Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sons Binaurais e suas aplicações em nossas vidas.
#1
   Os sons binaurais também conhecidos como batidas binaurais são frequências sonoras capazes de nos fornecer melhorias significativas no âmbito das capacidades cognitivas ou intuitivas dependendo de como será seu uso. Os sons binaurais emitem dois tipos de ondas de frequência, sendo que cada frequência será dividida e transportada por meio dos dois lados do ouvido até o cérebro, este que tem a função de criar um terceiro tipo de onda ou tom que no caso é a diferença dessas duas frequências ou como é popularmente conhecido, o meio tom destas vibrações. Os sons são emitidos por meio de uma frequência em Hertz e podem variar dependendo da função que eles podem exercer sobre o cérebro. Eles podem ser usados para melhorar estados emocionais/mentais/espirituais, melhorar como dito a capacidade cognitiva, a capacidade de aprendizado/memorização e raciocínio rápido, podem também beneficiar o relaxamento mental e físico bem como melhorar a performance em alguma atividade que esteja a executar e que requisite algum nível elevado de concentração... São inúmeros benefícios que os sons binaurais podem nos oferecer, inclusive o mesmo é portador de uma série de estudos científicos provando sua real efetividade sendo até mesmo estudado pela NASA, foi desenvolvido em 1839 por Heinrich Wilhelm Dove e posteriormente estudado por inúmeros cientistas, incluindo o biofísico Gerald Oster que até então comprovou por meio de experimentos a sua real eficácia.


Mais algumas utilidades dos sons binaurais: eles podem ser usados no tratamento de depressões, de transtornos psicológicos, contra a ansiedade, regulamento do sono, em práticas espirituais, em meditações, para reduzir o estresse e até mesmo pode ser usado para elevar a consciência em algum nível. Quando finalmente é sintetizado pelo cérebro, os sons binaurais produzem seus efeitos de acordo com o tipo de frequência a qual são emitidos.


São elas:

10Hz 18HzQue melhora significativamente a memória, leitura e ortografia;
40Hz– Para execução de tarefas que requerem um alto nível de processamento de informações;
40Hz com 18HzCorpo relaxado / mente focada;
Frequência 147.85Hz de SaturnoAumenta a concentração e o processo de tornar-se consciente;


                   


               *famosa frequência de Saturno.

-Para produzir de fato seus efeitos, as ondas sonoras precisam ser emitidas por meio de um Headphone (ou fone de ouvido como queiram chamar), desde que o mesmo tenha a capacidade de saída de áudio ESTEREO ou uma configuração em ESTEREOFONIA.

-Deverá ser escutado em uma altura onde o volume não seja de fato um incômodo e que ao mesmo tempo não se possa ouvir ruídos externos, procure sempre o equilíbrio.


-Procure uma posição confortável e um bom lugar para que não sofra interrupções, o áudio pode ser usado ao mesmo tempo em que executa alguma atividade em específico como por exemplo estudar alguma matéria, como também pode ser usado para promover o relaxamento da mente, sendo assim precisa-se fechar os olhos e se concentrar nas ondas como tal.

-Tome muito cuidado pois os áudios induzem a uma súbita perda de consciência em algum determinado nível, por isso é importante que durante o uso dos mesmos, não se deve operar veículos ou máquinas por precaução.


Com relação as ondas cerebrais, basicamente nosso cérebro opera em praticamente quatro tipos de padrões de ondas onde estas interagem simultaneamente entre si, os nossos estados de consciência só são determinados por si através desse processo, através da predominância de um padrão de onda sobre outro e vice-versa. As principais ondas são:


Ondas Beta:São as ondas mais rápidas, 13 a 30 Hz. Este é o padrão que obtemos ao monitorizar o nosso cérebro durante o estado de vigília. Ou seja, se neste momento efetuasses um EEG este obteria um aspecto típico de um padrão de ondas Beta.

Ondas Alfa:Mais lentas que as Beta, 7 a 13 Hz. Estão normalmente associadas a um estado de maior tranqüilidade e relaxamento. Podem ser encontradas durante os estados meditativos mais comuns.


Ondas Theta: 3 a 7 Hz. Estão associadas a um estado de grande capacidade de reminiscência, criatividade e visualização, inspiração e conceptualização holística. É o padrão cerebral representativo do sono REM, ou seja, do sonho.



