Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Eclesiastes
#1
Spoiler Revelar
Texto antigo, mas que eu esqueci de postar aqui... 

Eclesiastes é um dos melhores e mais viris e masculinos livros que já foram escritos pelo homem. Sem dúvida nenhuma, o que está escrito lá, foi inspirado por Deus, e por uma vida vivida com intensidade e sabedoria. Se você é ateu, e não gosta de bíblia, faça um esforço e leia esse livro. Agregará um muito na sua existência como homem. Apesar de ser cristão, hoje eu não venho falar de apologética cristã, mesmo eu me referindo a um livro que está na bíblia. Estou falando de desenvolvimento pessoal e desenvolvimento da nossa maturidade na masculinidade plena. 

Quando eu falo que o livro de Eclesiastes é fantástico, eu me refiro a ele todo, aos 12 capítulos. Mas aqui nessa reflexão eu vou me ater ao capítulo 7, que tem umas das passagens mais famosas e conhecidas por nós realistas, que vem totalmente de encontro ao que discutimos aqui. E não só por essa passagem épica que vocês devem saber de qual se trata, mas nos demais versículos como vamos observar. Notei que alguns confrades abriram tópicos se queixando de desanimo com a vida, reclamando de coisas fúteis, e agindo como o famoso manjarola. Eu digo para vocês que ler Eclesiastes é como renovar a nossa masculinidade que fica encoberta por esse monte de bostas a que somos bombardeados todos os dias. Se se sente desanimado e perdido, esse livro te ajudará a encontrar uma luz. Se quer se sentir as boas vibrações e a coragem que seus antepassados emanam para você, esse é o seu livro. Se quer se livrar das amarras que te impedem de avançar, e de compreender como as coisas do mundo são fúteis e passageiras, inclusive mulheres (como o Sorine observou) esse é o seu livro. Se quer beber da fonte da sabedoria que todos os GRANDES homens da história da humanidade já beberam, ESSE É O SEU LIVRO, PASPALHO!

[Image: livro_do_eclesiastes.jpg]
Rei Salomão. Homem de muita sabedoria.

Citação:Melhor é a boa fama do que o melhor ungüento, e o dia da morte do que o dia do nascimento de alguém. Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração.

O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria. Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo.
Porque qual o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela, tal é o riso do tolo; também isto é vaidade. Verdadeiramente que a opressão faria endoidecer até ao sábio, e o suborno corrompe o coração.



Eclesiastes 7:1-7

Melhor é ter as coisas consumadas, realizadas, do que estar na incerteza. Melhor se regozijar nos frutos do seu trabalho, por mais humilde que seja, do que viver gozando com o pau dos outros, em uma vida rodeada de falsidade. Isso que Salomão repete em vários versículos, e que nos diz ao afirmar que o dia da morte é melhor que o do nascimento. Na morte já temos tudo consumado, REALIZAMOS fatos, verdades, escrevemos a história que vai ser lida por outro alguém. No nascimento só temos incertezas. Por isso ter um legado é algo tão importante para um homem. E quando eu me refiro a legado, não é ter um império, ao algo do tipo, mas ter vivido uma vida satisfatória, onde se soube aproveitar com parcimônia os frutos do próprio trabalho. Isso é dom de Deus. Faça as coisas lembrando desses dois pontos: 

1) Gozar das coisas boas da vida que são provenientes do seu trabalho é um dom de Deus, mas não esqueça que isso não passa de vaidade e não tem importância a não ser para o descanso, e afago do nosso ego;

2) A única coisa que sobrará de você aqui nessa terra é o seu legado, o que você fez pelo mundo, e não o que fez para o seu ego;

O coração dos sábios está na casa do luto, porque quando estamos de luto, vemos tudo com mais humildade, simplicidade e CLAREZA, e coisas efêmeras e passageiras não nos interessam. Quem já esteve de luto, assim como eu já estive, sabe do que eu falo. Confrades, aprendam com a dor dos outros. Reparem que passado o desespero do inesperado o luto deixa as pessoas mais serenas e vivas de verdade. Talvez o choque com a morte nos faça acordar para a realidade de que também vamos morrer e nosso tempo está se esgotando. As alegrias e futilidades deixam nossa visão da realidade turva, não percebemos o quão mal, ou quão bem algumas atitudes nos podem fazer, e acabamos por achar que a tudo termina em nós mesmos, num buraco negro niilista e egoísta. Tenham cuidado para não se deslumbrarem pelos prazeres da carne. 

