Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ignorância Seletiva
#1
Encontrei um excelente texto e gostaria de compartilhar para levantar discussão a respeito das distrações (portais de notícias, redes sociais, fofocas, tretas, etc.) que temos de ficar atentos para não atrapalhar no desenvolvimento pessoal e roubar nosso tempo finito. 
A verdade é que o que importa é apenas nosso desenvolvimento pessoal nada além disso, a prioridade é essa, sejamos egoístas.

Esse é meu primeiro post (curto e direto) e espero que gostem, e que podemos refletir sobre o tema.



Ignorância Seletiva

O excesso de informações e estímulos mentais aos quais somos expostos diariamente é enorme, mas não costumamos dar muita – ou nenhuma – atenção a essa questão. Muitas vezes, isso ocorre não por falta de interesse, mas simplesmente por falta de conhecimento.

[Image: stQgH3f.jpg]



Para melhor compreensão sobre o assunto, sugiro um exercício: pense na quantidade de informações irrelevantes para a sua vida que tomaram o seu tempo nas últimas 24 horas. Ou faça esse teste nas próximas 24 horas. Tenho quase certeza que irá se surpreender com a grande quantidade de informações irrelevantes ou até mesmo inúteis que fizeram parte desse curto período de tempo de sua vida.


Agora, pense nisso de forma mais ampla. Meses. Anos. Décadas.


Acredito que se fosse possível somarmos a quantidade de tempo que perdemos com coisas inúteis, ficaríamos chocados.


Se aprofundássemos o pensamento para o fato de que a vida é formada por tempo (segundos, minutos, dias, anos), acredito que ficaríamos mais do que chocados. Quanto do seu precioso, insubstituível e finito tempo foi praticamente perdido com informações irrelevantes ?


[Image: NXMXYXx.jpg]

Assim como águas passadas não movem moinhos, é importante ficar atento a essa questão. É fundamental aprendermos a filtrar o que é importante para nós, independentemente de ser um assunto muito comentado, mas que não causa impacto algum em nossas vidas – e muitas vezes nem é do nosso interesse.


É muito importante termos sabedoria para utilizar nosso tempo e nossa mente com temas realmente importantes para nós, temas que sejam relevantes e auxiliares no crescimento pessoal e como membros da sociedade.


Além disso, dificilmente ideias surgirão em uma mente tão ocupada com notícias diárias. 
Por isso, convido você a praticar a ignorância seletiva por uma semana. Então, você verá quanto tempo e vida desperdiçou com notícias e fatos banais, fúteis e totalmente inúteis a você mesmo.

Pense nisso!

[Image: BWq5eOv.jpg]

Fonte
Simplicidade - Ignorância Seletiva
Complementar - Relacionado
Nos escolhemos realidade que queremos viver
Responda-o
#2
Muito bom. Segure meu like.

Só acho válido comentar, também, que estamos aqui apenas de passagem e que devemos conciliar um tempo para diversão, para fazer o que gostamos e viver.

Polarizar 24h em desenvolvimento pessoal também não é saudável, tudo em demasia faz mal. A vida, em resumo, é equilíbrio.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#3
Excelente. Concordo!

Quando se liga a tv, está lá passando como os pinguis da borda da "terra plana" vivem, ou então, como sobreviver a um ataque de um leão, ou então falando sobre como uma celebridade come ou caga, alguma treta inútil entre duas pessoas anônimas.

É tanta informação inútil que emburrece. A gente vai se tornando especialista em coisas e conhecimentos que nunca vamos usar na vida e o que realmente precisavamos saber, não sabemos.

E quando a mídia não está entupindo eles de informação inútil, está desinformando com noticias tendenciosas.

Aí depois a pessoa saí e vai pra internet e cai no facebook, youtube, blogs, fóruns, portais de notícia que estão a mesma coisa, milhares de videos e textos de informação inútil, além de disputas ferrenhas de egos e de likes.

Tem que saber escolher bem o que frequentar pra otimizar o tempo. Mas também lembrar de tirar algum tempo pro lazer e ver as coisas que gosta mesmo que não tenha tanta utilidade, é só não passar muito tempo com isso.

