Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
As 5 ferramentas da força mental
#1
Traduzi rapidamente um artigo que eu tinha salvo aqui há muito tempo. Ele foi escrito originalmente voltado à esportes de força, mas esses pontos abordados podem ser aplicados em qualquer área da vida. Força, resistência, tenacidade mental ou como queiram traduzir a expressão "Mental toughness", é um conceito de extrema importância pra ter sucesso em qualquer coisa, principalmente pra quem desempenha atividades de alta performance.


As 5 ferramentas da força mental (também conhecido como culhões) (by Matt Kroc)

[Image: 822208_da93_3.jpg]


Chegar com uma simples definição de força ou resistência mental não é fácil. É um assunto que é complexo e altamente individual, e muitas vezes vai basear-se em nossas próprias experiências e observações ao tentar defini-lo. Isso explica porque a definição de força mental de alguém pode ser sobreviver a duas jornadas estressantes no Iraque, enquanto a de outro pode ser ver sua mãe sustentar sozinha a família, trabalhando 60 horas por semana.
Força mental é algo que eu fui forçado a desenvolver ao longo da minha carreira de atleta e na minha vida, e na minha opinião a melhor abordagem para identificar o que a abrange, é saber os seguinte 5 itens:

* Confiança e crença em si mesmo
* Capacidade de superar adversidades
* Capacidade de tolerar ou suportar a dor
* A vontade e a determinação para continuar, não importando o custo (leia-se sacrifício)
* Capacidade de superar o medo



1- Confiança - O alicerce da força mental

Você precisa ter isso, e em abundância, se você deseja alcançar o topo de qualquer esporte ou realizar qualquer empreendimento grandioso. Você tem que acreditar absolutamente e sem fraquejar, que você não é somente capaz de atingir seu objetivo desejado, mas também que é apenas questão de tempo antes de você consegui-lo. Você deve acreditar nisso diante de qualquer oposição às suas metas. Você nunca pode deixar influências negativas abalarem a sua confiança nem mesmo causar a menor quantia de auto-duvida.
Não importa se cada pessoa que você já conheceu te disse que seus objetivos são ridículos, e a idéia de que você poderia ao menos chegar perto de alcançá-los é totalmente absurda, você ainda deve acreditar na sua capacidade para alcançá-los com 100% de confiança. Isso é algo que todo campeão de qualquer esporte ou profissão compartilha, e há inúmeras histórias de pessoas que superaram obstáculos aparentemente intransponíveis para realizar seus sonhos.

2- Superar adversidades

Todos nós enfrentamos adversidades em um momento ou outro. Para alguns ocorrerá com mais freqüência e será mais difícil do que para outros. Podem apresentar-se em forma de lesões, compromissos profissionais ou familiares, a oposição de alguém em nossas vidas, ou até mesmo a nossa própria auto-dúvida e fraqueza. Independentemente da forma que a adversidade assuma, você deve ser capaz de superá-la e de forma convincente.
Eu já presenciei muitos powerlifters de alto nível sofrerem lesões graves que instantaneamente encerraram suas carreiras - tendões rompidos , músculos rasgados e ossos fraturados. Mas para cada atleta que caiu para uma determinada lesão, eu conheço outros com a mesma lesão, que retornaram ao alto nível, ou até ultrapassaram sua forma anterior.
Não foi a gravidade da lesão que determinou o fim da carreira, mas sim a incapacidade da pessoa para lidar com isso psicologicamente. Para alguns, lesões graves são vistas como devastadoras e que acabam com a carreira. Atletas psicologicamente traumatizados não são capazes de superar o medo de sofrer novamente as mesmas lesões, ou similares. No entanto, outros vêem qualquer lesão, não importa o quão grave, apenas como um pequeno solavanco na estrada, em seu caminho para o sucesso. É essa capacidade de superar adversidades que geralmente separa os ótimos dos bons, e os melhores ainda do resto da elite.

