Aprenda a fazer, associando teoria e prática. É o melhor jeito de aprender.
  • Ensinar a matéria para os outros usa muito o cérebro e quem ensina aprende muito.
  • Fazer associações entre conceitos diferentes, isso elimina aqueles nichos neurais isolados e facilita evocar o conhecimento quando você precisar.
  • Ter frequência de estudo é mais importante do que ter intensidade de estudo. Ter determinação e disciplina de estudar todo dia.
Pra saber os porquês de cada tópico desses você precisa ver os vídeos, pois eu só coloquei as conclusões das linhas de raciocínio dele, sem contextualizar como ele chegou nesses pontos, porque eu já vi tudo e consigo relembrar pelos tópicos.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
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#14
Músicas que eu gosto de ouvir estudando.

Mozart -
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Vivaldi - 
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Beethoven - Sinfonia nº 9/5
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/

Moonlight
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e esse aqui
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Agora violão basicamente é:

Dilermando Reis
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para mim é melhor do que as músicas clássicas.
Canal do Fabio Lima e as playlist de violão erudito/clássico
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"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
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#15
Este tópico respondeu algumas dúvidas que surgiram enquanto estava estudando.Ao praticar a leitura, me desfocava e pegava pensando em algo supérfluo.

Algum dos confrades já usou protetor auricular ? Ele auxilia bastante em minhas leituras e para dormir


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#16
(11-10-2017, 09:11 PM)Iblack Escreveu: Este tópico respondeu algumas dúvidas que surgiram enquanto estava estudando.Ao praticar a leitura, me desfocava e pegava pensando em algo supérfluo.

Algum dos confrades já usou protetor auricular ? Ele auxilia bastante em minhas leituras e para dormir
Utilizo um fone bluetooth de boa qualidade e coloco um "ruido branco" para rodar enquanto estudo, tentei de tudo, essa é a forma que utilizo atualmente para me concentrar.
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#17
Então, no caso de resistência a estudar sem música, uma boa alternativa pode ser música instrumental mesmo. Lógico que em um volume baixo, o suficiente pra abafar sons de rua, carros, sirenes, e afins, que só contribuem para dispersar o foco.
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#18
Entrevista com o Dr. Terrence Sejnowski.

Seja ativo para aprender; pergunte, desenhe, relacione o conteúdo, faça piada, música, brinque, etc. Faça atividade física. Tenha um bloco de nota para anotar pensamentos importantes. Relaxe, correndo ou caminhando no parque; com a mente em modo difuso.

Um ambiente que estimula é importante; em um experimento com dois ratos; o rato em ambiente rico e estimulante tendo contato com outros ratos teve as conexões neurais bem mais fortes (2 vezes) que o rato em ambiente pouco estimulante, sem contato com outros ratos.
Tenha um ambiente que te estimule, com pessoas que te estimulem, mesmo sendo adulto. Na ausência de ambiente rico a atividade física aumenta o numero de neurônios que nascem e também os que sobrevivem. Olhe para as coisas sobre outro ângulo, outra perspectiva, é um bom exercício; imagine.

É importante resumir e também falar sobre aquilo que aprendemos. É importante relaxar, fique tranquilo. Para obter progresso é necessário passar por um pequeno grau de desconforto; a mudança é desconfortável. No pain, no gain.
 
O que é um bloco de memória?

Blocos: blocos são pedaços compactos de informação.
Na primeira vez que você vê um conceito, talvez ele não faça sentido; como por exemplo: um quebra cabeça misturado. Decorar um fato sem contexto não facilita a aprendizagem. Associar em blocos te ajuda a unir pedaços de informações através do significado.
Quando você presta atenção em algo (memória de trabalho) é como se tivesse um polvo em seu córtex pré-frontal (atrás da testa) movendo seus tentáculos para conectar-se com informações que você possa ter em várias partes do seu cérebro.
 
[Image: BjI6xSr.jpg]
 
Lembres-se, isso é diferente das conexões do modo difuso. Focar sua atenção de forma a ligar partes do cérebro conectando ideias conjuntas é parte importante do modo focado de aprendizagem. É também muitas vezes o que te ajuda a iniciar a criação de um bloco de memória. Quando você está estressado seu polvo da atenção começa a perder a capacidade de fazer algumas daquelas conexões. É por isso que seu cérebro parece não funcionar direito, quando você está irritado, estressado ou com medo.
 
Como formar um chunk? (parte 1)

Ao aprender um esporte, por exemplo, futebol. Você compreende e domina vários “pedaços” das habilidades que você precisa. Cria-se vários blocos neurais que você pode gradualmente uni-los em um grande bloco neural, e juntando mais informação o bloco vai ficando cada vez maior.
Os melhores blocos são aqueles que estão bem enraizados. Você nem precisa pensar conscientemente em conectar os padrões neurais juntos. Quando você aprende uma língua, no começo é difícil, sotaque, etc. Depois você conecta vários miniblocos em frases espontâneas. (lembrar de ter input, antes do output).
Quando você aprende matemática, vê um exemplo de exercício resolvido e tem grande trabalho cognitivo para entender as etapas, isso te ajuda a começar um trabalho através do exemplo. Entender os princípios de um problema e sublinhá-los, entender os princípios antes de resolver os problemas. 1,2,3, etapas.
 