Ondas Delta:São as mais lentas dos 4 padrões principais, 1 a 3 Hz. Estão associadas ao sono profundo, sem sonho, e ao transe profundo 



(...) Sabendo as características mentais associadas a cada padrão de ondas cerebrais, tal como foram acima referidas, teríamos uma enorme vantagem em induzir um determinado padrão de ondas de forma a facilitar determinadas atividades mentais.Felizmente existe uma forma para fazer isto e baseia-se no princípio científico da Harmonização. Os sons binaurais (que explicarei mais adiante) podem ser usados para harmonizar ou sincronizar ambos os hemisférios cerebrais num só padrão sinérgico de ondas cerebrais.

O que é então o princípio da Harmonização? É muito simples. Por exemplo, vamos supor que penduramos nas paredes da mesma sala vários relógios de pêndulo e que cada pêndulo se move ao seu próprio passo, defasado de todos os outros. Com a passagem do tempo os pêndulos tornar-se-ão progressivamente sincronizados, adaptando-se naturalmente o ritmo de cada um até todos os pêndulos se moverem em sintonia, em uníssono. Esta sincronização é o resultado do princípio da harmonização, é um fenômeno físico que ocorre de forma sistemática na natureza sempre que a oportunidade se proporcione.


Este processo é importante, pois também possuem implicações diretas no nosso cérebro, este opera de modo semelhante a uma caixa de ressonância. As ondas cerebrais pulsam a diferentes amplitudes e frequências, dependendo do nosso grau de envolvimento em determinadas atividades. Tal como o pêndulo do relógio, o nosso cérebro pode ficar sincronizado com determinados padrões de ondas se for exposto aos estímulos apropriados. Este é também um processo usado pelos xamãs em diversas tribos indígenas, que usam tambores e chocalhos para harmonizar as suas ondas cerebrais com uma frequência particular e assim entrar num estado de consciência alterado.



Juntamente com o papel desempenhado pelas ondas cerebrais no nosso estado de consciência é também importante discutir a anatomia básica do nosso cérebro e a forma como as suas partes interagem e funcionam. Os nossos cérebros possuem dois hemisférios, esquerdo e direito. O hemisfério esquerdo é linear, lógico, prático e orientado no tempo. Por seu turno, o hemisfério direito prece ser muito mais não linear, abstrato, criativo, holístico e não lógico. Por exemplo, um contabilista usa provavelmente muito mais o seu hemisfério esquerdo enquanto que um artista usa mais o direito. Tendemos a favorecer o uso de um determinado hemisfério consoante a atividade em que estamos concentrados. Assim como existe uma predominância de certas ondas cerebrais dependendo de determinadas atividades também existe a predominância de um dos hemisférios consoante o que estamos a fazer.



Os dois hemisférios estão ligados pelo corpo caloso. Esta estrutura funciona como uma ponte ou conduta entre ambos os lados e pode literalmente ser exercitada e fortalecida mentalmente até se tornar fisicamente maior e mais capaz de transmitir informação entre os dois hemisférios. Sincronizando os dois hemisférios e permitindo que estes trabalhem em conjunto podemos potencializar as nossas capacidades mentais. Basicamente é como ter um computador mais rápido, com os componentes melhor integrados e capaz de aceder mais rapidamente à informação e processamento de dados. Fazendo isto estaríamos literalmente a usar o nosso cérebro de um modo mais eficiente.



E como podemos então fazer isto? Vários estudos demonstraram que a meditação pode conduzir a estados em que o padrão de ondas cerebrais reflete uma sincronização entre os hemisférios cerebrais. Esta sincronização reflete um estado especial em que ambos os hemisférios estão ativamente envolvidos nas mesmas frequências. Os EEGs de meditadores experientes exibem uma sincronização hemisférica acima do comum bem como a capacidade de atingir estes estados deliberadamente. Ambos os hemisférios podem estar sincronizados em qualquer padrão de ondas cerebrais tais como Alfa ou Theta, ou qualquer outra combinação. Esta característica conduz-nos ao próximo tópico de interesse: os sons ou batidas binaurais.



A melhor forma de explicar os sons binaurais é descrevendo por que e como são feitos, mas primeiro será melhor abordar um pouco o seu criador. Robert Monroe, o pioneiro das experiências fora-do-corpo, fundou o Instituto Monroe na Virgínia, EUA. Esta é uma organização dedicada ao estudo da consciência e seus estados modificados. Ao longo de anos de pesquisa desenvolveram um processo capaz de alterar sistematicamente os padrões de ondas cerebrais de forma a induzir estados de consciência particulares. Monitorizando os sujeitos em estados alterados, Monroe e os seus colaboradores realizaram experiências com o som para modificar o estado mental de uma forma previsível e controlada. Com o tempo, esta equipa de pesquisadores desenvolveu o processo de criar sons binaurais. Este processo utiliza o princípio da Harmonização acima descrito para conduzir o cérebro a frequências de ondas cerebrais específicas e pré-determinadas.