Tudo não passa de vaidade e da nossa vontade de alimentar o ego. E muitas vezes esquecemos que TODOS vamos ter o mesmo fim, e vivemos como se fossemos existir eternamente nessa terra.  Tenha seus momentos de prazer, mas que sejam provenientes frutos do seu trabalho duro. Concretize seu legado na terra, porque é só isso que vai sobrar de você. Maximus Décimus já deu a letra também: 

[Image: frase-o-que-fazemos-na-vida-ecoa-na-eter...r-2051.jpg]
[Image: 7.jpg]

Pqp! Galdiador é um dos filmes mais fodásticos e viris da história. Você não assistiu ainda paspalho?



Citação:Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito. Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos. Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta.


Eclesiastes 7:8-10

Todos nós já ouvimos, ou até mesmo já pensamos que momentos passados foram melhores que hoje. Que se pudéssemos, voltaríamos no tempo. Jamais pense dessa maneira novamente. Somente paspalhos pensam assim. Talvez vc queira voltar lá nos dias que você tinha a amor da sua mulher, ou no colo de sua mamãe. Ou naquele emprego confortável que pagava melhor. NÃO PORRA!

O melhor é agora. E se tu sofres hoje, sempre lembre-se que a sabedoria está na casa do luto, da dor. E lembre-se também que tudo tem um propósito debaixo do céu. Experiências ruins que fazem com que as boas tenham algum valor. A felicidade só pode existir onde tem/teve tristeza e ranger de dentes. Imagine que vida miserável seria realizar tudo que imaginamos. Que valor teríamos? O melhor sempre é o agora. Você só existe realmente agora. Tudo que vc já viveu é o seu legado que está de dando sustento agora. Não gosta do que está escrito sobre você? ENTÃO COMECE A MUDAR AGORA, NO PRESENTE! ÚNICO MOMENTO EM QUE VOCÊ PODE FAZER ALGUMA COISA CONCRETA! Ficar se lamentando que sua vida é uma bosta, e você é um bosta que não tem destaque e não come loiras de cu rosa não vai ajudar em nada, e você vai continuar a ser um bosta. 

Citação:Tão boa é a sabedoria como a herança, e dela tiram proveito os que vêem o sol. Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor. Atenta para a obra de Deus; porque quem poderá endireitar o que ele fez torto?

Eclesiastes 7:11-13

Vejam como essa passagem se encaixa PERFEITAMENTE no que é a REAL para nós. A real nos ensina primeiramente e se defender de vadias moderntes, manginas esquerdistas cuckolds. Mas enquanto prosseguimos seguindo a real, começamos a abordar todas as outras áreas de nossa vida, e passamos a viver de verdade. Uma vida que antes era só correr atrás e agradar bucetas, reclamar da Dilma, jogar videogame e bater punheta, passa a ter algum sentido real, e começamos a nos inserir no mundo. E a fazer alguma coisa por ele. E isso nos deixa felizes. Ver um juvena aqui no Fórum evoluir, é gratificante. Ver um veterano contando uma coisa foda que fez, porque a real ajudou, nos dá vontade de agir. Vejam, a sabedoria nos faz ser homens reais, que EXISTEM e constroem a porra do mundo. Que legado maravilhoso estamos construindo aqui caras. Até me emocionei aqui! 

[Image: 13464201080.png]
Avante búfalos. Nem que seja com tres leões presos a nossa jugular, mas desistir e fraquejar, jamais!