Como formar um chunk? (parte 2)

Foque toda a sua atenção na informação que você quer processar em blocos. Quando você começa a aprender algo; você está criando novos padrões neurais e conectando-os com padrões pré-existentes que estão espalhados por muitas áreas do cérebro.
Depois, o segundo passo é entender a ideia básica daquilo que se quer aprender. O entendimento é como uma super cola que ajuda a manter traços subjacentes de memória juntos. É importante associar, quanto mais conexões melhor. Em matemática é importante saber se você consegue resolver o problema que acha que entendeu. Somente fazendo você cria uma base neural de domínio do assunto. 
Terceiro passo, conheça o contexto ai você saberá não só como, mas quando usar este bloco de memória. Pratique com problemas relacionados e não relacionados. Saberá também quando não usar um bloco de memória. Não adianta ter várias ferramentas e não saber usá-las.
A prática amplia a rede de neurônios conectando seus blocos de memória, fazendo ele sólido e acessível por diferentes caminhos. Aprenda os principais contextos antes, como títulos e figuras.

Ilusões de competência.

Recordar é muito mais produtivo do que ler novamente a matéria. (Jeffrey Karpicke)
Depois de ler, simplesmente olhe para o lado e veja o que consegue lembrar. O processo de recordar é muito poderoso. Desenhar blocos conceituais não é mais eficiente do que lembrar; no inicio de um aprendizado. Desenhar conceitos sem ter uma base sólida, é como querer aprender estratégias avançadas do xadrez, antes de aprender os movimentos das peças.
Reler textos se torna eficaz quando se deixa passar tempo entre as leituras, então torna-se um exercício de repetição espaçada. Conforme for aprendendo aumente o tempo (dias) entre as repetições.
Existem mais ou menos 4 espaços na memória de trabalho. Quando se aprende algo pela primeira vez, toda sua memória de trabalho está envolvida no processo. Conforme você transforma o conceito em um bloco, sentirá que o bloco se liga com mais facilidade em sua mente, menos esforço com o conceito, já que ele está agora em um bloco. Como o conceito está agora em bloco, ele ocupa só 1 espaço na memória de trabalho.
Por isso é ilusão ver alguém fazendo e achar que você também sabe, você só sabe se tiver uma estrutura dentro do seu cérebro. Se não existem conexões neurais sobre o assunto no seu cérebro, então você não sabe.
A informação tem que persistir na sua memória se quer dominar a matéria bem para ir bem nos testes, e para pensar criativamente sobre ela. Sublinhe pouco, uma frase por parágrafo no máximo. Por outro lado escrever frases ou palavras chave que sintetizam conceitos chave é uma boa (na margem).
Isso prova que passar muito tempo com uma matéria não quer dizer que está aprendendo; isso é ilusão de competência. Estude do modo correto e eficaz.
Repito; recordar é uma ferramenta poderosa! Pare e relembre tudo que aprendeu com esse texto. Não vale olhar!
 
O que motiva?

Quando algo interessa é fácil aprender. E por quê? Aposto que você lembra de vários nomes de pokémons.
Os neurônios de acetilcolina formam ligações neuromodulatórias com o córtex que são particularmente importantes para aprendizagem focada, quando está prestando a maior atenção.
Esses neurônios de acetilcolina projetam-se amplamente e ativam circuitos que controlam a plasticidade sináptica. Conduzindo a uma nova memória à longo prazo. Neuromoduladores também tem um impacto profundo no seu inconsciente. Uma das maiores descobertas sobre o cérebro é que a nosso motivação é controlada por uma substância química chamada dopamina. A qual encontra-se num pequeno conjunto de neurônios no nosso tronco cerebral.
Esses neurônios de dopamina são parte de um grande sistema do cérebro que controla a aprendizagem recompensada; e em particular, nos gânglios basais.

A dopamina é liberada por esses neurônios quando é recebida uma gratificação inesperada. Os sinais de dopamina se projetam em larga escala e tem um efeito muito poderoso de aprendizagem. E isto é algo que afeta a tomada de decisões. E até mesmo o valor das entradas sensoriais.
A dopamina está encarregada de prever recompensas futuras, e não apenas a recompensa imediata. Isto pode motivá-lo a fazer alguma coisa que pode não ser gratificante neste momento, mas que levará a uma gratificação muito melhor no futuro.
As drogas aditivas aumentam artificialmente a atividade da dopamina e enganam o cérebro, levando-o a pensar que acabou de acontecer algo maravilhoso. De fato, aconteceu o oposto. Isto leva à ânsia e à dependência, que podem sequestrar seu livre arbítrio e pode motivar ações que são prejudiciais para você.
A perda de neurônios de dopamina conduz a uma falta de motivação. E uma coisa chamada anedonia, que é uma perda de interesse por coisas que já deram prazer. Uma perda grave de neurônios de dopamina provoca tremor em repouso, lentidão rigidez, isto é chamado de doença de Parkinson. Em ultima instância leva à catatonia, uma falta completa de movimento.
Os neurônios de dopamina são parte da parte inconsciente do seu cérebro. Quando promete premiar a si próprio depois de uma sessão de estudo, você está mexendo com o seu sistema de dopamina.
A serotonina é o terceiro neuromodulador do sistema difuso que afeta fortemente a sua vida social. Em grupos de macacos, o macho alfa tem o maior nível de atividade de serotonina e o macho com posição mais baixa tem o nível mais baixo. Prozac, que é prescrito para depressão clinica, aumenta o nível de atividade da serotonina.
O nível de serotonina também está intimamente ligado aos comportamentos de risco, com um risco mais elevado em macacos com serotonina baixa, explico: serotonina baixa está relacionada à depressão em humanos, estados psiquiátricos perturbadores, podendo levar ao descontrole e ao crime, assassinato.

