Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
diabetes como controlar/dietas etc
#1
Recentemente meu pai e meu primo foram diagnosticados com pré diabetes. Meu pai é velho, e tendo uma dieta comum, comendo pão, arroz branco, café com açúcar e etc, em algum momento ele iria apresentar algum quadro de diabetes (que é visto como doença de velho). Já no caso do meu primo acho que é genético mesmo, somando a isso o fato que ele bebe refrigerante come doce etc.

Tenho total desprezo pelos nutricionistas, a maioria é tudo menininha que decora tudo e sai por aí cagando regra. Mas eu pelo menos TINHA respeito pelos médicos. Porém, o médico disse para o meu pai que ele deve obviamente diminuir os carboidratos de alto índice glicêmico e, estranhamente DIMINUIR O CONSUMO DE CARNES GORDUROSAS. 

que: Qual o sentido disso? Ou eu estou enganado ou esse merda de médico comprou o diploma, não é possível. O meu pai está com o colesterol normal, não haveria nenhum motivo (creio eu) para o médico falar para ele diminuir o consumo de gordura animal.

Para melhorar do diabetes o negócio seria diminuir a quantidade de carboidratos, substituindo-os por gordura saudável e proteína. Costela, fígado, frango , carnes de todos os tipos, ovos . Amendoim abacate. E os carboidratos consumidos devem ser de baixo índice glicêmico.

Os confrades mais entendidos me corrijam caso eu esteja errado. O pré diabético pode reverter o quadro e se livrar da diabetes?

Cada dia que passa eu acho que a medicina em geral só serve para vender remédios. 

Lembrem que atividade física e dieta não serve somente para ficar com peito de pombo p/ atrair vadia; é a sua saúde que está em jogo.
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
#2
Talvez pq seu pai já tenha desenvolvido um quadro avançado de aterosclerose devido ao abuso de grãos e açúcar. Com isso, a gordura se impregna nas artérias, mas é difícil dizer sem ver bem certo o quadro clínico.

Se ele incorporar uma dieta cetogênica acredito que tudo vai ficar bem.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#3
Médico não estuda nutrição, se acha o tal para dispensar tal conteúdo o negócio deles é pesquisar remédio no google deles para prescrever.

Médico segue a cartilha do governo, logo mais estão todos prescrevendo aborto.

São 6 anos para o clínico geral apenas conseguir receitar dipirona e buscopan na veia. Obviamente que quem faz isso é enfermeira pois o médico não sabe aplicar.

Para os afoitos de plantão essa é a regra mas tem boas exceções, se o seu pai quiser seguir os conselhos do médico busquem alguém voltado para uma nutrição paleo/low carb
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#4
Video 
A pior coisa que o seu pai pode fazer é diminuir o consumo de gordura animal. Isso só vai empurrar ele mais ainda pra diabetes e fazer ele ficar dependente de remédios eternamente.

Citação:Para melhorar do diabetes o negócio seria diminuir a quantidade de carboidratos, substituindo-os por gordura saudável e proteína. Costela, fígado, frango , carnes de todos os tipos, ovos . Amendoim abacate. E os carboidratos consumidos devem ser de baixo índice glicêmico.


Perfeito, é isso mesmo. E ainda digo mais: o ideal é reduzir ao máximo até mesmo os carboidratos de baixo índice glicêmico.

O que eu recomendo é diminuir ao máximo o consumo carboidratos e aumentar o consumo de gorduras animais e gorduras vegetais saudáveis (ex. azeite de oliva, abacate, óleo de coco), de preferência seguindo uma dieta cetogênica. 

Tem literatura científica que mostra que esse tipo de dieta é capaz até mesmo de curar casos avançados de diabetes.


Se vc entender inglês recomendo o canal desse cara:



Responda-o
#5
Acho que os médicos dizem essa combinação de diminuir carboidratos e gorduras, devido a dieta do brasileiro ter por base os carboidratos constituindo mais de 60% da dieta, essa combinação mais as gorduras não faz bem a saúde e o médico atende tantas pessoas que acaba nivelando o paciente por baixo, ou seja, como se ele fosse totalmente leigo, que deve ser o caso da maioria dos pacientes.

Por mais que pesquisemos a respeito e saibamos que gordura na verdade faz bem, isso ainda é novo no mundo da nutrição e o médico deve sentir-se imprudente passando esse tipo de informação como algo a ser feito.