Citação:No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele. Tudo isto vi nos dias da minha vaidade: há justo que perece na sua justiça, e há ímpio que prolonga os seus dias na sua maldade. Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?

Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas louco; por que morrerias fora de teu tempo? Bom é que retenhas isto, e também daquilo não retires a tua mão; porque quem teme a Deus escapa de tudo isso. A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade. Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque. Tampouco apliques o teu coração a todas as palavras que se disserem, para que não venhas a ouvir o teu servo amaldiçoar-te.

Porque o teu coração também já confessou que muitas vezes tu amaldiçoaste a outros. Tudo isto provei-o pela sabedoria; eu disse: Sabedoria adquirirei; mas ela ainda estava longe de mim. O que já sucedeu é remoto e profundíssimo; quem o achará?



Eclesiastes 7:14-24

Nesses versículos podemos ler vários dos ensinamentos da real. Assim como já foi dito aqui, saber aproveitar as coisas boas da vida, mas não amaldiçoar os seus momentos de dificuldade, porque tudo vem a um propósito. Assim como você tem os dias bons, os dias ruins também fazem parte da existência, e vc não é pior ou melhor que ninguém por causa disso, pois todos estamos sujeitos aos desígnios da providência. Seus dias de trevas precedem os dias de glória. Seus dias de glória precedem os de trevas. Isso sempre vai acontecer debaixo de céu, e por isso tudo é vaidade. O que interessa são suas obras. 

Também não esqueçam do que o mestre Praga sempre nos diz, da lobo em pele de cordeiro. Não seja um polarizdor que leva tudo ao pé da letra, saiba usar a real a seu favor. E também, assim como o confrade Diomedes nos alertou, absorva as coisas boas que aprende aqui, que lhe servem de algo, e deixe de lado as coisas a que tu não considera boa, mas nem por isso vc deve desmerecer todo o trabalho. Existem muitos caminhos nesse mundo, e seria loucura querer julgar ou conhecer todos. Temos a real, e livros como Eclesiastes para nos guiar no caminho reto, onde quer que estejamos. Que cada um aplique esse conhecimento da melhor forma que puder, no seu momento certo.  

[CONTINUA]
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#2
Citação:Eu apliquei o meu coração para saber, e inquirir, e buscar a sabedoria e a razão das coisas, e para conhecer que a impiedade é insensatez e que a estultícia é loucura.

E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são redes e laços, e cujas mãos são ataduras; quem for bom diante de Deus escapará dela, mas o pecador virá a ser preso por ela.

Vedes aqui, isto achei, diz o pregador, conferindo uma coisa com a outra para achar a razão delas;A qual ainda busca a minha alma, porém ainda não a achei; um homem entre mil achei eu, mas uma mulher entre todas estas não achei. Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias.



Eclesiastes 7:25-29

Aqui que eu complemento o que o confrade Sorine escreveu. Com o conhecimento e aplicação da real, ou seja a sabedoria, o confrade avançou na vida. Essa sabedoria, esse avanço nos faz encontrar e ter dessa "coisa" que é mais amarga que a própria morte, que já destruiu a vida de muitos grandes homens, e que destrói a vida de muitos outros todos os dias. Quando Salomão diz que quem for bom escapará dela, não está dizendo que se vc for um cara correto, não deve ter mulheres, paspalho, mas sim, se vc for um homem sábio, que edifica um legado, vai escapar dessas espertinhas e mulheres promíscuas mentirosas, onde o coração são como laços e redes.

Isso é demasiadamente óbvio, uma vez que é sabido que todo homem que vive como cafa malandrão, por mais destacado que seja nesse mundo de vaidade, um dia vai cair e se foder. Seja não mão de uma espertinha, seja como consequência de ter andado na putaria com vadias, enfim. O que Salomão nos diz, como também o confrade relatou, é que mulheres, assim como as outras coisas do mundo, são coisas efemeras, e quem não tiver a sabedoria de perceber isso, sucumbirá. Entretanto, esse é um caminho que o homem deve trilhar por conta própria, e por isso também Salomão fala em não ser demasiadamente putanheiro, mas também não demasiadamente ingênuo. Lembre-se, o bom é que retenhas disso, mas também daquilo.