Os presos por crimes violentos tem alguns dos níveis mais baixos de serotonina da sociedade.
As emoções afetam fortemente a aprendizagem. Pensava-se antes que a emoção estava separada da cognição, mas investigações recentes provaram que as emoções estão interligadas com a percepção e com a atenção e interagem com a aprendizagem e a memória.
A amígdala, aninhada na base do cérebro, é um dos centros mais importantes onde a cognição e a emoção são integrados de forma eficaz. A amígdala é parte do sistema límbico que, conjuntamente com o hipocampo está envolvida no processo de memória e tomada de decisão assim como na regulação das reações emocionais. Você vai desejar manter sua amígdala feliz para se tornar um estudante eficaz.
As emoções e seus sistemas neuromoduladores são mais lentos que a percepção e ação, mas não são menos importantes para a aprendizagem de sucesso.

O valor de uma biblioteca de blocos de memória.

O que as pessoas fazem para se especializar e aumentar seus conhecimentos é aumentar gradualmente o numero dos blocos de memória em sua mente. Valiosos blocos de informação que eles podem juntar de modos novos e criativos. Os mestres do xadrez, por exemplo, conseguem acessar facilmente milhares de padrões do enxadrismo. Músicos, linguistas e cientistas conseguem fazer o mesmo em suas próprias disciplinas.
Quanto maior a biblioteca de blocos de memória, melhor. Um bloco de memória te ajuda também a aprender novos conceitos.
Existem dois modos de entender alguma coisa. Primeiro, o raciocínio sequencial, passo à passo. Segundo, através de uma intuição mais holística. O pensamento sequencial, no qual cada pequeno passo conduz deliberadamente a uma solução, requer o modo focado.
A intuição, por outro lado, parece muitas vezes requerer o modo difuso criativo que liga vários pensamentos do modo focado aparentemente distintos. Problemas e conceitos mais difíceis são entendidos graças à intuição, pois essas novas ideias ficam fora daquilo que você já conhece bem.

Pense que o jeito meio aleatório como o modo difuso faz conexões significa que as soluções que ele fornece devem ser conferidas cuidadosamente usando o modo focado. Nem todas as percepções intuitivas são corretas. Você pode pensar que há tantos problemas e conceitos em uma única seção ou capítulo do que está estudando que é impossível aprender tudo.
É aqui que a lei da sorte entra em cena. Dona sorte favorece aquele que tenta. Simplesmente se concentre na seção que estiver estudando e descobrirá que, assim que puser o primeiro problema ou conceito na sua biblioteca mental, seja qual for, o segundo conceito virá mais facilmente.
Aprendizado deliberado é quando reforçamos algo que achamos difícil.
Transferência é quando os blocos de memória nos ajudam a entender novos processos.

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O modo difuso liga dois blocos (assuntos) diferentes, nos ajudando a entender conceitos.
 
Sobreaprendizagem, engasgo, efeito Einstellung e intercalação.

Sobreaprendizagem é o nome dado ao ato de estudar um assunto após dominá-lo. Isso produz automatismo que pode ajudá-lo no tênis, ou tocar piano, ou em um discurso quando está nervoso. Um orador experiente pratica por volta de 70 horas para uma palestra. Automatismo pode ser útil em um momento de nervosismo.
Mas é importante ter cuidado com aprendizagem por repetição durante uma única sessão. Investigações demonstram que pode ser perda de tempo ficar martelando uma mesma ideia após já ter compreendido o conceito chave. Ficar martelando nãofortalece as conexões de memória à longo prazo. Pior ainda, focar em uma única técnica é como aprender carpintaria e usar somente o martelo.
Repetir o que está aprendendo é muitas vezes valioso. Pode fortalecer e aprofundar seus padrões neurais organizados. Mas cuidado! Repetir algo que já domina é fácil. Pode te levar a uma ilusão de competência. Concentre-se naquilo que acha mais difícil. Essa concentração na parte mais difícil é chamada de prática deliberada. É isso que diferencia um bom estudante de um ótimo estudante.
Isso se relaciona com o conceito Einstellung ( palavra alemã “instalação”) (instalação de obstáculo no caso) ( Eu vejo esse conceito como um corredor que corre em uma pista circular de atletismo, após correr muitas vezes ele faz um buraco no chão, por onde passou; como nos desenhos animados).

O conceito já formado, a rede neural já formada; pode evitar que um novo conceito seja encontrado.
Dominar um assunto é aprender como e quando utilizar blocos de aprendizagem diferentes. Alterne o estudo de problemas que requerem diferentes técnicas, isso se chama intercalação. Tente perceber porque se utiliza uma técnica e outras vezes, se utiliza outra técnica. Você pode alternar problemas de diferentes capítulos ou matérias, resolvendo tudo aleatório, isso fará a aprendizagem parecer mais difícil, mas na verdade isso esta te ajudando. Intercalar é importante.
Quando intercala um assunto ou disciplina começas a desenvolver o poder da criatividade nessa disciplina. O filosofo Thomas Kuhn descobriu que as mudanças de paradigmas na ciência são produzidas por pessoas de áreas diferentes.
 
Chuking ou associação em blocos.