Criar frequências de sons binaurais é na verdade muito simples, é quase mais fácil fazê-lo do que explicá-lo!Este processo consiste basicamente em aplicar estímulos auditivos em ambos os ouvidos. A idéia é tocar um tom num ouvido e outro tom, ligeiramente diferente, no outro ouvido. Ao processar estes dois tons captados pelo ouvido direito e esquerdo, o cérebro assimila a diferença entre os mesmos e, num efeito de harmonização, entra nesta frequência. Ou seja, se o nosso ouvido esquerdo captar um som com uma frequência de 97 Hz e o direito captar um som com uma frequência de 103 Hz, o nosso cérebro irá percepcionar um diferencial de 6Hz e assim entrará nesta frequência, que se enquadra no intervalo de ondas Theta.De igual forma o nosso comportamento começará gradualmente a alterar-se, entrando num estado de profundo relaxamento e sono.



Ao escutarmos estes sons binaurais podemos percepcionar um tom ondulante (uma espécie de wha wha). O fantástico é que este tom ondulante não está a ser transmitido pelos headphones, este efeito de vibração é na verdade uma criação da nossa mente, ao sintetizar os dois sons. Quando escutamos um tom num ouvido e outro tom, ligeiramente diferente, no outro ouvido, os hemisférios do nosso cérebro ficam sincronizados e é esta sincronização que produz o tom ondulante.









Ultimos trechos foram retirados do site:www.curaeascensao.com.br 
 

Responda-o
#2
Poderia postar artigos acadêmicos sobre o assunto? Tá parecendo pseudagem
Responda-o
#3
(23-07-2017, 02:07 PM)Aragons Escreveu: Poderia postar artigos acadêmicos sobre o assunto? Tá parecendo pseudagem

 Dê uma olhada neste link, inclusive serve como complemento do tópico...... https://portal2013br.wordpress.com/2017/...bem-estar/


 Já faz algum tempo que utilizo de alguns áudios binaurais em praticas de relaxamento e meditação, inclusive quando tenho que memorizar conteúdos para avaliações ou quando estou a realizar maratonas de estudos, eu não tenho reclamações a fazer pois sempre estudei ouvindo sons e obtive resultados satisfatórios, os áudios me são úteis, achei bastante interessante o assunto e trouxe como tópico visto que também o pratico, no mais segue uma monografia bastante interessante de um projeto acadêmico na qual aborda alguns conceitos dos áudios binaurais.

http://www.up.edu.br/blogs/engenharia-da...008.23.pdf

artigo acadêmico que aborda o conceito...  https://semanaacademica.org.br/system/fi...elis_0.pdf

 O assunto é bastante recorrente em blogs e fóruns gringos, segue uma síntese para análise: http://www.binauralblog.com/?p=62
 

Responda-o
#4
Show, Tyler!

Eu já uso os binaurais há bastante tempo, e como sou audiófilo, sempre com os melhores fidelizadores de áudio e a melhor qualidade para melhor efeito.


Aos curiosos. Nem tudo faz efeito, não espere também que você fique outra pessoa, as ondas são para estímulos e não para uma transformação de água em vinho.
Como em outros tópicos já disseram, a chave de tudo é uma mente focada. Se você ouve um áudio binaural que seja, por exemplo, um reset, mas você não relaxa, não fica confortável ou mantém sua mente angustiada e fora de sobriedade, você NUNCA, mas nunca vai conseguir nada.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#5
Estou testando essas paradas ai. Parece que funciona. Tem alguma coisa para sonhos lúcidos?
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#6
Existem muitas técnicas conhecidas para sonhos lúcidos, eu particularmente nunca testei mesmo achando o tema interessante, já li muito a respeito porém não posso comentar algo tido como certo por essa falta de "experiência prática". Recomendo ler o livro "Sonhos Lúcidos - O guia para dominar e controlar seus sonhos -" esse livro é escrito por 3 autores diferentes se não me falhe a memória, mas é interessante tanto pela linguagem direta, simples e objetiva quanto pela forma que o tema é abordado.