Como o Tesla disse, não polarize, tenha sempre equilíbrio.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#4
Nas férias que tive recentemente estava pensando justamente sobre isso, temos em média 80 anos de vida - sendo relativamente bem otimista - dificilmente alguém chega aos 90 anos vivo ou com o mínimo de sanidade mental possível logo, são 80 anos pra se desenvolver, pra se divertir, pra fazer investimentos, pra construir um nome, pra fazer algo pelas pessoas que você ama e mais alguns itens, ao olharmos esse número - 80 - parece muito mas subtraindo de nossa idade atual vamos colocar uma base média de 60 anos restantes, são 6 décadas pra fazer milhares de coisas e isso correndo contra o tempo pois é na juventude que temos o "gás" para corrermos atrás de nossas metas primordiais, eis que entram as distrações, minutos em frente a TV assistindo programas que não lhe acrescentam em nada e que ao mesmo tempo lhe prendem por horas, na frente do PC assistindo filmes e séries fúteis de 2/3/4hrs de duração que não lhe agregam em nada (existem muitos filmes edificantes porém existe o dobro de filmes que não servem pra nada ) ou mesmo em frente ao Youtube( repare nos adolescentes de hoje que passam várias horas do dia em frente ao PC assistindo esses youtuber's teen's falarem e fazerem merda) os vários momentos repentinos durante o dia para checar os emails, as redes sociais e por um acaso se perder em conversas paralelas e até em grupos virtuais (facilmente poderíamos conversar pessoalmente com essas pessoas em outros momentos) os minutos preciosos que perdemos vendo fotos no facebook de pessoas que nem sequer conhecemos, as horas que passamos procrastinando e por aí vai, seguindo nessa linha estamos a perder muitas horas preciosas de nosso tempo com coisas tolas e por hora nem se damos conta e isso pode nos custar caro.

Eu acredito que o mais importante a se fazer é filtrar tudo, desde o que iremos assistir até o que iremos fazer nas horas vagas, uma vez comentei sobre algo relacionado a criação de um mundo regido por nós mesmos e volto a explanar esse conceito, devemos criar um novo mundo para nós e filtrarmos tudo o que entrará nele, tudo que não lhe for útil será descartado sem dó e piedade, nosso desenvolvimento deve ser primordial, lembrem-se do tempo de vida que nos resta e da quantidade de coisas que devemos e queremos fazer, eu também acho que não devemos polarizar sempre em uma coisa, porém sou defensor da ideia de que até mesmo pra momentos de diversão, devemos continuar conscientes de nossas obrigações portanto, planejar os momentos de lazer é válido, planejamento é o que nos previne das inúmeras ilusões desse mundo.
 

Responda-o
#5
Lembro de o Libertador aconselhar a dedicarmos no máximo 5 ou 10 minutos do dia pra ver as atualidades e, feito isso, seguirmos com nosso dia. Não faz bem nos entupirmos com porcarias.

O tópico retrata algo básico, porém como o óbvio é o que menos se enxerga geralmente, deixo os parabéns.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
#6
(27-07-2017, 12:00 PM)Arthurr Escreveu: Além disso, dificilmente ideias surgirão em uma mente tão ocupada com notícias diárias. 

Sem dúvida!

A nossa consciência mais profunda é a fonte pura e criativa da mente. Enquanto a nossa mente for uma tempestade incontrolável e devastadora de pensamentos e sentimentos aleatórios, influenciados por impressões externas, não temos como acessar essa fonte. Assim, como dito no tópico, nos tornamos gado que apenas segue o fluxo. Não temos capacidade de fazer nem criar nada original.

Citação:O exercício da vontade começa primeiramente pelo entendimento dessa constatação e esforço contínuo na busca desse objetivo, deixando sua vida mais simples, porém mais focada. E focada nas coisas certas. Simplesmente esqueça as coisas que você sabe instintivamente que não te agregam em nada e foque apenas em atividades que aprimoram seu material humano. Isso envolve uma gama de ações muito ampla, desde o uso do celular, festas, socializações inúteis, empregos "vampiros" de energia vital, estudos sobre assuntos que não te levam o lugar nenhum, enfim, uma infinidade de atividades que no final não significam nada no escopo da vida.

