Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vale a pena ser policial civil? é uma profissão muito arriscado?
#1
Vale a pena? eu estou pensando em estudar para um concurso da policia civil, mas eu não sei muito bem como funciona a profissão, é uma profissão muito arriscada? e geralmente eles colocam os recém chegados pra fazer qual função? alguém conhece a profissão mais de perto?
Responda-o
#2
Procure entrar pra CORE.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#3
Vale a pena sim, mas grande parte dos estados brasileiros requisita curso superior em alguma área. O risco nessa profissão é inevitável mas se você mora em uma cidade pequena os riscos serão reduzidos. Como entrar para a Polícia Civil, primeiramente você deve prestar concurso público, ser aprovado, passar por um curso de formação da própria Polícia.

Os candidatos devem preencher alguns requisitos como:
Ser brasileiro
Estar em dia com as obrigações militares (no caso de candidatos do sexo masculino)
Estar em dia com as obrigações eleitorais
Estar com o CPF regularizado
Ter curso superior completo
Ter idade mínima de 18 anos (alguns editais exigem idade mínima de 21 anos e para alguns cargos a idade máxima é de 45 anos)
Ter aptidão física e mental
Não possuir antecedentes criminais
Ter carteira de habilitação com categoria B, no mínimo
Ter conduta irrepreensível na vida pública e privada
Se tiver alguma dúvida http://www.guiadacarreira.com.br
Responda-o
#4
Para mim, vale à pena sim; mas isso é porque eu estou estudando já para trabalhar nesta área (policial).

Concurso é o seguinte: você estuda até tomar posse. Se você fazer o concurso da PC e ser reprovado, continua estudando porque o conteúdo também é a base de outros concursos policiais (inclusive PF e PRF, que são concursos de nível federal e de melhor remuneração).

Se for começar a estudar, quanto mais cedo você tomar essa decisão, mais tempo para se preparar você terá. Concurso não é brincadeira, a concorrência é alta e bem preparada. Comece agora.

Primeira coisa a se fazer: Ler o edital do concurso da PC mais recente. 
> Observe os requisitos.
> Imprima a parte do conteúdo a ser estudado.
> Imprima a parte das aptidões físicas.

Segunda coisa a se fazer: Download do material de estudo.
Terceira coisa a se fazer: Planejamento (uns 2 dias de planejamento)
>Organize sua semana.
>Organize os dias de sua semana.
>Faça um ciclo ou uma tabela de estudo.
>Estabeleça um horário em cada dia para revisar o conteúdo. <--MUITO IMPORTANTE!

Quarta coisa a se fazer: Sentar a bunda na cadeira e estudar de verdade
>Muitas questões
>Muitas revisões
>Muita absorção de conteúdo


ATÉ QUANDO? ATÉ TOMAR POSSE.

Evite esperar o edital surgir para começar a estudar.


E se vier alguém aqui cagar regra de discussão de "Concurso público x Iniciativa privada" vou apagar o comentário.
Em tudo dai graças.

Responda-o
#5
Um amigo meu disse que quem ta cursando direito pode fazer o concurso, isso procede? quem ta no meio do curso pode exercer a profissão ou só vai poder exercer depois de formado?


pra quem vai atuar em cidade grande o risco de morte é alto?
Responda-o
#6
(09-09-2017, 05:34 PM)electro Escreveu: Um amigo meu disse que quem ta cursando direito (1) pode fazer o concurso, isso procede? quem ta no meio do curso pode exercer a profissão ou só vai poder exercer depois de formado?


pra quem vai atuar em cidade grande o risco de morte é alto?  (2)

(1) Parcialmente errado. 
  • A maior parte das carreiras da polícia civil exigem apenas nível superior, reconhecido pelo MEC. É assim para os cargos de agente, escrivão e investigador. Logo, não é exigido curso de direito para estes cargos. 
  • O cargo de Delegado exige bacharelado em Direito, além de outros requisitos.
  • Quem está cursando nível superior pode sim fazer concurso público para concursos que exigem nível superior, não há nada que o impede de fazer a prova. Na maior parte dos casos, o diploma de nível superior será exigido no momento da posse. Geralmente, da aprovação até a posse decorre no mínimo 1 ano. Logo, se você está no meio do curso e foi chamado para tomar posse, se lascou, porque não vai ter como apresentar o diploma. 
  • Conselho: escolhe um Tecnólogo EAD de dois anos e faz, se você não tem nível superior. Se for seguir este conselho me mande uma MP que indico uma instituição fácil [tem que ser fácil, para você ter mais tempo para se dedicar ao concurso].

 (2) Há vários fatores: efetivo policial, treinamento, criminalidade.
  • Ser policial civil no Rio de Janeiro é mais perigoso do que em Curitiba, por exemplo. 
  • Informação importante: a Polícia Civil é uma polícia judiciária. Falando de uma forma simples: a Polícia Civil realiza investigações para a apuração de crimes; é diferente da Polícia Militar, que atua diretamente na prevenção dos crimes. [A PC atua depois do crime acontecer, a PM antes] (na maior parte das vezes).
  • Sendo assim, quando vocês forem fazer alguma ação policial, terão ao menos conhecimento do que irão enfrentar. 
  • Risco de ser morto na atividade policial sempre existe; mas, até onde eu sei, morre muito mais "gente comum" do que policial, vítima de bandidos. 
Em tudo dai graças.

Responda-o
#7


Em tudo dai graças.

Responda-o
#8
Eu acho que a profissão de policial é uma merda e você estará estudando pra colocar um alvo nas suas costas.
Responda-o
#9
Vale muito a pena, me arrependi de não ter estudado pra entrar na PC.