 Tem alguns fóruns relacionados ao assunto, no momento não me recordo o nome, mas depois posso procurar e trazer, abaixo vou deixar uma citação com um artigo que no meu ver elucida bem as principais técnicas disponíveis, tem uma outra técnica na qual creio não ter sido citada, é a técnica da incubação, é inclusive retratada no livro Exploring the World of Lucid Dreaming- do Stephen LaBerge. O Stephen é um dos maiores senão o maior especialista no assunto, esse livro é bastante aprofundado, recomendo a leitura... 


aqui está as principais técnicas...





Spoiler Revelar

Citação:Cycle Adjustment Technique(CAT) - Técnica do Ajuste de Ciclo

Esse método foi desenvolvido por Daniel Love, um sonhador lúcido britânico conhecido da área, autor de livro sobre o tema.

O CAT é um método fácil para aprender a ter sonho lúcido. Funciona com base no ajuste dos ciclos de sono e melhora da consciência nas manhãs, quando os períodos de fase REM são maiores. Realizado adequadamente, verificou-se ser possível até 4 sonhos lúcidos por semana.

Em um experimento conduzido por 10 estudantes, o método CAT obteve sucesso com 8 deles, em apenas 2 semanas, com uma média de 2 sonhos lúcidos por estudante. Com persistência esse método pode chegar a 4 sonhos lúcidos por semana.

Dois passos simples:
Passo 1: Programe o alarme para despertar 90 minutos antes do horário normal de acordar. Levante-se durante uma semana inteira, nesse novo horário. Isso irá restruturar seu relógio interno. Como resultado disso, você não experimentará sonho lúcido algum, durante essa primeira semana.

Passo 2: Começando no 8º dia, alterne sua hora de acordar com o seu dia normal. Acorde no horário normal num dia, acorde naquele horário mais cedo no dia seguinte. Siga alternando: dia com o horário normal para despertar, no outro mais cedo.

Durante os dias de horário de acordar normais, seu corpo antecipará um despertar mais cedo. Seu cérebro já estará estimulado, permitindo facilitar a lucidez. Isso vai melhorar as chances de ter sonhos lúcidos por semana.
O método não requer visualizações, uso de memória ou qualquer outro truque mental. A parte mais difícil é acordar mais cedo e se disciplinar com a nova rotina.


DEILD significa Dream Exit Initiated Lucid Dream, também é conhecido como "Dream Chaining".

Trata-sede uma versão menor do WILD. O DEILD parece possuir a vantagem de permitir multiplos sonhos lúcidos numa mesma noite. O método se beneficia do fato que o cérebro se mantém num estado de alerta de reconhecimento do sonho por alguns momentos, logo após sair de um sonho e claro desde que você não se mexa e insista em permanecer adormecendo. Com isso o cérebro poderá continuar aplicando as ondas cerebrais típicas das fases REM do ciclo do sono.

REQUISITOS:
Para maior eficiência do método DEILD é importante que você tenha boa capacidade de reconhecimento ou lembrança dos seus sonhos. Recomenda-se um mínimo de capacidade de recordação de 10 sonhos por semana ou mais, antes de começar a praticar o DEILD.

Despertando após um sonho: o método!

Assim que você acordar, não se mexa! Você provavelmente despertou após um sonho, mas talvez não se lembre. É fundamental que não se mexa e que procure se recordar no que estava pensando ou visualizando.... isso ajudará a retornar aos sonhos, mantendo seu cérebro nas ondas REM do sono.


Poderá acontecer alguma paralisia do sono ou alucinação hipnagógica... nada com o que se assustar afinal já tais sabendo que são estados neurofisiológicos do sono( e não diabinhos, ETs ou fantasminhas).
O sonho lúcido não virá apenas se coincidir de que a fase REM já se encerrou. Caso você tenha conseguido voltar pro sonho...
...você pode voltar a focar que sensações sentia no sonho anterior, visualizando e sentindo, quem sabe até ouvindo... caso não consiga é porque saiu da fase REM e o negócio é tentar na próxima vez.
Esse método é especial também para voltar a ter sonhos lúcidos, numa mesma noite, logo após cair fora de um.

Vantagens:
- Finalmente não é preciso interromper o sono lá pelas 6h e voltar a dormir...
- É possível se aproveitar da capacidade do nosso cérebro de voltar pro sonho e exercitar isso. Assim, há boas chances de sonhos lúcidos em sequência!