Blocos de memória são pedaços de informações que estão ligados pelo uso e geralmente pelo significado. Você pode encaixá-lo como um CD no espaço de sua memória de trabalho. Blocos de memória são melhor construídos com foco, atenção não dividida e compreensão da ideia básica.
Só lembrar sem olhar na pagina, é uma das melhores formas de construir associação em blocos. Independente do lugar que você está, lembre, recorde.
Transferência é a ideia de que um bloco de memória que você já dominou em uma área pode ajudá-lo a aprender sobre blocos de memória em outras áreas.
Intercale sua aprendizagem para gerar flexibilidade; que é muito importante para se tornar um especialista n o assunto.
Ilusões de competência: saiba quando você está aprendendo. Faça testes com frequência. Pratique o que você acha mais difícil para ter total domínio do assunto.

Einstellung; pode ser traduzido como mecanização; é quando um padrão neural desenvolvido impede que você encontre uma solução melhor. Ou impede você de ser flexível.
Obs: Minha dica pessoal é simplesmente; aprenda. Quando ficar fácil, vá para algo mais difícil, não fique “martelando” conteúdo já aprendido. Siga as técnicas aqui descritas.
 
Entrevista Dr. Norman Fortenberry.

O que funcionou no ensino médio não funcionará na faculdade. Até o ensino médio espera-se que o aluno aprenda sozinho. Na faculdade que haja como um grupo, procurando os recursos que necessita em outras pessoas; é importante ter um time.
Obs: Minha opinião: De qualquer forma network é importante.
Principalmente em engenharia. Achar um time que leva os estudos a serio. Se você entrou em um curso concorrido você é brilhante; e está junto de pessoas brilhantes. Apoie e receba apoio.

O objetivo é aprender cada aula. Faça atividade física, assista desenhos, desenhos estranhos, desenhos bobos, programas engraçados. Desligar o modo focado, ou seja, relaxar trabalha o modo difuso, isso é muito importante para a aprendizagem.
Trabalhe áreas diferentes do cérebro, escreva à mão, fale, soletre, faça piada, etc. Ative várias áreas cerebrais sobre o assunto e conecte-as interligue-as; desenhe. Ensine, ensinar é uma das melhores maneiras de aprender.

Entrevista com Scott Young.

Escreva como se estivesse explicando para alguém, pode falar também. Transforme os exemplos em algo vivo. A mente não lida muito bem com coisas abstratas. Faça isso usando analogias. O que é voltagem? Voltagem é como altura (gravidade). Fios de alta voltagem são como canos que estão mais altos que outros canos. A água corre para baixo, quando a energia cai de um nível alto para um nível mais baixo, isso fornece muito mais energia porque está caindo. Essa metáfora me ajudou, pois é concreta e bastante precisa.
Invista tempo para aprender aquilo que não sabe; todos são capazes. “Quero aprender isso em um mês” Isso faz a aprendizagem se tornar motivadora; é algo legal que você quer fazer. Um desafio concreto.
O Scott Young tinha o objetivo de aprender línguas em 3 meses, foi para a Coréia, estudou de 3 à 4 horas por dia de coreano.
O exercício físico é de longe mais potente que qualquer droga para se aprender melhor.
 
Destravando o seu potencial.

Às vezes coisas que antes eram claras podem parecer confusas.  Isso acontece quando sua mente está reconstruindo seu entendimento, construindo uma fundação mais sólida.
No caso dos que aprendem línguas, perceberão que o idioma estrangeiro (aprendido) parecerá incompreensível. Isso significa que sua mente está lidando profundamente com a matéria; é um fenômeno natural. Depois disso seu conhecimento dará um passo adiante.
Você usa o que está dentro do cérebro. O seu cérebro está organizando a matéria.

Zombies por toda parte.

A primeira vez que você tira o carro da garagem, você recebe um monte de informação. Depois que aprendeu é só fazer; o mesmo é quando aprendemos a andar de bicicleta. O modo zumbi é útil.

Surf é a onda: processo versus produto.

O modo de não procrastinar segundo pesquisas com pessoas que não procrastinam. Elas dizem para si mesmas: “Pare de perder tempo e vai logo!” Foque no processo e não no produto. Se eu fizer tudo certo isso significa que eu já consegui alcançar o meu objetivo no futuro, neste mesmo espaço-tempo. É um processo diário, pense nisso, é cada dia, cada hora, cada segundo. Se você pensar que seu projeto durará anos, então você desanima. Você tem que viver cada segundo, então viva cada segundo construindo o seu projeto e cuidando da sua saúde física e mental, para que você esteja apto à continuar trabalhando no seu projeto. Lembre-se o modo difuso é muito importante.
O modo zumbi te ajuda se você focar no processo, fazer isso por 25 minutos (método pomodoro) então você evita perguntas como : “Estou perto de acabar a tarefa?” Você só relaxa e faz, sem pensar na tarefa feita; pensando somente no processo, fica mais fácil.

Aproveitando os zumbis para ajudá-lo.

Evitar a procrastinação. O truque para anular um hábito é procurar mudar sua reação a uma sugestão. Desligue o celular, fique longe da internet e da TV. Quando começar uma tarefa, saiba quando vai pará-la. Isso deixa a estrada livre e seu cérebro sabe aonde ir. Estudarei até terminar isso, ou X minutos; ou até me cansar. E lembre-se do prêmio, terminou hoje; passou medicina; vá logo, não perca tempo!
Ter recompensa, nem que seja se sentir bem, nem que seja se dar um “tapinha nas costas”, é importante. Quando o seu cérebro espera uma recompensa é que os hábitos mudam. Leva talvez uma semana para conseguir fazer “pomodoro” ter atenção. Mas quanto melhor você faz algo, mais prazeroso esse algo se torna. O mais importante é a crença, é acreditar que consegue.