O risco da profissão é muitíssimo menor comparado com a PM pelo fato de não ser ostensiva, ser a "polícia de papel" como eles mesmo falam, sem contar que são bem vistos pela sociedade e tem muito mais "prestígio" do que PM.

Não ganha mal, abre várias portas, vc conhece muita gente, tem oportunidade de crescer, pode fazer parte da elite que é a CORE.

Tem que ver o que vc gosta, se for de guerra vai se desapontar, polícia de guerra é a PM.
Responda-o
#10
Depende do estado. Seguem feedbacks de familiares e amigos.

PC-PR: atividade relativamente tranquila e boa remuneração (delegado).

PC-DF: tranquilidade no Plano, estresse nas Satélites. Boa remuneração (qualquer cargo).

PC-GO: boa no interior, um lixo no entorno de Brasília (investigador).

PC-ES: instituição corrupta (investigador).

PC-MG: excelente no interior (delegada).

PC-AL: caixão (qualquer cargo).
Responda-o
#11
Vale a pena de for o que realmente você quer. Quanto a periculosidade, isso varia de região e estado, em alguns estados e regiões será mais propício de você receber um tiro ou ser assassinado, já em outros nem tanto, por isso é necessário analisar todos os fatores para onde se irá prestar o concurso.
Responda-o
#12
Ser policial civil é tranquilidade pura, os policiais militares que ficam ostensivos é que correm risco de terem a vida ceifada. Veja o estado do RJ por exemplo, se não estou enganado, mais de 100 policiais militares foram mortos em decorrência da violência cotidiana, mas não tem nenhum número relacionado a morte de policiais civis na mídia e em lugar algum, porque é raro.

Sou da PM, vou fazer o concurso da PC quando sair o edital no meu estado, mas quero mesmo é ser policial federal.
Responda-o
#13
Daredevil, você pode dizer em qual estado é PM? Seu serviço é tranquilo?
Responda-o
#14
Existe um livro indicado pelo Barão chamado "Como nascem os monstros" do autor Rodrigo Nogueira que mostra a realidade da PM no RJ, o cara pode até ter aumentado um pouco mas ele dá um panorama animal da máquina estatal, das delegacias, autoridades, etc. Vale muito a pena. Se alguém tiver o desejo de ser um PM pode mudar de ideia ao ler este livro. Como disseram, a PC é diferente, mas lembre-se que estamos em guerra, e os bandidos tem todo um estatuto em sua defesa.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Responda-o
#15
Valeu pelas respostas pessoal, eu achei que dava pra assumir o cargo mesmo durante o curso, pelo visto vale mais a pena tentar a policia federal.


Alguém sabe me dizer se o pessoal costuma estudar muitos anos antes de passar no concurso para policia federal? estou pensando em já começar a estudar agora que eu estou no 2º período(2~4 horas por dia), quem sabe eu consigo passar próximo do final do curso.
Responda-o
#16
1 ano e meio à 3 anos são suficientes se você começar bem direcionado, fazer muitas questões, treinar o seu físico, etc.

Acho que o concurso vai ser ano que vem então tem grandes chances do concurso que sucede o do ano que vem ocorrer no ano final do seu curso ou no seguinte ao término do seu curso.
Em tudo dai graças.

Responda-o
#17
Tem alguns depoimentos de pessoas que estudaram só "6 meses" para a PF ou PRF, mas geralmente eles 'mentem um pouco' para fingir que são muito bons, que são geniais etc.; e deixam de dizer que já vinham estudando para outros concursos. Não é impossível passar com apenas 6 meses de estudo, mas além de cobrir quase todo o conteúdo você vai ter que ter feito uns 30 mil exercícios para ter maiores chances para cobrir defasagem de conteúdo (visto muito superficialmente ou não finalizado).

Esses concursos vão reunir no mínimo 120 mil inscritos e você tem que estar dentro os 1% que conseguirão as vagas.
Em tudo dai graças.

Responda-o
#18
30 mil é muito hein, cada caso é um caso mas creio que de 5 a 8 mil seja uma quatidade boa
Responda-o
#19
O problema de ser policial além dos salários baixos é de que se você liquidar um bandido você corre o risco de ser preso.
Responda-o
#20
(19-09-2017, 09:44 PM)Monarca Escreveu: 1 ano e meio à 3 anos são suficientes se você começar bem direcionado, fazer muitas questões, treinar o seu físico, etc.

Acho que o concurso vai ser ano que vem então tem grandes chances do concurso que sucede o do ano que vem ocorrer no ano final do seu curso ou no seguinte ao término do seu curso.
Você tem alguma dica de como me direcionar para estudar pra esse concurso e para outros? eu não tenho muita noção de por onde começar e como estudar pra isso, até sei estudar sozinho, me preparei sozinho pro enem, mas não sei muito bem por onde/como começar a estudar pros concursos.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [DÚVIDA] Renda extra que se transforma em profissão Concurseiro 15 744 12-01-2024, 06:54 PM
Última Postagem: Concurseiro
  [DEBATE] Vale a pena fazer Direito? The Duke 19 4,741 05-03-2023, 08:04 AM
Última Postagem: SapoCaco
  [DEBATE] Vale a pena se esforçar para passar no enem? LostBoy 20 6,260 12-01-2020, 01:26 PM
Última Postagem: SapoCaco
  metodo kumon para passar em concurso publico vale a pena?? sobrevivente 5 2,713 17-08-2019, 01:34 AM
Última Postagem: Bilidequidi
  [DÚVIDA] (Curso de inglês) vale a pena? Machado Annihilator 72 26,808 31-05-2018, 10:39 AM
Última Postagem: Machado Annihilator

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)