Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[RELATO] Alistamento Obrigatório do Exército [NPOR]
#1
Senhores, hoje vou falar sobre o alistamento do Exército Brasileiro, mais especificamente na classificação do NPOR (Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva), vou contar detalhadamente as etapas pelas quais passei e irei passar, ou seja, provavelmente irei atualizar o tópico no futuro.

Alistamento:

Bom, primeiramente você irá se apresentar na JSM( Junta de Serviço Militar) levando fotos 3x4, certidão de nascimento, comprovante de residência, rg,cpf... de preferência leve xerox de todos, mais o original. Eles perguntam também se faz faculdade, se o cara esquecer de perguntar, fale que faz, depois explico porque.

Eu levei e mandaram eu esperar em uma salinha cheia de macho, janelas fechadas, uns 2 ventiladores ligados, um abafado do caralho, quem ficava na ponta dos bancos, como eu, ficava sem conseguir respirar direito, mas forte e firme eu tava lá esperando ser chamado para entrar no EB(Exército Brasileiro Wink ). E então, a mulher começou a chamar os que foram selecionados para entrar no Quartel, nessa hora comecei a sentir um vazio na barriga, e eu não fui chamado , me senti impotente pra caralho na hora, queria servir, mas eu não tive contato com ninguém, não perguntaram se eu queria ficar, nem nada, eu não podia fazer nada em relação à isso. E na hora dos dispensados meu nome infelizmente foi chamado, recebi meu CAM(documento com suas informações e com datas e locais) pra voltar outro dia para o Juramento da Bandeira e pegar a reservista.

No outro dia, peguei uma fila e voltei da sala abafada, o guarda que trabalha lá ficou chamando o pessoal pra pegar a reservista, nesse dia não teve Juramento da Bandeira por causa que tinha muita gente, e eu esperei, esperei... Até que uma mulher veio na sala e disse: " Algumas pessoas não foram para a Seleção e como foi pouca gente chamada para servir, o EB chamou algumas pessoas para ir ao Quartel para fazer uma Seleção, isso são ordens do EB, qualquer coisa falem com eles" e então ela chamou 3 pessoas, os dois primeiros não estavam na sala, e o terceiro e último foi o meu nome!! Cool

Seleção:

Fui ao Quartel, para a seleção, o horário que tinha no meu CAM era de 6h da manhã, cheguei lá 5:40h e a seleção foi começar de 8h, mas nem me incomodei, esquentar a cabeça com isso não ia me levar a nada. Nesse dia que eu fui foram em volta de 30 jovens, primeiro teve a Inspeção de Saúde, vão olhar se você tem todos os dentes, um teste de visão(fecha um olho e dizer qual letra está vendo), de audição(mesma distância do de visão, você fica de lado e o cara vai falando bem baixinho umas letras, e você repete as letras, o foda era que tinhas uns caras gargalhando e falando alto pra caralho na sala e eu não conseguia ouvir as letras direito, mas obtive êxito, devo ter errado umas 2). Depois são medidos peso,altura,força e o seu pé. Daí você entra em uns biombos, fica só de cueca, coloca o punho na boca e assopra, pra o médico ver se você ter hernia.

Depois você vai para uma entrevista, perguntam se quer servir, se você estiver na faculdade, você pode fazer o NPOR, no NPOR, você passa 1 ano no quartel, e depois desse 1 ano, se você estiver entre os 3 ou 4 melhores em desempenho físico e em notas, você vai virar Oficial da Reserva, vai virar Segundo Tenente, você pode ser da Reserva por até 8 anos, que ao invés de entrar como soldado, você entra como aluno. Aluno--> Ganha mais, trabalha menos, pois fica só um período no Quartel, ou seja fica pela manhã e à tarde é dispensado para fazer faculdade, e só volta no outro dia, e não recebe ordens de soldados, pois é uma patente acima de Soldado e duas de Recruta. Se você não tiver na faculdade vai entrar como Soldado, se for chamado, vai passar o dia no quartel, o seu "lar doce lar" vai virar sua segunda casa, se entrar como Soldado, vai ganhar menos e ralar mais. Se quiser saber o salário de um militar, só jogar no google: "soldo do exército".

[Image: phoca_thumb_l_5.jpeg]
Alunos NPOR.


E depois dessas etapas, fizemos uma prova intelectual, tipo aquela prova psicotécnico do Detran.

Alguns foram dispensados logo no exame de saúde, e o resto, uns 15, ficaram até o final da seleção, porém apenas 3, incluindo eu, que colocaram que queriam ficar, e colocaram NPOR, iriam retornar 1 semana depois para o teste físico. O resto do pessoal que colocou que queria servir, porém não fazia faculdade, ou que não queria servir ia voltar no quartel só em Janeiro para o teste físico.