Desvantagens:
- Prepare-se para ter falsos despertar! São abundantes os relatos deles com esse método.
- Conseguir lembrar logo ao sair de um sonho que não é pra abrir os olhos e se manter imóvel.
- O método já começa exigindo mínimo de 10 sonhos por semana... com uma memória dessas a impressão que tenho é que nesse nível, qualquer método vai bombar.

FILD significa Finger Induced Lucid Dream ou Sonho Lúcido Induzido pelo Dedo.

A preparação:
1. Vá dormir. Não requer qualquer tipo de visualização.
2. Para otimizar o método, procure ir dormir quando estiver realmente caindo no sono. A melhor hora é no meio da noite ou de manhã. Entretanto, utilizando essa técnica pela manhã, pode-se provocar sonhos lúcidos curtos.
3. Se você quer tentar o FILD durante a noite, você tem encontrar uma maneira de acordar. Existem vários jeitos. Descubra aquele que funciona melhor com você.
4. Uma vez que você acordou, a primeira coisa que deve fazer é imediatamente relaxar, tentando voltar ao sono. O objetivo aqui é chegar ao ponto justamente antes de você cair no sono. Uma vez que alcance esse ponto, inicie o Método FILD. Caso você cair no sono diretamente, não se preocupe, você pode tentar novamente quando acordar.
O Método:
1. Imagine por um segundo que você está tocando um piano usando seu dedo indicador e o dedo do meio, da mesma mão. Seus dedos estão lado a lado, em duas teclas. Agora pressione seu dedo direito para baixo, deixando seu dedo esquerdo erguido. A seguir, pressione seu dedo esquerdo para baixo e deixe seu dedo direito para trás. Repita esse movimento para cima e para baixo.


2. Imagine que você está tocando o piano novamente(usando o mesmo movimento), mas desta vez, pressione as teclas levemente de tal modo que elas não desçam. Tente isto nas teclas do seu computador - você deve basicamente sentir seus músculos se contraindo, mas seus dedos mal e mal se movem.


3. Tudo que você tem que fazer é usar o movimento do dedo quando estiver desperto. Uma vez que você alcançou o passo 4 da etapa de preparação, comece a movimentar seus dedos. Concentre-se no movimento. Direcionando sua concentração, você cairá no sono em segundos. Não conte o número dos seus movimentos ou fale consigo mentalmente. Também, não tente se forçar a cair no sono, isso apenas o fará despertar.;

4. Passados 10 a 20 segundos, faça o teste de realidade(ou reality check) de trancar a respiração(fechando o nariz com a mão). Simplesmente tape o nariz e tente respirar. Se você puder, você está sonhando.




5. Se você descobrir que o reality check não funicona, não se preocupe, você pode tentar novamente. Apenas durma normalmente e tente novamente quando despertar.

Métodos mais conhecidos para conseguir sonhos lúcidos: MILD
Começando pelo método criado por Stephen LaBerge, o famoso MILD - menmonic induction of lucid dream ou indução mnemônica de sonhos lúcidos.

Passo-a-passo da técnica MILD:

.
1 - Diga a si mesmo para acordar cedo de manhã.
.
2- Se e quando fizer isso, faça voltar à sua mente qualquer sonho de que se lembre.
.
3 - Saia da cama e durante 15 minutos faça algo que exija toda a sua atenção desperta, como ler um livro(eu prefiro ler sobre sonhos lúcidos) ou relacionar "coisas a fazer".
.
4 - Volte para a cama e diga a si mesmo, antes de adormecer: "Da próxima vez em que sonhar, quero lembrar que estou sonhando".
.
5 - Ao fazer isso, visualize seu corpo deitado na cama, dormindo, e ao mesmo tempo se veja no sonho que acabou de ensaiar, reconhecendo que é um sonho.

A Supremacia Tholey: o Método de Tholey revisitado.

Paul Tholey foi um psicoterapeuta alemão com uma bagagem de apenas 30 anos de experiência no uso do que chamamos hoje de "Método de Tholey". A Dra. Jayne Gackenback, outra gigante no estudo dos sonhos, aponta esse método como de grande eficácia.

Tholey trabalhou com seus pacientes, em seu dia-a-dia, na sua clínica. Invariavelmente sua experiência e estudos, aplicados diretamente com os pacientes, resultaram em uma forte percepção do melhor caminho para recordação e controle dos sonhos.