3 - Tolerância à dor

Quase todo mundo lendo esse artigo sabe que a fim de se tornar transcendentalmente forte e assustadoramente grande, você vai ter que ser capaz de suportar grandes quantidades de dor. A dor virá em varias formas, e não apenas dor de lesão ou treinamento, mas também fadiga mental e medo da dor.
Dor na academia é rotina, e você tem que agüentá-la diariamente devido a árdua natureza do treinamento. Atravessar os limites da barreira da dor diariamente, é obrigatório no intuito de receber a recompensa de levar seu corpo à novos limites. Cada dia é uma batalha para levantar mais peso, realizar mais repetições e superar o que você fez no dia anterior. Se você não consegue tolerar esse nível básico de sofrimento necessário, então você pode muito bem trocar suas barras por agulhas de tricô. 
Enquanto quase todos nós que nos esforçamos para nos aperfeiçoarmos por meio do levantamento de pesos, temos pouca dificuldade em dar o nosso máximo diariamente, a dor de lesões - tanto crônicas como agudas - é um obstáculo que desnorteia muitos atletas.
Para atletas de força, tendinite freqüente, cotovelos, ombros e lombar doloridos, e muitas vezes altos níveis de dor muscular tardia são apenas parte do percurso. Se você para de treinar constantemente devido a irritações mínimas como essas, pode ter certeza que nunca vai atingir os níveis de tamanho e força que você deseja, ou atingir seu verdadeiro potencial.

4 - Vontade e Determinação

Esse tipo de força mental pode ser efetivamente resumida em uma palavra: sacrifício. Para atingir algo maior do que as massas você vai ter que ser capaz de se sacrificar mais do que eles.
Pegue qualquer esporte, negócio ou empreendimento desafiador na vida, e olhe para aqueles que estão no topo de seus respectivos ofícios. A única característica que eles são quase certos em compartilhar é que eles são todos singulares em foco quando se trata de metas.
O que isso quer dizer é que você deve ser capaz de se afastar das tentações da vida, que embora agradáveis, acabarão por impedi-lo de alcançar o seu objetivo mais importante. Sacrifício é realmente questão de priorização. Seus objetivos são importantes o suficiente para você sacrificar alguns prazeres comuns na vida, como sair para beber com os amigos? 
Não há uma resposta certa ou errada para essa pergunta, e nem há nada de errado em ter uma vida comum. Mas meu palpite é que, se você está aqui lendo esse site, comum é algo que você despreza.

5 - Medo

[Image: face-your-fear.jpg?w=595&h=353]

Medo pode ser definido de muitas formas. Para levantadores de peso, pode muitas vezes ser medo da falha, da competição, de outros atletas, ou até mesmo medo do desconhecido.
Seja qual for o medo que você tiver, ele deve ser dominado se você está à compreender seu verdadeiro potencial. Medo é um processo puramente psicológico e como tal, podemos treinar para sermos mentalmente fortes e superá-lo. Nossas mentes pode sem treinadas para serem destemidas, assim como nossos músculos podem ser treinados para serem fortes. 
Muitas vezes, o método mais eficaz para superar um medo específico, é a exposição repetida a qualquer coisa que nos assusta. Isso é particularmente uma verdade se tratando de competições.
Se a competição te aterroriza mas você sente que é algo que poderia ser realmente gratificante, então a melhor coisa que você pode fazer, é entrar em uma competição o mais rápido possível. Você verá que quanto mais você compete, menos temerá a pressão de competir.
A racionalização é outra técnica que pode ser usada para superar muitos tipos de medo. Por exemplo, digamos que você é um powerlifter de elite, e facilmente agachou com 980 lbs em competição, mas você simplesmente não consegue assimilar a idéia de ter 1000 lbs em suas costas. Quando você pensa sobre aquele número, você se sente ansioso e simplesmente não consegue se imaginar fazendo isso. Parece uma barreira intransponível em que você está preso e que aparentemente nunca vai ser capaz de superar.
Em primeiro lugar, reconheça que outros já ultrapassaram aquela barreira e que você não é tão diferente deles, então logicamente não há uma razão valida para acreditar que você não é capaz de fazê-lo. E também, perceba, que antes de você agachar 900, você agachou 800, e antes 700, e etc...Se você foi capaz de progredir de cada um desses níveis de força para o próximo, então é ilógico pensar que avançar para o próximo nível seja mais improvável. Essa linha de pensamento não se aplica apenas a certos níveis de força, mas a qualquer tipo de meta, seja atlética, profissional ou pessoal. É importante notar também que, para atletas de força, as barreiras para o progresso geralmente giram em torno de certos "números significativos", números redondos como 300, 400, 500 etc...isso é porque são barreiras psicológicas e não físicas.