Sem contar que jamais entenderá como a mulher funciona, e jamais achará uma de verdadeiro valor, só lendo os livros do N.A e transando só com putas profissionais. Sofrer faz parte do aprendizado. O que a real faz é diminuir e atenuar o seu dano, te dando a certeza que essas experiências vieram para o seu bem. O mundo não é estanque, cada um vai viver situações de forma diferente. Por isso relatos da experiência e reflexões são tão importantes. Nos dá diretrizes do que fazer e do dano que podemos sofrer, mas cada um vai experimentar de uma forma. E a pior cilada que o realista pode cair, é sucumbir a vaidade e achar que já sabe tudo e é o fodão. Não se esqueça, há tempos de de glória e há tempos de trevas. Saiba aproveitar cada momento com sabedoria.

E por fim, digo que Deus nos fez inclinados ao que é certo. Mesmo se vc não for um religioso, tu sabes intrinsecamente que pegar uma mulher casada é errado. Que orgias são erradas. Alguma coisa lá no fundo da sua consciência diz isso e vc sabe que é verdade. A sabedoria está aí, em saber ouvir essa voz. Viver de forma demasiadamente mundana, joga uma névoa na sua visão, e tampa seus ouvidos para essa voz. Um grande passo para sabedoria e virilidade é saber e ter bem concretizado para si que tudo é vaidade.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#3
Baita topico. Meu livro preferido da biblia. Salomão era o cara. Me interessei muito por este livro antes de conhecer a real, mas so a real que tirou a venda dos olhos. O.homem moderno esta tao afundado na merda que so um tratamento de choque pra tirar a cabeça pra fora. 

Penso q se o cabra nao se revolta é pq ele nao entendeu o.que leu, a nao ser que o cabra seja o fodao pica das galaxias.

Esse seu texto foi bom eu ler, humildade é uma coisa que deve ser exercitada. 
Responda-o
#4
Já li o Eclesiastes umas 5 vezes. Realmente, é um livro maravilhoso da bíblia. O Eclesiástico também tem seus conselhos, mas nada se compara aos ensinamentos do rei Salomão.
Responda-o
#5
Já cheguei a postar isso em outro tópico... bem sensato sobre mulheres


Spoiler Revelar
"
1.Feliz o homem que tem uma boa mulher, pois, se duplicará o número de seus anos.
2.A mulher forte faz a alegria de seu marido, e derramará paz nos anos de sua vida.
3.É um bom quinhão uma mulher bondosa; no quinhão daqueles que temem a Deus, ela será dada a um homem pelas suas boas ações.
4.Rico ou pobre, (o seu marido) tem o coração satisfeito, e seu rosto reflete alegria em todo o tempo.
5.Meu coração teme três coisas, e uma quarta faz empalidecer de pavor o meu semblante:
6.a denúncia de uma cidade, o motim de um povo,
7.a calúnia, coisas estas mais temíveis que a morte;
8.mas uma mulher ciumenta é uma dor de coração e um luto.
9.A língua de uma mulher ciumenta é um chicote que atinge todos os homens.
10.Uma mulher maldosa é como jugo de bois desajustado; quem a possui é como aquele que pega um escorpião.
11.A mulher que se dá à bebida é motivo de grande cólera; sua ofensa e sua infâmia não ficarão ocultas.
12.O mau procedimento de uma mulher revela-se na imprudência de seu olhar e no pestanejar das pálpebras.
13.Vigia cuidadosamente a jovem que não se retrai dos homens, para que não se perca, achando ocasião.
14.Desconfia de toda ousadia de seus olhos, e não te admires se ela te desprezar.
15.Como um viajante sedento abre a boca diante da fonte e bebe toda a água que encontra, assim senta-se ela em qualquer cama até desfalecer, e qualquer flecha abre sua aljava.
16.A graça de uma mulher cuidadosa rejubila seu marido,
17.e seu bom comportamento revigora os ossos.
18.É um dom de Deus uma mulher sensata e silenciosa, e nada se compara a uma mulher bem-educada.
19.A mulher santa e honesta é uma graça inestimável;
20.não há peso para pesar o valor de uma alma casta.
21.Assim como o sol que se levanta nas alturas de Deus, assim é a beleza de uma mulher honrada, ornamento de sua casa.
22.Como a lâmpada que brilha no candelabro sagrado, assim é a beleza do rosto na idade madura.
23.Como colunas de ouro sobre alicerces de prata, são as pernas formosas sobre calcanhares firmes.
24.Como fundamentos eternos sobre pedra firme, assim são os preceitos divinos no coração de uma mulher santa."
Eclesiástico, 26 - Bíblia Católica Online

