Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 4 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] BRUCE LEE: O preço do desenvolvimento pessoal
#1
Particularmente sou fã de Bruce Lee há muito tempo.
Nos momentos difíceis da minha juventude sempre o tive como minha inspiração para não desistir dos meus objetivos.

Bruce era um sujeito obstinado. Se esforçava para ser o melhor. Foi criativo e usou seus conhecimentos sobre diversos assuntos para criar sua própria técnica de luta: O jeet kune do.

Mas o foco aqui não é falar de suas habilidades, aliás eternizadas e reconhecidas, mas do homem. O alto preço que ele pagou por isso.

Saiu de Hong Kong aos 18 anos e tentou a sorte em Seattle nos EUA. Depois se mudou para São Francisco. Precisou se indispor com a comunidade chinesa local, e inclusive vencer o melhor lutador deles para obter o direito de ensinar os americanos, de todas as origens e cores de pele.

Participou do seriado "besouro verde" em hollywood e foi idealizador da série "kung fu", que depois foi interpretado por David Carradine. Um artista oriental no papel principal era inaceitável naquela época.

Sem dinheiro e frustrado, ele volta para Hong Kong e aceita fazer um primeiro filme de baixo custo. Foi um sucesso. Depois disso sua carreira foi meteórica. A sua situação financeira melhorou e passou a viver como uma estrela de cinema.

Mas ele não tinha paz. Em sua casa, alguns conseguiam invadí-la para desafiá-lo para uma luta. Após encher de porrada, mandava os aventureiros embora. O mesmo se repetia por onde ele ia: seja na rua ou até mesmo durante as filmagens, a mesma era interrompida pois Bruce nunca fugia de um desafio: cobria o sujeito de porrada mas nunca os despedia. Seguia as filmagens.

O cara não tinha paz. Sua nova técnica e seu estrelato incomodavam muito a comunidade chinesa mais conservadora. Tinha problemas em casa, pois sua esposa por ser americana também não queria mais ficar em Hong Kong.

Engatava um projeto atrás do outro, praticamente sem descanso. As filmagens eram sempre de madrugada pois era o horário menos barulhento na agitada e superpovoada Hong Kong.

Durante a fase de finalização do filme Operação Dragão ele já sentia fortíssimas dores de cabeça. Chegou a desmaiar no estúdio. Morreu aos 35 anos na cama de uma atriz famosa local, onde alguns diziam que seria sua amante.

Naquele fatídico dia ele sentia fortes dores de cabeça. A atriz deu um comprimido de dor de cabeça e ele adormeceu na cama e não acordou. Foi diagnosticado com edema cerebral. Uma lenda se formou em torno de sua morte, sendo que alguns atribuem sua morte à máfia chinesa.

Morreu jovem, aos 35 anos. Não bebia nem fumava. Tinha um físico invejável. Não viveu para ver a estréia do seu mais famoso filme: Operação Dragão.

Será que valeu a pena esse desenvolvimento pessoal levado ao nível de obstinação mais extrema? Caso Bruce Lee tivesse agido de outro modo ele estaria vivo até hoje?
"Homem Marmito"® is trademark of Marmito Man Corporation ™
Responda-o
#2
Acho que quando você resolve assumir um papel em sua vida, você deve sim buscar o melhor, mas não deve atravessar a linha da loucura.

Deve identificar e trabalhar seus limites, não vê-los como um adversário, mas como um farol de orientação.

Graças a sua determinação, ele conseguiu o que queria.
República do Balzaquistão!

"Que delícia, cara" - Mendes, Jailson

O Barão tem todos os filmes do Jailson Mendes "versão do diretor" com comentários e cenas extras, mas ele não empresta pra ninguém.  [Image: delicia.png] 
Responda-o
#3
Eu tbm sou um grande fã do Bruce e da sabedoria que ele possuia entre outros atributos.



Se ele não tivesse trilhado o caminho do desenvolvimento pessoal, e no caso dele, do auto conhecimento, não estaríamos falando dele agora. Provavelmente ele seria mais um chinês bem velho vivendo em algum lugar de San Francisco, Seattle ou Hong Kong, que morreria e ninguém além da família e dos amigos saberia que existiu.



A morte dele sempre foi envolta em mistérios, lendas e conspirações. Muitos dizem que foi a Tríade que matou ele. Pouquissimo provável. Tem outra teoria que diz que ele tomava hashish nepalês, isso o envenenou junto com a cortisona que ele tomava para as costas e pela falta de gordura corporal pra absorver toxinas. Essa até poderia ser a causa, mas é improvável tbm.