Força Mental, você tem?

Eu apenas abordei algumas facetas da força mental, e como desenvolve-las, mas acho que meu ponto é claro, a força mental não é apenas de importância vital para o sucesso em todas as áreas de nossas vidas, mas também é uma habilidade que pode ser desenvolvida através do treinamento.
Se você tem grandes sonhos e está realmente empenhado em alcançá-los, não subestime o valor do desenvolvimento da sua força psicológica, não apenas como complemento, mas também para aumentar o desenvolvimento da sua força física.
"IT'S ALL ABOUT WORKING BODY, MIND AND SOUL" 

"Todo mundo tem um plano....Até tomar o primeiro soco"  M. Tyson
Responda-o
#2
Muito bom o texto.

A força mental então é uma questão de treino. Se praticamos com frequencia, vamos desenvolvendo a nossa força mental e se paramos de praticar ela vai atrofiando com o tempo.

Corpo e mente são interligados. Mente forte, corpo forte e vice e versa.

Resumindo o texto para as atitudes práticas o desenvolvimento da força psicológica será algo como:

1. Gerenciar os pensamentos para aumentar a nossa confiança, nos auto-motivando nos pensamentos.

2. Não focar nossos pensamentos na adversidade, mas sim no objetivo final.

3. Criar o hábito de se superar, de sair da zona de conforto, principalmente nas pequenas coisas pra consolidar bem o hábito. Como, por exemplo, tomar banho gelado de vez em quando e coisas do tipo.

4. Ter foco, relembrar regularmente as vantagens e motivos que nos levaram a seguir aquele objetivo e ao mesmo tempo, quando formos tentados a fraquejar, relembrar os prejuizos que teremos se fizermos isso. Ou seja, pensar conscientemente nas vantagens de continuar em frente e as desvantagens de desistir.

5. Dominar o medo de algo atravez de exposições em menor escala e aumentando a dosagem com o tempo. Exemplo: medo de falar em público, procurar fazer um curso de oratória, procurar falar para grupos menores de pessoas e com o tempo expandindo o tamanho do público. E usar a racionalização, pensar mentalmente em pessoas que já fizeram isso e em como é possivel alcançar o objetivo.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#3
Spoiler Revelar
(17-07-2017, 01:00 AM)Libertador Escreveu: Muito bom o texto.

A força mental então é uma questão de treino. Se praticamos com frequencia, vamos desenvolvendo a nossa força mental e se paramos de praticar ela vai atrofiando com o tempo.

Corpo e mente são interligados. Mente forte, corpo forte e vice e versa.

Resumindo o texto para as atitudes práticas o desenvolvimento da força psicológica será algo como:

1. Gerenciar os pensamentos para aumentar a nossa confiança, nos auto-motivando nos pensamentos.

2. Não focar nossos pensamentos na adversidade, mas sim no objetivo final.

3. Criar o hábito de se superar, de sair da zona de conforto, principalmente nas pequenas coisas pra consolidar bem o hábito. Como, por exemplo, tomar banho gelado de vez em quando e coisas do tipo.

4. Ter foco, relembrar regularmente as vantagens e motivos que nos levaram a seguir aquele objetivo e ao mesmo tempo, quando formos tentados a fraquejar, relembrar os prejuizos que teremos se fizermos isso. Ou seja, pensar conscientemente nas vantagens de continuar em frente e as desvantagens de desistir.

5. Dominar o medo de algo atravez de exposições em menor escala e aumentando a dosagem com o tempo. Exemplo: medo de falar em público, procurar fazer um curso de oratória, procurar falar para grupos menores de pessoas e com o tempo expandindo o tamanho do público. E usar a racionalização, pensar mentalmente em pessoas que já fizeram isso e em como é possivel alcançar o objetivo.

Bom resumo. Essencialmente é isso.
"IT'S ALL ABOUT WORKING BODY, MIND AND SOUL" 

"Todo mundo tem um plano....Até tomar o primeiro soco"  M. Tyson
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)