O primeiro passo para isso tudo é acalmar a sua mente de macaco a parar com a tagarelice constante e infinita que te faz pular de um assunto para outro a cada segundo, acabando com a sua capacidade de concentração e foco, diluindo a sua energia por dar atenção a um monte de coisas sem importância - o que inevitavelmente fará  que a sua ansiedade aumente - e consequentemente pode te jogar num estado depressivo onde você vai buscar cada vez mais coisas superficiais para ter prazer momentâneo, porém o seu vazio nunca será preenchido. Nada te entreterá, tudo será tedioso a não ser diversão inútil [...]

Evitar como praga as redes sociais e demais facilidades tecnológicas também deve ser uma prioridade, afinal, essas tecnologias são uma fonte constante de prazer momentâneo que te desligam da realidade. Já parou para se perguntar porque a sua vida cotidiana é tão entediante e monótona? Porque você se sente toda hora ansioso, esperando impacientemente aquele momento de êxtase que vai dragar toda sua atenção e emoção, porém esse momento nunca chega? Ora, isso é simples. Toda hora você SE desliga para ver vídeos, histórias, conversas lá da puta que te pariu enquanto seu dia escorre aqui e agora mesmo.Todo mundo é melhor nesses lugares. Você é literalmente "enfeitiçado" pelas coisas legais que todo mundo está fazendo enquanto você está olhando para uma tela brilhante esperando a hora de poder ficar ainda mais ocioso no fim do dia ou no final de semana. Sua vida não tem significado porque é isso que você quer! ... quando perde seu precioso tempo e energia vendo merdas inúteis numa tela brilhante sem vida, alimentando seu ego infimamente faminto por prazer.

Você treina para sentir prazer sendo passivo, invejoso e consumista. Pare agora mesmo, pratique a reclusão digital, desligue ou jogue fora essa merda de celular, eu garanto que não tem nada de importante lá e a sua vida vai melhorar daqui pra frente. Ninguém se importa com a sua opinião sobre o presidente, você não precisa saber "das notícias", ninguém quer saber o que você fez final de semana, ninguém te acha bonito e atraente por mais que você tenha chavecado a mais gata da balada e ela tenha te dado mole, você não é descolado porque faz a mesma merda que todo mundo faz todos os finais de semana. Esqueça as festas, os lugares legais, a ostentação, a azaração e foque só no seu desenvolvimento, cultive relações sociais apenas com as pessoas que te acrescentam algo em troca, o resto é lixo.

Sim, você não deve mais fazer parte dessa "idiocracia", essa vida fútil sem significado norteada por idiotices que não significam nada para sua evolução como homem. Esqueça o que eles dizem, busque a elevação, concentre a sua energia, se aproxime do seu eu interior, do seu subconsciente. Fazer algum retiro por alguns dias no meio do nada e sem contato com ninguém também é bastante útil. Isso pode ser desde acampar em algum lugar relativamente distante ou pegar o carro ou seja lá qual veículo e sair por aí sem rumo, sem celular, sem nada, só você mesmo, interagindo com humanos como humanos faziam antes da invenção da internet, ou interagindo com a natureza de preferencia num lugar desconhecido, só você e seus pensamentos. A simplicidade da vida pode lhe ser apresentada numa dessas peregrinações e você nunca mais vai querer voltar ao estado atual.

Todo tipo de privação auto-imposta buscando uma maior clarividência mental-espiritual é uma maneira de treinar a vontade... banhos frios, acordar mais cedo todos os dias, parar de assistir a sua série favorita e ler um livro, começar a escrever, mudar de emprego, guardar dinheiro, ser minimalista com relação ao consumismo, fazer uma dieta, enfim, todos esses pequenos ajustes são formas de exercitar a sua vontade para coisas cada vez mais grandiosas. Sobre o treinamento físico rigoroso eu nem preciso falar aqui, creio eu. Comece a se forçar a voltar ao simples, não tenha tantas necessidades e esqueça o que a modernidade está te falando ou exigindo, você não precisa disso, não seja igual a todo mundo, seja um ser superior que não se importa com essas merdas e só tenha como objetivo o seu auto-aperfeiçoamento e a sua missão no mundo. Seja o cara foda que faz tudo que você acha interessante que você sonharia em conhecer.

FONTE: https://complexoherculeo.blogspot.com/20...sario.html
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#7
Excelente tópico
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)