Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Eclesiastes
#21
Sobre Eclesiastes, conforme já citado na página anterior, é um livro realista que pode PARECER pessimista, por vezes.

Mas este livro é, essencialmente, um compêndio de experiências de um velho monarca no "fechar das cortinas", constatando a efemeridade da vida e de sua existência perante a eternidade de Deus em todas as suas dimensões.
Responda-o
#22
Eu li Eclesiastes duas vezes. Salomão foi o segundo homem mais sábio que já existiu, atrás apenas de Jesus. Mas no fim da vida ele teve 700 esposas que fizeram ele adorar deuses falsos que não era o Deus que lhe deu a sabedoria e riquezas que tinha. A própria história de Salomão adverte que mesmo o segundo homem mais sábio de todos os tempos pode ser desviado do seu foco por causa de mulheres. 

O livro de Eclesiastes parece pessimista, porque Salomão era extramente sábio, ele parava para pensar em questões que as pessoas comuns não pensavam, como por exemplo de que adianta trabalhar tanto se no fim morreremos e nada levamos? Isso é repetido muito em Eclesiastes dando a impressão de ser um livro depressivo ou pessimista, mas ele só está mostrando a realidade do mundo, que tudo nessa vida é em vão, tudo é sofrido e esse sofrimento todo é também em vão, que não faria sentido nossa existência. Porém o livro termina dando uma solução: "A única coisa que faz sentido nessa vida é servir a Deus." Porque é a única coisa que pode te dar uma recompensa mesmo na morte, o resto é em vão segundo o livro. 

Na verdade o livro não é pessimista e sim analítico, ele analise a vida humana do ponto de vista de Deus, pois Salomão tinha a sabedoria dada por Deus. 
Do ponto de vista de quem vive eternamente, tudo que fazemos aqui é em vão, essa é a realidade que o livro analisa. No final, o livro apresenta uma solução para os problemas ali apontados.

Só seria um livro pessimista se não apresentasse nenhuma solução.

O próprio Salomão se desviou de Deus, no fim da vida  por causa de mulher.
Responda-o
#23
Também não acho pessimista
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#24
(30-09-2017, 11:40 PM)Aragons Escreveu: Pro escritor do Eclesiastes tudo aquilo que está debaixo do sol é sem sentido, a única coisa que vale a pena é aquilo que está acima do sol (Deus).
TUDO debaixo do sol é ilusão, é vaidade, é sem propósito, é correr atrás do vento, é repetitivo e sem novidades.

Se for assim então cruze os braços e morra de inanição. Pior que o fdp do escritor leva essa hipótese em consideração como se fosse uma escolha interessante, pelo menos ele tem coragem de teorizar sua filosofia pessimista e depressiva até os últimos limites.

Entendo seu ponto de vista, mas discordo.

Pessoalmente quando leio o livro de Provérbios e Eclesiastes vejo a evolução do pensamento de um homem com o passar dos anos. Em Provérbios vemos um adulto e seus conselhos às outras pessoas, de alguém que ainda está na luta do dia a dia enfrentando os desafios e os superando.

Entretanto ao chegar em Eclesiastes vemos os pensamentos posteriores deste mesmo homem. Vemos como suas ideias amadureceram e se consolidaram na sua visão de mundo. Na minha visão é natural do homem sábio e vivido o gosto amargo das experiências.

Quando ele diz que tudo abaixo do Sol é vaidade, num primeiro momento temos sim a impressão que nada importa e é sem propósito. Afinal somos apenas pó, nada mais. Entretanto para mim essa mesma ideia me proporciona uma liberdade absurda. Somos apenas pó e exatamente por isso podemos fazer qualquer coisa, temos n possibilidades de ação em agir neste mundo, e essa ideia de ter o mundo como nosso "quintal" e mesmo sendo vaidades é aquilo tudo que temos, que podemos mirar em coisas superiores. Exatamente por tudo abaixo do Sol ser vaidades, que o ser humano é livre para alcançar níveis maiores de existência e realização.

Um trecho que aprecio bastante é Eclesiastes 9:10 (versão da Nova Tradução na Linguagem de Hoje):

Citação:Tudo o que você tiver de fazer faça o melhor que puder, pois no mundo dos mortos não se faz nada, e ali não existe pensamento, nem conhecimento, nem sabedoria. E é para lá que você vai.

Respondendo post de mais de anos, mas ok.
Responda-o
#25
Eclesiastes para mim é uns dos livros bíblicos que mais me abriu a mente. Obrigado pelo post foda.
Responda-o
#26
li eclesiastes e apesar de ele falar que tudo é vaidade eu gostei mais dessa parte..

''goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de vida da tua vaidade, os quais Deus te deu debaixo do sol,
todos os dias da tua vaidade: por que esta é a tua porção nesta vida, e do teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.
  tudo quanto te vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, por que na sepultura, para onde tu vais, não há obra, 
nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma.''
Responda-o
#27
Tópico foda!!!!
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)