Fazendo malabarismo com a vida e aprendendo.

Escreva uma lista de tarefas diárias, na noite anterior ao dia de fazê-las; estudos mostram que o inconsciente ajuda a resolver isso. Lembre-se que é importante relaxar, aqueles que se divertem e também trabalham duro vão mais longe do que aqueles que correm sem parar.
Lembre-se que o modo difuso também é importante. Use o modo difuso para ficar parado sem fazer nada, meditar, fazer atividade física, limpar a casa, levar o cachorro para passear, você não precisa ficar sentado na frente da TV.

Resumo adiamento (procrastinação).

Aprender envolve construir peça a peça, dia a dia. Por isso evitar a procrastinação é importante. Planejamento comprometa-se com rotinas e atividades. Ao terminar de ler um texto, pare e lembre dos conceitos chaves.
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
#19
Mergulhando fundo na memória.
Memória visual é forte; foi desenvolvida evolucionariamente. Você consegue lembrar dos cômodos e móveis de uma casa que entrou pela primeira vez. Use a memória visual.
Fantástica, mula, aérea = F = m.a

Imagine uma mula pulando de paraquedas.
Sinta o que a mula sente, sinta o vento no rosto, a sensação de estar em queda livre, etc. Quanto mais engraçada e fantástica melhor. Visualize e desenhe. Pronto sua memória visual é fantástica!
A repetição é importante! Cuidado com os vampiros metabólicos. Repetição é um pouco todo dia, lembre-se! Escreva e fale sobre o que está aprendendo. Revise antes de dormir.


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O que é memória de longa duração?


Sem o hipocampo não é possível armazenar novas memórias no córtex, um processo chamado consolidação de memória, que pode levar vários anos.
Um homem que teve o hipocampo retirado por cirurgia, pode conversar com você, mas se você ficar um tempo fora da sala de aula e voltar ele não se lembrará de você e nem da conversa. Esse homem, chamaremos ele de H, H não lembrava direito de acontecimentos anos antes de sua operação, mas ele conseguia lembrar de sua infância.

As memórias não são fixas, mas partes vivas do cérebro que respiram e que estão mudando sempre. Toda vez que você recorda uma memória, ela muda, um processo chamado de reconsolidação. É mesmo possível implantar falsas memórias, que não se conseguem distinguir das verdadeiras apenas por sugerir e imaginar, especialmente em crianças com imaginação vívida.

Lembrando; consolidação é formar uma memória, e reconsolidação é alterar a memória já formada.
Tanto a consolidação, como a reconsolidação, também acontecem durante o sono. Nossas memórias estão ligadas umas às outras; conforme aprendemos coisas novas as antigas memórias também mudam.
Por isso é mais eficaz espaçar a aprendizagem ao longo do tempo, em vez de aprender tudo de uma vez. Ao estudar um conteúdo, vai retê-lo mais estudando um pouco por dia durante um semestre, do que estudando muito por dia durante um mês. É por isso que pessoas demoram muito tempo para passar em concursos. Elas se esquecem do que aprenderam e tem que estudar tudo novamente; se elas tem que aprender uma quantidade enorme de informações, então elas tem que ter em mente que o objetivo não é aprender, mas se lembrar daquilo que aprenderam daqui mais ou menos uns 4 anos. É claro que se não existe prática, um pouco do conhecimento será esquecido, mas é pouca coisa; caso você tenha estudado de forma correta.
Adicionalmente aos neurônios, o cérebro tem diferentes tipos de células de apoio chamadas de células glias. Os astrócitos são as células glias mais abundantes no cérebro humano. Os astrócitos fornecem nutrientes aos neurônios; eles estão envolvidos nas reparações que ocorre após a lesão.

Entrevista com o Dr. Robert Gamache, um cientista bilíngue ganhador de prêmios.

Ele fala Francês e inglês; quando vai para a França demora uns 3 dias para falar fluentemente. Quando volta para os Estados Unidos acontece a mesma coisa. Depois de 3 dias ele não precisa mais ficar procurando as palavras, ele consegue falar sem esforço, de forma fluente. Então ele diz que é porque após esses 3 dias o idioma está ativo no cérebro, não precisa procurá-lo. Por isso ele diz para estudarmos as matérias todos os dias, nem que for 15 minutos; assim a matéria vai “estar ativa no cérebro”, e não será preciso procurá-la.

Entrevista com um matemático.

Não consegue resolver? Dê uma volta, o sistema difuso vai resolvê-lo. Por isso fazer perguntas sobre o texto ou assunto, mesmo sendo exatas é importantíssimo, pois só existem dois meios de se melhorar a conexão neural da memória de longo prazo; é relembrar e responder questões.
Como não podemos lembrar, ou seja, não podemos recitar tudo que aprendemos; então as perguntas se fazem muito necessárias. Trata-se de ver além do óbvio, quando você estuda um assunto pela primeira vez, tenha em mente que a primeira impressão que tem do assunto é superficial, você deve comparar o assunto, olhar por outros ângulos, pensar fora da caixa e responder questões, para que você consiga abordar o assunto de uma forma complexa. No caso, voltar a ser uma criança curiosa e perguntar o sentido de cada pequeno pedaço do assunto será benéfico. Caso não consiga responder, resolva o assunto, aborde o assunto como um todo, resolvendo problemas, depois analise especificamente pequenas partes, para aprender mais.

