Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
7 hábitos das pessoas altamente eficazes
#1
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes


vou postar aqui o livro os 7 habitos das pessoas altamente eficazes, de forma super resumida (o livro tem 350 pag.). caso você se agrade com o tema, sugiro a leitura do livro. eu achei este resumo aqui nas minhas coisas, nao lembro a fonte, e editei varias partes para ficar de acordo com a ideia do forum

Então, Steven Covey enumera 7 hábitos frequentes nas pessoas altamente eficazes


HÁBITO 01 - seja proativo

A ideia principal aqui é: "Você está no controle". Ou seja, você pode não ter controle de todas as coisas ao seu redor, mas você tem controle em como você reagirá.


HÁBITO 02 - comece com o fim em sua mente

Steve Covey diz que devemos fazer uma constituição escrita de o que a gente quer ser, como queremos nos ver lá na frente. E assim seguir isso, lendo a nós mesmos todos os dias. Essa constituição deve conter emoções, coisas positivas, verbos, e deve ser visualizada.


HÁBITO 03 - coloque as primeiras coisas primeiro

Aqui o autor diz para fazermos listas das coisas, e fazer as coisas importantes. Para isso há um quadrante I (coisas importantes e urgentes), II (coisas importantes e não urgentes), III (coisas não importantes e urgentes) e IV (coisas não importantes e não urgentes). O autor foca especialmetne em fazer as coisas do quadrante II, que geralmente é relaxada por não ser urgente, e seus ganhos serem de longo prazo. Exemplos: Uma resposta a um e-mail para uma entrega que deve ser enviada hoje estaria no quadrante I, fazer exercícios físicos no quadrante II, atender um telefonema qualquer no III, e assistir uma série de TV no IV.

Após os 3 primeiros hábitos, que são feitos para seu uso próprio, Stephen relaciona novos 3 hábitos que se aplicam nas relações pessoais.

HÁBITO 04 - pense em ganhar-ganhar

No caso devemos sempre gerar valor e também receber valor, OU NADA FEITO (ou não há negócio). Se não for para os dois lados vencer, não faça, diga não, até que os termos sejam estabelicidos no ganhar-ganhar.
Os casos que não estão nessa linha, e que existem, são as relações: win-lose (ganha-perde), lose-win (perde-ganha) e lose-lose (perde-perde).


HÁBITO 05 - procure antes entender do que ser entendido

Aqui o conceito fica em algo em torno de escutar antes de falar. É se colocar no lugar do outro, entender o outro, entender o porque daquela atitude, para então agir sem preconceitos ou julgamentos.


HÁBITO 06 - sinergia

É o estado em que duas pessoas acabam por se tornarem uma, com coisas positivas os cercando. É o estado final que se consegue, se você seguir os hábitos anteriores. Juntos é melhor, pois novas sabedorias são criadas, sabedorias que não poderiam ser criadas sozinhas. É aquele estado de flow em que dividimos com o outro, em que nos sentimos bem em fazer as coisas em conjunto.


O útlimo hábito é: AFIE A SERRA!

Havia um lenhador que há cinco horas estava tentando serrar uma árvore, ele estava tendo dificuldades pelo fato de sua serra não estar afiada. Eis que chega ao seu lado uma pessoa para o aconselhar: "porque você não vai afiar essa serra?". O serrador olha a pessoa de relance, e diz: "eu não posso, eu não tenho tempo para isso!".

Ok, o que ha por tras dessa histórinha? o segredo do sucesso esta em planejar antes de agir e no equilíbrio !

tem que saber a hora de golpear a madeira e a hora de afiar o machado, nao adianta fazer so uma coisa, tem que planejar antes de agir, se nao afiar o machado vai ter muito mais dificuldade e vai gastar muito mais tempo para conseguir derrubar a arvore.
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#2
Eu to na fase de trabalhar a proatividade. Na verdade acho nunca saírei dessa fase
Responda-o
#3
Muito interessante, e levando a sério todas essas dicas é impossível não angariar resultados positivos.

Quando diagnosticado com TDAH, o psiquiatra me orientou a ler alguns artigos e cartilhas para melhorar a produtividade, as ideias contidas neste tópico não destoam das que leio quando vejo que estou improdutivo demais.

Tão mais, é imprescindível planejar para depois agir, evitando a perda de tempo...
Responda-o
#4
(02-08-2017, 09:18 PM)Varão Opressor Escreveu: Eu to na fase de trabalhar a proatividade. Na verdade acho nunca saírei dessa fase

Comece a ler "O poder do Hábito" que essa fase vai começar a se desenvolver para o fazer, recomendo muito a leitura.
Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2

強さと名誉と尊厳
Responda-o
#5
(04-08-2017, 04:14 PM)Samanosuke Escreveu:
(02-08-2017, 09:18 PM)Varão Opressor Escreveu: Eu to na fase de trabalhar a proatividade. Na verdade acho nunca saírei dessa fase

Comece a ler "O poder do Hábito" que essa fase vai começar a se desenvolver para o fazer, recomendo muito a leitura.

Comprei o livro, está aqui na minha estante, assim que terminar alguns projetos e livros que estão na frente, eu começo a leitura.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)