Repare que nas orientações abaixo, os exercícios de imaginação/simulação visual, devem ser ao mesmo tempo, acompanhados de questionamentos e repetidos durante o dia, de tal forma, para que ao sonhar, esse modo de criticar a realidade, seja levado junto(numa espécie de incubação/reality check).


Apresentação do Método:

1) Questione para si: "Estou sonhando ou não?", de cinco até dez vezes ao dia.

2) Simultaneamente, procure visualizar-se num sonho, imagine intensamente que está no seu sonho e que percebe que tudo a sua volta, inclusive você mesmo, é um sonho seu.

3) Enquanto se questiona "Estou sonhando ou não?", concentre-se não só no agora, mas procure visualizar acontecimentos passados. Percebe algo incomum ou lacunas na memória?

4) O questionamento reflexivo "Estou sonhando o não?" deve ser repetido quando experimentar emoções mais fortes ou em situações do cotidiano que lembrem uma situação típica de sonho. Situações surpreendentes ou improváveis, durante as rotinas do dia-a-dia, devem ser aproveitadas.

5) Caso acontecimentos ou algum(ns) temas sejam repetitivos ou recorrentes nos seus sonhos - por exemplo o sentimento de medo ou a presença de um gato - aproveite quando estiver desperto, para se questionar "Estou sonhando ou não?", sempre que avistar um gato ou se sentir ameçado(ou quando se defrontar com a situação repetitiva dos sonhos enquanto desperto).



6) Alternativamente a situação anterior, se os temas mais recorrentes nos seus sonhos são experiências que raramente ou nunca ocorram no estado desperto, procure então se imaginar vivenciando aquelas cenas e dizendo para si que está sonhando.

7) Se a dificuldade é lembrar dos sonhos, deve usar técnicas para melhorar sua recordação. A insistência em obter a estrutura crítico-reflexiva(os questionamentos da realidade), irá contribuir para desenvolver essa memória dos sonhos.

8) Pouco antes de adormecer, não tente forçar a ocorrência da lucidez, martelando esse pensamento, mas apenas diga para si mesmo que ficará consciente no seu sonho. O método é especialmente eficiente quando você acorda no início da manhã e sente que dormirá fácil novamente.

9) Decida realizar uma ação ou algo especial nos seus sonhos. Qualquer ação é suficiente.

Objetivando facilitar os passos 8 e 9, Tholey sugere maneiras(escolha uma) de manter sua consciência enquanto adormece, focando atenção nas imagens hipnagógicas do começo do sono:

Técnica das Imagens. Focalize apenas nas imagens visuais enquanto adormece.

Técnica do corpo. Concentre-se totalmente no seu corpo enquanto adormece. Perceba sua respiração, a maneira como os músculos de suas pernas relaxam, o peso de seus braços.

Técnica das imagens e do corpo. Direcione toda sua atenção para as imagens visuais que surgem quanto para o seu corpo adormecendo.

Técnica do ponto do ego. Imagine que você é apenas um "ponto" do qual observa e reflete sobre o mundo dos sonhos.

Técnica das imagens e do ponto do ego. Junto do foco de se imaginar como um ponto, concentre-se nas imagens que surgem enquanto adormece.



Considerando a surpreendente inteligência desse método, pode-se notar também que é um pouco mais trabalhoso, porém pode ser incrivelmente eficaz. O livro de Jayne Gackenback e Jane Bosveld, Control Your Dreams, faz referência a dois cientistas franceses que trabalharam com o Método de Tholey e descobriram que os participantes, mesmo após abandonaram seus estudos, ainda assim, frequentemente obtiveram bons resultados.

Método VILD de Indução de Sonhos Lúcidos

O método VILD(Indução Visual de Sonhos Lúcidos), para indução de sonhos lúcidos, é um parente próximo do WILD. Foi criado por um onironauta conhecido como Peter Harrison ou simplesmente de Pedro.

Primeiro passo, ao ir para cama, deve-se relaxar. Pode-se utilizar técnicas próprias ou alguma utilizada no método WILD. Outra sugestão é imaginar a mente se descarregando e sentindo o sono chegar. Caso tenha dificuldade em adormecer rápido, talvez ajude ler sobre sonhos lúcidos antes de dormir, pelo menos até se sentir sonolento.

Tenha certeza que você sabe exatamente como gostaria que o sonho fosse. Sua amiga, as palavras ditas, o reality check realizado. Recomenda-se reality checks simples ou que funcionem bem pra você. Visualize o sonho planejado, serenamente, durante três vezes, para ter certeza que você sabe cada detalhe dele. Depois comece a visualizar esse sonhos uma vez atrás da outra.