Isso parece bobagem, mas na prática você acha muitos defeitos ainda persistentes na mulher moderna, psicoses, descontroles, ciúmes exagerados, língua maldosa, e tudo mais o que você pode encontrar nos livros de Salomão.

O mais importante de tudo e que eu posso acrescentar aqui é:

Qual é o legado de Salomão?

- Apenas seus livros.

Seu reino foi destituído, sua fortuna desfeita, suas mulheres sumiram, seu filho foi um fracasso e desonra ao seu nome...

 É incrível que um cara desse porte tenha pirado ao final da vida.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#6
Todos partilham um destino comum: o justo e o ímpio, o bom e o mau, o puro e o impuro, o que oferece sacrifícios e o que não oferece. O que acontece com o homem bom, acontece com o pecador; o que acontece com quem faz juramentos, acontece com quem teme fazê-los.
Este é o mal que há em tudo o que acontece debaixo do sol: O destino de todos é o mesmo. O coração dos homens, além do mais, está cheio de maldade e de loucura durante toda a vida; e por fim eles se juntarão aos mortos.
Eclesiastes 9:2,3
Um dos melhores livros, sem dúvida
Responda-o
#7
Muito bom. Girafales

Vou incluir nas minhas próximas leituras.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#8
Só tem que tomar cuidado com o pessimismo do autor.
Sempre há algo novo debaixo do sol. Sempre.
Responda-o
#9
"Sempre ha algo.novo debaixo do sol". Fato. So nao identifiquei nenhum pessimismo e sim realismo no topico.
Esse livro de Salomão é muito realista, muito cabra que tem visão de vida cor de rosa nao gosta dele.  Ja identifiquei isso em alguns conservomanginas numa igreja que eu frequentava.
Responda-o
#10
Obrigado @trogo e aos de mais, pelo feedback positivo;

@Awaken, eu não conheço muito bem a história, mas me parece que o rei Salomão foi um cara que sabia exatamente que estava se afundando, mas mesmo assim quis pagar pra ver para servir de exemplo. Uma espécie de mártir. Imagino uma conversa de bar com um cara com tanta vivência.

----------------------------------

Pessimismo ?? eu até me achei motivador de mais nesse tópico  Yaoming
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#11
Gosto do Rei Salomão porque ele orou pra Deus pedindo sabedoria, e obteve.

Mas, como de praxe nas histórias de homens poderosos que perdem tudo, Salomão sucumbiu ao ego, desobedeceu as ordens de Deus e se casou com várias mulheres de outras tribos, essas mulheres os afastaram do caminho da sabedoria e o mandou para adoração de outros deuses e a usar o conhecimento que possuía para o mal.

Salomão do início ao fim é uma história de alertas e advertências sobre o uso do conhecimento para fins vaidosos, mulheres e masculinidade.

Essa passagem mesmo desse tópico, gosto de pensar nela com outra interpretação. Muitos consideram o Rei como pessimista, mas eu já vejo como um realista.

Uma das passagens que mais marcou minha vida foi essa:
Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração.