Teste Físico:

Cheguei em casa e fui procurar quais eram as provas, e vi fazer 3 barras fixa, 26 abdominais supra, e foi aí que o coração acelerou 2.1km em 12 min, PQP, nunca fazia aeróbico na academia, quando pequeno tinha asma, eu não aguentava correr por tanto tempo, tinha canelite quando corria e minhas pernas coçavam às vezes, e eles ia me cobrar logo 2.1km em 12 min, senti que não ia conseguir. E então no outro dia fui pra orla da praia e comecei a correr, tentei todos os tipos de corrida, HIIT, correr controlando o ritmo, etc. Corria até o coração bater na goela, mas mesmo assim não chegava aos 2km. Tá aqui alguns resultados, medidos pelo App Nike Run:

-Sexta-Feira Matutina: 1.71km em 14:21 min.
-Domingo Vespertina: 1.68km em 12:17 min.
-Segunda-Feira Matutina: 1.7km em 12:19 min.
-Segunda-Feira Noturna: 1.74km em 12:12 min. 

Pulei o sábado, dá pra ver que eu tava progredindo e rápido, como segunda feira aonde corri 2x no msm dia, e à noite eram 00h, tava com sono, depois da faculdade, um pouco desanimado, mas a força de vontade falou mais alto. E terça-feira tirei pra dar um descanso ao corpo, a prova era quarta.

Eu nunca fui muito religioso, mas desde domingo eu comecei a falar com Deus e orar, agradecendo, pedindo força e outras coisas. Tentando aumentar a minha fé em Deus e a minha crença de que iria conseguir atingir o mínimo em todas as provas, treinei visualização, ficava imaginando eu realizando todas as provas, comecei a fazer declarações de que ia passar e a evitar todo pensamento negativo e dúvida que tivesse na minha mente, programei como seria o dia da prova também, o que eu faria ao acordar, as músicas que iria ouvir, o que iria comer, planejei tudo na minha mente e isso não tinha como dar errado.

Quarta-feira, cheguei no Quartel às 6h:10 e  com roupas de academia, já que no dia da Seleção, o sargento que disse pra eu voltar, falou pra eu vir com roupa de academia. Quando fui entregar meu CAM, o soldado  falou que não podia entrar de short, eu me expliquei, ele disse que não era permitido, mais uma vez não me estressei e tentei resolver esse problema, liguei pra minha mãe pra ela trazer uma calça, e ela não atendia, e então pedi um Uber, fui em casa peguei uma calça e voltei nisso se passaram uns 40 min, e consegui chegar à tempo.

Eu e o resto dos garotos que queriam entrar pro NPOR fomos acompanhados para o departamento do NPOR, lá a gnt trocou de roupa e então iriam começar as provas físicas, eu coloquei uma rapadura no bolso, já que a corrida era a última prova, eu iria precisar de energia pra ela. Primeiro foi a barra, muitos candidatos perderam na barra, o 01, foi o primeiro a perder, depois vieram as abdominais, apenas 1 perdeu, uma coisa que eles dizem é que o que importa é você alcançar o mínimo em cada prova, e guardar energia pra corrida, porém eles contam as suas repetições e anotam seus resultados, provavelmente deve servir como base para sua colocação na seleção do teste físico. Até agora tudo tranquilo, e então ia começar a corrida, o que eu tinha mais medo.

Eram 5 voltas e mais 100 metros no campo, antes de começar a corrida comi minha rapadura, fizemos um aquecimento de 5min, eu aqueci e falei com Deus. E então a corrida começou, o bizu na corrida é ficar no canto o mais possível que der, dessa forma você não vai perder tempo fazendo curva, e na corrida você deve se esforçar para manter o mesmo ritmo, se não conseguir, continuei trotando pelo menos.
[Image: images?q=tbn:ANd9GcSiaPNL2cLQin8Iap_cM6O...Orz7MCojPg] Como esses caras.

A primeira volta foi de boa, na segunda comecei a sentir um pouco o cansaço, na terceira o cansaço bateu, minhas pernas começaram a sentir o cansaço e eu não sentia mais elas, na quarta , o cansaço tava grande, eu tava muito ofegante, eu tava achando que não ia conseguir, a dúvida entrou na minha cabeça e foi difícil com ela lá, eu pensava em descansar um pouco dar uma caminhada pra pegar fôlego e depois voltaria a correr, mas no fundo eu sabia que iria perder muito tempo e que seria difícil voltar ao mesmo ritmo de antes, então comecei a falar com Deus pedindo forças e ajuda, nessa hora eu já não sentia mais meu corpo, eu era apenas meu espírito, tava muito ofegante, nunca tinha chegado àquele estado de cansaço, e então atingi os 100 metros restantes, quando alcancei a linha de chegada foi um enorme sentimento de vitória, de sucesso e de saber que valeu a pena todo esforço que tinha feito.