Sobre o seu pai, de tudo que já li acerca da temática, dá pra reverter facilmente, principalmente aderindo jejum intermitente.
Responda-o
#6
Ué por que a Machadation não recomendou a bioenergetica para o papai e o primo? Big Grin


Pré diabéticos tem resistência a insulina:

1-dieta e exercicios

2-essencial que tomem vitamina D

Tem muita gente que tem resistência a insulina por fator genético, treinam treinam e a densidade do músculo fica molenga igual a catupiry, tem tendência a fadiga e a sonolência.  Na musculação isso pode ser corrigido com vitamina d3, a massa gorda desaparece rapidamente, ganha-se tonicidade e definição, os resultados começam a ficar visíveis.

É você Machadation?



Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#7
Aqui tem uma dica boa e simples que eu escrevi em outro tópico. Clique nos links e leia os artigos, vão ajudar bastante no tratamento da diabetes tipo 2 que é o caso do seu pai e primo.

Além do citado abaixo, o exercício físico regular também aumenta a eficácia da insulina. Existem várias outras dicas simples, mas não vou relatar hoje. Cool

(20-09-2017, 01:21 PM)Libertador Escreveu:
(07-06-2017, 03:29 PM)Bean Escreveu: PS: Se ainda continua com a flora intestinal zoada, fécula de batata(tem que procurar uma marca boa sem contaminação) e banana verde crua ajudam a regular.

Quero aproveitar para relatar aqui sobre a dica que o Bean me passou. Vou postar aqui, mas depois quando eu achar um tópico sobre dieta low-carb ou algo que tenha mais relação, eu mando a postagem para lá.

O médico (Clinico Geral) me prescreveu medicamentos e uma mudança na dieta para regularizar o intestino de acordo com os protocolos tradicionais médicos sobre o assunto.

Indicações do médico:
  • Comer de 3 em 3 horas.
  • Ingerir bastante líquido, principalmente, agua de coco do coco.
  • Evitar: Frituras, refrigerante, sucos e frutas cítricos(especialmente limão, laranja, abacaxi, maracujá, uva, acerola e tomate), leite e derivados do leite, café, alcool e pimenta.
  • Me indicou 2 medicamentos para regularizar a flora intestinal, assim que eu achar a receita aqui em casa eu atualizo e coloco os nomes aqui na postagem.
Segui a risca as orientações, gastei cerca de 150 reais nos medicamentos, fora o dinheiro com os alimentos indicados, porém o problema não foi resolvido, melhorou um pouco, mas logo depois que os medicamentos acabaram e o intestino voltou a desregular e inflamar.

Resolvi acessar o site que o Bean me indicou: http://www.lowcarb-paleo.com.br/

O médico urologista especialista em alimentação, Jose Souto, tem uma abordagem totalmente diferente.

Pesquisei sobre flora intestinal no site dele. Só para constar, a flora intestinal regulada é importante para digerir a nossa comida, manter as bactérias patogênicas sob controle, ativação de hormônios, produção de neurotransmissores, entre outros.

Comecei a suplementação com amido resistente. O amido resistente é um amido que resiste a digestão, ele não é digerido, age igual uma fibra alimentar. Por isso, não eleva a insulina nem a glicose. Comprei um pacote de polvilho doce por 5 reais. Tomava 3 colheres de chá de polvilho doce misturadas com água, 3x ao dia. Em 3 semanas meu intestino e saúde geral melhorou absurdamente.

Valeu pelas dicas Bean!

O Bean tem o dom de conseguir resolver as coisas sempre gastando o mínimo possível. Yaoming

Pra quem tiver interesse em fazer a suplementação, vou explicar melhor como funciona o amido resistente.

Ele funciona como uma ração para a flora intestinal. Ele alimenta seletivamente as bactérias saudáveis do nosso intestino, pois elas conseguem digerir o amido resistente, elas são aquelas bactérias que fazem os benefícios citados acima e que são anti-inflamatórias e anti-obesogênicas. Já, o nosso corpo, e as bactérias patogênicas, não conseguem digerir o amido resistente.