Para mim, explica o estado natural do ser humano, que é a tristeza. E de como a tristeza é útil para nós, e de como a busca incessante pela felicidade nós faz cair em ilusões e vaidades que apagam nosso estado natural momentaneamente, mas o traz em dobro posteriormente. A verdadeira sabedoria é encarar e aprender com a tristeza, não fugir dela procurando soluções nas vaidades. O próprio Salomão se sucumbiu a falsa felicidade. E o melhor que fazemos é entender nossas tristezas e aceitar que esse mundo não é feito para sermos felizes, que a felicidade é em outro lugar, se conquistando através do bom coração. E bom coração não se conquista com felicidades vaidosas, somente através da tristeza. Pra mim, a tristeza é um dos maiores caminhos pra se chegar a Deus, e quando entendi isso, parei de achar errado e compreendi que isso é um estado natural, uma espécie de requisito, para realizar boas obras e quem sabe, se merecer, obter a felicidade um dia fora desse mundo de trabalho.

"Quando se ama não se raciocina. Quando se raciocina parece que não se ama. Quando se raciocina depois de haver amado, compreende-se porque se amava. Quando se ama depois de haver raciocinado, se ama melhor. Eis aqui o sendeiro do progresso das almas." E. Levi.
Responda-o
#12
(17-09-2017, 08:46 PM)Ermac Escreveu: Muitos consideram o Rei como pessimista, mas eu já vejo como um realista.

Agora entendi o que o @Astronauta quis dizer. Nunca pensei no Salomão como pessimista, em hipótese alguma, por isso estranhei. Me surpreende que possam interpretá-lo dessa forma
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#13
(17-09-2017, 09:20 PM)Héracles Escreveu: @Ermac, poderia falar um pouco mais dessa história ou dar fontes que falem sobre. Achei bastante interessante. 

Agora entendi o que o @Astronauta quis dizer. Nunca pensei no Salomão como pessimista, em hipótese alguma, por isso estranhei. Me surpreende que possam interpretá-lo dessa forma

Eu to pegando o bonde meio andando, mas é um assunto que com certeza vou ir além, acho interessante e de suma importância.
Mas isso que vocês estão debatendo, essas informações... são todas encontradas em Eclesiastes ou vocês leram outros livros pra melhor entendimento?
Responda-o
#14
Esse texto veio em boa hora, estou passando por um momento ruim e desanimado de tudo, preciso me motivar, vou ler o livro de Eclesiastes para ver se clareia mais a minha mente e me motiva.
Responda-o
#15
(16-09-2017, 03:06 PM)Aragons Escreveu: Só tem que tomar cuidado com o pessimismo do autor.
Sempre há algo novo debaixo do sol. Sempre.

Sinceramente não sei, confrade! No lance de conduta do homem e da mulher sinceramente não consigo apontar nada que já não ocorra desde o início dos tempos. E como o próprio autor comenta, fruto da vaidade.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Responda-o
#16
Meu livro favorito da Bíblia.

Sabem como Salomão conseguiu a sabedoria dele? A Bíblia relata em 1 Reis, capítulo 3.

Com a morte de seu pai, o rei Davi, Salomão assume o trono de Israel. O novo monarca estava apreensivo e muito preocupado diante da grandiosa tarefa que lhe cabia: governar uma nação inteira marcada por conflitos internos e crises. Diante da responsabilidade enorme, sentia-se inexperiente e impotente. Foi quando, certa noite, falou-lhe Deus em sonhos, concedendo-lhe a oportunidade de fazer o pedido que desejasse. Salomão, de pronto, agarrando a chance áurea, respondeu a Deus: “Teu servo está no meio do Teu povo que elegeste, povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão. Portanto, dá ao Teu servo um coração entendido para julgar o Teu povo, para prudentemente discernir entre o bem e o mal” (1Rs 3:8, 9).

O relato continua dizendo que o pedido de Salomão pareceu bom aos olhos de Deus. Por causa disso, o Senhor lhe deu não só um coração sábio, mas até mesmo o que não havia solicitado: riquezas, fama, glória, poder e inteligência singular. Fascinante, não? Quem não gostaria de receber de Deus algo assim?