Ninguém perdeu na corrida, e fomos chamados para uma entrevista semana que vem.

Quando cheguei em casa falei com meu pai e ele disse que se sentia orgulhoso de mim, e essas palavras foram melhor do que qualquer coisa que já tinha feito na vida, naquele dia, eu fui dormir como um campeão, e que ótima sensação.

[Image: rocky_pub01_-_h_2015.jpg]


Irei atualizando o tópico com o tempo.
Responda-o
#2
Massa bixo

Responda-o
#3
legal
eu já rodei logo no teste de saúde, mas também não queria servir.
Responda-o
#4
Legal demais, parabéns pela iniciativa de relatar aqui, bem interessante.

Eu servi também pelo serviço militar obrigatório, mas sem a opção de seguir carreira, como no NPOR.
E mesmo assim foi bom demais.

Eu não era voluntário, mas com um mês de quartel, já tinha mudado de ideia.
Coisas que você não terá oportunidade de aprender em outros lugares.
Tiro, rastejo, rapel, hierarquia, responsabilidade, ser macho.

Amizades que você leva pra vida inteira.
Aprendizados pra vida toda também.
Quem não serviu, não sabe o tanto de coisa boa que perdeu.

Boa sorte aí.
Responda-o
#5
Todo homem deveria servir, sem exceções por pelo menos 1 ano. (Na verdade até as mulheres deveriam servir, pra deixar de ser vadias e tratar os homens como iguais e não lixos utilitários).

Ali tu fica fodido, as amizades são pra vida toda.

Pois como dizia nosso instrutor: "A merda une". E é a mais pura verdade.
Responda-o
#6
Fui me alistar na intenção de não servir. Apenas pela obrigação de praxe.

Me arrependo de não ter servido as FFAA

Responda-o
#7
(12-10-2017, 08:46 PM)Fernando_R1 Escreveu: Fui me alistar na intenção de não servir. Apenas pela obrigação de praxe.

Me arrependo de não ter servido as FFAA

Seguir carreira é foda, pois é uma vida de corno!

Carreira nas FFAA não é pra qualquer um, eu só banquei 1 ano e meti o pé.
Responda-o
#8
Parabéns pela conquista, Pedrosa! Relato muito bom de superação.

Eu sei bem o que você sentiu na corrida porque passei pelo mesmo.

Continue dando orgulho pros seus pais e se dedique pra valer no curso de formação. Seja o melhor.

No aguardo da atualização do seu relato.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#9
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.
Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços de exaustos cairão;
Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.
Isaías 40:28-31
Cuidai, para que isso que agora julgais ser ouro puro, não se vos demonstre ser metal vil.

Conheça meu tópico: Evidências Bíblicas Arqueológicas.
Responda-o
#10
Acompanhando esta saga do Pedrosa para ser aprovado na carreira Militar. 

Que Deus o ajude nesta caminhada árdua e sucesso á você, guerreiro! 

Também entro para a lista dos que se arrependeram de não ter servido ao Exército e também sou a favor que tanto homens como mulheres(Direitos Iguais, sempre) cumpram no mínimo 1 ano para aprender lições eternas que farão se tornar pessoas melhores, em todos os sentidos. 

Lembro que na época que me servi, devido a minha estatura todos pensavam que eu iria ser convocado. Na época fiquei aliviado quando fui dispensado. E também escutava umas histórias estranhas de que no quartel havia consumo de drogas e bebidas á vontade. Não sei até que ponto isso é verdade


Responda-o
#11
Me arrependo de não ter servido pois na época eu já estava cursando a faculdade então fui liberado, as vezes eu penso que teria sido bem melhor pra mim tanto em termos de adquirir maturidade, força emocional/psicológica e experiência de vida, de fato lá você aprende a agir como homem por lá...

Essas histórias de droga no quartel, bebidas e outras merdas extras são sim verídicas pelo menos foi o que me contaram - alguns conhecidos que serviram - acontece que muitos recrutas alistados que servem já entram por lá com vícios enraizados dentro de si, muitos são alcoólatras, usuários de entorpecentes, fumantes, loucos da cabeça etc, daí eles levam junto o repertório nocivo pra dentro do quartel, muitos acabam se ferrando com isso, outros saem ilesos, o que ocorre é que a maioria dos alistados entram sem nenhum mínimo sequer de maturidade possível por isso acabam fazendo essas imbecilidades...
 

Responda-o
#12
Gostaria de ter me alistado. Fica pra próxima.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)