Os benefícios comprovados de suplementar com amido resistente:

  1. Melhora a resistência a insulina.
  2. Reduz a glicemia em jejum.
  3. Reduz a resposta glicêmica após a ingestão de carboidratos.
  4. Reduz os picos de insulina.
  5. Regulariza a flora intestinal.
  6. Queima gordura.
  7. Aumenta seletivamente a presença de bactérias benéficas.
  8. Reduz arteriosclerose, colesterol ruim e vários outros problemas. (Link da pesquisa - em inglês)
Efeito colateral: Muitos gases.

É muito indicado para quem tem diabetes tipo 2, com resultados e relatos impressionantes.

Links para vocês conhecerem a pesquisa e os relatos também:
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#8
Esse lance do amido me fez lembrar da minha avó e a receita  contra caganeira,quando eu ou meus irmãos  estávamos com caganeira persistente tomávamos maizena com agua por uns 2 dias que passava.

A farmacologia caseira antiga está voltando, haviam várias dicas que foram perdidas e esquecidas que as avós usavam e resolviam.

Vou tomar a maizena com agua para ver quais serão os efeitos suplementares. Big Grin
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#9
(26-10-2017, 04:12 PM)Minerim Escreveu: Esse lance do amido me fez lembrar da minha avó e a receita  contra caganeira,quando eu ou meus irmãos  estávamos com caganeira persistente tomávamos maizena com agua por uns 2 dias que passava.

A farmacologia caseira antiga está voltando, haviam várias dicas que foram perdidas e esquecidas que as avós usavam e resolviam.

Vou tomar a maizena com agua para ver quais serão os efeitos suplementares. Big Grin

Soro caseiro e água de arroz também funcionam. Quase morri uma vez com infecção intestinal por comer um bolo na escola. Fosse hoje, processaria o estado. Yaoming
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
#10
Existe algum exame para saber se a diabetes é causada pela resistência à insulina ou por algum distúrbio do pâncreas?

Acho isso importante(creio eu) já que a diminuição do consumo de carboidratos ajudaria muito no caso da resistência à insulina; mas não deve ser a única ação a ser tomada no caso de algum distúrbio do pâncreas. No caso seria importante pesquisar se algum alimento poderia prejudicar o pâncreas caso ele tivesse alguma patologia.
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
#11
(29-10-2017, 07:47 AM)Machado Annihilator Escreveu: Existe algum exame para saber se a diabetes é causada pela resistência à insulina ou por algum distúrbio do pâncreas?

Acho estranho os confrades deixarem questões como essa em aberto, sendo alguns até médicos ou estudantes de medicina. Já se passaram dois anos, e a esta altura espero que seus parentes tenham procurado e conseguido orientações e tratamento. Mas vamos lá.

O diabetes tipo 1 pode ser comprovado por exames de peptídeos-C na urina e anticorpos anti-GAD, anti-ilhota e anti-insulina no sangue.

Existem índices chamados HOMA-IR e HOMA-BETA que são usados para aferir a resistência à insulina e a atividade do pâncreas. São calculados a partir dos resultados de glicose e insulina dos exames de sangue.

Distúrbios no pâncreas (pancreatite aguda ou crônica) podem ser diagnosticados através de exames de enzimas (amilase, lipase), hormônio glucagon e por exames de diagnóstico por imagem.

Muitos já comentaram sobre a dieta Low-Carb e o blog do Dr.Souto. Eu comecei a seguir essa dieta em março de 2017, não de forma radical pois ainda me dou ao luxo de comer um lanche, pizza, yakissoba ou lasanha no fim de semana. Mas durante a semana evito mesmo arroz, feijão, pão e macarrão. Isso me proporcionou uma redução de 86 Kg pra 70 Kg sem fome, e com aumento da energia e disposição.

Estou associando a este post pois recentemente ele publicou em seu blog que a Associação dos Diabéticos Americanos finalmente atualizou suas diretrizes, recomendando a dieta Low-Carb como estratégia para o manejo nutricional do diabetes, como ele mesmo escreve:

http://www.lowcarb-paleo.com.br/2019/09/diabetes.html
Responda-o
#12
Já faz dois anos em que participei desse tópico, e aprendi algumas coisas novas.

Quando o médico disse para o seu pai que ele deveria diminuir o consumo de gorduras, sinceramente? Isso faz sentido sim. Não me leve a mal, eu já li o blog do Dr Souto de cabo a rabo e ele também está certo propondo a dieta low carb. O fato é que a maioria das pessoas comuns (aqui eu incluo o seu pai e o seu primo que não devem ficar horas pesquisando sobre o assunto) se beneficiariam só por diminuir o consumo de gordura e a maioria dos carboidratos de alto ig, principalmente deixando de comer trigo e açúcar enquanto optam por comida de verdade (e isso inclui grãos).