Acrescento algumas curiosidades sobre este fantástico livro:

Leis meteorológicas
– A Bíblia descreveu o “ciclo” de correntes de ar dois mil anos antes de os cientistas o descobrirem: “O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos” (Eclesiastes 1:6). Atualmente, já está bem estabelecido cientificamente que o ar ao redor da Terra gira em gigantescos circuitos, no sentido horário em um hemisfério e no sentido anti-horário no outro hemisfério.

Ciclo da água – A água evapora de oceanos ou outras fontes e cai no solo em forma de chuva, neve ou granizo, alimentando os rios e nascentes (Jó 36:27, 28; Eclesiastes 1:7 e 11:3; Isaías 55:10; Amós 9:6). Cientistas já descobriram sobre isso, inclusive essas informações constam em livros didáticos de ensino fundamental. Já os gregos antigos acreditavam que era a água de oceanos subterrâneos que alimentava os rios. No século 18 ainda se acreditava nisso.


Será que Aristoteles lia Salomão?

Em Civilização Ocidental, de Marvin Perry, a ética aristotélica é assim descrita: "[Aristóteles] sustentava... que, com treinamento adequado, as pessoas podiam aprender a dominar seus desejos. Elas podiam alcançar o bem-estar moral, ou a virtude, se evitassem comportamentos extremos e escolhessem racionalmente o caminho da moderação. 'Nada em excesso' é a chave da ética de Aristóteles." (PERRY, p. 68, 2002).

É algo muito interessante e, provavelmente, instigante estudar a ética do justo meio de Aristóteles. Entretanto, muito mais instigante é Salomão, séculos antes da existência de Aristóteles, escrever também sobre a moderação: "Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente perverso, nem sejas louco; por que morrerias fora do teu tempo?" Eclesiastes 7:16 e 17.

Outros versículos de Salomão que me instigaram a estudar mais a Bíblia:

Eclesiastes 9:5 e 6: "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol."

Salomão, inspirado por Deus, deixa claro que os mortos não sabem de nada, não vêem nada, não sentem nada. Não têm mais parte em nada do que se faz neste mundo. Segundo o texto, é impossível que uma pessoa que tenha morrido interaja de alguma maneira com os vivos. No Salmo 146:4, é dito que quando a pessoa morre, naquele momento "perecem todos os seus desígnios".

Eclesiastes 12: 7 - "E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu."

Segundo a Bíblia, espírito é o ruach, ou simplesmente fôlego. No ato da criação do ser humano, Deus promoveu a união de dois elementos para formar um terceiro: "Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente." Pó da terra (carbono, enxofre, hidrogênio, oxigênio, ferro...) + fôlego de vida (energia vital, respiração, fôlego...) = alma vivente (nephesh, ser humano). Note que o texto diz que Adão se tornou alma vivente e não que teria recebido uma alma. Na morte, segundo a Bíblia, o processo é inverso: o pó volta ao pó, o fôlego (espírito), que não se trata, portanto, de uma entidade consciente, volta a Deus e a alma (pessoa) deixa de existir (até a ressurreição).


Eclesiastes 9:2 - "Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao mau, ao puro e ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento."

O mal é conseqüência do pecado. O pecado entrou no mundo por meio de um só, mas contaminou todos os seres humanos. Se todos somos pecadores, todos também sofremos. O sofrimento vem para todos, não faz distinção.


Eclesiastes 3:19 e 20 responde: "Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque tudo é vaidade. Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó."

Salomão afirma que, do ponto de vista da morte, não existe vantagem alguma do homem sobre o animal. Os dois foram criados por Deus, que lhes deu vida. Após a morte, ambos - animal e ser humano, que foram feitos do pó - ao pó retornam.