As questões nos alertam sobre ilusões de competência, e se erramos alguma questão, podemos corrigir, recebendo um novo input, aumentando assim o nosso conhecimento (bloco de memória).
Crie uma metáfora viva ou uma analogia. Quanto mais visual melhor, exemplo: O formato de bota da Itália. Pode ser útil pensar que você é um conceito.

Não é necessária a inveja dos gênios.

Quando um jogador de futebol pensa em cobrar uma falta, com um só pensamento ele faz isso, “um só pensamento” inicia a atividade; pois tudo está em um bloco de memória. Após resolver várias vezes os exercícios de uma matéria, você saberá coisas de forma automática. Isso é ótimo, pois o seu cérebro construiu os padrões de significado ao invés de aceitar o que alguém te disse; ou seja, você terá um bloco de memória muito mais complexo, pois ele fará sentido para você. As pessoas aprendem tentando dar sentido ao que aprenderam.

Ser mais inteligente equivale a ter uma memória de trabalho maior. Sua mente poderá assimilar 9 coisas ao invés de 4. Mas você será menos criativo, por causa do Einstellung. Se você se distrai facilmente e não consegue reter várias coisas de uma só vez na sua mente, você é criativo. Ter uma memória de trabalho um pouco menor significa generalizar a aprendizagem de maneira criativa. A memória de trabalho cresce a partir das habilidades do córtex pré-frontal.
 
Obs: Claro leitor, eu, autor do blog diário do Roberto wordpress; digo que é importante lembrarmos que podemos aumentar o nosso QI, as nossas várias inteligências e a nossa criatividade, o cérebro é uma “maquina” fantástica, capaz de aprender tudo. Quanto mais coisas colocamos dentro do nosso cérebro, é certo que ele ficará mais potente. Entra aí, uma lei do universo; chamada de lei do trabalho.  Se exercitamos um trabalho, ou seja, uma atividade, então, nos tornamos bons naquilo. Atrofiamos uma habilidade se não trabalharmos ela.

Mude seus pensamentos, mude sua vida.

A ligação entre intenção e a área de controle do cérebro só se desenvolve aos 20 e poucos anos em algumas pessoas. Isso explica porque os adolescentes são impulsivos. Quando você usa as redes neurais você as cobre com mielina. Em outras palavras; o estudo ajuda a controlar comportamentos.

Como destravar o seu potencial. O valor do trabalho em equipe.

Pessoas com derrame do lado direito do cérebro conseguem fazer cálculos, mas não tem visão ampla. Podem fazer a conta, e se a circunferência da Terra tiver 800 metros, isso não os incomoda. Por isso é bom ler as respostas depois, assim o seu cérebro vê as coisas de modo amplo.
Você é a pessoas que melhor consegue enganar a si mesmo; por isso é importante trabalhar em equipe; assim você saberá onde seu pensamento se perdeu na hora da resolução da questão. E explicar aos outros ajuda no nosso entendimento; sem mencionar o network.

Além disso, podemos receber dicas de cursos ou empregos.
Os grupos de estudo devem focar na aprendizagem. Se perceber que os membros não leram o material e que as conversas mudam de assunto; procure outro grupo de estudo; não é um encontro social; por isso os nerds são bacanas. Saiba diferenciar um encontro social de um grupo de estudo.

Técnica do “comece difícil e pule para o fácil”.

Leia a prova, comece pelo problema mais difícil, se não conseguiu resolvê-lo até no máximo entre 1 e 2 minutos; então pule para o fácil e vá até onde der ou resolva-o; então tente progredir no exercício difícil e depois pule para o fácil e assim sucessivamente.
Isso evita o Einstellung. E faz o modo difuso trabalhar no problema difícil enquanto você resolve o problema fácil. Se travar por 1 ou 2 minutos em um problema use essa técnica.

Na hora do teste pense “essa prova me deixou entusiasmado para fazer o meu melhor!”. Meditar respirar fundo todos os dias diminui o cortisol, caso você esteja estressado. Tente achar a resposta primeiro, antes de olhar as múltiplas escolhas. No dia anterior da prova, relaxe, não gaste os seus “músculos mentais” eles serão exigidos na hora da prova. Ao revisar, veja as questões em ordem decrescente, assim seu cérebro poderá pensar diferente. Quando estiver estudando, deixe para revisar as suas respostas quando estiver descansado.

10 regras do bom estudo.

1-     Relembre após ler um texto. No caminho para algum lugar, na fila do banco, em outro ambiente, quando estiver cagando. Relembre aquilo que estudou.
 
2-     Teste a si mesmo. Em tudo. Cartões de anotações, provas, etc.
 
3-     Divida seus problemas. Resolva cada parte do problema. Certifique-se de poder resolvê-lo todo junto. Como se fossem partes de uma musica que quer aprender. Enumere todos os passos para a resolução de um problema de matemática, por exemplo; se você sabe os passos enumerados, então fica fácil, o resto é só a resolução das equações e da aritmética.
 
4-     Faça repetições espaçadas um pouco a cada dia como um atleta.
 
5-     Altere diferentes técnicas de resolução de problemas em sua prática. Se usar uma só técnica, estará apenas imitando o que fez no exercício anterior. Misture e trabalhe diferentes tipos de problemas. Isso ensina como e quando usar a técnica. Saiba por que cometeu cada erro, volte e solucione o problema.
 