A mais provável e provavelmente é a certa, é que ele estava tendo problemas com os analgesicos que tomava para as costas e no dia da morte dele, por causa da terrível dor de cabeça, a citada atriz deu pra ele um analgésico que continha aspirina e outro tranquilizante. Essa mistura causou uma overdose e reação alérgica. Como eu citei anteriormente, por causa da extrema forma física, ele quase não tinha gordura corporal. E sem gordura a absorção de qualquer coisa se torna muito mais demorada e difícil. Se o cara for alérgico então, pior.



Não foi o estrelato que o matou, foi uma combinação infeliz de fatores. 



Ah sim, ele morreu com 32 anos e não com 35. Te garanto que se perguntasse pra ele agora, em espirito se ele gostaria de ter vivido sem ser conhecido e sem realizar o Jet Kune Do, acho que saberíamos a resposta.



Em 2012 eu visitei o tumulo dele e do Brandon quando fiz intercâmbio em Seattle. A energia que emana daquele local é impressionante.
Responda-o
#4
Ao invés de pensar no preço do meu desenvolvimento pessoal, eu prefiro pensar no preço de NÃO me desenvolver, que é o de me tornar um homem medíocre.

Ninguém aqui precisa ser o melhor em tudo, ser imortal, tal qual o Bruce Lee.

Basta trabalhar diariamente pra ser HOJE um homem melhor do que foi ONTEM.

Se fizerem isso, sabe-se lá onde vocês podem chegar, mas garanto que pior do que onde estão hoje não ficarão.

Sem mais...
Responda-o
#5
LEE era foda mas 60% do que dizem dele é fake

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Responda-o
#6
(07-07-2015, 03:50 PM)Quando eu era moleque, eu tinha aquele Tchaco igual aquele do Bruce lee no operação dragon. Era muito fanático por filmes de luta, assistir muito filmes chineses e americanos na época. Escreveu:  
 Tinha um documentário chamado "golpes imortais" ( se alguém achar para baixar, ajude a compartilhar no grupo) no qual contava a história do cinema de luta e a vida dos lutadores até chegar ao estrelato.
[Image: 5b10004c304de1e20f2c112dc85accc4_jpg_210...le_q90.jpg]
Responda-o
#7
(07-07-2015, 03:50 PM)mafioso Escreveu: LEE era foda mas 60% do que dizem dele é fake

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

Fake nada. A maioria das proezas físicas dele são de verdade.







Infelizmente não existe footage de muitas coisas. Mas feitos como:

- furar latas de Coca da época (eram de lata e não aluminio) com o golpe de um dedo

- correr 5 km rápido o suficiente pra manter uma esteira de palha presa no peito

- fazer flexões com apenas uma mão apoiando apenas o dedo indicador e o polegar

- socar tão rápido e ser quase impossível bloquear

- precisar de sacos de areia especialmente preparados pq ele chutava muito forte

- As produções de gravação dos filmes dele terem que usar câmeras especiais pra filmar mais rápido que 24 quadros/segundo pq ele tinha certos golpes rápidos demais

- Ele quebrando aqueles blocos de gelo na porrada

E várias outras coisas, eram todas verdade e comprovadas pelas pessoas que trabalhavam/treinavam com ele.








O cara era absolutamente foda. A dedicação que ele tinha com o treinamento da arte marcial e do corpo dele, poucos já tiveram.
Responda-o
#8
Tudo lorota

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Responda-o
#9
A dorsal dele parecia uma naja nesse vídeo
Responda-o
#10
(07-07-2015, 12:50 PM)Loki Escreveu: Ao invés de pensar no preço do meu desenvolvimento pessoal, eu prefiro pensar no preço de NÃO me desenvolver, que é o de me tornar um homem medíocre.

Ninguém aqui precisa ser o melhor em tudo, ser imortal, tal qual o Bruce Lee.

Basta trabalhar diariamente pra ser HOJE um homem melhor do que foi ONTEM.

Se fizerem isso, sabe-se lá onde vocês podem chegar, mas garanto que pior do que onde estão hoje não ficarão.

Sem mais...

