Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 4.5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Reflexões sobre a inveja: sua origem e sua natureza.
#1
Reflexões sobre a inveja: sua origem e sua natureza.
 
Como caíste do céu, ó estrela da manha! Filho da alva. Lançado foste por terra, Tu que debilitavas as nações. Tú que dizias no teu coração: subirei ao céu, no alto, junto as estrelas de Deus, levantarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do Norte.   Sobre as mais altas nuvens subirei, e serei semelhante ao altíssimo!! Isaías 14: 12-14

Acima cito um texto do antigo testamento que em primeira instancia se refere ao rei da Antiga Babilonia e em outro texto (Ezequiel 28) há uma referencia ao rei de Tiro. Ambas são profecias clássicas que se referem a um contexto histórico do antigo oriente médio. Contudo há um nítido significado escatológico referente a origem do mal. O mal nem sempre existiu, mas um dia, na eternidade, este sentimento misterioso e até mesmo inexplicável surgiu no coração de um anjo chamado lúcifer. Não irei me deter aqui em explicar o porquê disso, pois isso escapa tanto da nossa esfera de discussão quanto da nossa capacidade de compreensão. O fato é que esse texto mostra que Lucifer (atualmente conhecido como Diabo e Satanás) foi o primeiro ser no universo a sentir inveja de outro ser (no caso Deus). Ele começou a sentir raiva e indignação,  porque Deus e seu filho Jesus, tinham funções e autoridade, poder, privilégios que ele não tinha, e cabe aqui ressaltar que Lucifer era dotado de extrema formosura, inteligência, poder acima de outros anjos, tal como o descreve Ezequiel 28). Ou seja, ele não era qualquer um, não era um ser insignificante, pelo contrario, era alguém de destaque, o que nos leva a entender que o sentimento de inveja é algo intrínseco do individuo e que nada tem a ver com seus dotes intelectuais, físicos, financeiros, sociais. Não importa o que uma pessoa invejosa tenha, pois o foco dela não está no que ela tem, mas no que o outro tem. E isso pode ser praticamente qualquer coisa, desde uma roupa, um traço de personalidade apreciável, uma amizade, um relacionamento, carro, profissão, inteligência, valores morais, espirituais, etc...etc...etc.... ou seja, qualquer atributo (considerado atributo pelo individuo que  sente inveja, mesmo que possa ser um defeito ou algo banal aos olhos de outrem).

E esse sentimento parece ser um hábito cultivado desde os primórdios da infância e tem relação multifatorial, evidentemente tem influencia dos pais, porem nem sempre, pois no caso de Lucifer, Deus certamente não era o culpado, pois o tinha rodeado de privilégios e dons, qualidades que outros milhões de anjos não tinham. Por tanto, a causa ou o porquê da inveja muitas vezes não se entende e não se explica. E por ser um habito a inveja sempre irá se aflorar no individuo, mesmo que ele tenha obtido o objeto de sua inveja, mesmo que tenha conseguido aquilo que ele mais invejava. Portanto, é um ciclo vicioso que se perpetua indefinidamente como um lup continuo. Isso quer dizer que ele sempre terá algo do que sentir inveja em alguma pessoa.

A historia universal mostra também que o diabo não queria tudo o que Deus possuía, mas apenas os privilégios que sua condição soberana lhe conferia. Contudo, não queria as responsabilidades e os problemas que advinham de estar sentado no trono universal. Daí podemos entender que o invejoso geralmente é preguiçoso!!!! Isso mesmo. Ele não quer arcar com as conseqüências, tanto para obter o objeto desejado quanto para mante-lo em ordem. Ele apenas quer a recompensa, mas não quer estudar, trabalhar, lutar, se humilhar, ou enfrentar qualquer dificuldade que seja necessária para conquistar o que ele quer. Não quer pagar o preço alto. “Pois tudo na vida é difícil e lutado. Nada vem de graça e se por ventura algo vem fácil, desconfie, pois certamente não é tão fácil quanto parece” (palavras de Silvio Santos).