6-     Faça pausas. É comum não entender matemática na primeira vez que estuda. Faça uma pausa e deixe o sistema difuso trabalhar. Um pouco de estudo todo dia.
 
7-     Use questionamentos explicativos e analogias simples. Como explicar isso para uma criança de 10 anos? Isso ajuda muito, simplifique, explique para si mesmo.
 
8-     Foco. Estude focado por um determinado tempo. Entra aqui o método pomodoro.
 
9-     Comece pelo mais difícil. Faça o mais difícil no começo do dia, quando você está revigorado.
 
10-  Faça uma comparação mental. Onde suas ações te levarão! Onde seus estudos irão levá-lo! Lembre-se do seu sonho!
 
Entrevista Dr. Richard Felder.

Monte os problemas; passo 1, 2, e 3. Se você conseguir fazer isso você resolveu o problema. Só falta a aritmética, só falta fazer a conta, então pule para o próximo problema, com isso você ficará ótimo em resolver problemas! Veja o macro primeiro, e não os detalhes.

Faça parte de um grupo de estudo onde alguém é mais inteligente que você.
Quando comecei a dar aula percebi que não sabia tão profundamente como achava. Ter que explicar faz a gente aprender muito. Tento explicar de forma clara conceitos difíceis. Você só sabe quando faz, só sabe quando existem conexões neurais sobre o assunto dentro do seu cérebro. Resolva um exercício antigo sem olhar na solução.

Estudar é olhar um texto e pensar, o que o professor poderia me perguntar sobre isso? Então elabore questões.
A síndrome do impostor é como um disco tocando... “olha essas pessoas, esses alunos são geniais, eles respondem as perguntas, conseguem responder a todos os exercícios; já eu sou burro, não estou no mesmo nível, todos pensam que sou bom, mas não sou e na próxima prova vai acontecer algo terrível! Sedo ou tarde serei desmascarado, sou um impostor!”
Então o aluno escuta o disco de novo.
Isso acontece com vários alunos é comum, até que eles percebem que estão dando um golpe em si mesmos.

Dificuldade de terminar: Se tenho que escrever 25 paginas, isso se tornar uma montanha; mas se escrevo apenas 2 consigo realizar; posso também pegar 30 minutos do meu dia para escrever um livro, até ele ficar pronto; é só tornar a tarefa fácil; que o livro sai, mas tem que ser todo dia para lembrar onde eu parei. Isso é eficiência no tempo.

Escritor John G. Maguire.

Sobre a importância de colocar objetos na sua escrita.
Seja real desça a escada até o concreto, use verbos de ação e faça algo acontecer na pagina; coloque pessoas e dê nome a elas; use palavras curtas e orações curtas. Seja claro, apenas isso. Escrever é ter ideias, não pare com as ideias, continue; quando terminar, então corrija o texto.

Leia quem você admira. Você não precisa ser um especialista para escrever, só tem que ser claro. Pergunte a si mesmo: “o que estou tentando dizer?” “E disse isso claramente?” “O que eu não devo deixar de fora?”
Faça um pequeno teste em cada sessão de estudo; lembrar ou responder questões.

Aprendendo a aprender; revisando e esclarecendo.

A aprendizagem de matemática também usa o modo difuso. Pense também com o lado direito do cérebro, altere entre os dois hemisférios. Veja de um modo amplo o problema. Mas também resolva o problema por etapas, 1, 2, e 3; use as duas abordagens.
Evite fazer muitos cursos ao mesmo tempo. Não caia na tentação de querer acompanhar os outros. Aprender lentamente pode fazer você aprender de maneira mais profunda que os seus colegas de pensamento rápido.

Modo difuso: não deixe as coisas paradas por mais de 24 horas, ou o modo difuso vai resolver o problema, porém não vai conseguir passá-lo para o modo focado. Por isso, sempre revise o conteúdo antes de dormir.
É preciso acessar algumas vezes a informação que está na memória de longo prazo; para que o cérebro conheça o caminho e fique fácil de achar a informação. Para colocar algo na memória de longo prazo use a técnica da repetição espaçada; é eficiente (um pouco todo dia, lembre; então vá revendo a matéria a cada dois dias, três dias, quatro dias, um mês, etc. As provas são um modo de rever a matéria já estudada e avaliar o seu conhecimento; sempre alterne as questões da prova; elas devem estar alternadas em matérias diferentes, e semestres diferentes).

De tempo para o modo difuso trabalhar, o descanso é importante. Cumprir pequenos objetivos faz a dopamina aumentar, por isso tenha o objetivo de estudar x minutos ou terminar algo; então sua dopamina aumentará. Método pomodoro. Os objetivos devem ser fáceis de alcançar.
No estudo da matemática é importante saber os passos 1, 2, e 3 na resolução dos problemas. Mas não é para decorá-los; o mais importante é entender a razão da sequencia dos passos. Entenda o problema como se estivesse a explicar os detalhes para alguém.

Exercícios resolvidos é como se você andasse com um guia do seu lado, ensinando o caminho; você presta atenção no caminho; até conseguir ir sozinho.

Para criar um bloco de memória.

1-     Foco. Atenção concentrada.
2-     Entender o conceito chave, visão global do assunto.
3-     Entender o contexto; saber quando usar o bloco de memória, usando o bloco com exercícios relacionados e não relacionados. Para aprender não somente quando usar o bloco; mas também quando não usá-lo. Ou seja, aprenda como usar um bloco e quando usá-lo; e quando não usá-lo.