Assista a esse vídeo, que é um ponto de vista diferent em relação a dietas de baixo carboidrato, ele faz total sentido e se aplica as pessoas como os seus familiares citados:






O fato é que quando a pessoa emagrece, até sem pensar em fazer isso, ao diminuir gorduras saturadas e carbo de alto ig, ela consegue aumentar a sensibilidade a insulina, a explicação está no vídeo, o consumo de gordura nas dietas modernas atrapalham a liberação de insulina. Perceba, NAS DIETAS MODERNAS.

Ao longo de 3 anos já tentei de tudo, dieta paleolítica definitivamente não é algo em que eu consegui me adequar, embora seja mais fácil que low carb. Esta última principalmente achei bastante restritiva, sendo que não é qualquer pessoa que teria força emocional para aderí-la. Além do fato de que para quem faz musculação, sentir os músculos sem pump é algo comum em dieta de baixo carboidrato (principalmente quando é cetogênica, com carboidrato abaixo de 10% na alimentação). Ganhar músculos também é difícil tendo em vista que carnes são bem caras (a não ser que você consiga consumir fígado o dia inteiro para bater as calorias diárias, já que é uma carne bem acessível). Voltando a dieta paleolítica, muito mais fácil que low carb, mas ainda difícil pra mim.

E aí senhores, eu nunca pensei que conseguiria fazer, mas resolvi tentar jejum intermitente (lembrando que também ESTAVA pré-diabético). Acho que definitivamente encontrei a forma de me alimentar que levarei para a vida inteira. Depois de horas em jejum, é incrível como o corpo consegue lidar com altas quantidades de carboidratos, já que você faz com que a insulina seja liberada pelo pâncreas poucas vezes durante o dia.

Ontem, fiz 25 horas de jejum, e depois testes de glicose um após o outro para ver a variação entre ks testes. O primeiro teste deu 69, o segundo, 73, ou seja, uma média de 70. Fui a uma hamburgueria, comi um hamburger gourmet com 300g de carne, batata frita com cheddar e bacon, e como não encontrei coca cola zero, tomei um copo da convencional. Logo após chegar em casa, comi uma trufa de chocolate e duas bolas de sorvete de chocolate (tudo isso sem me sentir cheio). Depois de comer, fiz o teste de glicemia três vezes, e advinhem: 84mg/dl, 94 e 82 respectivamente. Isso sugere que mesmo comendo uma tonelada de porcarias, em nenhum momento a minha glicose passou de 100 após a refeição.

Já fiquei maluco por várias vezes por conta de não conseguir elaborar um plano nutricional, mas durante o jejum intermitente que tenho feito com janela de alimentação de 8h e 16h de jejum, tenho comido arroz, feijão, e a maioria dos carboidratos (comida de verdade durante a semana), sem problema algum. Tive uma perda de gordura boa e manutenção da massa muscular, além de estar com o corpo bem mais estético devido a perda de retenção hídrica (devido ao menor consumo de sódio). Quando sei que vou comer carboidratos péssimos para a saúde, faço um jejum maior para que o corpo consiga processar toda a comida.

Definitivamente, jejum intermitente na minha opinião é a melhor forma de reverter a resistência a insulina (tendo em vista que o pâncreas trabalha muito menos), e também uma opção de alimentação menos restritiva.

Edição: não sei se deixei claro, mas o fato de o médico não propor uma alimentação de baixo carbo para o seu pai, além do fato de que o médico pode ser leigo, pode ter sido também porque a dica dele definitivamente é mais fácil de se seguir e se aplica a uma maioria (há uma epidemia de diabetes hoje em dia, e a mensagem do médico deve ser genérica e eficaz para que a maioria das pessoas sigam no mínimo o básico para melhorar a qualidade de vida, já que a mensagem se aplica as pessoas leigas).
Responda-o
#13
@Daredevil que bom que você conseguiu controlar o seu diabetes. Como foi sua experiência com polvilho doce?segundo estudos ele conseguiria melhorar as bactérias do intestino e com isso melhorar a saúde geral do corpo, inclusive melhorando a capacidade do corpo de diminuir a glicemia.
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)