Lembre-se de visualizar ele na primeira pessoa, através de seus próprios olhos. É você olhando para suas mãos ou seu reality check e não para outra pessoa fazendo isso. "Você olhando para suas mãos!".

Caso sinta seus pensamentos confusos, ignore isso e siga insistindo na visualização do sonho planejado. Será preciso um pouquinho de paciência e persistência nisso.

Quando você finalmente estiver sonhando com o que arquitetou, será bem possível que não perceba que já está sonhando... pelo menos até o momento em que fizer o reality check! Daí para diante é aproveitar o seu sonho enquanto está consciente!

Método Wake Back To Bed

Esse método é o mais simples que existe, ideal para quem ainda não teve um sonho lúcido. Talvez um dos métodos menos difundidos pelos sites em português, mas vem ganhando adeptos rapidamente e já pode ser encontrado facilmente pelas comunidades ou foruns de sonhadores lúcidos. Traduzindo grosseiramente, fica algo como: Acordar e voltar para cama.

Wake Back To Bed ou “WBTB” é uma variante do MILD(já tratado nesse blog) e também do CAT - Cycle Adjustment Technique ou Técnica do Ajuste do Ciclo, com um diferencial: os resultados podem ser bem rápidos. Pode-se utilizar o método durante a semana ou apenas nos finais-de-semana. Fica a critério de cada um. Como em qualquer outro método, seja o Tholey, MILD, WILD etc.. o importante é que ao optar por essa técnica, haja uma persistência nela.


Passo 1: Vá para a cama normalmente e programe seu despertador para tocar após 6 horas de sono.


Passo 2: Após seis horas de sono, levante-se da cama. Encontre algo para se ocupar, mantendo-se mentalmente ativo e alerta. Experimente ler algo sobre sonho lúcido(como esse blog). Permaneça alerta no mínimo por 20 minutos e no máximo por 60 minutos. Você deve sair da cama.



Passo 3: Vá para a cama e relaxe. Caso sua mente fique muito alerta, experimente meditar, aplicar o método MILD ou ainda fique se imaginando, serenamente, como poderia ser seu próximo sonho lúcido, até cair no sono novamente.
 

Responda-o
#7
tive problemas com a conexão de internet e não deu pra postar a resposta inteira, aqui o complemento.


Com relação aos áudios, acredito que os áudios isocrônicos possam ofertar um sonho lúcido dependendo do nível/estado de concentração que você obtenha no momento de relaxamento, os binaurais se diferem dos isocrônicos e ambos agem de maneiras distintas...


Citação:Binaural Beat é um fenômeno que o cérebro produz pela mescla duas frequências diferentes, uma em cada ouvido. Por exemplo, 300 Hz em um ouvido e 310Hz no outro, então o Binaural teria uma frequência de 10 Hz (310-300). Isso é feito pelo seu cérebro, a diferença de frequência pode ser de até 30Hz.

Estes precisam de fones de ouvido.

Citação:Isocrônicos são pulsações que ligam e desligam em regularmente. A quantidade de pulsações por segundo indica a frequência. Por exemplo, 10 pulsações por segundo induziria no cérebro uma frequência de 10Hz.
Isso excita o Tálamo e faz com que o cérebro passe a imitar a frequência dos toques Isocrônicos, alterando sua atividade cerebral.
São similares aos Monaurais, exceto que estes são um pulso de onda senoidal, em vez de pulsos totalmente separadas de um único tom.


Estes não precisam de fones de ouvido, mas seu uso pode torná-lo mais efetivo.



Coloquei as técnicas de sonhos lúcidos pois creio que os áudios sirvam justamente como artifício auxiliar destes, é interessante usar as técnicas e os sons de modo mútuo para obter o resultado almejado. Sempre que for procurar um isocrônico, opte por batidas semelhantes a esta: 







 no meu ponto de vista os sonhos lúcidos são mais facilmente conseguidos com o conhecimento/entendimento e uso das técnicas específicas enquanto os áudios servem como auxiliar...
 

Responda-o
#8





 Estou usando esse áudio para ler e estudar, sinceramente um dos que mais gostei...
Responda-o
#9
Não li o tópico inteiro pois estou em um aniversário.
Mas eu costumava escutar uns para dormir e desde então estou tendo paralisia no sono com frequência. É normal?