E a conclusão final do seu livro:

“Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer... Lembre-se do seu Criador enquanto você ainda é jovem” (Eclesiastes 11:9 e 12:1).
Cuidai, para que isso que agora julgais ser ouro puro, não se vos demonstre ser metal vil.

Conheça meu tópico: Evidências Bíblicas Arqueológicas.
Responda-o
#17
Pro escritor do Eclesiastes tudo aquilo que está debaixo do sol é sem sentido, a única coisa que vale a pena é aquilo que está acima do sol (Deus).
TUDO debaixo do sol é ilusão, é vaidade, é sem propósito, é correr atrás do vento, é repetitivo e sem novidades.

Se for assim então cruze os braços e morra de inanição. Pior que o fdp do escritor leva essa hipótese em consideração como se fosse uma escolha interessante, pelo menos ele tem coragem de teorizar sua filosofia pessimista e depressiva até os últimos limites.
Responda-o
#18
Uma das forma de introduzir uma mentira com relativa aceitação é misturá-la ao meio de muitas verdades.

A bíblia é muito transparente ao expor atitudes desonradas de homens que são referências maiores que Salomão em termos de fé e obediência a Deus, seguem alguns exemplos:


Abraão: Cedeu a falta de fé de sua mulher tendo um filho com uma concubina, que por consequência temos a rivalidade entre judeus e muçulmanos.

Moisés: matou um egípcio, feriu a rocha com força e fui punido com não entrar na terra prometida.

Daví: Adulterou com a mulher de um soldado honrado e teve várias consequência pesadas por causa do erro.


Por isso confrades, a Bíblia não passa a mão na cabeça de seus personagens para ter uma história bonitinha no final.


O que o Ermac falou faz muito sentido, mas não todo sentido pelo fato de que os citados demônios não estiveram envolvidos na construção do tempo, Salomão ainda não tinha se pervertido, pelo seguinte:

Citação:E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias,

Das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor.

E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.
1 Reis 11:1-3


Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai.
Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom.
E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses
.
1 Reis 11:6-8



Por isso, Salomão de fato se envolveu com ocultismo pesado e é até hoje venerado pela maçonaria e religiões que tem origem em babilônia, porém isso ocorreu depois da construção do tempo, que finaliza no capítulo 8, portanto há um bom lapso temporal até que ele começa a se perverter, que foi quando começou a se deixar influenciar pelas mulheres que se envolveu (feeling realista aqui).


Como eu disse acima, Deus não passa a mão na cabeça dos personagens bíblicos, todo esse ocultismo teve uma consequência:



Citação:Sucedeu, pois, naquele tempo que, saindo Jeroboão de Jerusalém, o profeta Aías, o silonita, o encontrou no caminho, e ele estava vestido com uma roupa nova, e os dois estavam sós no campo.
E Aías pegou na roupa nova que tinha sobre si, e a rasgou em doze pedaços.
E disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos.
Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi de todas as tribos de Israel.
1 Reis 11:29-32
Membro Associado da Marmito Man Corporation

Quer me perguntar algo? - Visite meu Ask.fm - [Backup]
Responda-o
#19
Tópico fodástico. Acrescentou muito na minha forma de pensar. Ja até fiz o download do livro e voltei a me interessar em ler a bíblia.
Mas só uma questão: O Rei Salomão, por ter escrito o livro em tom de desabafo e arrependimento, foi salvo por Deus do Castigo. Pelo menos, pelo que sei, se o arrependimento é verdadeiro, Deus salva. No caso do Rei, o livro Eclesiastes não pode constar com um arrependimento por ele ter se afastado do caminho da virtude?
(isso foi só uma reflexão mesmo)
Responda-o
#20
Citação:Isso é demasiadamente óbvio, uma vez que é sabido que todo homem que vive como cafa malandrão, por mais destacado que seja nesse mundo de vaidade, um dia vai cair e se foder.


Isso me fez lembrar de um amigo meu que a vida toda foi cafajeste e que hoje está na pior.
O homem que tenta ser bom o tempo todo está fadado à ruína entre os inúmeros outros que não são bons.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)