( 2 ) E dando um Up no Excelente texto do homem marmito. Big Grin
"É o saldão das balzacas"  Minerin 
Responda-o
#11
Fazendo uma correção, na verdade Bruce Lee morreu aos 32 anos de idade.
"Homem Marmito"® is trademark of Marmito Man Corporation ™
Responda-o
#12
(07-07-2015, 12:50 PM)Loki Escreveu: Ao invés de pensar no preço do meu desenvolvimento pessoal, eu prefiro pensar no preço de NÃO me desenvolver, que é o de me tornar um homem medíocre.

Ninguém aqui precisa ser o melhor em tudo, ser imortal, tal qual o Bruce Lee.

Basta trabalhar diariamente pra ser HOJE um homem melhor do que foi ONTEM.

Se fizerem isso, sabe-se lá onde vocês podem chegar, mas garanto que pior do que onde estão hoje não ficarão.

Sem mais...

Confrade @Loki mandou a real. O preço do NÃO desenvolvimento pessoal é mil vezes maior.
Responda-o
#13
Sagitário vc está confuso quanto ao conceito DESENVOLVIMENTO PESSOAL.

Aconselho a ler o topico da Roda da Vida. Ali reside o verdadeiro Desenvolvimento Humano. http://legadorealista.net/forum/showthread.php?tid=947
Responda-o
#14
O que o Loki diz faz sentido.
Responda-o
#15
Tópico movido para o fórum principal.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#16
Teoria da conspiração ou não, eu ainda acredito que ele foi assassinado por envenenamento. Vi em algum lugar as fotos dele no necrotério, PQP! Ele tava inchadão! Aquilo não foi alergia a medicamentos ou drogas nem a pau!

Além disso, não deixariam barato ele teimar e repassar para meros ocidentais técnicas as milenares de artes marciais chinesas, foi graças a ele que tivemos esse boom e viralização da cultura oriental.

Ele foi avisado, a briga com o mais forte da comunidade como disseram acima foi para tirá-lo de circulação depois da negativa, do qual ele ficou de molho, escreveu o Tao do Jeet Kune Do e se recuperou miraculosamente devido sua força de vontade e esforço pessoal.

Desrespeitavam demais os chineses naquela época, o próprio Lee afirmou isso, dizendo que saia chorando do cinema ao ver chineses estereotipados em papéis cômicos.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Responda-o
#17
Domingo, 27/11 é o aniversário de Bruce Lee
"Homem Marmito"® is trademark of Marmito Man Corporation ™
Responda-o
#18
realmente uma lenda!!
Responda-o
#19
(09-07-2015, 11:29 PM)Mr. Rover Escreveu:
(07-07-2015, 03:50 PM)mafioso Escreveu: LEE era foda mas 60% do que dizem dele é fake

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

Fake nada. A maioria das proezas físicas dele são de verdade.







Infelizmente não existe footage de muitas coisas. Mas feitos como:

- furar latas de Coca da época (eram de lata e não aluminio) com o golpe de um dedo

- correr 5 km rápido o suficiente pra manter uma esteira de palha presa no peito

- fazer flexões com apenas uma mão apoiando apenas o dedo indicador e o polegar

- socar tão rápido e ser quase impossível bloquear

- precisar de sacos de areia especialmente preparados pq ele chutava muito forte

- As produções de gravação dos filmes dele terem que usar câmeras especiais pra filmar mais rápido que 24 quadros/segundo pq ele tinha certos golpes rápidos demais

- Ele quebrando aqueles blocos de gelo na porrada

E várias outras coisas, eram todas verdade e comprovadas pelas pessoas que trabalhavam/treinavam com ele.








O cara era absolutamente foda. A dedicação que ele tinha com o treinamento da arte marcial e do corpo dele, poucos já tiveram.

absolutamente foda ! lendario !
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#20
BIRTH OF THE DRAGON - Nos cinemas dia 25 de agosto.

Em 1964, Bruce Lee enfrentou wong Jack man em uma das lutas mais controversas de todos os tempos. Assista ao trailer para o nascimento do dragão, o filme inspirado por este verdadeiro evento. 










É possível colocar a legenda em português.
"Homem Marmito"® is trademark of Marmito Man Corporation ™
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Desenvolvimento Pessoal: Qual o seu objetivo? Vital 21 1,432 07-01-2024, 06:57 PM
Última Postagem: Vital
  Ciclo do Desenvolvimento Pessoal Texugo Real 6 535 02-01-2024, 08:23 PM
Última Postagem: Gorlami
  Nenhum desenvolvimento pessoal será o bastante! Sagitario 9 3,833 18-09-2017, 11:48 PM
Última Postagem: Über

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)