Enviado de meu Moto G (5S) usando Tapatalk
Spoiler Revelar
Memento Mori 

Responda-o
#10
Já utilizei alguns na época de vestibular e esporadicamente utilizo quando tenho dificuldades em assimilar algum conteúdo.
Uma recomendação que eu dou pra quem for utilizar para este fim é que dê um tempo para "voltar ao modo normal" depois de estudar porque da mesma forma que se assimila o conteúdo com mais facilidade pode-se assimilar com facilidade a primeira bobagem a que tu for exposto (TV por exemplo).

Alguém ai conhece o Tom Platz ? ele utilizava hipnose antes dos treinos e tem relatos que ele era extremamente insano treinando, parecendo estar possuído.
http://ask.fm/VirideMR

A vida é insignificante se não está inspirada por uma vontade indomável de superar os limites. - José Ortega y Gasset
Responda-o
#11
(17-03-2018, 07:44 PM)Besouro Escreveu: Não li o tópico inteiro pois estou em um aniversário.
Mas eu costumava escutar uns para dormir e desde então estou tendo paralisia no sono com frequência. É normal?

Enviado de meu Moto G (5S) usando Tapatalk



 Você não está levando em consideração a frequência do áudio, observe-a e veja sua finalidade, os áudios binaurais são muito complexos - existe muita patifaria na internet que desmoraliza o assunto, é por isso que devemos no mínimo conhecê-lo superficialmente antes de testar qualquer coisa - , ontem mesmo eu escutei um durante o dia para dormir, tive diversos sonhos bem desconexos e repetitivos e acordei bem disposto - hoje eu tive o mesmo sonho de ontem, pasmem -. 

 O áudio que eu postei anteriormente por exemplo, está me ajudando muito a me concentrar em leituras... A partir de agora, olhe a frequência dos áudios e veja se a mesma cumpre o que você almeja, e lembre-se, a constância é o segredo, leva-se um tempo até você atingir o patamar dos resultados.

(17-03-2018, 07:54 PM)Viride Escreveu: Já utilizei alguns na época de vestibular e esporadicamente utilizo quando tenho dificuldades em assimilar algum conteúdo.
Uma recomendação que eu dou pra quem for utilizar para este fim é que dê um tempo para "voltar ao modo normal" depois de estudar porque da mesma forma que se assimila o conteúdo com mais facilidade pode-se assimilar com facilidade  a primeira bobagem a que tu for exposto (TV por exemplo).

Alguém ai conhece o Tom Platz ? ele utilizava hipnose antes dos treinos e tem relatos que ele era extremamente insano treinando, parecendo estar possuído.


 Sim, é verídico, o Tom Platz é defensor assíduo do hiperfoco e do estado de flow... Com relação aos áudios, existem infinitos artigos científicos comprovando sua real eficácia.
Responda-o
#12
(17-03-2018, 09:53 PM)Tyler Durden Escreveu:
(17-03-2018, 07:44 PM)Besouro Escreveu: Não li o tópico inteiro pois estou em um aniversário.
Mas eu costumava escutar uns para dormir e desde então estou tendo paralisia no sono com frequência. É normal?

Enviado de meu Moto G (5S) usando Tapatalk



 Você não está levando em consideração a frequência do áudio, observe-a e veja sua finalidade, os áudios binaurais são muito complexos - existe muita patifaria na internet que desmoraliza o assunto, é por isso que devemos no mínimo conhecê-lo superficialmente antes de testar qualquer coisa - , ontem mesmo eu escutei um durante o dia para dormir, tive diversos sonhos bem desconexos e repetitivos e acordei bem disposto - hoje eu tive o mesmo sonho de ontem, pasmem -. 

 O áudio que eu postei anteriormente por exemplo, está me ajudando muito a me concentrar em leituras... A partir de agora, olhe a frequência dos áudios e veja se a mesma cumpre o que você almeja, e lembre-se, a constância é o segredo, leva-se um tempo até você atingir o patamar dos resultados.
Entao, eu dou uma pesquisada no YouTube por "Binaural sound waves for sleeping".
Depois das paralisias eu dei uma suspendida. Vai ver usando só pra estudar acontece um resultado melhor.

Enviado de meu Moto G (5S) usando Tapatalk
Spoiler Revelar
Memento Mori 

Responda-o
#13
Esse focus at will é Bom pra estudar 


Responda-o
#14




Se você quer jogar e não tá conseguindo se concentrar, esse aí é bom.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)