Em matemática é comum o aluno errar um exercício, por fazer uma conta que não tem nada a ver com o assunto. Ou então, resolver o problema de forma correta, mas usando um caminho muito longo, quando poderia ter usado um caminho curto e simples. Por isso, é importante saber quando usar e quando não usar um bloco de memória; e também entender os passos de um problema antes de resolvê-lo, pois resolver é fácil, é só aritmética, é só fazer a conta. Para entender quais passos você deverá fazer para resolver um problema, você terá que identificar qual bloco de memória resolve qual etapa e selecionar a sequência de blocos mais rápida para se conseguir resolver o problema com eficiência.

Você se concentra em um assunto, você usa o sistema focado. Na hora que você está descansando o sistema difuso trabalha no assunto que você se concentrou, quando você voltar para trabalhar no problema, será mais fácil entendê-lo.
Se você não entende um método, vá para internet e leia sobre o inventor, porque ele inventou o método e para quê ele é usado; talvez isso te dê uma ideia básica do assunto.

Comparar, ver por vários ângulos, ver de modo amplo, relembrar, ver por etapas, escrever sobre, falar sobre, ler sobre, ler outro texto sobre o mesmo assunto; tudo isso ajuda a criar um bloco de memória sólido.
No inicio estude todo dia um assunto para que o bloco se fortaleça. Caso fique dias sem ver o conteúdo o bloco vai enfraquecer ou até sumir. Utilize a repetição espaçada.
Você pode pegar vários exercícios e listar os passos para sua resolução.

Sobreaprendizagem; não adianta resolver vários problemas do mesmo assunto, se já entendeu a matéria. Você tem várias matérias para estudar, estude um pouco todo dia. Após entender “x”, volte a “x” no dia seguinte. Resolva “x” e outro problema da matéria “x”. Toda aula deve ser revisada antes de dormir. Aula dada é aula estudada hoje!


[Image: 2hqS91u.jpg]

A imagem simboliza as conexões compactas que se formam quando você transforma um conceito ou técnica em um bloco de memória. Os neurônios que disparam juntos permanecem juntos. A imagem à direita mostra o mesmo padrão na máquina de pinball que simboliza sua mente. É fácil trazer à mente um traço de memória como esse quando você precisa dele.

Evite imitar soluções.


É comum o aluno fazer 10 problemas idênticos no dever de casa, após o terceiro problema ele não está mais pensando; está só imitando aquilo que já fez. O aluno deve resolver problemas do item 9 depois do item 8, e um do item 7. Assim ele estará “mudando de marcha” da mesma forma que faria na prova; é a famosa intercalação.  Após resolver um problema, pergunte: “como eu saberia resolver isso, se caísse na prova?”
Contar aos outros aquilo que você está aprendendo ajuda a lembrá-lo do assunto e simplificar o assunto.

Otimizar o tempo.

Obtenha copia dos planos de estudo com seus professores e comesse a estudar o capitulo; duas a três semanas antes.
1-     Leia as provas simuladas antes de fazê-las.
2-     Assista a aula e faça anotações, leia o livro também se necessário. Assistir a aula geralmente é mais eficaz que ler o livro (tempo).
3-     Fazer exercícios resolvidos.

Após cada pagina lida. Pare e relembre o que leu, não vale olhar.
“Efeito prova” é o nome que se dá ao melhoramento dos blocos de memória após a prova, eles se tornam mais complexos, com um conhecimento mais profundo. Estou dizendo que as provas melhoram muito o seu conhecimento, faça muitas provas.

Aprenda os conceitos chave de uma pagina, só depois disso, vá para outra pagina.
Se você levantar às 4 horas da manhã pensando em como está cansado, isso será ruim. Mas se pensar em como o café da manhã será saboroso, isso será bom. Coloque bons pensamentos na sua cabeça, isso vai ajudá-lo. Saiba o que fazer após acordar, para não perder tempo pela manhã, para não procrastinar.
Transforme prazos distantes em prazos diários, em atividades diárias.
Especialistas em matemática demoram 45 segundos para começarem a resolver um problema; enquanto iniciantes demoram 30 segundos. Especialistas percebem que limões são frutas e brócolis são vegetais; enquanto iniciantes dizem que brócolis são árvores pequenas e limões são claramente ovos. Estou querendo dizer que existe uma grande sabedoria na identificação do problema. Especialistas sabem identificar os blocos de memória que devem usar para resolver os problemas de forma eficiente. Enquanto os iniciantes começam a resolver o problema tendo uma ideia vaga sobre o assunto, não sabem para onde estão indo, apenas fazem contas como “loucos”.

Use todos os sentidos para aprender.
Pensar não é nada mais do que falar consigo mesmo. Pense em uma porta. Como falou para si mesmo sobre a porta? Existem pensamentos visuais e não somente verbais.
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
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#20
Acabei de assistir um video desse Pierluigi Piazzi e achei sensacional. Notei que já vinha desenvolvendo a técnica de ler algo e escrever e consegui absorver melhor o conteúdo. Antes pegava apenas um livro de filosofia, lia 3 vezes o mesmo capítulo e mal conseguia aprender, escrevendo o quadro mudou e ainda consigo consultar minhas anotações para tirar dúvidas. Muito bom mesmo! Acompanharei o restante do material que o pessoal compartilhou e contribuirei no que for possível. Estudar é um dos hobbies que me faz mais ser útil quando não estou trabalhando.
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