Por tanto nós temos uma pessoa preguiçosa que quer insanamente ter o mesmo privilegio do outro, contudo nada quer fazer para chegar ao mesmo resultado. Quer apenas o pódium!
Outra característica da pessoa invejosa é que nem sempre sua inveja é algo declarado e estampado no rosto, mas muitas vezes é algo sutil, uma pessoa completamente dissimulada e falsa, lisonjeira, tentando ocultar seus desígnios. Difícil de flagrar esse tipo de gente. Muitas vezes o invejoso é alguém que te elogia (lisonjeia) e está mais perto do que voce imagina. No caso de lúcifer ele cobria o trono de Deus. “Aquele que comia do meu próprio pão, levantou seu calcanhar contra mim”. “Os inimigos são os da própria casa”. Portanto fique de olhos abertos. Mas porque é tão importante saber quem tem inveja de nós? Não basta apenas ignorar tais pessoas por saber que elas não nos afetam em nada? Será que não afetam mesmo??

Bom, no meu entender há basicamente três maneiras de uma pessoa invejosa te prejudicar e isso por si só já constitui uma evidencia contundente para você aprender a identificar e evitar o convívio com tais pessoas. A pessoa invejosa é uma pessoa tóxica, venenosa, no sentido de quando o sentimento transparece e aflora, ela é capaz de tentar de prejudicar diretamente. Quando ela não faz de maneira direta ela tenta de colocar pra baixo. Sabe aquele tipo de pessoa que não se agüenta sem tentar te diminuir, debochar, ironizar, subestimar? Pois bem, eu te pergunto se realmente vale a pena conviver com alguém que nitidamente está tentando te colocar pra baixo. E uma outra forma de uma pessoa “olho gordo” te atrapalhar está justamente na torcida que ela faz contra o teu sucesso e contra ti. De alguma maneira o Diabo se tornou especialista em deduzir o que as pessoas pensam e sentem, porem ele não é capaz de ler os pensamentos como Deus faz. Contudo ele é muito mais inteligente que um psiquiatra, psicanalista ou psicólogo, tendo em vista os seus milênios de existência e experiência profunda em interpretar a mente humana. Sendo assim é perfeitamente possível que ele deduza que por ex, uma mente está sentindo inveja (sentimento que lhe é próprio), deduza que essa pessoa deseja o mau de outrem, e use esse sentimento como motivação para tentar te prejudicar de qualquer forma. É verdade que ele tentará te prejudicar de um jeito ou de outro, porem esse parece ser o mecanismo pelo qual a inveja é um sentimento destrutivo mesmo que não de forma direta (ex: Caim matou Abel, manifestação extrema de inveja misturada com ciúme). Outra forma seria ele instigar e tentar o próprio invejoso contra ti.

Da mesma forma quando você torce ou ora a Deus por outra pessoa, Deus usa essa tua oração para interferir de maneira positiva na vida de tal pessoa, mesmo que ela não tenha pedido nada pra Deus. È como se o Diabo perguntasse pra Deus: porque você está abençoando essa pessoa se ela não te pediu nada???? Você não respeita o livre arbítrio dela não??? E Deus responde: ela não quer, mas o amigo dela quer beneficiar ela, portanto eu estou respondendo a oração dele!!! Ou seja, a oração é um argumento a favor de Deus e a inveja é um argumento a favor do Diabo. Portanto cuidado com o que você conta pras pessoas que te cercam, cuidado com quem você convive e considera teu amigo.

Minha avó sempre me disse reiteradas vezes: não conte teus planos e detalhes da tua vida a ninguém, pois o que as pessoas não sabem elas não atrapalham. Procure falar menos pra evitar inconvenientes e mantenha-se próximo a Deus. Inveja atrapalha sim e muito mesmo! Se duvida experimente ficar contando tudo sobre tua vida financeira, relacionamento, negócios, pra todo mundo e veja o que acontece. Em contrapartida seja mais discreto e não conte nada a não ser pra pessoas que evidentemente te amem e queiram o teu bem e veja o que acontece.
 
Virchow .
Responda-o
#2
Geralmente são pessoas próximas. Como disse Maquiavel "os amigos são mais levados à inveja"
Responda-o
#3
Otimo texto para leitura.
Responda-o
#4
É no silencio que Deus age! Sempre foi assim em toda a história. Muito bom o texto.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)